GILBERTOESPORTE

sábado, 26 de novembro de 2011

Atletas Mogianos


Lucila Martins

Nome:Lucila Martins
Idade: 59 anos (16 de setembro de 1951, em Mogi das Cruzes – SP)
Principais títulos:
3º colocado nos Jogos Pan-Americanos de 1971 (Revezamento 4 x 100 metros nado livre)
Campeã no Campeoanato Sul-Americano de 1968 (Revezamento 4 x 100 metros nado livre)
Vice-campeã no Campeoanato Sul-Americano de 1968 (200 metros medley)
Terceira colocada no Campeoanato Sul-Americano de 1968 (100 metros nado costa)
Terceira colocada no Campeoanato Sul-Americano de 1970 (100 metros nado costa)
Vice-campeã no Campeoanato Sul-Americano de 1972 (200 metros medley)
Terceira colocada no Campeoanato Sul-Americano de 1972 (100 metros nado costa)


De colecionadora de títulos à professora de nadadores campeões.
Conheça Lucila, a mogiana que conquistou as piscinas da América Latina

Em casa, são exatas 1.050 medalhas guardadas, frutos da participação em competições desde o início da década de 1960. Ao lado delas, mais uma incontável coleção de troféus e homenagens. Lucila Martins alcançou títulos em piscinas do Brasil e do exterior e ainda hoje luta por conquistas dentro d’água.

Na lista de conquistas estão a medalha de bronze no revezamento 4 x 100 metros livres nos Jogos Pan-Americanos de 1971, em Cali (COL), e seis medalhas obtidas em três edições de Campeonatos Sul-Americanos.


A natação é a minha vida. Depois que parei de nadar, fiquei 25 anos fora e quando voltei pensei que não sabia como eu tinha ficado tanto tempo fora. A natação é o que eu sei e o que gosto", afirma a ex-nadadora, que também se tornou uma referência no ensino da modalidade em Mogi das Cruzes.


Início

A história de Lucila Martins na natação começou fora das piscinas. Por influência do pai, Luiz Martins, ela aprendeu a nadar no rio Tietê, em uma época em que o curso d’água era uma das opções de lazer para os mogianos. Luiz já era nadador e competia em travessias de rio. "Nós somos em seis irmãos e ele ensinou um a um. Eu gostei, mas só tinha o rio para praticar. Um pouco depois, o Clube Náutico construiu a piscina e fomos treinar lá. Eu não pensava em competir; entrei para aprender. Não tinha na cabeça ser atleta", lembra.

Apesar de não estarem nos planos da nadadora, as competições não demoraram a aparecer. A primeira foi em um torneio amistoso entre o clube e uma empresa da Zona Leste de São Paulo. Lucila ficou em segundo lugar, já nadando o que seria a sua especialidade: o nado de costas.

No começo, as competições amistosas eram os principais eventos para a equipe de natação, em disputas principalmente contra equipes do Vale do Paraíba e da Capital. A mudança no foco e a chegada em torneios de ponta vieram a partir do Campeonato Paulista de 1967. "Eu não sabia que uma competição levava para outra, não tinha ideia do que era índice. Não ligava para isso. Eu só sabia que tinha de treinar bastante, sempre", diz.


Campeonatos Sul-Americanos

No Paulista, veio a classificação para o Troféu Brasil daquele ano e a oportunidade para tentar uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de 1967, que aconteceu em Winnipeg, no Canadá.

"O Troféu Brasil aconteceu no Rio de Janeiro e foi uma eliminatória para o Pan. Não consegui o índice, mas várias pessoas de São Paulo foram para a competição. Na volta, eles me contaram como foi, que tinha sido muito bom. Foi aí que comecei a treinar mais forte para tentar ir ao próximo", lembra.

No ano seguinte, veio a primeira competição internacional, o Campeonato Sul-Americano, realizado no Rio de Janeiro. Os resultados conseguidos nas piscinas cariocas provaram que Lucila era uma das principais nadadoras brasileiras da época. Ela fez parte da equipe campeã do revezamento 4 x 100 metros livres, foi medalha de prata nos 200 metros medley e bronze nos 100 metros nado de costas.

"Mas o que mais me marcou foram as amizades com as atletas de outros países. Conheci muitas pessoas com quem mantive contato depois, por carta. Foi assim até o Sul-Americano de 1970, que foi no Peru, quando tive a oportunidade de encontrá-las de novo e fazer outras amizades", diz.

No Sul-Americano do Peru, Lucila conquistou mais uma medalha de bronze na prova dos 100 metros costas. Como em 1968, no entanto, as lembranças vão além das piscinas. "Eu nunca havia viajado de avião, nem conhecido outro país. Então, esta foi mais uma experiência de vida que a natação me proporcionou", conta.



Jogos Pan-Americanos

O grande momento na carreira, no entanto, viria no ano seguinte, nos Jogos Pan-Americanos disputados em Cali, na Colômbia. Nos 100 metros costas, ela conquistou o quinto lugar. Mas uma nova chance de medalha apareceu com o revezamento 4 x 100 metros livres.

"Eu também nadava crawl, e o Fernando Soraggi, que era o meu técnico, pediu uma eliminatória para a definição da equipe. A comissão técnica da Seleção Brasileira aceitou e eu consegui ficar entre as melhores. Assim, eu fui para a disputa do revezamento", diz.

Além de Lucila, a equipe brasileira foi formada por Rosimere Prado, Maria Tereza e Lucy Burle. "Falaram para a gente que nós tínhamos de pegar o terceiro lugar porque Estados Unidos e Canadá já tinham, pelo nível das atletas, o primeiro e o segundo lugares garantidos. Nós sabíamos que tínhamos potencial para isso, mas entramos um pouco nervosas já que nunca ninguém está livre de um erro na virada ou no revezamento, o que poderia causar a desclassificação da equipe. Mas, tudo deu certo e conseguimos alcançar a meta", lembra. O tempo da equipe brasileira na prova foi de 5min14s.

O bom desempenho nas competições levou Lucila para o Campeonato Mundial de 1972, na Iugoslávia. Ela disputou os 100 metros nado de costas, mas não chegou à final da competição.


Mais conquistas

As conquistas internacionais voltaram em 1972 com as medalhas de prata nos 200 metros nado medley e de bronze nos 100 metros nado de costas, no Campeonato Sul-Americano do Chile. No mesmo ano, ela também conquistou medalha no Campeonato Luso-Brasileiro, organizado para comemorar os 150 anos da Independência do Brasil.

"Todas essas conquistas foram importantes e compensadoras. Mas o que mais me marcou foi eu ter sido seis vezes campeã paulista nos 100 metros costas. Era uma emoção sair da piscina e ouvir meu nome como vencedora e recordista paulista", lembra Lucila, que conquistou o título paulista entre os anos de 1968 e 1973.


Professora

A carreira como nadadora terminou em 1974. A opção de Lucila foi privilegiar a vida pessoal e a profissão como professora de Educação Física. Ela ficou 25 anos sem cair em uma piscina para disputar uma prova. O retorno aconteceu em 1999.

"Eu casei, tive filhos, fui dar aulas de natação e pensei que não tinha mais que nadar. Em 1999, aconteceu uma competição aqui em Mogi e eu fui convidada. Aí, eu me reencontrei com a natação. Hoje, nado no meu ritmo, dentro da minha idade, principalmente em travessias, que eu gosto bastante", pontua.

O período longe das piscinas, no entanto, trouxe outra grande recompensa para a ex-nadadora. "Minha gratificação foi poder passar para frente tudo aquilo que eu aprendi. Dei aula de natação por mais de 20 anos e hoje vejo professores que foram meus alunos, atletas que estão aí competindo que aprenderam a nadar comigo. Isso traz um sentimento muito bom", finaliza.

Atletas Mogianos Lucila, campeã dentro e fora das piscinas: ‘natação é a minha vida’ 25/05/2011


A colecionadora de títulos da natação de Mogi das Cruzes falou com exclusividade ao portal dos Jogos Abertos 2011 sobre suas vitórias e desafios nas competições que participou, entre as décadas de 60 e 70. E pra quem acha que carreira de atleta é curta, Lucila também dá um exemplo de como é possível ampliar suas conquistas e renovar seus objetivos. Por essas e outras, se tornou referência para novos talentos e ainda dá suas braçadas no esporte com o mesmo brilho de sempre, só que de um jeito diferente.

Acesse aqui a história completa de Lucila Martins. E confira na nossa página de Atletas Mogianos seus depoimentos, vídeos, fotos, ficha técnica e todos os seus feitos que contribuíram para o fortalecimento do esporte brasileiro e mundial.

Atletas Mogianos

Akcel de Godoy


Nome: Akcel de Godoy
Idade: 55 anos (9 de maio de 1955, em Barbosa Ferraz – PR)
Principais títulos:
3º colocado nos Jogos Pan-Americanos de 1975 (Revezamento 4 x 100 metros medley)
Campeão do Troféu Brasil de 1975 (100 metros borboleta)
Vice-campeão do Campeonato Sul-Americano 1976 (100 metros borboleta)
Campeão do Campeonato Sul-Americano 1976 (Revezamento 4 x 100 metros medley)
Campeão dos Jogos Universitários Brasileiros de 1977 (100 metros borboleta)
– Classificação para a Universíade, a olimpíada universitária, em Sófia (BUL)
Campeão da Copa Latina 1978 (Revezamento 4 x 100 metros medley)
Vice-campeão do Troféu Brasil de 1978 (100 e 200 metros borboleta)
Terceiro colocado no Troféu Brasil de 1979 (100 metros borboleta e 4 x 100
metros medley)

Akcel de Godoy: orgulho mogiano nas piscinas.
Mergulhe na carreira deste atleta que foi bronze no Pan-Americano de 1975.

Os olhos brilham ao lembrar o mês de setembro de 1975. Na final do revezamento 4x100 metros medley dos Jogos Pan-Americanos do México, a Seleção Brasileira estava posicionada para a disputa contra alguns dos principais nadadores do mundo. Na baliza, Akcel de Godoy era um dos representantes do que o Brasil tinha de melhor na natação, em uma equipe que conquistaria a medalha de bronze da competição.

“A equipe era formada pelo Rômulo Arantes Júnior, que nadava costas e depois foi ator, José Silvio Fiolo, no nado peito, Akcel de Godoy, no nado borboleta, e José Luciano Namorado, que fechava no estilo livre. Fizemos uma grande prova e só não chegamos à medalha de prata por 10 centésimos de segundo. Até hoje eu me arrepio em lembrar de subir ao pódio e ver a bandeira brasileira”, lembra o ex-nadador.

