GILBERTOESPORTE

sábado, 8 de outubro de 2011

Brasil estreia no Sul-Americano nesta sexta-feira 07/10/11

Foto: Jessika é dúvida para o jogo de estreia do Brasil no Sul-Americano.

Tem início nesta sexta-feira, em Maracay-VENEZUELA, o 4º Campeonato Sul-Americano de Seleções de Futsal Feminino. Brasil estreia contra o Equador.

Em busca do quarto título consecutivo do Sul-Americano de Futsal Feminino, a seleção brasileira estreia nesta sexta-feira (07/10), às 18h30 (horário de Brasília), diante da seleção equatoriana. A competição se realiza na cidade de Maracay, na Venezuela, e vai até o dia 14.

Das atletas da Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora, Cely teve uma lesão muscular durante os treinamentos e está fora da primeira fase do torneio. Jessika sentiu em desconforto no joelho, foi poupada dos últimos treinos e é dúvida para o confronto da primeira rodada. Giga Paraná e Vanessa estarão a disposição do técnico Vander Iacovino.

Depois desta partida o Brasil só retornará a quadra na segunda-feira (10/10) para enfrentar a Colômbia. Na terça-feira, fecha a participação na primeira fase contra o Paraguai.

Mais informações sobre a competição, acesse http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/selecao/index.php

Fonte:
http://www.femalefutsal.com.br/
contato@femalefutsal.com.br
(49)3322-8555

Domingo tem semifinal da 3ª edição da Liga das Campeãs 07/10/11

Neste domingo, dia 09, não percam dois maravilhosos jogos de futsal feminino pela semifinal da 3º edição da Liga Das Campeãs.Os jogos acontecerão no Ginásio Gigantinho Parque América Grajaú - Zona Sul SP.

Às 17h00, a equipe Globall enfrenta a equipe Santa Foguense. Este jogo promete, porque a equipe Globall , pela segunda vez, conquista a terceira colocação da Liga Das Campeãs, e vem com tudo para conseguir a vaga na grande final, mas a equipe Santa Foguense também quer conquistar este título.

Às 18h00, Semear* (A) enfrenta a fortíssima equipe do grêmio que tem atletas habilidosas, mas a equipe Semear* (A) campeã de 2009, está em alta no campeonato e não vai deixar escapar esta chance de ser bi-campeãs da Liga.

Veja o endereço e como chegar no site www.ligadascampeas.blogspot.com

Pantera Negra disputa liderança no Regional Água Doce 07/10/11

Pantera Negra/Nova Era/Agropecuária Caçador disputa a liderança do Regional de Futsal de Água Doce

Neste Sábado (08) a equipe de futsal feminino Pantera Negra representante de Caçador (SC), disputa a liderança do campeonato Regional de Futsal Feminino de Água Doce contra a equipe da CME Luzerna, que conta com ex profissionais e vem embalada no campeonato.

O desfalque será a atleta Juliana Fragoso que não se encontra totalmente recuperada para enfrentar este jogo. Também pela equipe caçadorense poderão ocorrer as estreias da goleira Gabi, que vem de Lages e a ala Bruna de Criciúma.

Taça Brasil Adulta: Kurdana/Cotia conhece seu grupo e tabela 07/10/11


Por: Ricardo Silva

Está chegando o momento tão ansiosamente aguardado pela cidade de Cotia. Sua equipe de futsal feminino, a Kurdana, disputará a Taça Brasil Adulta pela primeira vez na história. A competição será em Criciúma (SC), de 24 a 30 de outubro. E o clube paulista já conhece seu grupo e tabela.

O passaporte da Kurdana para a Taça foi o título de campeã estadual em 2010, vencendo ao Jaguaré/Palmeiras por 3 a 2 em uma final memorável. Agora será a hora de representar São Paulo na Divisão Especial da competição - nada menos que a elite.

As cotianas já disputaram duas competições nacionais em sua história. Em 2004, com o nome de FAAC, participaram da Taça Brasil Sub 20 em Caçador (também em SC), ficando em 6º. lugar. E, neste ano, fez sua estreia como franqueada da Liga Futsal Feminina, terminando em 9º lugar.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA MILAN/VGP





Surgiu no mês de setembro o primeiro time somente de atletas do sexo feminino de Vargem Grande Paulista, se trata da Associação Desportiva Milan, formado por pessoas que acreditam no talento das atletas e querem ajudá-la a terem um grande futuro principalmente aquelas que tem grande potencial para o futebol de campo e futsal.
Nossa equipe técnica é formada pelos Professores Selma e João que são formados em educação física e com registro no conselho regional de educação física portanto possuem o famoso cref registro obrigado para técnico e pelo Gilberto Cardoso Vieira que auxilia os professores em algumas atividade e cuida da parte administrativa do time.
Nós treinamos as terças-ferias no ginásio municipal e aos sábado na escola João Camargo no bairro Jardim Europa.
Realmente precisamos de toda a ajuda e sorte que as pessoas de bem do município possam nos dar, além é claro de boa energia para que as atletas possam desempenhar bons treinamentos e ótimos campeonatos, dos empresários que possam também acreditar nesse trabalho sério e honesto e além é claro do diretor de esporte Professor Paulinho que nos sede o espaço e está nos ajudando neste trabalho no município.
Nós estamos com quatro categorias o Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20.
Formado pelas atletas Sub-13 Jenifer, Sara, Grasi, Lorena, Barbara, Gisele, Eduarda, Bruna, Letícia, Letícia Godinho, Amanda, Beatriz, Beatriz, Carol e Ana Beatriz; Sub-15 Janaina, Nayara, Jéssica, Gisele, Yasmin e Gisele, Tatiane; Sub-17 Natália, Angela, jéssica, Tamaris e Sub-20 Thais.
Nossos primeiros desafios são: Torneio de Futebol de campo dia 09/10 no Alto da Serra São Roque e VI TORNEIO DE FUTSAL DO PROJETO JM DIAS 13, 14 e 15/11 Jardim Margarida Vargem Grande Paulista.

texto: Gilberto Cardoso Vieira

JUDÔ DE VARGEM GRANDE PAULISTA TEM ATLETA DE GRANDE FUTURO.


Nathália a jovem talento do Judô de Vargem Grande Paulista

A judoca Nathália Aires de 15 anos de idade, faixa verde, é praticante de judô desde 9 anos no município, desde pequena já conquistou várias medalhas de judô, sendo os títulos mais importantes: Campeã Regional, Campeã Estadual, 5ª colocada no Paulista. “Ela com certeza tem muito a prosperar, acreditamos que será a primeira faixa preta da equipe feminina de Vargem Grande Paulista”.
Os Professores Ricardo Lebre e Adriana técnico da atletas estão muito orgulhosos do desempenho desta jovem promessa que a cada dia está se tornando uma grande realidade para o esporte local, nossa atleta vem se dedicando intensamente ao judô com treinamento no período da tarde no Ciej, espaço municipal que a equipe de judô treina.
Esperamos que os empresários locais possam olhar com carinho para essa nossa futura medalhista olímpica e lembrando Rio 2016 está ai, precisamos de nossos atletas nos representante lá.

texto: Adriana Lebre
adaptado: Gilberto Cardoso Vieira

NEWSLETTER FAP

Pela primeira vez, Sertãozinho receberá alunos para o Campeonato Escolar

Liliane Yoshino

Federação Aquática Paulista


O I Campeonato Estadual Escolar Olímpico Rumo a 2016 chegou a sua 10ª etapa e está atraindo um número cada vez maior de alunos com interesse em participar do evento e defender o Estado nos Jogos Olímpicos Escolares. Talentos estão sendo despontados e São Paulo está provando que é celeiro de futuros ídolos no esporte.

A 10ª etapa acontecerá pela primeira vez em Sertãozinho, na piscina do Conjunto Poliesportivo Selma Regina Oliveira Mendes. Ela está localizada na Rua Julieta Rodrigues Speranza, 271, no bairro Nassim Mamed.

Importante ressaltar que no dia da competição, deverão ser entregues ao organizador do evento as súmulas preenchidas, assinadas e carimbadas. Além disso, os alunos deverão mostrar o RG original no balizamento, conforme regulamento. Toda a documentação deve ser original.

O I Campeonato Estadual Escolar Olímpico Rumo a 2016 é realizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo em parceria na organização e execução da Federação Aquática Paulista. O objetivo é promover o intercâmbio entre as Unidades Escolares da Rede de Ensino do Estado de São Paulo. Além de contribuir a prática ao esporte, o evento favorecerá a descoberta de novos talentos olímpicos que possam ser contemplados com o Programa Bolsa Talento Esportivo ou uma vaga nos Centros de Excelência do Estado de São Paulo.

A 1ª etapa aconteceu em Campinas (16/06), a 2ª em Jaboticabal (20/06), a 3ª na Praia Grande (21/06), a 4ª em São José do Rio Preto (25/06), a 5ª em Presidente Prudente (02/07), a 6ª em São Paulo (11/08), a 7ª em Guaratinguetá (16/08), a 8ª em Campinas (15/09) e a 9ª em Presidente Prudente (22/09).



SEDE PRÓPRIA: RUA DA UNIÃO, 57 - VILA MARIANA - SÃO PAULO/SP - CEP 04107-010
(11) 3884-7557 - E-mail: contato@aquaticapaulista.org.br

NEWSLETTER FAP

Autoridades vêem etapa de Sertãozinho uma forma de fomentar a natação na cidade

Liliane Yoshino

Federação Aquática Paulista

"Muito divertido e forte". Assim descreve Vitoria de Carvalho, EM Prof. José Gonso, e muitos outros participantes sobre a 10ª etapa do Campeonato Estadual Escolar Olímpico Rumo 2016.