O início

A história de Akcel no esporte começou aos seis anos, quando a família mudou-se do Paraná para São José dos Campos. Lá, o pai, Honorato de Godoy, conheceu o professor Davi Camargo Machado, que encaminhou os três filhos para a natação, na Associação Esportiva São José.

Pelo clube, Akcel foi campeão paulista infantil e participou do Campeonato Brasileiro Juvenil, realizado na piscina da Fonte Nova, em Salvador. As competições pela Associação Esportiva duraram até 1968, quando a modalidade acabou no clube e os nadadores passaram a treinar no Centro Técnico da Aeronáutica (CTA).

“No inverno, não tinha como cair na água por causa da temperatura. Então, nós íamos treinar no tanque de resfriamento dos computadores do CTA, que tinha uns 15 metros de comprimento por 15 metros de largura. Como a água passava pelas máquinas, ela voltava aquecida. Assim, podíamos treinar”, recorda Akcel.

Mudança

Apesar dos treinamentos até com água quente, os nadadores não tinham como competir pelo CTA. “Meu pai, vendo isso, falou com o Davi, que já era meu padrinho de crisma, e acertou minha vinda para Mogi das Cruzes, em 1972. Viemos eu, meu irmão Ewerson e outros três atletas para nadar pelo Clube Náutico”, diz.

No início, os treinos em Mogi aconteciam apenas nos finais de semana, já que Akcel e Ewerson tinham de terminar o ano letivo. Durante a semana, os irmãos seguiam um programa de treinamento ministrado pelo técnico Fernando Soraggi. A mudança definitiva para a cidade aconteceu em 1973, quando o jovem foi morar na casa de Olavo e Bete Secomandi durante seis meses, antes de se mudar para o alojamento do clube. “Foi a minha segunda família. Eles me acolheram com muito carinho e tenho os dois como pais para mim”, destaca.

O auge da carreira começou a chegar no início de 1975, com o título do Troféu Brasil de natação, na prova dos 100 metros borboleta. O resultado garantiu a classificação para os Jogos Pan-Americanos, que seriam realizados em agosto daquele ano, na Cidade do México.


“A sensação de ser campeão é inexplicável. Você superar todos os grandes atletas graças a seu esforço, ao treinamento e conquistar uma vaga no Pan-Americano. Foi inesquecível”, lembra.

Jogos Pan-Americanos

A preparação para a competição foi dividida em treinamentos no Rio de Janeiro e na própria Cidade do México para adaptação aos mais de 2,2 mil metros de altitude do local. Mas não era só a “falta de ar” que preocupava o nadador. “Lá, eu senti, pela primeira vez na vida, um tremor de terra. Foi algo muito rápido. Outra passagem curiosa aconteceu no alojamento. Como eu era calouro na Seleção, existia a tradição de receber um trote. Eu não queria ficar careca, então eu ia até o refeitório e pegava uma fruta, um iogurte, alguma coisa para comer e passava para o pessoal. Consegui me livrar”, diverte-se.

O primeiro dia de provas foi de rodada tripla. Pela manhã, a prova eliminatória dos 100 metros borboleta. Como melhor brasileiro, Akcel conseguiu a classificação para a prova de revezamento 4x100 metros medley (que engloba os quatro estilos da natação). No entanto, na soma dos tempos das eliminatórias, o brasileiro ficou empatado com um competidor mexicano. “Nadamos um ao lado do outro e eu ganhei. Fui para a final, mas estava meio pregado. Consegui melhorar o meu tempo, mas fiquei em oitavo lugar e ainda fui selecionado para o exame antidoping”, conta.

Logo depois, o grande dia do revezamento 4 x 100 metros medley. O primeiro lugar ficou com os Estados Unidos, que faturaram 27 das 29 medalhas de ouro em disputa nas piscinas mexicanas. O Brasil brigou até o final com o Canadá pelo segundo lugar, mas terminou com o bronze.

“Representar o Brasil foi inexplicável porque passei por uma instabilidade tão grande, dúvidas e incertezas entre a saída da Associação Esportiva São José e a chegada ao Náutico, que quase parei de nadar. Quando veio a medalha, foi muito gratificante fazer parte desta elite”, afirma.

Na volta ao Brasil, os Jogos Abertos, realizados em Pirassununga. “Eu vinha bem, com a oxigenação em alta e bati o recorde dos 200 metros borboleta, com o tempo de 2’10’’50. Esta marca permaneceu por dez anos”.

Viagens

Em 1976, duas medalhas no Campeonato Sul-Americano, realizado em Maldonado, no Uruguai: a prata nos 100 metros borboleta e o ouro no revezamento 4 x 100 metros medley. Na mesma competição, Ewerson conquistaria a medalha de ouro nos 1.500 metros livres.

“A Confederação Brasileira deu preferência para outro nadador, que era carioca. Então, eu fiz todo o aquecimento do meu irmão e fiquei controlando a prova para ele, informando quantas voltas faltavam. Em determinado momento, pessoas da Confederação Sul-Americana me tiraram de lá. Isso parece que deu mais força pra ele, que venceu”, conta.

Nos anos seguintes, destaque para os Jogos Universitários Brasileiros, disputados em Natal, em 1977. O bom desempenho garantiu a classificação para a Universíade – a olimpíada universitária – do mesmo ano, em Sófia, na Bulgária.

“Nunca pensei em ir para a Europa. Só sonhava, pelas aulas de história da escola, em conhecer a Grécia. No fim da competição, eu, meu irmão Ewerson e o José Roberto Matos (também nadador de Mogi) fizemos uma viagem pela Europa e a primeira parada foi exatamente Atenas.” A viagem ainda contou com Roma, Nice, Mônaco, Paris, Londres, Madri e Lisboa.

Fim da carreira

O ano de 1978 teve duas medalhas de prata no Troféu Brasil (100 e 200 metros borboleta) e deveria marcar a aposentadoria das piscinas. Mas o Clube Náutico Mogiano se candidatou e acabou sendo a sede da competição de 1979.

“Eu tinha 24 anos e estava saturado dos treinamentos. A gente nadava de 10 a 12 mil metros por dia. E tinha feito a opção pela educação física, em que havia me formado. Mas não poderia deixar de participar desta competição. Meu rendimento nos treinamentos caiu, mas mesmo assim consegui duas medalhas de bronze: nos 100 metros borboleta e no revezamento”, lembra.

Fora das competições, Akcel treinou as categorias de base de natação do Náutico até 1980, quando a modalidade foi encerrada. Depois disso, migrou para o futebol, onde ficou até 1991, quando passou a trabalhar no basquete, primeiro em Suzano, depois em Mogi das Cruzes, em uma equipe que fez história na cidade, conquistando, inclusive o título paulista de 1996.

“Na minha época, a natação era o xodó da cidade porque tínhamos vários atletas de Mogi. Quando veio o basquete a relação de identidade com o município foi igual, não só com o título do Campeonato Paulista, mas com os Jogos Abertos em que fomos várias vezes campeões. Foi muito bom participar destes momentos tão importantes na história esportiva da cidade”, finaliza Akcel, que hoje é diretor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Atletas Mogianos Akcel de Godoy: Orgulho de Mogi nas piscinas Sul-Americanas 11/04/2011


Mogi das Cruzes já revelou atletas campeões para a Natação Nacional. Com Akcel de Godoy não foi diferente. Suas abraçadas escreveram sua história desde os 6 anos de idade, quando sua família mudou-se do Paraná para São José dos Campos. Com a vinda acertada para as piscinas mogianas em 72, Akcel iniciou o que seria seu mergulho no hall dos campeões Sul-Americanos.

Acesse aqui a história completa de Akcel. E confira na nossa página de Atletas Mogianos seus depoimentos, vídeos, fotos, ficha técnica e todos os seus feitos que contribuíram para o fortalecimento do esporte brasileiro e mundial.

Infraestrutura Instalação de cadeiras no Ginásio Municipal para os Jogos Abertos tem licitação homologada 07/04/2011


A Prefeitura de Mogi das Cruzes publicou nesta sexta-feira (08/04) a homologação do resultado do processo licitatório para a instalação de 5 mil assentos no Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”. A empresa Desk Móveis Escolares e Produtos Plásticos foi a vencedora e terá 90 dias após a expedição da ordem de serviço para realizar o trabalho.

A medida faz parte da segunda fase de reformas do Ginásio Municipal de Esportes para receber os Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, que acontecerão em Mogi das Cruzes entre os dias 7 e 19 de novembro. O investimento municipal na colocação dos assentos será de R$ 298 mil.

“Estamos realizando uma ampla reforma no Ginásio Municipal para receber os Jogos Abertos e a colocação dos assentos é parte fundamental deste trabalho já que dará mais conforto aos torcedores que acompanharão as partidas que serão realizadas aqui”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

O secretário lembrou que os assentos são do tipo “cadeirinha”, ou seja, possuem encosto para o espectador. Além disso, está prevista a colocação de assentos especiais para pessoas obesas, que são mais largos, de acordo com a legislação existente. As cadeiras terão ainda cores diferentes, de acordo com o setor da arquibancada.

As reformas no Ginásio Municipal começaram no final do ano passado, com a retirada do antigo piso da quadra, que foi substituído por um modelo mais moderno, semelhante ao utilizado em grandes arenas esportivas, como o Maracanãzinho. Além disso, dois novos placares de LED foram instalados.

A estrutura também ganhou melhorias de acessibilidade, com a construção de rampas para permitir o acesso de cadeirantes à quadra e a ampliação do primeiro degrau da arquibancada, o que permitirá a acomodação de 30 cadeirantes. Para dar acesso a este local, duas plataformas mecanizadas foram instaladas e a Prefeitura está realizando a instalação de estruturas como guarda-corpos e portas de segurança.

Para a segunda etapa das obras, além da instalação dos assentos, estão previstas melhorias no telhado, reforma da sala de imprensa e substituição de esquadrias. “O Ginásio Municipal terá uma cara nova e ficará à altura das melhores arenas esportivas do Brasil”, finalizou o secretário Nilo. (LM)

Pré-jogos Bertaiolli recebe visita do chefe do Comitê Dirigente dos Jogos Abertos 06/04/2011


O prefeito Marco Bertaiolli recebeu na manhã desta quarta-feira (06/04) a visita do chefe do Comitê Dirigente dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, José Carlos Cresciulo. Ele esteve na cidade ao lado do diretor de divisão da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Renato Antonelli, e do delegado regional de Esporte da Grande São Paulo, Denis Marcelino Ferreira, para verificar o trabalho de organização que está sendo desenvolvido pela Prefeitura para receber o evento, programado para acontecer entre os dias 7 e 19 de novembro.