Pela primeira vez, Sertãozinho recebe uma etapa do evento o que deixou muito orgulhosos os conterrâneos e autoridades da cidade. A etapa contou com a ilustre presença do diretor de esportes de Sertãozinho, Silvio Scaranelo, teve a honra de entregar as medalhas aos jovens nadadores. "O campeonato é o espelho das crianças que estão assistindo. Uma motivação a mais para a escolinha que temos aqui que conta com 300 nadadores. Ano que vem, esse número aumentará com o projeto de inclusão das crianças portadoras de deficiência".

Também para fomentar o esporte, a pré -escola do EE Prof. Eden Ambrósio lotaram a arquibancada da piscina. Encantadas, elas assistiam ao desempenho dos nadadores e ensaiavam uma torcida.

Tiveram um perfeito aproveitamento os nadadores campeões de três provas: Jhennyfer Horacio (Esc. Integradas Prof. Nivaldo Salshi Stipp), Victor Radael (EMEF Profª Maria Sylvia Traldi de Marco), Julia Gusson (Cooperativa Educacional Ferreirense), Marina Neves (Colegio Objetivo Presidente Prudente) e Marcelo da Silva Junior (Colégio Apogeu).

O I Campeonato Estadual Escolar Olímpico Rumo a 2016 é realizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo em parceria na organização e execução da Federação Aquática Paulista. O objetivo é promover o intercâmbio entre as Unidades Escolares da Rede de Ensino do Estado de São Paulo (municipal, estadual, federal e particular). Além de contribuir a prática ao esporte, o evento favorecerá a descoberta de novos talentos olímpicos que possam ser contemplados com o Programa Bolsa Talento Esportivo ou uma vaga nos Centros de Excelência do Estado de São Paulo.

A 11ª etapa acontecerá no dia 14 de outubro, em Praia Grande.

As inscrições são de responsabilidade da Direção da Unidade Escolar e de seus professores de educação física. A relação nominal dos nadadores participantes deverão ser enviadas via email, campeonatoescolar@aquaticapaulista.org.br. Cada Unidade Escolar pode inscrever dois atletas por prova e cada atleta poderá nadar três provas.

SEDE PRÓPRIA: RUA DA UNIÃO, 57 - VILA MARIANA - SÃO PAULO/SP - CEP 04107-010
(11) 3884-7557 - E-mail: contato@aquaticapaulista.org.br

Sorteio define os grupos do 7º Grand Prix de Futsal

Sorteio define os grupos do 7º Grand Prix de Futsal


Manaus (AM) - Os grupos e a tabela de jogos da sétima edição do Grand Prix de Futsal foram definidos na manhã desta quinta-feira (6/10), em sorteio realizado no Centro Cultural Palácio do Rio Negro, em Ma naus, capital amazonense, que será sede da competição deste ano.

Por pouco mais de meia hora, as atenções do futsal mundial se voltaram para a cidade manauara. Ao todo, foram definidos os quatro grupos do torneio. Os cabeças-de-chave de cada uma das chaves, que foram Brasil, Rússia, Irã e Argentina ficaram nas chaves A, B, C e D, respectivamente, dentro da primeira fase.

Os grupos do torneio ficaram divididos da seguinte forma:
Grupo A ? Brasil, Guatemala, Holanda e Angola
Grupo B ? Rússia, Paraguai, Costa Rica e Zâmbia
Grupo C ? Irã, Bélgica, Uruguai e Estados Unidos
Grupo D ? Argentina, Hungria, Moçambique e República Checa

Os dois mais bem colocados de cada uma das chaves se classificação para as quartas-de-final da competição internacional, enquanto os terceiros e quartos colocados de cada um dos grupos disputarão as colocações inseridas entre a oitava e a décima sexta posições. Todos os jogos da segunda fase serão eliminatórios.

Estiveram presentes no sorteio o secretário de Desporto e Lazer de Manaus, Fabrício Lima; o secretário de Esportes de Amazonas, Júlio César Soares; o presidente da Federação Amazonense de Futebol de Salão (FAFS), Raimundo Reis, além do vice-presidente Administrativo da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Hideraldo Martins.

Reis disse que a realização do Grand Prix em Manaus será uma boa oportunidade para que o Brasil e o mundo reconheçam Manaus como centro de excelência do esporte mundial. ?O mundo e o Brasil conhecerão a hospitalidade do amazonense. A federação se sente feliz em ajudar na recepção dos salonistas de todo o mundo em Manaus?, sorriu.

Lima relembrou que Manaus será uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol e que o Grand Prix será o verdadeiro teste para a competição. ?O Grand Prix em Manaus será maior que a Copa do Mundo a ser realizada em nossa cidade. Por isso nossa responsabilidade será tão grande nesse mês quanto em 2014?, frisou.

Para o secretário de Esportes de Amazonas, Júlio César Soares, avaliou como especial a realização do torneio no estado de Amazonas. ?Nosso estado recebe a competição neste dia especial. Temos certeza que estamos preparados para receber um evento de tamanha envergadura?, avaliou.

Os jogos serão disputados a partir do dia 16/10, um domingo, simultaneamente na Arena Amadeu Teixeira e no Ginásio do Sesi, ambos na capital amazonense. A competição seguirá até o dia 23/10, outro domingo, dia da final que será disputada na Arena Amadeu Teixeira.

Confira os detalhes do sorteio em: http://futsaldobrasil.com.br/sorteiogp/telao/index2.php
Fotos em alta resolução: http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/galeria/index.php?idCompeticao=72

Nelson Mathias é relembrado em sorteio do Grand Prix


Manaus (AM) - O ex-presidente da Federação Amazonense de Futebol de Salão (FAFS), Nélson Mathias, foi relembrado nos discursos realizados durante a cerimônia da realização do sorteio dos grupos do Grand Prix de Fustal 2011, realizado na manhã desta quinta-feira (6/10), em Manaus (AM).< br>
Mathias morreu em maio deste ano por conta de complicações decorrentes de um tumor em seu cérebro. O atual presidente da FAFS, Raimundo Reis, relembrou a memória do ex-dirigente. Além dele, o secretário de Desporto e Lazer de Manaus, Fabrício Lima, e do secretário de Esportes de Amazonas, Júlio César Soares.

Para Lima, toda a luta de Mathias pelo crescimento do futsal em Amazonas foi coroada na realização do Grand Prix. “Lutamos durante muito tempo para que realizássemos o Grand Prix aqui em Manaus. Sei que Mathias não está aqui em corpo, mas em espírito certamente o está e comemorando juntamente conosco”, disse.

O secretário de Esportes do Governo de Amazonas, Júlio César Soares, destacou também a luta do ex-presidente na luta pelo crescimento do futsal no estado de Amazonas. Para ele, a vitória na realização do evento também foi dele.

“Nelson sempre foi um lutador e sua luta maior sempre foi o futsal amazonense. Ele esteve aqui para poder desfrutar desse momento importante no salonismo amazonense, mas certamente ele é um dos vitoriosos neste dia”, disse o secretário.


Técnico brasileiro avalia adversários da primeira fase do GP


Manaus (AM) - O Brasil conheceu nesta quinta-feira (6/10) seus adversários da primeira fase do 7º Grand Prix de Futsal. A competição, que será disputada em Manaus (AM), entre os dias 16 e 23 deste mês, teve o sorteio dos grupos realizado no Palácio Rio Negro, na capital amazonense. Os brasileiros terão como rivais na primeira fase Angola, Holanda e Guatemala.

Os primeiros rivais do Brasil serão os guatemaltecos, no dia 16 (domingo). Na sequência, o time comandado pelo técnico Marcos Sorato enfrenta Angola, no dia 17, e no dia seguinte encara a Holanda. Todos os jogos da equipe verde-amarela nesta fase do Grand Prix serão na Arena Amadeu Teixeira.

“A Guatemala evoluiu após a passagem de treinadores como Fernando Ferretti e José Venancio Lopez (atual técnico da Espanha). Não é mais a Guatemala do inicio dos anos 2000. É um time melhorado e será em uma estréia, em que há sempre uma carga diferente”, comentou o comandante técnico do Brasil, Marcos Sorato, falando sobre o primeiro jogo de sua equipe no 7º Grand Prix.

Sorato também avaliou os demais adversários da primeira fase. “Depois encaramos Angola, que está entrando agora no mundo do futsal e também vem crescendo, tende a ser um jogo mais tranqüilo, mas temos que ter muito respeito. Já a Holanda não enfrentamos há um bom tempo e não temos referências atuais para poder avaliar, mas como será o último confronto poderemos colher informações”, disse.

Em relação aos demais rivais do Grand Prix, o treinador do Brasil fez questão de ressaltar forças emergentes do salonismo mundial. “Rússia, Irã e Argentina foram os cabeças de chave e apresentam equipes que estão entre as melhores do mundo. O Paraguai também é uma equipe forte e fazendo uma previsão para a sequência da competição devem ser adversários que lutarão pelo título”, sentenciou.

Apresentação
O Brasil se apresentará em Manaus na próxima terça-feira (11/10). Dos 14 convocados, 10 estiveram na Copa América. As quatro novidades em relação à lista do torneio sul-americano são o goleiro Franklin, o fixo Ciço, o ala Vinícius e o pivô Fernandinho. O arqueiro, que defende a Krona/Joinville/DalPonte não atua com a camisa verde e amarela há quase um ano.

A última vez que defendeu a Seleção foi em novembro de 2010, quando atuou nos amistosos diante da Hungria, realizados em Cuiabá (MT) e Joinville (SC). Depois disso, ele chegou a ser convocado para os jogos contra Uruguai e Portugal, em abril deste ano, mas sofreu uma lesão no ombro que o tirou das quadras até o início deste mês.

Os outros três jogadores atuam no exterior e são convocados com freqüência para a Seleção. O fixo Ciço, que atua no Foolad Mahan, do Irã, esteve nos amistosos contra o Paraguai, realizados em julho deste ano. Vinícius e Fernandinho defendem o MFK Dínamo Moscou, da Rússia, e foram convocados para enfrentar o Kuwait, no início do mês. O ala, por causa de uma lesão, não pode jogar, mas o pivô participou dos jogos e teve bom rendimento.

Confira a lista de convocadas para o 7º Grand Prix de Futsal
Goleiros
Djony - Santos (SP)
Tiago - São José/ValeSul Shopping (SP)
Franklin - Krona/Joinville/DalPonte (SC)

Fixos
Ciço - Foolad Mahan (Irã)
Neto - Santos (SP)
Rodrigo - Carlos Barbosa (RS)

Alas
Vinícius - MFK Dinamo Moscou (Rússia)
Jackson - Santos (SP)
Gadeia - Copagril/Faville/DalPonte (PR)
Falcão - Santos (SP)
Valdin - Santos (SP)

Pivôs
Fernandinho - MFK Dinamo Moscou (Rússia)
Simi - São Caetano/Corinthians/Unip (SP)
Jé - Santos (SP)







Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Sul-Americano 2011 :: RELEASE DO DIA 6/10/2011

Seleção estreia nesta sexta contra o Equador


Maracay (VEN) - Tudo pronto para a estreia da seleção brasileira feminina na quarta edição do Sul-Americano de futsal, que será realizada em Maracay, na Venezuela. Nesta sexta-feira (7/10), às 17 horas (18h30 no Brasil), a equipe do técnico Vander Iacovino terá pela frente o Equado r. Ambos os selecionados estão presentes no grupo B, ao lado de Colômbia e Paraguai.

Em busca do tetracampeonato, as brasileiras, que treinaram menos de duas semanas para a estreia, estão confiantes. Para o confronto desta sexta-feira, mesmo sob o forte calor venezuelano, o objetivo é deixar a ansiedade de lado e iniciar a campanha com o pé direito.

Jéssika, que não esteve em quadra ontem, mas participou normalmente do trabalho desta quinta, se diz pronta para o 1º embate em solo venezuelano. ?Ainda sinto um leve desconforto, mas nada mais sério. Eu vou para o jogo contra o Equador?, revelou a ala. A pivô Cely, lesionada, segue de fora.

Amanhã pela manhã, mesmo dia do duelo de estreia, a comissão técnica brasileira comandará a última atividade antes da partida contra as equatorianas. Já de olho no confronto da tarde, as jogadoras farão apenas um alongamento no próprio hotel.

Seguem os três confrontos do Brasil no grupo B:
- Brasil x Equador: sexta-feira (7), às 17hr local (18h30 pelo o horário de Brasília);
- Colômbia x Brasil: segunda-feira (10), às 13hr local (14h30 pelo o horário de Brasília);
- Brasil x Paraguai: terça-feira (11), às 17hr local.

Obs. O ginásio poliesportivo ?Las Delicias? será o palco de todas as partidas do 4º Sul-Americano feminino de futsal.

Treinos da seleção feminina continuam antes da estreia


Maracay (VEN) - A seleção brasileira feminina de futsal voltou a treinar na tarde desta quinta-feira (6/10). De olho na estreia do 4º Campeonato Sul-Americano da categoria, nesta sexta-feira, às 17 horas (18h30 no Brasil), contra o Equador, as brasileiras aproveitaram o pouco tempo restante para acertar os últimos detalhes.

Pela manhã, no próprio hotel onde estão hospedadas (Micotti), as atletas fizeram uma breve atividade após o café da manhã, com duração aproximada de 30 minutos. Nessa, o elenco trabalhou flexibilidade e força.

Já no fim da tarde, assim como ontem, o selecionado verde amarelo realizou mais uma atividade com bola numa quadra local. Na ocasião, depois de um aquecimento com apenas um toque (em seguida foram liberados dois) Vander cobrou mobilidade de suas comandadas, em especial nos contra-ataques. Antes de encerrar o treinamento, enquanto as goleiras fizeram um trabalho a parte, o restante do elenco ensaiou jogadas de linha de fundo. O técnico brasileiro repetiu tudo exaustivamente.

Para a goleira Giga, o time está focado e ciente de seus objetivos. De acordo com a mesma, todos os treinamentos foram bem absolvidos pelas jogadoras, o que dá ainda mais confiança para o confronto desta sexta, onde o triunfo será fundamental.

?Nossa equipe está bem preparada. Os erros durante a partida irão aparecer, o que é natural, mas com o decorrer do campeonato e dos próximos treinamentos nós iremos corrigi-los. O time está focado para esse primeiro compromisso?, comentou Giga, uma das atletas que se destacaram durante o treino vespertino.

A pivô Cely, que sofreu uma lesão muscular na coxa direita, continua de fora do time. Jéssika está praticamente recuperada de uma fibrose e participou normalmente das atividades de hoje. A ala, caso não volte a sentir a contusão, está garantida para a estreia contra o Equador.

Goleiras trabalham forte ao lado de Carlão


Maracay (VEN) - Acompanhadas de perto pelo preparador de goleiros Carlos Bracali, o Carlão, as três arqueiras da seleção brasileira feminina de futsal, Jozi, Giga e Júlia, já estão suando as camisas em solo venezuelano. Convocadas por Vander Iaconivo, as goleiras não querem decepcionar no 4º Campeonato Sul-Americano, que será disputado entre os dias 7 e 14 deste mês, em Maracay.

?Temos aprimorado de tudo um pouco. Desde quando reunimos no Centro de Treinamento da seleção, há mais de uma semana atrás, as goleiras estão aprimorando e trabalhando vários aspectos, como: força, reflexo, ação e reação. Elas se apresentaram em condições diferentes, então é preciso coloca-las todas num mesmo patamar?, revelou Carlão.

Ainda de acordo com o preparador de goleiros do Jaguaré (SP), que serviu a seleção pela primeira vez em 2005, a disputa pela titularidade é inevitável. Segundo ele, apesar da briga pela posição, o respeito entra as guarda metas sempre existiu.

?É tudo muito natural. Elas respeitam o espaço uma da outra, mas nem por isso deixam de lutar pela posição, isso é importante. A Jozi é a mais experiente e é a capitã, mas nem por isso a Giga tem deixado de brigar pelo seu lugar. A Júlia é a mais nova na equipe e também tem treinado forte?, concluiu Bracali.

Novata, a goleira Júlia se diz feliz pela oportunidade de defender a seleção brasileira pela primeira vez. Para a atleta do Kindermann, de Caçador (SC), os treinamentos definidos pela comissão técnica nacional, em especial pelo preparador de goleiras Carlão, estão sendo todos bem aproveitados.

?Não posso me acomodar por apenas estar no grupo. Estou feliz por fazer parte da seleção, mas nem por isso deixo de buscar o meu espaço. Tem sido uma experiência grande pra mim, já que nos clubes nós acabamos não tendo trabalhos tão específicos, e tenho procurado aprender bastante com os profissionais que aqui estão?, disse Júlia, logo após o café da manhã desta quinta-feira (6).

Atuando no futsal espanhol há quase dois anos e mais experiente, a capitã Jozi, pelo o que tudo indica, será a titular do gol brasileiro. Giga e Júlia, mesmo correndo ?por fora?, prometem estarem prontas para caso o técnico Vander opte por alguma delas durante a competição.

A estreia brasileira no Sul-Americano 2011 de futsal será na sexta-feira (7), contra as equatorianas. O jogo está marcado para as 17 horas local ? 18h30 pelo o horário de Brasília.



Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confeder ação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br

1º Campeonato Juazeirense de Categorias de Base 06/10/11

1º Campeonato Juazeirense de Categorias de Base

A L.J.D.A. "Liga Juazeirense de Desporto Amador" iniciará no dia 08 de Outubro no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, o 1º CAMPEONATO JUAZEIRENSE DE CATEGORIAS DE BASE. Nessa primeira etapa sera contemplada a modalidade FUTSAL nas categorias: SUB 11, SUB 13, SUB 15 e SUB 17 ANOS. Logo em seguida, será a vez das modalidades: VOLEIBOL, HANDEBOL e BASQUETEBOL; sendo que nas categorias: SUB 13, SUB 15 e SUB 17 ANOS.

Os objetivos principais dessa competição SÓCIO-ESPORTIVA são:

* Incentivar crianças e adolescentes à prática esportiva como fator essencial ao desenvolvimento físico e mental dos mesmos;
* Contribuir diretamente no processo de socialização e aprimoramento dos aspéctos ATITUDINAIS e COMPORTAMENTAIS de cada um deles, favorecendo assim, na formação cidadâ;
* Combater a ociosidade das crianças e adolescentes participantes;
* Desenvolver e revelar talentos e habilidades esportivas nas modalidades ofertadas;
* Difundir cada vez mais as modalidades esportivas: FUTSAL, VOLEIBOL, HANDEBOL e BASQUETEBOL; propiciando cada vez mais o crescimento do número de praticantes, o surgimento de novas e equipes, bem como de outras ESCOLAS DE INICIAÇÃO ESPORTIVA;
* Promover a integração, o intercâmbio SÓCIO-CULTURAL e a INCLUSÃO SOCIAL através do ESPORTE.