Os representantes do Governo do Estado também realizaram uma reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e visitaram as escolas estaduais Francisco Ferreira Lopes e Leonor de Oliveira Melo, no Mogilar. Os dois locais deverão ser utilizados como alojamento para árbitros e pessoal da organização dos Jogos.

"Pelo que estou verificando, está tudo bem adiantado, bastante estruturado. A gente também tem de agradecer, à pessoa do prefeito Marco Bertaiolli, o apoio que estamos tendo para a organização deste evento. Tenho certeza que teremos um grande Jogos Abertos", destacou Cresciulo.

Bertaiolli lembrou o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade desde o final do ano passado e dos investimentos realizados pela Prefeitura, como a reforma do Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos” e a construção de dois ginásios: um em Jundiapeba e outro no Botujuru.

"A cidade está se preparando muito e construindo espaços não só para os Jogos Abertos. O ginásio que está sendo construído em Jundiapeba será anexado à escola Doutor Álvaro de Campos Carneiro, que passará a ter o projeto Escola de Tempo Integral. No Botujuru, o ginásio também será incorporado ao Cempre, que estamos construindo para atender mil alunos", explicou Bertaiolli. "Além disso, nosso Ginásio Municipal está sendo reformado, ganhou um novo piso, vai ter 5 mil cadeiras e, além dos Jogos Abertos, será a casa da nossa equipe de basquete."

Os Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni" acontecerão em Mogi das Cruzes, entre os dias 7 e 19 de novembro, e deverão reunir cerca de 15 mil atletas, que disputarão 27 modalidades oficiais. A Prefeitura de Mogi das Cruzes já realizou um trabalho de levantamento de todas as arenas esportivas que serão utilizadas para as disputas, bem como das escolas a serem usadas como alojamentos para as delegações.

Comunidade Jogos Abertos inicia processo de seleção de voluntários 29/07/2011



O Comitê Organizador da 75ª edição dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” iniciou nesta quinta-feira (14/07) o processo de seleção de voluntários que trabalharão durante as competições, que acontecerão entre os dias 7 e 19 de novembro, em Mogi das Cruzes. Os interessados poderão fazer sua inscrição até o dia 31 de agosto no site oficial do torneio (www.jogosabertos2011.com.br), onde o formulário está disponível para ser preenchido.

Os voluntários selecionados terão diversas funções durante os Jogos Abertos. A idade mínima para a inscrição é de 18 anos e os voluntários não terão vínculo empregatício ou salário. Os participantes receberão certificados e os estudantes universitários terão direito a um comprovante de estágio.

“Desde o início do ano, estamos sendo procurados por pessoas que tem interesse em participar dos Jogos Abertos, que são a maior competição esportiva do estado de São Paulo. Agora, estamos iniciando este processo de seleção pela internet para que todas as pessoas tenham a oportunidade de fazer parte desta grande festa”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

Após o período de inscrições, os cadastros dos candidatos passarão por um processo de seleção que levará em conta, entre outros fatores, a disponibilidade de tempo do candidato, sua afinidade com as modalidades que serão disputadas e experiência profissional.

Os escolhidos deverão, obrigatoriamente, passar por um período de treinamento, em que o Comitê Organizador passará detalhes sobre os Jogos Abertos e também sobre as atividades que serão executadas durante o evento. Será necessária a presença dos candidatos selecionados em todas as atividades programadas.

“É uma preocupação da Prefeitura de Mogi das Cruzes e do Comitê Organizador que todas as pessoas que gostem de esporte e tenham interesse e disponibilidade participem dos Jogos Abertos. Em contrapartida, o voluntário terá de ter este comprometimento com a competição. Tenho certeza que teremos uma resposta bastante positiva para isso”, disse Nilo.

Mais informações sobre a seleção dos voluntários para os Jogos Abertos do Interior podem ser obtidas pelo telefone 4798-6320. (LM)

Os Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” serão responsáveis pela injeção de, pelo menos, R$ 6 milhões na economia de Mogi das Cruzes durante os 12 dias de evento, previsto para acontecer entre os dias 7 e 19 de novembro. Os dados foram apresentados durante reunião entre representantes da Prefeitura e comerciantes, realizada nesta quarta-feira (03/08), na Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC). Os dados são o resultado de um estudo desenvolvido pelo Comitê Organizador da competição, que levou em conta os gastos realizados pelas delegações no comércio das cidades durante as últimas edições dos Jogos Abertos do Interior, além de uma projeção de valores de compras feitas por atletas durante os dias do torneio. “Nossa intenção é passar estas informações para os comerciantes de Mogi das Cruzes para que eles possam conhecer a grandiosidade do evento que iremos receber em nossa cidade e, ao mesmo tempo, estar preparados para atender esta nova demanda de pessoas que consumirão no comércio do município”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães. De acordo com o levantamento, cada delegação de grande ou médio porte (com mais de 300 componentes) deixará na cidade cerca de R$ 3,6 milhões em serviços como supermercados, açougues, padarias, farmácias, distribuidoras de água e de gás, entre outros. Já as delegações de pequeno porte serão responsáveis por gastos na casa de R$ 1,4 milhão. Por outro lado, os atletas que disputarão os Jogos Abertos, considerando um gasto de R$ 6,00 por pessoa, movimentarão o comércio da cidade com mais cerca de R$ 1 milhão. “É importante lembrar que os alojamentos das cidades e os locais de competição estão localizados em todas as regiões da cidade, desde Sabaúna, até Jundiapeba. Por isso, é importante que todos estejam preparados”, afirmou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Fred Abib. O estudo realizado pela Prefeitura também mostrou que outros setores da economia serão beneficiados, como a rede hoteleira, que deverá ter 100% de sua capacidade ocupada, os bares e restaurantes – estimativa de50 a150% de aumento nas vendas – e os centros de compras. A presidente interina da ACMC, Tânia Fukusen, destacou a importância do encontro desta quarta-feira para os comerciantes aproveitarem as oportunidades oferecidas pelos Jogos Abertos e, ao mesmo tempo, atenderem bem os visitantes. Ela lembrou ainda que a entidade está oferecendo cursos de capacitação para os associados. "A gente conhece a importância dos Jogos Abertos, mas quando vemos os números temos a noção do que vai representar para a cidade. Estamos passando a necessidade de preparação para os comerciantes e temos uma resposta positiva, já que eles estão procurando cada vez mais as informações”, afirmou Tania. (LM) 29/07/2011


O Comitê Organizador da 75ª edição dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” iniciou nesta quinta-feira (14/07) o processo de seleção de voluntários que trabalharão durante as competições, que acontecerão entre os dias 7 e 19 de novembro, em Mogi das Cruzes. Os interessados poderão fazer sua inscrição até o dia 31 de agosto no site oficial do torneio (www.jogosabertos2011.com.br), onde o formulário está disponível para ser preenchido.

Os voluntários selecionados terão diversas funções durante os Jogos Abertos. A idade mínima para a inscrição é de 18 anos e os voluntários não terão vínculo empregatício ou salário. Os participantes receberão certificados e os estudantes universitários terão direito a um comprovante de estágio.

“Desde o início do ano, estamos sendo procurados por pessoas que tem interesse em participar dos Jogos Abertos, que são a maior competição esportiva do estado de São Paulo. Agora, estamos iniciando este processo de seleção pela internet para que todas as pessoas tenham a oportunidade de fazer parte desta grande festa”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

Após o período de inscrições, os cadastros dos candidatos passarão por um processo de seleção que levará em conta, entre outros fatores, a disponibilidade de tempo do candidato, sua afinidade com as modalidades que serão disputadas e experiência profissional.

Os escolhidos deverão, obrigatoriamente, passar por um período de treinamento, em que o Comitê Organizador passará detalhes sobre os Jogos Abertos e também sobre as atividades que serão executadas durante o evento. Será necessária a presença dos candidatos selecionados em todas as atividades programadas.

“É uma preocupação da Prefeitura de Mogi das Cruzes e do Comitê Organizador que todas as pessoas que gostem de esporte e tenham interesse e disponibilidade participem dos Jogos Abertos. Em contrapartida, o voluntário terá de ter este comprometimento com a competição. Tenho certeza que teremos uma resposta bastante positiva para isso”, disse Nilo.

Mais informações sobre a seleção dos voluntários para os Jogos Abertos do Interior podem ser obtidas pelo telefone 4798-6320. (LM)

Comunidade Jogos Abertos do Interior irão gerar R$ 6 milhões para Mogi das Cruzes 04/08/2011


Os Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” serão responsáveis pela injeção de, pelo menos, R$ 6 milhões na economia de Mogi das Cruzes durante os 12 dias de evento, previsto para acontecer entre os dias 7 e 19 de novembro. Os dados foram apresentados durante reunião entre representantes da Prefeitura e comerciantes, realizada nesta quarta-feira (03/08), na Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC).

Os dados são o resultado de um estudo desenvolvido pelo Comitê Organizador da competição, que levou em conta os gastos realizados pelas delegações no comércio das cidades durante as últimas edições dos Jogos Abertos do Interior, além de uma projeção de valores de compras feitas por atletas durante os dias do torneio.

“Nossa intenção é passar estas informações para os comerciantes de Mogi das Cruzes para que eles possam conhecer a grandiosidade do evento que iremos receber em nossa cidade e, ao mesmo tempo, estar preparados para atender esta nova demanda de pessoas que consumirão no comércio do município”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.



De acordo com o levantamento, cada delegação de grande ou médio porte (com mais de 300 componentes) deixará na cidade cerca de R$ 3,6 milhões em serviços como supermercados, açougues, padarias, farmácias, distribuidoras de água e de gás, entre outros. Já as delegações de pequeno porte serão responsáveis por gastos na casa de R$ 1,4 milhão.



Por outro lado, os atletas que disputarão os Jogos Abertos, considerando um gasto de R$ 6,00 por pessoa, movimentarão o comércio da cidade com mais cerca de R$ 1 milhão.

“É importante lembrar que os alojamentos das cidades e os locais de competição estão localizados em todas as regiões da cidade, desde Sabaúna, até Jundiapeba. Por isso, é importante que todos estejam preparados”, afirmou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Fred Abib.

O estudo realizado pela Prefeitura também mostrou que outros setores da economia serão beneficiados, como a rede hoteleira, que deverá ter 100% de sua capacidade ocupada, os bares e restaurantes – estimativa de50 a150% de aumento nas vendas – e os centros de compras.

A presidente interina da ACMC, Tânia Fukusen, destacou a importância do encontro desta quarta-feira para os comerciantes aproveitarem as oportunidades oferecidas pelos Jogos Abertos e, ao mesmo tempo, atenderem bem os visitantes. Ela lembrou ainda que a entidade está oferecendo cursos de capacitação para os associados.