Maiores e melhores informações ligar para falar com o Profº. GILBERTO ALVES ( Diretor Presidente da L.J.D.A. ) através dos fones: (88)8833.1767/9936.9994/9298.3455.
Portal do Futebol Feminino

Curso Master em Técnica de Campo 06/10/11

A FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, acompanhando a fundamental e urgente necessidade de promover e contribuir para a qualificação de treinadores, assistentes, preparadores físicos, treinadores de goleiro, coordenadores técnicos, analistas de desempenho e todos os profissionais ligados à gestão do futebol brasileiro, em parceria com a Universidade do Futebol, convida você para participar da segunda turma do Curso Master em Técnica de Campo.

Início: 06/10/11 Término: 26/11/2011
Local: Federação Paulista de Futebol
Clique aqui para datas, horários, valores e maiores informações

Fonte:http://www.cursosfutebol.com.br/

Vitória enfrentará o Rio Preto pela semifinal da Copa do Brasil 06/10/11

Primeira partida será dia 5 de novembro em Vitória de Santo Antão.

Em sorteio realizado na tarde desta quarta-feira (5) na sede da CBF, no Rio de Janeiro, foram definidos os confrontos entre os semifinalistas da Copa do Brasil Feminina 2011.

O Vitória, time de melhor campanha na competição vai enfrentar a forte equipe do Rio Preto de São Paulo. A outra semifinal será entre Viana/MA x Foz Cataratas/PR.

A primeira parida será no dia 5 de novembro no Carneirão, em Vitória de Santo Antão. Data foi alterada a pedido da diretoria do Vitória à CBF para facilitar a presença do torcedor. O Tricolor das Tabocas detém o recorde de maior público da competição.

Sobre o adversário o diretor de futebol do Vitória, Modesto Roma, um dos integrantes da deleção tricolor no Rio de Janeiro, destacou que o adversário é uma equipe com muita qualidade, mas ressaltou o importante apoio da torcida para vencer esse obstáculo. “Serão dois jogos bem difíceis, mas se queremos ser campeões temos que superar. Temos um time qualificado e vamos em frente com o apoio da nossa torcida, que certamente vai lotar o Carneirão”, afirmou Roma.

A dirigente do Rio Preto Dorotéia Souza, afirmou em entrevista a rádio Tabocas FM que o time Paulista é uma equipe qualificada, mas que terá um adversário difícil pela frente. “Nossas meninas tem bastante nível e estamos trabalhamos há muito tempo, portanto, temos conjunto, mas não queríamos pegar o Vitória, essa era uma idéia para a final da competição. Sabemos que o time de Pernambuco é uma grande equipe com jogadoras importantes e infelizmente o sorteio definiu assim. Agora vamos para tudo ou nada. Os quatro são fortes e vão brigar pelo título”, declarou.

O presidente da FPF (Federação Pernambucana de Pernambuco), Evandro Carvalho, viajou a sede da CBF para acompanhar o sorteio ao lado do presidente do Vitória, Paulo Roberto, e dos demais diretores.

Luciano S. Abreu - assessor de Imprensa:
Celulares (81) 8761.5903 (OI) - (81) 9799.6957 (TIM)
E-mail: lucianofalki@hotmail.com
MSN: lucianofalk@hotmail.com
Site: www.vitoriadastabocas.com.br

Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora com foco na Taça Brasil 06/10/11

Foto: Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora quer repetir os feitos ocorridos em Londrina-PR (2009) e em Anápolis-GO (2010).

A CBFS divulgou a tabela da Taça Brasil e a equipe chapecoense inicia a corrida pelo tri jogando contra as brasilienses da UCB no próximo dia 24. A competição será disputada em Criciúma.

A equipe principal da Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora/PMC/Female segue se preparando para as três últimas competições da temporada: Taça Brasil, JASC e Campeonato Catarinense. Em especial, a atenção está voltada para o certame nacional que acontecerá em Criciúma-SC, entre os dias 24 e 30 deste mês.

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) já anunciou as equipes participantes, a formação dos grupos e a tabela da primeira fase da Taça Brasil - Divisão Especial. São dez times divididos em duas chaves, classificando as duas melhores de cada grupo para as semifinais.

A Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora, atual bicampeã da Taça Brasil, está na chave A, ao lado da Kurdana/Cotia (SP), Hidraúlica Brasil (GO), UCB (DF) e Esmac/Ananindeua (PA). No outro grupo está a anfitriã Unesc/Criciúma (SC), Chimarrão/Bender (RS), Eunápolis (BA), Nacional Gás/Unifor (CE) e Sercomtel/Londrina (PR).

A estreia das chapecoenses ocorrerá às 18h do dia 24, diante da UCB. Depois, a Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora enfrentará Hidraúlica Brasil (25/10), Esmac/Ananindeua (26/10) e Kurdana/Cotia (28/10).

A Taça Brasil é a competição mais tradicional do futsal feminino brasileiro. A primeira edição foi disputada em 1992 e, portanto, Criciúma sediará a de número 20. A maior vencedora é a Sabesp com cinco títulos. Chimarrão vem em seguida com três conquistas. Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora, Kindermann/Caçador e Marvel conquistaram duas vezes cada.

Mais informações sobre a competição, acesse http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/index.php?idCompeticao=177

Contatos:
http://www.femalefutsal.com.br/
contato@femalefutsal.com.br
(49)3322-8555

Informativo liga das campeãs 06/10/11

A organização da Liga das Campeãs informa:
"Mudamos a data do nosso primeiro e também inovador festival de futsal feminino livre que dará dois troféus: um para equipe vencedora e outro troféu de participação. E o professor da equipe participante poderá levar um lindo DVD da Lenoxx novinho. Vamos sortear no último jogo de nosso festival."
Início dos jogos: dia 15/11/2011
Local: Ginásio Céu Vila Rubi - América Grajaú - Zona Sul São Paulo.
Horário: a partir das 08:00 às 19:00 horas

Participem!!!
Garanta já a sua equipe.
Maiores informações no site: www.ligadascampeas.blogspot.com
Realização Flávio Eventos
Portal do Futebol Feminino

Metropolitano Principal: Kurdana/Cotia estreou com goleada 06/10/11


Por: Ricardo Silva

Não poderia ser melhor o começo do Metropolitano de futsal feminino para a Kurdana/Cotia. Jogando pelo Grupo A da categoria Principal, foi até São Carlos e goleou a equipe local por 11 a 0. A partida ocorreu na noite da última quinta-feira (29), no Ginásio Milton Olaio Filho.

Sendo assim, as cotianas começaram sua luta por uma vaga na Taça Brasil 2012 com três pontos. O próximo compromisso será em casa, no Ginásio Municipal, às 20 horas de sexta-feira (07). A competição que sucede ao Estadual (vencido pelo Jaguaré/Palmeiras/Barueri), será disputada até o mês de dezembro.

Futsal Feminino - Taça Brasil Adulta: Kurdana/Cotia conhece seu grupo e tabela

Taça Brasil Adulta: Kurdana/Cotia conhece seu grupo e tabela
Por: Ricardo Silva










Está chegando o momento tão ansiosamente aguardado pela cidade de Cotia. Sua equipe de futsal feminino, a Kurdana, disputará a Taça Brasil Adulta pela primeira vez na história. A competição será em Criciúma (SC), de 24 a 30 de outubro. E o clube paulista já conhece seu grupo e tabela.

O passaporte da Kurdana para a Taça foi o título de campeã estadual em 2010, vencendo ao Jaguaré/Palmeiras por 3 a 2 em uma final memorável. Agora será a hora de representar São Paulo na Divisão Especial da competição - nada menos que a elite.

As cotianas já disputaram duas competições nacionais em sua história. Em 2004, com o nome de FAAC, participaram da Taça Brasil Sub 20 em Caçador (também em SC), ficando em 6º. lugar. E, neste ano, fez sua estreia como franqueada da Liga Futsal Feminina, terminando em 9º lugar.

* Grupo de Cotia é equilibrado; a outra chave é a "da morte"

Os grupos da Taça são montados de acordo com o posicionamento de cada Estado no ano anterior. Para entender melhor: cada equipe representa sua Federação nas Divisões e a classificação final interfere tanto na montagem de chaves no ano posterior quanto no acesso e descenso. A Taça é fracionada em três divisões - Especial, Primeira e Segunda. Os dois piores representantes rebaixam seus Estados e os finalistas sobem.

Cada divisão tem nove Estados. Apenas os participantes de cada uma podem sediar, tendo direito a levar o campeão local e a equipe da cidade mandante, totalizando dez times. Na elite do futsal feminino nacional adulto estão Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Goiás, Bahia, Distrito Federal e Pará.

Os dez representantes são: UnoChapecó/Female (SC), ACE Kurdana/Cotia (SP), Chimarrão (RS), Sercomtel/Londrina (PR), Nacional Gás/Unifor (CE), Hidráulica (GO), Eunápolis (BA), UCB (DF), Esmac/Ananindeua (PA) e a sediante Unesc/Criciúma. Estes serão divididos em dois grupos de cinco, passando os dois melhores para as semifinais. Tanto nestas quanto na final, o empate provoca prorrogação e pênaltis. E, na Fase de Grupos, o primeio critério de desempate é o confronto direto.

Pelas posições do ano passado (São Paulo foi 4º com o São Caetano/Corinthians), a Kurdana não ficará no "grupo da morte". Embora tenha equipes respeitáveis, a maior concentração de forças ficou no lado oposto. Cotia está no Grupo A, junto com Chapecó, Esmac, Hidráulica e UCB.

As chapecoenses são nada menos que as atuais tricampeãs mundiais, tetra da Liga Futsal e bi da Taça - além da recente conquista na Taça Sub 20. Será, sem dúvida, o adversário mais difícil para as cotianas. As demais três são importantes. O Esmac á a equipe hegemônica do Pará, revelando várias atletas desde suas categorias de base e sempre representando seu Estado na Taça. A Hidráulica participou das semifinais da competição em 2009 e 10; é também franqueada da Liga Futsal, apesar de pedir licenciamento nesta temporada. E a UCB (Universidade Católica de Brasília) tem uma boa equipe jovem, que teve desempenho considerável na Taça Sub 20 (esteve à uma vitória da semi) e na fase nacional da Liga Universitária (4º lugar).

Mas o Grupo B terá todo um peso histórico. Encabeçado pela atual vice-campeã Nacional Gás, conta com Chimarrão, Londrina, Eunápolis e a sediante Unesc. Como se não bastasse o passado da Nacional (vice da Taça 2008 também e da Liga Futsal 2005), tem que ser contado o rol gaúcho de títulos: o Chimarrão foi tri da Taça e primeiro campeão da Liga. Londrina não fica atrás, faturando a Liga em 2006 e o vice da Taça 2009. Uma equipe ótima também para formar atletas. A Unesc tem títulos universitários e escolares em âmbito nacional, e sempre vem com força nas edições da Liga (semifinalista de 2008 a 2010), fora o fator casa e a recente conquista do Universitário Catarinense, vencendo nada menos que Chapecó. E, mesmo Eunápolis, que seria a "patinha feia", não pode ser desrespeitada, pois foi bronze na edição do ano passado.

* Competição forte exige preparação forte

Tudo isso garante que teremos uma competição de altíssimo nível técnico, interessante para assistir, torcer e aprender. A Kurdana vai para mostrar sua força, provando que veio para ficar no cenário nacional. Com a experiência de sua primeira Liga e consciente das dificuldades, o plantel de Andressa de Azevedo está treinando em dois períodos todos os dias da semana, além de um horário para propriocepção, prevenindo lesões.

Os treinos táticos e técnicos estão ocorrendo em duas quadras de tamanho oficial (40m x 20m). Estas, foram construídas recentemente no lado externo do Ginásio Municipal de Cotia. Trata-se de um modo do clube se atualizar com as exigências do futsal moderno - haja visto que as competições da Confederação Brasileira de Futebol de Salão só ocorrem em dimensões superiores à 36m x 18m.

Cotia conta com um forte jogo coletivo, mas tem seus destaques individuais. No gol tem Márcia, melhor goleira do futsal paulista no ano passado. Como fixa, Karina vem chamando a atenção, atuando com solidez na defesa e precisão no ataque. Susana, apelidada de Mulher-Gol, é sempre um perigo em suas finalizações.
O maior dos destaques é, sem dúvida, Aline Lum. Com seu futsal mágico, encanta aos torcedores cotianos e rende admiração dos adversários, criando, driblando e chutando no momento certo.

* E a Kurdana abrirá a Taça

Como se não bastasse a honra de representar a cidade que sempre defendeu, a Kurdana abrirá a Taça 2011 - que está em sua 20ª edição. Na segunda-feira (24), às 15 horas, dá o pontapé inicial na competição contra as goianas da Hidráulica.

Na terça, será o dia de folga. Quarta, no mesmo horário, o duelo será contra as candangas da UCB. Na quinta, o jogo será as 18 horas, enfrentando ao sempre perigoso Esmac. E, na sexta, a forte partida contra a UnoChapecó, no fim da tarde. As semifinais serão na noite de sábado e a grande final às 10 da manhã no domingo (30). Todos os jogos serão no Ginásio da Unesc, localizado no campus desta universidade.

A Kurdana vai consciente do papel que representará, pois defenderá o Estado com maior quantidade de títulos na competição - 10. São Paulo já foi pentacampeã com a Sabesp (maior vencedora da história), bicampeã com a Marvel de Santos e tem na conta os títulos de Bordon, Uni Sant'Anna, e Jaguaré/Palmeiras. Santa Catarina, apesar de ser a melhor no ranking, conta com quatro títulos (dois do Kindermann/Caçador e dois da UnoChapecó). Rio Grande do Sul vem em seguida, com os três títulos do Chimarrão. Fecham a lista a Bahia (Euroexport) e o Rio de Janeiro (Vasco da Gama).

* Grupos da Taça Brasil Adulta 2010

Grupo A
UnoChapecó/Female (SC)
Kurdana/Cotia (SP)
Hidráulica (GO)
Esmac/Ananindeua (PA)
UCB (DF)

Grupo B
Nacional Gás/Unifor (CE)
Eunápolis (BA)
Chimarrão (RS)
Sercomtel/Londrina (PR)
Unesc/Criciúma (SC)

* Jogos da Kurdana/Cotia
(todas as partidas serão no Ginásio da Unesc)

24/10 - 15:00 - Kurdana/Cotia (SP) x Hidráulica (GO)
26/10 - 15:00 - UCB (DF) x Kurdana/Cotia (SP)
27/10 - 18:00 - Kurdana/Cotia (SP) x Esmac/Ananindeua (PA)
28/10 - 18:00 - UnoChapecó/Female (SC) x Kurdana/Cotia (SP)
29/10 - 18:00 e 19:30 - semifinais
30/10 - 10:00 - FINAL

Acompanhem a competição no hotsite oficial:
http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/index.php?idCompeticao=177

Contato:
(11) 6656 5506
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia

Vôlei Masculino - Estadual está embolado, e ACEK Cotia luta pela liderança na 1ª Divisão





Competição equilibrada e, o melhor, com a ACEK Cotia disputando a liderança. Assim está o Estadual de vôlei masculino, em sua Primeira Divisão. Com duas vitórias e uma derrota, os cotianos estão a apenas dois pontos do primeiro lugar na Fase de Classificação.

Na última atuação, em Pindamomnhangaba, perderam para a forte Funvic local, no sábado passado (01), por 3 sets a 1 em partida disputada no Ginásio Juca Moreira. E já neste sábado (08) volta à quadra, em Rio Claro, para pegar a boa equipe local, às 18:30 no Ginásio Felipe Karam.

Contando com sete equipes, a divisão tem quatro vagas para as suas semifinais. A Funvic lidera com sete pontos (três vitórias e uma derrota), seguida dos seis pontos de Limeira (duas vitórias e duas derrotas).

Em terceiro, com uma partida a menos, estão empatadas com cinco pontos ACEK Cotia, Rio Claro e Presidente Prudente - todas com dois triunfos e um revés. Correndo por fora, Jacareí está com quatro (duas derrotas e uma vitória), mas fará os três últimos jogos em casa. A única sem chances de passar é Assis, lanterna com derrotas em todos os seus quatro jogos.

Para a ACEK, vencer em Rio Claro põe a equipe na ponta. Segundo o técnico Leandro Yoshizumi, a classificação só depende dos cotianos, ainda mais que terão uma partida fundamental em casa contra o primeiro adversário que derrotaram no semestre passado: Limeira, no dia 20, no Ginásio Municipal. Dois dias depois deste, jogarãocontra o lanterna Assis - podendo ficar em condições de mandar a semi em casa.

* ACEK bem que tentou, mas adversário estava bem no dia

No jogo de Pinda, a boa equipe adversária veio completa, inclusive com jogadores da Superliga de vôlei - que aproveitam as férias para atuar nos clubes interioranos. A partida foi equilibrada. Nos dois primeiros sets, os mandantes venceram por 25-21 e 25-22.

A ACEK reagiu, mostrando que é forte no Estado de São Paulo, e devolveu os 25-22, forçando mais um set. Contudo, a qualidade adversária prevaleceu, marcando seguros 25-16 e fechando a partida.

O capitão Renato afirmou que a equipe não teve um bom dia no saque, apesar da disposição do grupo em quadra - que não deixou o jogo cair. Já Leandro aponta que o fator levantador fez a diferença entre os times. "Mas estamos evoluindo; o levantador Marcos, que chegou agora em Cotia, foi bastante utilizado e rendeu bem. Estou confiante nos meninos", concluiu.

Vejam mais sobre o Estadual de vôlei em:
http://www.fpv.com.br/bd/vq_catcamjg.asp?camp=E&cat=A&naipe=M&div=1

Contato:
(11) 6655 5506
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Centro de Formação de Atletas do São Paulo em festa em setembro Qui, 06 de Outubro de 2011


No último final de semana de setembro, sconteceu no Centro de Formação de Atletas (CFA) do São Paulo Futebol Clube, em Cotia, a reunião e confraternização anual dos conselheiros do clube.
Cerca de 300 conselheiros estiveram no CFA, considerado um dos mais bonitos e completos do Brasil. A Banda da Guarda Municipal de Cotia tocou durante o evento, que contou com a presença de Cristina Oka, diretora de turismo da Prefeitura de Cotia, representando o prefeito Carlão Camargo e o secretário titular de Cultura e Turismo Sérgio Folha.