"A gente conhece a importância dos Jogos Abertos, mas quando vemos os números temos a noção do que vai representar para a cidade. Estamos passando a necessidade de preparação para os comerciantes e temos uma resposta positiva, já que eles estão procurando cada vez mais as informações”, afirmou Tania. (LM)

Pré-jogos Visitas para escolhas de alojamentos para os Jogos Abertos começam em Mogi das Cruzes 08/08/2011


As cidades participantes dos 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” começam nesta semana as visitas técnicas para a escolha de alojamentos para a competição, que acontecerá em Mogi das Cruzes entre os dias 7 e 19 de novembro. As primeiras cidades a definir as escolas em que ficarão durante os dias de disputa serão as 14 pertencentes à Primeira Divisão, que são justamente os municípios que virão a Mogi com o maior número de atletas.

O agendamento das visitas é feito por funcionários da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), que estão contatando os responsáveis das cidades classificadas para marcar a data da visita. A lista final dos municípios que disputarão os Jogos Abertos será confirmada pelo Governo do Estado ainda nesta primeira quinzena de agosto.

“Começamos os contatos pelas cidades da Primeira Divisão, que foram agendadas na primeira semana. Agora, estamos iniciando as ligações para os municípios que fazem parte da Segunda Divisão, utilizando como critério a classificação do ano anterior”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

O Comitê Organizador dos Jogos Abertos também definiu que a delegação de Mogi das Cruzes ficará alojada na escola municipal Guiomar Pinheiro Franco, no distrito de Cezar de Souza.

As visitas dos municípios participantes dos Jogos Abertos do Interior começarão na segunda-feira (08/08), com as cidades de Jundiaí e Ribeirão Preto. Na terça, será a vez de Suzano, Santos e Americana, enquanto Santo André, São Bernardo do Campo e Pindamonhangaba farão o trabalho na quarta-feira e São Caetano do Sul, São José dos Campos e São José do Rio Preto são os agendados de quinta-feira. Na sexta-feira, fechando a semana, será a vez de Presidente Prudente.

O município de Piracicaba é o único que já fez o trabalho de escolha, já que os representantes da cidade do interior solicitaram ao Comitê Organizador a antecipação do trabalho para coincidir com a partida de basquete masculino entre o XV de Piracicaba e o Mogi das Cruzes / Unip, realizada na quarta-feira (03/08), no Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”. O município ficará na escola estadual “Francisco Ferreira Lopes”, no Mogilar.

“Fizemos uma seleção das 125 escolas municipais e estaduais que temos à disposição para servirem como alojamento durante os jogos e dividimos em quatro categorias, definidas pela capacidade de cada uma em abrigar os atletas. Para cada cidade nós oferecemos duas opções de escolas para que o representante do município escolha uma delas”, explicou o secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Frederico Abib.

Após a visita técnica, o responsável pela cidade visitante preenche um documento de visita, que estabelece as regras a serem seguidas pela delegação e a forma como as instalações deverão ser entregues após o encerramento da competição.
Preparação

Para receber as delegações que participarão dos 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou um amplo levantamento das 125 escolas municipais e estaduais disponíveis. O trabalho concentrou-se, principalmente, em melhorias nas estruturas hidráulicas e elétricas dos prédios.

Agora, a Administração Municipal está iniciando as intervenções necessárias nos prédios, enquanto a Bandeirante Energia fará o reforço na capacidade de fornecimento de eletricidade em locais considerados críticos.

“Esta questão estrutural das escolas é um legado para as comunidades que permanecerá após os Jogos Abertos. Realizamos um trabalho bastante minucioso para que possamos receber bem os participantes dos jogos e a população também poderá usufruir dessas melhorias”, lembrou Abib.

Os Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” acontecerão entre os dias 7 e 19 de novembro, em Mogi das Cruzes. A competição deverá reunir cerca de 15 mil atletas, de até 250 cidades do estado de São Paulo.

Mais informações sobre o agendamento de datas para as visitas podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-5005, com Ricardo ou Mariana. (LM)

Pré-jogos Prefeito assina convênio com Governo do Estado e garante data dos Jogos Abertos 09/08/2011


O prefeito Marco Bertaiolli assinou, no final da tarde desta segunda-feira (08/08), na Capital, o convênio com o Governo do Estado para a realização dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” em Mogi das Cruzes. Ao lado do secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Benedito Pereira Fernandes, o prefeito reiterou que as competições acontecerão entre os dias 7 e 19 de novembro e pediu o apoio do secretário junto ao Governo Federal para que a Prova Brasil, do Ministério da Educação, que está marcada para o mesmo período, não interfira nas competições.

“Pelo número de pessoas envolvidas, são cerca de 15 mil atletas, não podemos alterar a data dos Jogos Abertos. Por isso, viemos pedir ao secretário estadual a ingerência junto ao Ministério da Educação para que as datas não coincidam”, destacou Bertaiolli.

O prefeito lembrou que, em caso de negativa, os dois eventos terão de acontecer simultaneamente, já que a prova possui um universo reduzido de participantes, ou seja, os alunos da quarta e oitava série do Ensino Fundamental.

“Vamos manter contato com o Ministério da Educação para tentar equalizar as datas, para que a prova não prejudique os Jogos Abertos, que tem história, muita importância para o estado de São Paulo e se reflete nas principais competições disputadas pelo Brasil. Se você pegar todos os grandes torneios disputados pelo Brasil, muitos dos atletas saíram dos Jogos Abertos”, disse Fernandes.
Convênio

Com a assinatura do convênio, a Prefeitura de Mogi das Cruzes poderá receber o repasse de R$ 800 mil destinado pelo Governo do Estado para o evento. Além disso, será possível que o município inicie os processos de licitação para aquisição de materiais e contratação de serviços exclusivos para a realização dos Jogos Abertos. A competição acontecerá entre os dias 7 e 19 de novembro e contará com a participação de cerca de 15 mil atletas, de até 250 cidades.

Bertaiolli aproveitou a reunião para solicitar ao secretário um aumento no valor repassado ao município pelo Governo do Estado para a realização dos Jogos Abertos. Ao todo, a Prefeitura de Mogi das Cruzes irá investir cerca de R$ 8 milhões para a realização da competição. Neste valor, além do repasse do Governo Estadual, estão previstos os investimentos de R$ 3 milhões na construção de dois novos ginásios no Botujuru e em Jundiapeba, além dos R$ 1 milhão na reforma do Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”, que será a principal arena da competição.

“Vamos fazer um estudo, já que esta é uma questão orçamentária. Mas, temos a certeza que Mogi das Cruzes vai fazer um Jogos Abertos da maior grandeza, inclusive por algumas inovações que estão sendo colocadas”, afirmou Fernandes, que deverá fazer uma visita à cidade ainda neste mês para verificar o andamento dos preparativos para os Jogos Abertos.

Pré-jogos Jogos Abertos do Interior reunirão 233 cidades em Mogi das Cruzes 12/08/2011


A 75ª edição dos Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni", em Mogi das Cruzes, terá a participação de 233 municípios do estado de São Paulo. A confirmação foi feita ao Comitê Organizador pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude com base nas equipes classificadas durante os Jogos Regionais. O número representa uma evolução no número de participantes da competição do ano passado, em Santos, quando participaram 218 cidades.

Os municípios com as maiores delegações serão os 14 componentes da Primeira Divisão dos Jogos Abertos. Além de Mogi das Cruzes, fazem parte deste grupo as cidades de Americana, Jundiaí, Pindamonhangaba, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Suzano.

Já na Segunda Divisão, entre os municípios com mais equipes classificadas estão Araraquara, Franca, Araçatuba, Bauru, Campinas, Guarulhos, Jacareí, Jaú, Marília, Osasco, Praia Grande, Rio Claro, Santana de Parnaíba, Sorocaba e Taubaté.

Mogi das Cruzes está se preparando para receber as cidades participantes da melhor maneira possível. É um trabalho que vem sendo feito desde o início do ano para dar todas as condições para que as equipes façam uma ótima competição, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

Para receber as delegações, Mogi das Cruzes irá disponibilizar 125 escolas municipais e estaduais, que servirão como alojamentos para os atletas. O levantamento dos locais já foi feito pela Prefeitura, que irá realizar as adaptações para atender os participantes.

Os Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni acontecerão em Mogi das Cruzes entre os dias 7 e 19 de novembro. A competição irá reunir cerca de 15 mil atletas, que disputarão 27 modalidades oficiais, além de modalidades extras que estão sendo definidas pelo Comitê Organizador.

O número total de atletas que participarão dos Jogos Abertos deverá ser confirmado até o final deste mês, com a definição dos participantes das competições individuais.

Pré-jogos Começa a segunda fase de escolha dos alojamentos para os Jogos Abertos 17/08/2011


O Comitê Organizador do 75º Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni" iniciou nesta segunda-feira (15/08) as visitas para a definição dos alojamentos que receberão as cidades da Segunda Divisão da competição. Na última semana, as 13 cidades que ao lado de Mogi das Cruzes que compõem a Primeira Divisão dos Jogos Abertos escolheram as escolas em que ficarão entre os dias 7 e 19 de novembro, quando será realizado o torneio, que reunirá 233 municípios paulistas.

"A estrutura de nossas escolas municipais e estaduais estão agradando bastante os representantes das delegações que estão vindo até Mogi das Cruzes. Isso mostra que a cidade está preparada para receber a todos e fazer uma grande edição de Jogos Abertos do Interior", apontou o prefeito Marco Bertaiolli, lembrando que estão disponibilizadas 125 escolas para receber as delegações.

Dos alojamentos já definidos, Mogi das Cruzes ficará na EM Guiomar Pinheiro Franco, em Cezar de Souza. O distrito também receberá Suzano, que terá como alojamento a EM Desembargador Armindo Freire Mármora, e Santos, que terá à disposição a EM Iracema Brasil de Oliveira e a EE Sebastião de Castro. Os estabelecimentos de ensino, que são vizinhos, formarão um único alojamento.

No distrito de Braz Cubas, já estão definidas as permanências de Ribeirão Preto, que ficará na EM Benedito Ferreira Lopes - CAIC, de São Bernardo do Campo, que se alojará na EE Galdino Pinheiro Franco, e de Jundiaí, que utilizará a EE Laurinda Cardoso de Mello Freire. Em Jundiapeba, ficarão as delegações de Santo André (EM Benedito Laporte Vieira da Motta), de São José do Rio Preto (EE Cid Boucault) e de Presidente Prudente (EM Dr. Álvaro de Campos Carneiro).