Luís Flaviano Furtado, da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo e conselheiro do clube, agradeceu a participação da Banda da Guarda Municipal, regida pelo GCM Pereira:

”O CT ficou mais alegre com os acordes musicais da Corporação da Guarda Municipal de Cotia. Agradeço esse presente, em nome do São Paulo, que a cidade ofertou para abrilhantar nosso encontro. A Banda regida pelo maestro Pereira está de parabéns”.

Sul-Americano 2011 :: RELEASE DO DIA 5/10/2011

Mudança na tabela coloca Equador como 1º rival do Brasil

Maracay (VEN) - A seleção brasileira feminina de futsal foi pega de surpresa nesta terça-feira (4/10), data do embarque para a disputa do 4º Sul-Americano da categoria. A Bolívia, até então adversária da estreia, desistiu de participar do campeonato, mudando assim a tabela da chave B, a do Brasil.

O grupo A, formado por Argentina, Chile, Uruguai, Peru e pela anfitriã Venezuela não houve modificação. Com a saída das bolivianas, as brasileiras agora irão estrear contra o Equador, na própria sexta-feira (7).

O segundo compromisso das comandadas do técnico Vander Iacovino será somente na segunda-feira, diante das colombianas, teoricamente um dos adversários mais fortes da fase classificatória. E, por fim, a seleção do Paraguai, na terça, será o último rival no grupo B.

Todos os jogos da quarta edição do Sul-Americano feminino serão disputados no ginásio poliesportivo “Las Delicias”. Se chegar a final, as brasileiras terão pela frente cinco confrontos, incluindo a semifinal e a decisão, que será no dia 14 (sexta-feira).

Primeiro treino em solo venezuelano será nesta tarde
Depois de uma desgastante viagem (mais de quinze horas de duração, incluindo transportes aéreo e terrestre) até Maracay, capital do Estado de Aragua, a comissão técnica da seleção feminina optou por não realizar nenhum tipo de atividade na manhã desta quarta-feira (5).

Na parte da tarde, às 17 horas local (18h30 no Brasil), as atletas irão a quadra para seu primeiro treinamento na Venezuela. Amanhã (6), visando a partida de abertura, os treinos serão divididos em dois períodos: matutino e vespertino.

Seleção feminina inicia atividades em Maracay

Maracay (VEN) - Em busca de seu quarto título consecutivo do Sul-Americano feminino de futsal, a seleção brasileira iniciou na tarde desta quarta-feira (5/10) sua preparação na Venezuela, em Maracay, local onde será realizada a quarta edição da competição internacional.

Sob o olhar atento do treinador Vander Iacovino e de toda comissão técnica, doze das quatorze atletas que irão representar o Brasil no norte da América do Sul treinaram forte nesta tarde, após folga pela manhã. Cely e Jéssika, entregues ao departamento médico, foram poupadas.

Durante mais de uma hora, o elenco brasileiro trabalhou a saída de bola em velocidade, relembrou algumas jogadas de ataque e aprimorou a marcação pressão com apenas dois toques na bola. Vander, quando necessário, paralisou as atividades para orientar suas jogadoras.

Segundo a fixa Taty, o escrete verde amarelo, ainda se recuperando da longa viagem, tem tudo para fazer uma boa estreia na Venezuela. Ainda de acordo com a jogadora da Unesc (SC), o Brasil não pode ficar escolhendo adversário.

“A viagem até aqui realmente foi cansativa, mas temos tudo para estrear bem, já que nossa equipe está preparada. Esse primeiro treinamento foi importante para nós, principalmente para soltarmos o corpo um pouco”, analisou a defensora catarinense.

Ainda para Taty, o treino também serviu para ela e suas companheiras recordarem algumas das jogadas ensaiadas: “Além da soltura, nós aproveitamos para reensaiarmos algumas jogadas que trabalhamos durante o período em que estivemos concentradas no CT”.

Nesta quinta-feira, um dia antes da estreia diante das equatorianas, as brasileiras voltarão a treinar com bola no final da tarde. Presente no grupo B, o selecionado nacional é o atual campeão do Torneio Mundial, que terá sua segunda edição realizada em dezembro deste ano, no Brasil.

Jogos da seleção na primeira fase:
- Brasil x Equador: sexta-feira (7), às 17hr local (18h30 pelo o horário de Brasília);
- Colômbia x Brasil: segunda-feira (10), às 13hr local (14h30 pelo o horário de Brasília);
- Brasil x Paraguai: terça-feira (11), às 17hr local.

Jéssika e Cely correm contra o tempo para retornarem

Maracay (VEN) - A ala Jéssika e a pivô Cely, ambas da UnoChapecó (SC), lutam contra o tempo para tentarem ajudar a seleção brasileira feminina de futsal na caminhada pelo tetracampeonato Sul-Americano da categoria.

Enquanto em Jéssika foi constatada uma fibrose, em Cely o problema é muscular. A pivô sofreu uma lesão muscular na coxa direita e ainda não sabe quando voltará a trabalhar com bola. As duas foram poupadas do único treino desta quarta-feira (5).

“Eu não sinto mais dor, mas sigo meu tratamento normalmente com o Pedro (fisioterapeuta da seleção). Ainda não tenho certeza de quando será minha volta, mas espero retornar a partir da segunda fase”, comentou Cely, enquanto acompanhava o treinamento desta tarde e realizava tratamento no banco de reservas.

Sobre as jogadoras da seleção e da UnoChapecó, Mauro Fuziki, médico que acompanha as brasileiras na Venezuela, confirmou que nenhum dos dois casos é grave, mas Cely precisará de um tempo a mais para se recuperar.

“A Jéssika está poupada, mas não afastada. Já o caso da Cely não chega a ser grave, mas é uma lesão, ou seja, requer mais cuidado. Vamos seguir realizando alguns testes”, analisou Fuziki.

A esperança é que a ala já trabalhe com bola na tarde desta quinta-feira, mas ainda não há nada confirmado. Do outro lado, a pivô dará continuidade ao seu tratamento.
Caracas (VEN) - Confiante, a seleção brasileira feminina de futsal desembarcou na noite desta terça-feira (4/10) em Caracas, Capital Federal da Venezuela. Logo em seguida, a delegação nacional seguiu viagem de ônibus rumo a Maracay (mais duas horas), local onde será disputado o 4º Campeonato Sul-Americano da categoria. O Brasil fará sua estreia contra o Equador, na sexta-feira (7).

Comandado pelo técnico Vander Iacovino, o selecionado brasileiro teve uma recepção calorosa no Aeroporto Simon Bolívar, com direito a rosas e um grupo musical ao vivo. Em busca do quarto título consecutivo da competição, o elenco verde amarelo demonstrou otimismo no decorrer da noite.

“O entrosamento, já que mudaram apenas três jogadoras do grupo que foi campeão no Torneio na Espanha, é muito importante. Iremos passar por mais um teste, o maior até o nosso próximo desafio: o II Torneio Mundial, que este ano será realizado no Brasil”, destacou a goleira Jozi, uma das mais experientes do elenco convocado por Iacovino.

Depois de quase uma semana de preparação em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza – CE), no Centro de Treinamento Aécio de Borba Vasconcelos, as jogadoras chegam à Venezuela de olho em mais um título internacional. Para não ser surpreendida, a equipe se diz concentrada.

“O grupo convocado já se conhece bem, então as jogadas saem com mais naturalidade, o que facilita bastante. Eu mesmo, quando ainda atuava no Brasil, fui companheira de clube de algumas das atuais convocadas. Das adversárias não tem como afirmar qual é a mais qualificada, mas sei que algumas colombianas jogam na Liga Espanhola”, disse a guarda meta.

Por fim, Jozi revelou que é uma honra ser a capitã de uma seleção tão vencedora. “Sinto-me honrada por ser a capitã do Brasil e, ao mesmo tempo, sei que a responsabilidade acaba sendo maior também”, concluiu a chapecoense.

As 14 escolhidas do técnico brasileiro:
Goleiras
Jozi
Giga
Júlia

Fixas
Desirrê
Taty
Cilene

Alas
Neguinha
Marcela
Jessiquinha
Jessíka
Vanessa

Pivôs
Jú Delgado

Cely



Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Ronaldo esteve em Cotia jogando torneio de golfe Qui, 06 de Outubro de 2011


Ronaldo esteve em Cotia jogando torneio de golfe

Qui, 06 de Outubro de 2011

Ronaldo Fenômeno foi a maior atração do torneio que antecede o 58º Aberto de Golfe do Brasil, principal torneio da modalidade no país, que acontece até domingo no São Fernando Golf Club, em Cotia.

Apaixonado pela modalidade desde 2000, quando conheceu o esporte na França, o Fenômeno fez parte da equipe que que tinha o golfista profissional Rafael Barcellos e os empresários Álvaro e Felipe Almeida.

"Gosto muito de golfe. Fiquei um tempo afastado do esporte, mas voltei este ano e estou melhorando mês a mês. É maravilhoso, pois você fica horas no meio da natureza", disse Ronaldo, que viu sua equipe terminar em 22º lugar.

Além de Ronaldo, outros famosos ajudaram a promover o Aberto do Brasil e também participaram do torneio que antecede a competição. Entre os ilustres estavam o locutor Galvão Bueno, seu filho Popó Bueno, o ator Rodrigo Lombardi e ainda o apresentador Otávio Mesquita. Amigo de Ronaldo, Galvão até brincou com o bom desempenho do Fenômeno no golfe.

“Ronaldo, você perdeu muito tempo na vida. Tinha que ter jogado golfe, você nasceu para isso!", disse, rindo, antes de dar uma alfinetada no amigo e comentar que prefere ficar longe quando o Fenômeno vai dar uma tacada.

Apesar da brincadeira entre Galvão e Ronaldo, entre os famosos, quem se deu melhor no torneio foi o ator Rodrigo Lombardi. O interprete do ilusionista Herculano Quintanilha na macrossérie''O Astro'', da TV Globo, foi o ilustre que acabou na melhor posição: 13º lugar. Otávio Mesquita ficou em 24º e a equipe de Galvão Bueno acabou apenas na 29ª posição na competição.
Acima, Ronaldo e o ator Rodrigo Lombardi, em foto de Zeca Resendes

Cotia está fora da Copa do Mundo 2014 Qua, 05 de Outubro de 2011


Cotia está fora da Copa do Mundo 2014. Pelo menos essa é a decisão da diretoria do São Paulo Futebol Clube, que não inscreveu seus centros de treinamento e deixou à disposição da FIFA.

A questão é bem clara: a diretoria do São Paulo não se conforma até hoje de ter perdido a cessão do estádio do Morumbi para a Copa 2014 e a indicação do futuro estádio de seu rival Corinthians, para receber jogos da copa, deixou os cardeais do tricolor loucos da vida com a CBF (seu antigo desafeto) e com a FIFA.

Além do CT de Cotia, o da Barra Funda também não foi inscrito. O Secretário Especial de Articulação para a Copa de 2014, Gilmar Tadeu Alves, confirmou a ausência na lista de interessados.

Segundo Gilmar, o próprio São Paulo preferiu não se inscrever. Ele ainda disse que se o Comitê Local reabrir as inscrições pode ser que o próprio São Paulo e outros queiram pleitear o oferecimento de suas instalações.

O São Paulo não aceita três pontos: ceder o CT gratuitamente, investir por sua conta com os critérios da FIFA, que podem nem ser de interesse do clube e mobilizar o CT por um longo período antes do Mundial. O período de ocupação é muito anterior ao início da Copa.

Cinco instituições fizeram a inscrição para receber delegações da Copa do Mundo: Pão de Açúcar, Pacaembu, Palmeiras, Corinthians e Portuguesa.

Ainda assim, a simples inscrição não garante a recepção de delegações internacionais nos estádios ou CTs. A decisão irá partir dos futuros classificados para a Copa do Mundo.

Cotia sediará Paulista de Karatê Interestilos Qua, 05 de Outubro de 2011


Cotia sediará uma etapa do Campeonato Paulista de Karatê Interestilos no próximo dia 16. Em fevereiro o ginásio de esportes recebeu a competição, com a participação de mais de 500 atletas de 26 cidades.

Nesse evento estarão em disputa as categorias individuais da FPKI e equipes, e valerá pontuação dobrada para o ranking FPKI. Cada associação poderá inscrever quantos atletas e equipes de Katá e Kumitê quiser por Categoria.

A estrutura montada terá mais de dez tatames, e cada área haverá um computador e uma TV de plasma divulgando os resultados.

A competição será preparatório para o Campeonato Brasileiro 2011 que será realizado em Fortaleza de 3 a 6 de Novembro.

O evento tem apoio da Secretaria Estadual de Esportes e terá início às 9 da manhã.

Liga Futsal 2011 :: RELEASE DO DIA 3/10/2011

Florianópolis vence mais uma vez e está na semifinal


O Florianópolis Futsal (SC) está na semifinal da Liga Futsal 2011. Nesta segunda-feira (3/10), o time catarinense garantiu sua vaga ao derrotar a Copagril/Faville/Dalponte (SC) por 3 a 2 no ginásio Ney Braga, em Marechal Candido Rondon (PR), na partida de volta das quartas de final da competição. Como tinha vencido na ida por 2 a 1, o Floripa eliminou os paranaenses e está entre as quatro melhores equipes do país.

O adversário do time catarinense sairá do confronto entre Diplomata/Muffatão/Cvel (PR) e Santos (SP), que se enfrentam nesta terça-feira (4/10). As datas dos dois jogos das semifinais serão divulgadas após o término das quartas de final, o que ocorrerá no próximo dia 10 de outubro.

Duda, autor de dois gols na vitória catarinense, elogiou o feito da equipe. “Abdicamos um pouco do jogo, mas sabíamos que o nosso forte era a marcação e buscamos o gol nos contra-ataques. Em três anos, é a segunda vez que chegamos à semifinal e ninguém acreditava nisso, só nós jogadores e comissão técnica. Estamos de parabéns por isso”, disse Duda, em entrevista ao Sportv.

O jogo
Por causa da derrota por 2 a 1 no primeiro jogo, a Copagril começou tentando pressionar, pois precisava vencer no tempo normal. No entanto, tinha dificuldades para furar a forte defesa de Florianópolis. Mesmo assim, o time paranaense apostou na marcação forte no ataque para surpreender o time catarinense. Mas quem foi surpreendido foi o time da casa, pois, aos 5min34, Duda acertou chute de primeira depois de cobrança de escanteio para colocar os visitantes na frente.

O gol sofrido não abalou a Copagril, que continuou no ataque e criou boas chances de marcar. Porém, na ânsia de empatar logo o jogo, a equipe paranaense sofreu com a má finalização e não conseguiu empatar a partida. Além disso, o goleiro Ney, do Florianópolis, apareceu bem e, com boas defesas, manteve o 1 a 0 a favor do seu time na primeira etapa.

No segundo tempo, o panorama do jogo não se alterou. Os paranaenses continuavam à procura do gol, e os catarinenses defendiam-se bem e buscavam os contra-ataques. E, mais eficiente, o Florianópolis aproveitou as chances que criou e abriu boa vantagem logo no início do período.

Aos 23min04, depois de bola roubada no ataque, Renatinho aproveitou sobra de bola na área e tocou para o gol vazio, marcando o segundo do Florianópolis. Apenas 39 segundos depois, Duda acertou belo chute rasteiro e anotou o terceiro, deixando a equipe bem mais perto da vaga.

Apesar da desvantagem, a Copagril não desistiu do jogo, e o ala Dyego começou a atuar de goleiro-linha. Com muitas trocas de passe, o time paranaense tentou entrar na defesa de Florianópolis, mas teve dificuldades. A solução foi arriscar de longe e, aos 33min27, Dyego chutou e marcou o primeiro da equipe, dando esperanças de reação.

Perto do fim, Antônio, do Florianópolis, foi expulso, deixando a Copagril com um a mais. O time paranaense aproveitou a vantagem numérica e, aos 37min26, Marcel achou espaço e chutou para anotar o segundo. No entanto, a reação veio tarde, e a vaga ficou mesmo com a equipe catarinense.

Diplomata e Santos duelam por vaga na semifinal da Liga


Chegou a hora da decisão para Diplomata/Muffatão/Cvel (PR) e Santos (SP) na Liga Futsal 2011. Nesta terça-feira (4/10), os dois times enfrentam-se pelo segundo jogo das quartas de final e lutam para continuar na briga pelo título da principal competição do salonismo nacional. O duelo será disputado às 19h30, no ginásio Francisco Odilon Reinhardt, em Cascavel (PR), e terá transmissão ao vivo do Sportv.

Os santistas entram em quadra com vantagem. O time paulista venceu por 6 a 1 o primeiro jogo, disputado no litoral paulista e, de acordo com o regulamento, precisa de apenas um empate para avançar as semifinais. Já os paranaenses precisam vencer no tempo normal, levando o jogo para um tempo extra de dez minutos.

No prolongamento, não há vantagem para nenhum time, e quem vencer fica com a vaga nas semifinais. Em caso de empate na prorrogação, o vencedor do confronto será decidido na cobrança de pênaltis.

Os dois times ainda têm na lembrança o primeiro jogo, realizado na última semana. No entanto, o Diplomata quer aprender com os erros cometidos, enquanto os santistas buscam inspiração para conquistar o empate e, consequentemente, a vaga.

"Ficar falando ou pensando sobre o que aconteceu não nos ajudará a conquistar a vaga para a próxima fase. O que devemos sim é analisar e não cometer os mesmo erros, porém, não devemos nos prender ao que passou. Temos uma grande chance em casa de garantir a nossa presença na próxima fase e é isso que queremos e é para isto que vamos lutar em quadra, procurando sempre fazer o nosso melhor", analisou o ala Edu, do Diplomata.

“Desejamos ter o mesmo desempenho dos dois jogos contra o Cascavel. Fomos muito bem em ambas partidas e não pode ser diferente neste confronto de volta. Temos que entrar concentrados e sabedores que não será nada fácil sair de quadra com a classificação”, disse o pivô Deives, autor de dois gols no primeiro jogo entre as duas equipes.

Jogando em casa, o Diplomata quer contar com o apoio da torcida para buscar a vaga para as semifinais. "Queremos que o nosso torcedor venha nos apoiar. Torcer por nós. Sabemos da importância deles e vai ser muito bom ver que estão acreditando no nosso trabalho", avaliou o ala Caça.

No entanto, os paranaenses não têm boas lembranças do confronto contra o Santos na Liga 2011. Na primeira fase, as duas equipe enfrentaram-se no mesmo local da partida desta terça, e os santistas levaram a melhor com uma vitória por 4 a 2. Foi a única derrota da equipe cascavelense atuando no ginásio Francisco Odilon Reinhardt.