Também estão definidas as escolas EE Prof. Firmino Ladeira (Mogi Moderno), que receberá Americana; EE Francisco Ferreira Lopes (Mogilar), onde ficará Piracicaba; EE Prof. Camilo Faustino de Mello (Socorro), que alojará São Caetano do Sul, e EE Pedro Malozze (Alto do Ipiranga), em que estará São José dos Campos. Já Pindamonhangaba utilizará as escolas Milton Cruz e Maria Rodrigues, no Jardim dos Amarais.
Segunda Divisão

Nesta segunda-feira, começaram as visitas das cidades que formam a Segunda Divisão. Pela manhã, estiveram em Mogi das Cruzes os representantes das cidades de Osasco (EE Sentaro Takaoka), Indaiatuba (EE Vereador Alcides Celestino Filho), Guarulhos (Cempre Dra Ruth Cardoso) e Jacareí (EM Vereadora Astréa Barral Nébias). À tarde, as visitas foram de Campinas (EE Profª Vania Aparecida Cassará), Santana de Parnaíba (EE Profª Dora Peretti de Oliveira) e Araçatuba (EE Prof. Ilson Gomes).

“Estamos entrando em contato com as cidades e organizando um calendário para atender todas as 233 cidades participantes até o final deste mês”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

Mais informações sobre os agendamentos podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-5005.

Pré-jogos Washington Luiz será a sede do Comitê Dirigente dos Jogos Abertos do Interior 18/08/2011


A escola estadual Dr. Washington Luiz, no Centro, foi definida nesta quarta-feira (17/08) para ser a sede do Comitê Dirigente dos 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, que acontecerão em Mogi das Cruzes entre os dias 7 e 19 de novembro. O local receberá as estruturas administrativas da competição, além do tribunal, da sala de imprensa e a chefia dos Jogos.

A definição foi tomada durante a visita de representantes da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJ), capitaneados pelo chefe do Comitê Dirigente, José Carlos Cresciulo. Além do local, os dirigentes também visitaram locais de competição e discutiram questões referentes à organização da competição.

“O Comitê Dirigente é o coração administrativo dos Jogos Abertos, que recebe os representantes de todos os municípios. Examinamos vários locais na cidade e acabamos optando pela escola Washington Luiz, que tem uma localização privilegiada e uma estrutura excelente para receber esta estrutura”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

Além da estrutura do Comitê Dirigente, o Washington Luiz também será usado como alojamento para os árbitros que trabalharão durante os Jogos Abertos do Interior nas 27 modalidades oficiais que estarãoem disputa. Nestecaso, a estrutura será usada em conjunto com a escola estadual Aprígio de Oliveira, que fica ao lado.

“Acreditamos que, assim, ofereceremos toda a estrutura necessária para o bom andamento das competições, recebendo bem, além das cidades participantes, também os árbitros que trabalharão nas partidas e disputas”, destacou Nilo.
Locais de competição

A comitiva também visitou as dependências do Sesi, no distrito de Braz Cubas e que receberá diversas modalidades, e passou pelos colégios Placidina e Brasilis, que também terão competições. Os representantes do Governo do Estado também passaram pelas avenidas Francisco Rodrigues Filho, Presidente Castello Branco e Valentina Mello Freire Borenstein, que são vias que poderão receber as competições de ciclismo.

“Pelo que estamos vendo, Mogi das Cruzes está cumprindo o nosso caderno de encargos. Todas as arenas esportivas estão de acordo e a cidade está preparada para realizar uma grande edição dos Jogos Abertos”, afirmou o chefe do Comitê Dirigente, José Carlos Cresciulo. (LM)

Pré-jogos Caquito é escolhido o mascote oficial dos 75º Jogos Abertos do Interior 30/08/2011



O mascote oficial dos 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” foi conhecido nesta segunda-feira (29/08), em uma cerimônia realizada pelo prefeito Marco Bertaiolli, com a participação do secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Benedito Fernandes. Em uma votação popular inédita que contou com a participação de quase de 16 mil pessoas, o personagem Caquito foi escolhido para ser o mascote oficial da competição, que será realizada em Mogi das Cruzes, entre os dias 7 e 19 de novembro.

Durante sua visita à cidade, o secretário estadual também vistoriou a reforma que foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos” e os trabalhos de construção do ginásio da escola municipal “Doutor Álvaro de Campos Carneiro”, em Jundiapeba, que será utilizado durante os Jogos Abertos.

“É um trabalho muito importante que o prefeito vem fazendo, investindo no esporte juntamente com a educação. Se olharmos para os países desenvolvidos, todos são fortes no esporte. Mogi das Cruzes é uma cidade desenvolvida e aqui temos estes investimentos para os Jogos Abertos, que deixarão um legado de utilização para a cidade”, afirmou Fernandes, que aprovou as obras realizadas.

“Temos obras de excelente qualidade. Com certeza, Mogi das Cruzes está fazendo mais que muitas cidades que já sediaram os Jogos Abertos”, completou o secretário, que almoçou ao lado do prefeito e do vice-prefeito, José Antonio Cuco Pereira, na escola municipal Benedito Laporte Vieira da Motta. “A comida é excelente, mais uma vez Mogi das Cruzes mostra sua preocupação com a educação e está de parabéns.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está investindo R$ 3 milhões para a construção de dois novos ginásios poliesportivos, em Jundiapeba e no Botujuru – este último na estrutura do Cempre que está sendo erguido no bairro. Além disso, a Administração Municipal investiu R$ 1 milhão na reforma do Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”, que ganhou um novo piso, plataformas para o acesso de cadeirantes às arquibancadas e novos assentos.

“Estamos construindo dois novos espaços esportivos e reformando nosso Ginásio Municipal. Queremos que os Jogos Abertos fiquem como exemplo para a nossa juventude e incentivo e motivação para os atletas. Que muitos sejam representantes e medalhistas nos nossos Jogos Olímpicos, que acontecerão no Rio de Janeiro, em2016”, disse o prefeito.
Mascote

Caquito é um simpático caqui, que representa um dos símbolos da economia de Mogi das Cruzes. A cidade é a principal produtora da fruta no Brasil, com mais de 40 mil toneladas por ano. O produto faz, inclusive, parte da merenda dos alunos da rede municipal de ensino, reconhecida como a melhor de todo o estado de São Paulo.

A eleição para a escolha do mascote dos Jogos Abertos aconteceu pela internet e qualquer pessoa pôde participar. Para democratizar ainda mais a participação popular, equipamentos foram disponibilizados pela Prefeitura em locais de grande movimento na cidade para que os mogianos pudessem votar. Os participantes podiam escolher entre o caqui e um menino. Para cada um dos personagens, existiam três nomes à disposição.

No final, o personagem Caquito recebeu 31% dos votos e foi o vencedor. O caqui com o nome Caco foi o segundo, com 16,8%, seguido pelo menino de nome Atletinha, com 16,7%. Mogianinho (menino), com 15,4%, Cacolino (caqui), com 12,8%, e Mogianito (menino), com 7,2% completaram a votação.

Além de Bertaiolli, Fernandes e Cuco, também participaram da cerimônia os vereadores Protássio Nogueira, Olimpio Tomiyama e Odete de Souza.

Saiba mais sobre o Caquito.

Faltando dois meses para o início dos 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, Mogi das Cruzes entra na reta final de preparação para receber a competição, que reunirá 15 mil atletas na cidade. Com as obras físicas e as definições dos alojamentos praticamente finalizadas, os representantes do Comitê Organizador estão em contato com os clubes e associações que receberão as competições para definir os detalhes do torneio. “Neste momento, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer está visitando cada um dos clubes e associações que receberão os Jogos Abertos para formalizar a cessão dos espaços no período de competições. Esta é a última fase do trabalho com os locais de competição, já que, anteriormente, fizemos um levantamento dos locais, vistorias técnicas e os responsáveis já haviam se comprometido a ceder os espaços para os Jogos”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães. Para os Jogos Abertos, serão utilizados 33 locais de competição, em diversas regiões da cidade. Apenas a modalidade atletismo não será disputada na cidade, já que há a exigência de ela ser disputada em uma pista sintética. Assim, o Complexo Poliesportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, já foi reservado para a competição. O secretário lembrou ainda que as obras de construção dos ginásios do da escola municipal “Dr. Álvaro de Campos Carneiro” e do Cempre Botujuru estão em fase final de execução. Os trabalhos deverão ser entregues até o final deste mês e em outubro, respectivamente. Além disso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está realizando uma recuperação no campo do Centro Esportivo de Braz Cubas, que ganhou gramado, e já finalizou a revitalização do Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”. Alojamentos A equipe da Smel também já finalizou as visitas das cidades para escolha dos alojamentos para os Jogos Abertos. Durante o mês de agosto, os municípios classificados estiveram em Mogi das Cruzes para vistoriar as escolas municipais e estaduais colocadas à disposição para as delegações. “Todos os municípios que nos visitaram ficaram bem impressionados com as estruturas das nossas escolas. Agora, a equipe da Smel está entrando em contato com as cidades que terão delegações menores e que ficarão hospedadas em alojamentos coletivos”, explicou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Fred Abib. Ele explica que, neste caso, as delegações não precisam necessariamente visitar a cidade para conhecer o local. “São cidades que muitas vezes vem para os Jogos Abertos com uma ou duas equipes. Assim, uma escola irá receber várias cidades”, disse. Os Jogos Abertos do Interior acontecerão em Mogi das Cruzes entre os dias 7 e 19 de novembro e irão reunir cerca de 15 mil atletas de 233 cidades paulistas. 30/08/2011


O mascote oficial dos 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” foi conhecido nesta segunda-feira (29/08), em uma cerimônia realizada pelo prefeito Marco Bertaiolli, com a participação do secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Benedito Fernandes. Em uma votação popular inédita que contou com a participação de quase de 16 mil pessoas, o personagem Caquito foi escolhido para ser o mascote oficial da competição, que será realizada em Mogi das Cruzes, entre os dias 7 e 19 de novembro.

Durante sua visita à cidade, o secretário estadual também vistoriou a reforma que foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos” e os trabalhos de construção do ginásio da escola municipal “Doutor Álvaro de Campos Carneiro”, em Jundiapeba, que será utilizado durante os Jogos Abertos.

“É um trabalho muito importante que o prefeito vem fazendo, investindo no esporte juntamente com a educação. Se olharmos para os países desenvolvidos, todos são fortes no esporte. Mogi das Cruzes é uma cidade desenvolvida e aqui temos estes investimentos para os Jogos Abertos, que deixarão um legado de utilização para a cidade”, afirmou Fernandes, que aprovou as obras realizadas.

“Temos obras de excelente qualidade. Com certeza, Mogi das Cruzes está fazendo mais que muitas cidades que já sediaram os Jogos Abertos”, completou o secretário, que almoçou ao lado do prefeito e do vice-prefeito, José Antonio Cuco Pereira, na escola municipal Benedito Laporte Vieira da Motta. “A comida é excelente, mais uma vez Mogi das Cruzes mostra sua preocupação com a educação e está de parabéns.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está investindo R$ 3 milhões para a construção de dois novos ginásios poliesportivos, em Jundiapeba e no Botujuru – este último na estrutura do Cempre que está sendo erguido no bairro. Além disso, a Administração Municipal investiu R$ 1 milhão na reforma do Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”, que ganhou um novo piso, plataformas para o acesso de cadeirantes às arquibancadas e novos assentos.

“Estamos construindo dois novos espaços esportivos e reformando nosso Ginásio Municipal. Queremos que os Jogos Abertos fiquem como exemplo para a nossa juventude e incentivo e motivação para os atletas. Que muitos sejam representantes e medalhistas nos nossos Jogos Olímpicos, que acontecerão no Rio de Janeiro, em2016”, disse o prefeito.
Mascote

Caquito é um simpático caqui, que representa um dos símbolos da economia de Mogi das Cruzes. A cidade é a principal produtora da fruta no Brasil, com mais de 40 mil toneladas por ano. O produto faz, inclusive, parte da merenda dos alunos da rede municipal de ensino, reconhecida como a melhor de todo o estado de São Paulo.

A eleição para a escolha do mascote dos Jogos Abertos aconteceu pela internet e qualquer pessoa pôde participar. Para democratizar ainda mais a participação popular, equipamentos foram disponibilizados pela Prefeitura em locais de grande movimento na cidade para que os mogianos pudessem votar. Os participantes podiam escolher entre o caqui e um menino. Para cada um dos personagens, existiam três nomes à disposição.

No final, o personagem Caquito recebeu 31% dos votos e foi o vencedor. O caqui com o nome Caco foi o segundo, com 16,8%, seguido pelo menino de nome Atletinha, com 16,7%. Mogianinho (menino), com 15,4%, Cacolino (caqui), com 12,8%, e Mogianito (menino), com 7,2% completaram a votação.

Além de Bertaiolli, Fernandes e Cuco, também participaram da cerimônia os vereadores Protássio Nogueira, Olimpio Tomiyama e Odete de Souza.

Saiba mais sobre o Caquito.

Pré-jogos Preparação para os Jogos Abertos do Interior entra na reta final 09/09/2011


Faltando dois meses para o início dos 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, Mogi das Cruzes entra na reta final de preparação para receber a competição, que reunirá 15 mil atletas na cidade. Com as obras físicas e as definições dos alojamentos praticamente finalizadas, os representantes do Comitê Organizador estão em contato com os clubes e associações que receberão as competições para definir os detalhes do torneio.

“Neste momento, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer está visitando cada um dos clubes e associações que receberão os Jogos Abertos para formalizar a cessão dos espaços no período de competições. Esta é a última fase do trabalho com os locais de competição, já que, anteriormente, fizemos um levantamento dos locais, vistorias técnicas e os responsáveis já haviam se comprometido a ceder os espaços para os Jogos”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

Para os Jogos Abertos, serão utilizados 33 locais de competição, em diversas regiões da cidade. Apenas a modalidade atletismo não será disputada na cidade, já que há a exigência de ela ser disputada em uma pista sintética. Assim, o Complexo Poliesportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, já foi reservado para a competição.

O secretário lembrou ainda que as obras de construção dos ginásios do da escola municipal “Dr. Álvaro de Campos Carneiro” e do Cempre Botujuru estão em fase final de execução. Os trabalhos deverão ser entregues até o final deste mês e em outubro, respectivamente. Além disso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está realizando uma recuperação no campo do Centro Esportivo de Braz Cubas, que ganhou gramado, e já finalizou a revitalização do Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”.
Alojamentos

A equipe da Smel também já finalizou as visitas das cidades para escolha dos alojamentos para os Jogos Abertos. Durante o mês de agosto, os municípios classificados estiveram em Mogi das Cruzes para vistoriar as escolas municipais e estaduais colocadas à disposição para as delegações.

“Todos os municípios que nos visitaram ficaram bem impressionados com as estruturas das nossas escolas. Agora, a equipe da Smel está entrando em contato com as cidades que terão delegações menores e que ficarão hospedadas em alojamentos coletivos”, explicou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Fred Abib.

Ele explica que, neste caso, as delegações não precisam necessariamente visitar a cidade para conhecer o local. “São cidades que muitas vezes vem para os Jogos Abertos com uma ou duas equipes. Assim, uma escola irá receber várias cidades”, disse.

Os Jogos Abertos do Interior acontecerão em Mogi das Cruzes entre os dias 7 e 19 de novembro e irão reunir cerca de 15 mil atletas de 233 cidades paulistas.

Pré-jogos Comitê Dirigente discute Congresso Técnico dos Jogos Aberto s


Mogi das Cruzes recebeu nesta terça-feira (13/09) a visita de representantes do Comitê Dirigente dos 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”. Na cidade, eles se encontraram com representantes da Prefeitura de Mogi das Cruzes e discutiram detalhes sobre o Congresso Técnico, que será realizado no dia 22 de outubro, e sobre a programação das competições, que acontecerão entre os dias 7 e 19 de novembro.

A principal novidade do Congresso Técnico neste ano é que os dados do sorteio serão disponibilizados em tempo real no site oficial dos Jogos Abertos do Interior. Isso irá facilitar o acompanhamento do processo e da formação dos grupos pelas delegações participantes.

Os membros do Comitê Dirigente conheceram o programa que será utilizado durante o Congresso Técnico para o sorteio das chaves que definirá os confrontos durantes dos Jogos Abertos. O software foi apresentado por representantes da empresa contratada pela Administração Municipal para o trabalho.

“É um programa que atende as nossas necessidades e a empresa contratada tem a experiência necessária para realizar um bom trabalho durante o Congresso Técnico. Estamos bastante satisfeitos”, destacou o chefe do Comitê Dirigente dos Jogos Abertos, José Carlos Cresciulo.

Os representantes do Comitê também discutiram questões relacionadas à programação das competições que serão realizadas durante os Jogos Abertos. Entre as decisões tomadas estão a alteração das datas das competições de luta olímpica.
Alojamentos

Durante a reunião, a Smel também detalhou o processo de escolha dos alojamentos das cidades que participarão dos Jogos Abertos. Durante o mês de agosto, representantes das delegações estiveram em Mogi das Cruzes para visitar as escolas municipais e estaduais que servirão como alojamentos de atletas durante os dias de competição.

“Com todos os municípios que conversamos, tivemos um retorno bastante positivo. Isso mostra que o trabalho de organização está sendo bem feito e que temos tudo para realizar uma grande edição de Jogos Abertos”, disse Cresciulo.

Avisos Gerais Fique por dentro: O que você precisa saber sobre os jogos abertos 2011 19/09/2011


A organização dos Jogos Abertos do Inteiror “Horácio Baby Barioni” destacou algumas informações que as delegações e membros das comissões precisam saber para entrarem em campo nas competições, em Mogi das Cruzes. Do cadastro de atletas à confirmação das inscrições, a lista também cita artigos e datas importantes, no período pré-jogos. Confira a seguir algumas delas:
1) CADASTRO DE ATLETAS

De 26 de setembro a 14 de outubro de 2011.
2) DA INSCRIÇÃO

Artigo 12º - Os municípios deverão efetivar suas inscrições, não podendo alterá-las após a entrega, mediante:

- Entrega na DREL (Delegacia Regional de Esporte e Lazer) de sua região, dos impressos de inscrição por modalidade, categoria e sexo, em 03 (três) vias. O prazo para entrega desse expediente será até o dia 30 de setembro de 2011, às 17 horas.
3) CONGRESSO TÉCNICO

Dia 22/10/ 2011 - Sábado
4) ENTREGA DAS RELAÇÕES NOMINAIS

As Relações Nominais por modalidade, categoria e sexo (www.selj.sp.gov.br), deverão ser entregues dia 7/11, das 10h às 20h, em mãos da Comissão de Controle instalada no Comitê Dirigente, em Mogi das Cruzes, com o seguinte números de cópias impressas:

15(quinze) vias: Cadastro Administrativo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

05(cinco) vias: Cadastro Estatístico, Atletismo, Atletismo PCD, Biribol, Boxe, Capoeira, Ciclismo, Damas, G.A., G.R., Judô, Karatê, KickBoxing, Luta Olímpica, Natação, Natação PCD, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez.

06(seis) vias: Bocha e Malha
5) TAXA DE PARTICIPAÇÃO

Artigo 11º - Será cobrada pelo município-sede taxa de participação de R$ 40,00 (quarenta reais) por modalidade, categoria e sexo, a qual deverá ser recolhida até o dia da entrega das Relações Nominais. Caso isso não ocorra, o município estará impedido de participar.
6) COMISSÃO DISCIPLINAR

Passar para os municípios apenados o número da conta, para deposito da taxa de recolhimento:

Banco do Brasil - Agência: 01897-0 - Conta Corrente: 00139625-0 (Fundo Especial de Despesa do Estado).

Após o pagamento, enviar cópia do comprovante (via fax) para (011)3105-7788 (a/cuidados de ANA MARIA SACHHI).

José Carlos Cresciulo de Almeida - Mauricio Pereira Lisboa - Sergio Coraucci

Chefia do Comite Dirigente

Avisos Gerais Fique por dentro: O que você precisa saber sobre os jogos abertos 2011 19/09/2011


A organização dos Jogos Abertos do Inteiror “Horácio Baby Barioni” destacou algumas informações que as delegações e membros das comissões precisam saber para entrarem em campo nas competições, em Mogi das Cruzes. Do cadastro de atletas à confirmação das inscrições, a lista também cita artigos e datas importantes, no período pré-jogos. Confira a seguir algumas delas:
1) CADASTRO DE ATLETAS

De 26 de setembro a 14 de outubro de 2011.
2) DA INSCRIÇÃO

Artigo 12º - Os municípios deverão efetivar suas inscrições, não podendo alterá-las após a entrega, mediante:

- Entrega na DREL (Delegacia Regional de Esporte e Lazer) de sua região, dos impressos de inscrição por modalidade, categoria e sexo, em 03 (três) vias. O prazo para entrega desse expediente será até o dia 30 de setembro de 2011, às 17 horas.
3) CONGRESSO TÉCNICO

Dia 22/10/ 2011 - Sábado
4) ENTREGA DAS RELAÇÕES NOMINAIS

As Relações Nominais por modalidade, categoria e sexo (www.selj.sp.gov.br), deverão ser entregues dia 7/11, das 10h às 20h, em mãos da Comissão de Controle instalada no Comitê Dirigente, em Mogi das Cruzes, com o seguinte números de cópias impressas:

15(quinze) vias: Cadastro Administrativo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

05(cinco) vias: Cadastro Estatístico, Atletismo, Atletismo PCD, Biribol, Boxe, Capoeira, Ciclismo, Damas, G.A., G.R., Judô, Karatê, KickBoxing, Luta Olímpica, Natação, Natação PCD, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez.

06(seis) vias: Bocha e Malha
5) TAXA DE PARTICIPAÇÃO

Artigo 11º - Será cobrada pelo município-sede taxa de participação de R$ 40,00 (quarenta reais) por modalidade, categoria e sexo, a qual deverá ser recolhida até o dia da entrega das Relações Nominais. Caso isso não ocorra, o município estará impedido de participar.
6) COMISSÃO DISCIPLINAR

Passar para os municípios apenados o número da conta, para deposito da taxa de recolhimento:

Banco do Brasil - Agência: 01897-0 - Conta Corrente: 00139625-0 (Fundo Especial de Despesa do Estado).

Após o pagamento, enviar cópia do comprovante (via fax) para (011)3105-7788 (a/cuidados de ANA MARIA SACHHI).

José Carlos Cresciulo de Almeida - Mauricio Pereira Lisboa - Sergio Coraucci

Chefia do Comite Dirigente

Pré-jogos Entrega de bandeiras é obrigatória no Congresso Técnico 23/09/2011


As delegações que participarão dos 75º Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni" deverão entregar, durante o Congresso Técnico da competição, a bandeira de sua cidade. A apresentação é obrigatória e as bandeiras serão utilizadas na Cerimônia de Abertura da competição, sendo devolvidas logo depois.

O Congresso Técnico acontecerá no dia 22 de outubro, no Centro Municipal de Formação Pedagógica “Prof. Bóris Grinberg” (Cemforpe), no bairro Nova Mogilar. Durante o evento, serão feitos os sorteios das chaves e apresentados detalhes sobre a competição deste ano e sobre a cidade.

Já a Cerimônia de Abertura dos 75º Jogos Abertos do Interior acontecerá no dia 11 de novembro, na Avenida Cívica. No local será montada toda a estrutura para que seja feita uma grande festa.

Os 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” acontecerão entre os dias 7 e 19 de novembro, em Mogi das Cruzes. Mais informações sobre o Congresso Técnico podem poder ser obtidas pelo telefone (11) 4798-5005.

Pré-jogos Entrega de bandeiras é obrigatória no Congresso Técnico 23/09/2011


As delegações que participarão dos 75º Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni" deverão entregar, durante o Congresso Técnico da competição, a bandeira de sua cidade. A apresentação é obrigatória e as bandeiras serão utilizadas na Cerimônia de Abertura da competição, sendo devolvidas logo depois.

O Congresso Técnico acontecerá no dia 22 de outubro, no Centro Municipal de Formação Pedagógica “Prof. Bóris Grinberg” (Cemforpe), no bairro Nova Mogilar. Durante o evento, serão feitos os sorteios das chaves e apresentados detalhes sobre a competição deste ano e sobre a cidade.

Já a Cerimônia de Abertura dos 75º Jogos Abertos do Interior acontecerá no dia 11 de novembro, na Avenida Cívica. No local será montada toda a estrutura para que seja feita uma grande festa.

Os 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” acontecerão entre os dias 7 e 19 de novembro, em Mogi das Cruzes. Mais informações sobre o Congresso Técnico podem poder ser obtidas pelo telefone (11) 4798-5005.

Ginástica Rítmica Ginástica Rítmica tem data definida para os Jogos Abertos 23/09/2011


As disputas de Ginástica Rítmica dos 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” acontecerão entre os dias 12 e 15 de novembro. As datas foram definidas pela equipe técnica da competição para que seja possível a utilização da estrutura do Colégio Brasilis, onde as provas acontecerão.

As primeiras atividades serão com as cidades que competirão na Segunda Divisão. A partir das 8 horas do dia 12, acontecerá o Congresso Específico da modalidade. Logo depois, acontecerão os treinamentos de pódio individual e por equipes. Já no dia seguinte, 13 de novembro, acontecerão as provas. No período da manhã, estão prevista as provas individuais mãos livres e arcos e a primeira apresentação de conjunto. À tarde, serão feitas as provas de bola e fita e a apresentação dos oito melhores conjuntos classificados.

O Congresso Específico da Primeira Divisão acontecerá no dia14, apartir das 8h30, seguido pelos treinamentos de pódio. No dia 15, feriado, serão realizadas as provas da competição. Pela manhã, serão feitas as disputas individuais e, à tarde, as de conjunto.

“Com certeza, teremos um grande espetáculo de ginástica artística durante os Jogos Abertos. Está sendo colocada à nossa disposição uma estrutura magnífica e, com a utilização durante o final de semana do feriado, as competições acontecer sem interferir na rotina dos estudantes”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

As competições de Ginástica Rítmica serão realizadas no ginásio do Colégio Brasilis, no Alto do Ipiranga. A entrada para acompanhar as apresentações é gratuita.

Ginástica Rítmica Ginástica Rítmica tem data definida para os Jogos Abertos 23/09/2011


As disputas de Ginástica Rítmica dos 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” acontecerão entre os dias 12 e 15 de novembro. As datas foram definidas pela equipe técnica da competição para que seja possível a utilização da estrutura do Colégio Brasilis, onde as provas acontecerão.

As primeiras atividades serão com as cidades que competirão na Segunda Divisão. A partir das 8 horas do dia 12, acontecerá o Congresso Específico da modalidade. Logo depois, acontecerão os treinamentos de pódio individual e por equipes. Já no dia seguinte, 13 de novembro, acontecerão as provas. No período da manhã, estão prevista as provas individuais mãos livres e arcos e a primeira apresentação de conjunto. À tarde, serão feitas as provas de bola e fita e a apresentação dos oito melhores conjuntos classificados.

O Congresso Específico da Primeira Divisão acontecerá no dia14, apartir das 8h30, seguido pelos treinamentos de pódio. No dia 15, feriado, serão realizadas as provas da competição. Pela manhã, serão feitas as disputas individuais e, à tarde, as de conjunto.

“Com certeza, teremos um grande espetáculo de ginástica artística durante os Jogos Abertos. Está sendo colocada à nossa disposição uma estrutura magnífica e, com a utilização durante o final de semana do feriado, as competições acontecer sem interferir na rotina dos estudantes”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

As competições de Ginástica Rítmica serão realizadas no ginásio do Colégio Brasilis, no Alto do Ipiranga. A entrada para acompanhar as apresentações é gratuita.

Ginástica Rítmica Ginástica Rítmica tem data definida para os Jogos Abertos 23/09/2011


As disputas de Ginástica Rítmica dos 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” acontecerão entre os dias 12 e 15 de novembro. As datas foram definidas pela equipe técnica da competição para que seja possível a utilização da estrutura do Colégio Brasilis, onde as provas acontecerão.

As primeiras atividades serão com as cidades que competirão na Segunda Divisão. A partir das 8 horas do dia 12, acontecerá o Congresso Específico da modalidade. Logo depois, acontecerão os treinamentos de pódio individual e por equipes. Já no dia seguinte, 13 de novembro, acontecerão as provas. No período da manhã, estão prevista as provas individuais mãos livres e arcos e a primeira apresentação de conjunto. À tarde, serão feitas as provas de bola e fita e a apresentação dos oito melhores conjuntos classificados.

O Congresso Específico da Primeira Divisão acontecerá no dia14, apartir das 8h30, seguido pelos treinamentos de pódio. No dia 15, feriado, serão realizadas as provas da competição. Pela manhã, serão feitas as disputas individuais e, à tarde, as de conjunto.

“Com certeza, teremos um grande espetáculo de ginástica artística durante os Jogos Abertos. Está sendo colocada à nossa disposição uma estrutura magnífica e, com a utilização durante o final de semana do feriado, as competições acontecer sem interferir na rotina dos estudantes”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

As competições de Ginástica Rítmica serão realizadas no ginásio do Colégio Brasilis, no Alto do Ipiranga. A entrada para acompanhar as apresentações é gratuita.

Pré-jogos Congresso Técnico dos Jogos Abertos acontecerá dia 22 de outubro, às 10 horas 29/09/2011


O Congresso Técnico dos 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” acontecerá no dia 22 de outubro, a partir das 10 horas, no auditório do Cemforpe, no bairro Nova Mogilar. Ele será o primeiro grande evento da competição e deverá reunir representantes das 233 cidades inscritas para o evento, que acontecerá entre os dias 7 e 19 de novembro.

As delegações que participarem do Congresso Técnico deverão obrigatoriamente entregar as bandeiras que serão utilizadas durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos Abertos. O material será devolvido às cidades logo após o desfile.

Durante o Congresso Técnico também será feito o sorteio das chaves das modalidades que serão disputadas durante os Jogos Abertos do Interior. Para isso, o Comitê Organizador da competição está preparando uma novidade para facilitar o acompanhamento do processo por qualquer pessoa que tenha interesse na competição.

“Pela primeira vez, iremos disponibilizar os resultados dos sorteios em tempo real pelo site oficial dos Jogos Abertos. Os testes entre os responsáveis pela nossa página e pelos técnicos em computação estão sendo feitos e isso será um grande avanço”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

O secretário lembrou ainda que os representantes das cidades também receberão, no Congresso Técnico, informações sobre o município, como as melhores rotas para se deslocar pela cidade, além do trabalho de atendimento às delegações que será feito por equipes de secretarias como as de Segurança, Saúde, Transportes e Obras, além do Semae, autarquia responsável pelos serviços de água e esgoto.

“Todas as secretarias municipais estão muito envolvidas para a realização dos Jogos Abertos e esta parceria é fundamental para o sucesso da competição. Juntos, estamos fazendo o melhor trabalho para receber bem quem estará em Mogi das Cruzes durante os Jogos Abertos”, disse Nilo.

O Cemforpe fica na rua Antenor Leite da Cunha, 55 – Nova Mogilar. Mais informações sobre o Congresso Técnico podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-5005.

Modalidades Extras Jogos Abertos terão seis modalidades extras 07/10/2011


Os 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” terá seis modalidades extras em disputa, entre os dias 7 e 19 de novembro, em Mogi das Cruzes. Os interessados nas competições de rugby, beisebol, bocha paraolímpica, karatê kyokushin oyama, strongman e beach tênis podem procurar os responsáveis pelas provas. As modalidades extras são disputadas em caráter de exibição para o desenvolvimento e divulgação entre os participantes dos Jogos Abertos e não contam pontos para a classificação geral das cidades.

No rugby, já estão definidos como participantes nove cidades: a cidade sede, mas um representante de cada região esportiva do estado. Estarão na disputa Mogi das Cruzes, Barueri, São José dos Campos, São Carlos, Campinas, Ribeirão Preto, Catanduva, Presidente Prudente e Itu. A competição será realizada no estilo com sete jogadores. As informações podem ser obtidas com Juliano Veiga, pelo telefone (11) 8432-3278.

Um dos destaques das competições será a presença, pela primeira vez na história, da bocha paraolímpica. Comandada em Mogi das Cruzes pelo campeão paraolímpico Dirceu José Pinto, a competição deverá reunir representantes de diversas cidades, que serão divididos em categorias, de acordo com a limitação do praticante. Quem quiser saber mais sobre a modalidade, pode entrar em contato com Dirceu pelo telefone (11) 7522-7726.

Já o beisebol tem tradição em Mogi das Cruzes, principalmente pela presença da colônia japonesa na cidade. A competição será realizada no campo do Bunkyo, no bairro Porteira Preta. Os interessados na disputa podem entrar em contato pelo telefone da entidade (11) 7371-8955, com Roberto Nakahori.

Outra atividade tradicional na cidade é o karatê kyokushin oyama, que se diferencia da modalidade oficial dos Jogos Abertos por permitir o contato entre os lutadores. O responsável pela modalidade será o professor Marcos Furlan, que já foi vice-campeão mundial. O contato é o (11) 4796-5536.

Por outro lado, uma grande novidade dos 75º Jogos Abertos do Interior será o strongman, também conhecido como “homem mais forte”. É uma competição com diversas provas em que os participantes desenvolvem força física e que possui muitos adeptos nos Estados Unidos e países da Europa e que agora está chegando ao Brasil. O responsável pela modalidade é Sandro Ueno, pelo telefone (11) 7442-5193.

Outra novidade é o beach tênis, modalidade que está crescendo no país. A competição consiste em uma partida de tênis adaptado para ser jogado na areia. Serão disputadas partidas masculinas e femininas, individuais e duplas. As informações sobre a competição e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (11) 4792-2413, com Mara Castro.

Comunidade Voluntários para os Jogos Abertos passam por segundo treinamento neste domingo 14/10/2011


O Comitê Organizador dos 75º Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni" realiza neste domingo (16/10) o segundo treinamento com os voluntários que trabalharão durante a competição. O trabalho acontecerá a partir das 9 horas, no Centro Municipal de Formação Pedagógica "Prof. Bóris Grinberg" (Cemforpe). Os participantes serão divididos em turmas, de acordo com a área de atuação durante o torneio, que reunirá cerca de 15 mil atletas em Mogi das Cruzes, entre os dias 7 e 19 de novembro.

Este será a segunda reunião com os voluntários para os Jogos Abertos. Na primeira, realizada no final de setembro, cerca de 350 pessoas participaram e receberam informações sobre o que é a competição, o trabalho que será realizado e preencheram o termo de voluntariado. Entre as responsabilidades dos voluntários estão a recepção a atletas e dirigentes e o apoio nas arenas de competição e Comitê Dirigente.

"Nesta vez, o trabalho será um pouco diferente do realizado na primeira reunião. Como nossos voluntários já possuem uma visão abrangente do que são os Jogos Abertos, as pessoas receberão informações específicas sobre a área de atuação de cada um durante a competição. Isto será importante para dar ainda mais qualidade ao trabalho que será realizado", destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

Nas últimas semanas, o Comitê Organizador realizou uma análise do perfil dos voluntários, que foram designados para diferentes funções. Para esta definição, foram tabulados dados como a disponibilidade de horários, a afinidade com as modalidades esportivas disputadas e a atuação profissional.

"A participação da comunidade é fundamental para o sucesso de um evento do porte dos Jogos Abertos do Interior. E estamos muito felizes com o interesse das pessoas em fazer parte e trabalhar no evento", disse Nilo.

Quem quiser mais informações sobre o voluntariado durante os Jogos Abertos do Interior pode entrar em contato pelo telefone 4798-6320.

Pré-jogos Mogi das Cruzes recebe o fogo simbólico dos Jogos 19/10/2011


Mogi das Cruzes recebe neste sábado (22/10), às 10 horas, o Congresso Técnico dos 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”. O evento acontecerá no auditório do Cemforpe e deverá contar com representantes das 282 cidades classificadas para a competição. Nesta segunda-feira (17/10), uma delegação mogiana recebeu o fogo simbólico dos Jogos Abertos, em cerimônia realizada na cidade de Monte Alto, sede da primeira edição da competição, em 1936.

Durante o Congresso Técnico, será realizado o sorteio das chaves das modalidades que serão disputadas durante os Jogos Abertos. As informações serão disponibilizadas em tempo real no site oficial da competição. Além disso, os representantes das cidades farão a entrega das bandeiras que serão utilizadas durante o desfile de abertura e receberão o pen drive com o primeiro boletim.

“A Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, está montando toda a estrutura necessária para receber bem os representantes das delegações. Com certeza, Mogi das Cruzes começará os Jogos Abertos do Interior 2011 com um grande evento”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

Na segunda-feira, representantes da Prefeitura de Mogi das Cruzes participaram da cerimônia de passagem do fogo simbólico dos Jogos Abertos, realizada na cidade de Monte Alto. O evento é realizado anualmente na cidade que sediou a primeira edição do torneio, em 1936, por iniciativa de Horácio Baby Barioni, que hoje dá nome à competição, e Manuel Carvalho de Lima.

A tocha foi acessa na praça central de Monte Alto e passada do karateca local Maiko Henrique Zerbinatti para o ex-nadador Akcel de Godóy, medalhista nos Jogos Pan-Americanos de 1975 e atual diretor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), que percorreu algumas ruas da cidade ao lado de jovens atletas montealtenses. Após isso, a chama foi colocada em um recipiente especial, onde ficará até o dia da abertura da competição.

“É uma emoção muito grande participar desta cerimônia que é uma tradição dos Jogos Abertos. A oportunidade de receber o fogo simbólico dos Jogos Abertos e trazê-lo para Mogi das Cruzes é uma oportunidade ímpar”, afirmou Akcel, ao lado do secretário adjunto de Esporte e Lazer, Fred Abib, que representou o prefeito Marco Bertaiolli.

A prefeita de Monte Alto, Sílvia Meira, destacou a importância da cerimônia para a cidade e desejou que Mogi das Cruzes realize uma grande edição dos Jogos Abertos do Interior. A cidade estará na competição nas modalidades karatê e ciclismo.

“Para nós é motivo de muito orgulho porque, em 1936, Baby Barioni sonhou o que temos hoje. Monte Alto é o berço dos Jogos Abertos e todos os anos a chama sai daqui e vai para uma nova cidade, neste ano Mogi das Cruzes. Que esta chama nunca se apague e que tenhamos uma grande edição agora em novembro”, destacou a prefeita.

Os Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” acontecerão em Mogi das Cruzes entre os dias 7 e 19 de novembro e reunirão cerca de 15 mil atletas, de 282 cidades paulistas. (LM)

Pré-jogos Congresso Técnico reúne cidades participantes dos Jogos Abertos 22/10/2011


Representantes das cidades que participarão dos 75º Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni" reuniram-se na manhã deste sábado (22/10), em Mogi das Cruzes, para a realização do Congresso Técnico da competição. O evento aconteceu no auditório do Cemforpe e contou com a presença do prefeito Marco Bertaiolli, representantes da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude e de autoridades locais. A competição terá a participação de 278 municípios, entre os dias 7 e 19 de novembro.

Durante o evento, foi realizado o sorteio das chaves das modalidades oficiais da disputa. Os trabalhos compreenderam a Primeira e Segunda Divisões, além das provas em que existe a Divisão Especial. As delegações também entregaram as bandeiras dos municípios, que serão utilizadas na Cerimônia de Abertura, e receberam o pen drive com o resultado dos sorteios.

Clique aqui e confira o resultado do sorteio técnico

Em seu discurso, Bertaiolli fez uma saudação de boas-vindas aos representantes dos municípios presentes e fez questão de agradecer publicamente aos prefeitos de Barueri, Rubens Furlan, e de Araraquara, Marcelo Barbieri, pelo apoio a Mogi das Cruzes na disputa pela sede dos 75º Jogos Abertos. “O apoio destes dois municípios foi fundamental para que pudéssemos sediar em 2011, pela primeira vez na história da nossa cidade, uma edição dos Jogos Abertos”, afirmou.

O secretário municipal de Esportes e chefe do Comitê Organizador dos 75º Jogos Abertos, Nilo Guimarães, descreveu alguns investimentos realizados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. “É a primeira vez que estamos sediando esta competição, onde são esperados de 12 mil a 15 mil atletas e para isso estamos nos preparando há algum tempo. Teremos, por exemplo, dois novos ginásios de esportes, um no Botujuru e outro em Jundiapeba, dois extremos da cidade com os quais logo vocês estarão familiarizados. Também trocamos o piso do Ginásio Municipal de Esportes, instalamos 5 mil assentos, revitalizamos os centros esportivos, enfim, nosso objetivo é recebê-los da melhor maneira possível”, afirmou.

O coordenador de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, Eduardo Anastasi, elogiou a organização de Mogi das Cruzes. Durante as competições, os atletas de todo o Estado de São Paulo estarão alojados em 117 escolas municipais e estaduais cedidas pela Secretaria Municipal de Educação e pela Diretoria de Ensino. “O município está de parabéns pelo esforço e a dedicação nesta empreitada, que realmente exige muito trabalho e envolvimento”, disse Anastasi, que representou o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Benedito Fernandes.

Os representantes das cidades também receberam informações sobre o município, como as melhores rotas para se deslocar pela cidade, além do trabalho de atendimento às delegações que será feito pelas equipes das Secretarias Municipais de Segurança, Saúde, Transportes e Obras, além do Semae, autarquia responsável pelos serviços de água e esgoto. A apresentação foi feita pelo secretário adjunto de Esportes, Fred Abib.

Homenagem

Durante a solenidade, Mogi das Cruzes foi homenageada com o Troféu Fair Play dos Jogos Regionais de Pindamonhangaba. O prêmio foi entregue pelo presidente do Panathlon Club Taubaté, Rinaldo Gobbo, ao prefeito Marco Bertaiolli. A homenagem foi dada devido a exemplar conduta da delegação mogiana durante os Jogos Abertos. “Este não é um prêmio fácil de ganhar. Das 46 cidades que participaram da competição, somente quatro terminaram com pontos positivos e Mogi das Cruzes terminou campeã”, explicou o presidente.