Dimba deve estrear pelo Peixe na quinta-feira


Após duas semanas de treinos intensos, Dimba esteará pelo Peixe/BRB/Mazza. O jogador está confirmado para voltar as quadras nesta quinta-feira (6/10), no ginásio de Sobradinho, no Distrito Federal, contra o selecionado do Park Way pela Copa Brasília de Futsal.

Conhecido nos gramados do país com passagens por grandes clubes no futebol de campo, como Flamengo, Botafogo, Portuguesa e Goiás, Dimba chegou ao Peixe no dia 14 de setembro, ainda em fase de adaptação ao salão, o jogador teve um bom desempenho nos treinos e está confiante para o desafio de voltar ao futsal.

“Comecei no salão. Tenho 13 professores e um mestre, todos no time estão me ajudando e como a minha diversão é jogar bola acredito que vai dar tudo certo”, ressaltou o reforço do alvinegro para a reta final de temporada.

Nascido na cidade de Sobradinho (DF), Dimba ressaltou que não poderia ter palco melhor para a sua estreia pelo Peixe/BRB/Mazza. O jogador acredita que muitas pessoas estarão presentes no ginásio para ver a sua transição dos gramados para as quadras, e se ele tiver uma oportunidade, vai colocar a bola para dentro do gol.

“Ainda não me readaptei totalmente, mas se tiver uma chance não posso desperdiçar, tenho que fazer a dimbalada”, brincou o jogador.

No Grupo C da Copa Brasília, o Peixe/BRB/Mazza representa Sobradinho. A equipe comandada pelo treinador Sérgio Adriano é líder da chave ao lado do Recanto das Emas com três pontos conquistados. Já a equipe do Park Way, assim como a Candangolândia, não pontuou.

Com informações de Rafael Moura – Assessoria de Imprensa do Peixe/BRB/Mazza

Atlântico goleia o Antonio Prado pelo Gauchão


Atuando pelo Campeonato Gaúcho - Série Ouro, o Atlântico Apti URI Erechim enfrentou e venceu o Antônio Prado, neste domingo (2/10), por 7 a 1. O confronto ocorreu em Antônio Prado (RS) e foi válido pela penúltima rodada do segundo turno do estadual.

O confronto opôs duas equipes em situações opostas no campeonato. Enquanto o Atlântico lutava para garantir as primeiras colocações, o Antônio Prado jogava para permanecer lutando para permanecer na primeira divisão do gauchão – o time precisava da vitória para seguir com chances de evitar o rebaixamento.

Os gols do time de Erechim foram marcados por Gelson (2), Zico (2), Bipe, Júnior Mocelin e Antonio Bagatini. Nelson descontou para o Antônio Prado, quando o placar apontava 4 a 1 para os visitantes, ainda no primeiro tempo de partida.

O próximo jogo do Atlântico Apti URI Erechim pelo Estadual será na próxima quinta-feira (6/10), quando o Galo enfrenta o Carlos Barbosa na cidade de Getúlio Vargas – que fica a cerca de 30 quilômetros de Erechim. O confronto está marcado para as 20 horas no Ginásio Municipal.

Com informações de Luís Carlos Chaves – Atlântico Futsal

Krona vence e está na semifinal do regional dos Jasc


No duelo entre os dois primeiros colocados do grupo B, pela fase regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina, disputados em Canoinhas (SC), a equipe da Krona/Joinville/Dalponte derrotou o time de Pomerode, por 5 a 0. Com o resultado conquistado na tarde deste domingo (2/10), no Ginásio Municipal de Canoinhas, o representante de Joinville garantiu vaga na semifinal da competição.

Depois de aplicar duas goleadas nas rodadas iniciais do campeonato, a Krona/Joinville/Dalponte encontrou um adversário mais equilibrado neste domingo. Assim como o tricolor joinvilense, a equipe de Pomerode também entrou em quadra com a campanha de duas vitórias em dois jogos.

O primeiro tempo foi marcado pelo forte sistema defensivo. A Krona Futsal voltou para a etapa final disposta a manter a sequência de vitórias. Logo aos três minutos, Leco abriu o placar. Um minuto depois, na categoria de Silon, a Krona chegou ao segundo gol.

O time joinvilense abriu boa vantagem com a eficiência nas finalizações. André fez o terceiro gol, aos 12 minutos. Já o quarto tento saiu em jogada individual de Murilo, que bateu no canto esquerdo do goleiro. Antes do fim, Gessé marcou o quinto da Krona e fechou a contagem. Placar final: 5 a 0.

Com a melhor campanha da fase regional dos Jasc, a Krona/Joinville/Dalponte aguarda o adversário da semifinal. A partida que definirá o primeiro finalista ocorrerá na próxima terça-feira (4/10). Nesta segunda-feira (3/10) os atletas estarão em repouso.

Com informações de Renan Pereira – Assessoria de Imprensa da Krona Futsal

Pelo estadual, Hipper Freios/Unisul empata em Chapecó


A Hipper Freios/Unisul ficou no empate com a Chapecoense Futsal, por 2 a 2, em confronto válido pelo Campeonato Catarinense de Futsal. O confronto foi realizado no sábado (1º/10), em Chapecó (SC). Com o resultado, o time tubaronense mantém chance de classificação no estadual de futsal.

Com o resultado, o time de Tubarão subiu para o terceiro lugar do grupo C, somando nove pontos, dois a menos que a vice-líder: Rio do Sul/Unidavi/Pamplona e apenas um a mais que a Siderópolis/Unesc, que realizou um jogo a menos (8 a 7). Já o time do oeste catarinense segue na lanterna da chave, com cinco pontos em oito partidas disputadas nesta fase.

Depois de um começo de jogo equilibrado, a Chapecoense Futsal abriu o placar com Duduca, aos 10 minutos. Após o gol, o time tubaronense, na pressão, buscou o empate, mas perdeu várias chances de gol e primeiro tempo terminou com a vitória da equipe do oeste catarinense.

A Hipper Freios/Unisul iniciou o segundo tempo no ataque e aos cinco minutos Thiago Bolinha empatou o jogo. A pressão do time de Jarico continuou, mas num contra ataque rápido, Barbosa, fez 2 a 1 para a Chapecoense aos sete minutos. Logo depois, Waguininho voltou a empatar para o time tubaronense. O jogo ficou aberto, mas o resultado não se alterou.

Thiago Bolinha comentou o jogo e as chances perdidas. “Perdemos dezenas de gols, mas a bola não entrou. Agora é levantar a cabeça e a classificação só depende de nós. Não podemos perder tantos gols”, lamentou o goleador Thiago Bolinha da Unisul.

“O placar foi injusto pela nossa atuação e pelas chances desperdiçadas, mas este ponto foi importante e nos deixa vivo na competição. A nossa campanha do segundo turno está boa e vamos para Florianópolis buscar a classificação”, disse o treinador Jarico.

O próximo jogo da Hipper Freios/Unisul será realizado no dia 11 de outubro contra o Florianópolis Futsal, na capital catarinense.

Com informações de José Henrique de Souza – Assessoria de Imprensa da Hipper Freio/Unisul

Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Liga Futsal
imprensa@ligafutsal.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Santos segura Diplomata e está na semifinal da Liga

Santos segura Diplomata e está na semifinal da Liga


O Santos (SP) é mais um semifinalista da Liga Futsal 2011. A vaga santista foi conquistada nesta terça-feira (4/10) com um empate por 2 a 2 diante do Diplomata/Muffatão/Cvel (PR), no jogo da volta das quartas de final da competição. A partida, realizada no ginásio Francisco Odilon Reinhardt, em Cascavel (PR), foi equilibrada, e os paulistas abriram 2 a 0, mas os paranaenses buscaram o empate no fim, ameaçando a vaga alvinegra.

O adversário do Santos nas semifinais da Liga 2011 é o Florianópolis Futsal (SC), que também eliminou uma equipe paranaense, a Copagril/Faville/Dalponte (PR). Por ter melhor campanha na competição, os santistas têm o direito de disputar o segundo jogo em casa. As datas dos dois confrontos serão divulgadas após o término das quartas de final.

Após o jogo, os jogadores dos dois times analisaram a partida. No Diplomata, houve lamento pelos gols perdidos. ?Demos o máximo possível, mas não conseguimos. Acho que faltou fazer o gol, pois tivemos muitas oportunidades, mas acabamos falhando. O Santos está de parabéns pela conquista, nosso time só tem a agradecer essa torcida maravilhosa pelo apoio?, disse o pivô Hugo ao Sportv.

No Santos, o ala Falcão criticou o recuo da equipe no segundo tempo, mas ressaltou a classificação. ?Estamos de parabéns por essa vaga, pois é o primeiro ano de um time e já estamos em uma semifinal. A gente se complicou um pouco no segundo tempo, porque abdicamos de jogar. Mas tínhamos o regulamento debaixo do braço e soubemos usar isso?, analisou Falcão.

O jogo
O Diplomata precisava da vitória, mas adotou uma postura tímida e cautelosa no início do jogo. O Santos, que necessitava de um empate para se classificar, não se intimidou com a pressão da torcida que lotava o ginásio e foi ao ataque desde os primeiros minutos.

Melhor no jogo, o Santos não demorou a abrir o placar. Aos 5min48, o time alvinegro roubou a bola e pegou o Diplomata desguarnecido na defesa. O pivô Jé, que entrou livre pelo meio, recebeu passe na entrada da área e, com um toque sutil, encobriu o goleiro Donny para marcar o primeiro.

Em desvantagem, a equipe cascavelense arriscou-se mais. Porém, sem conseguir penetrar na defesa santista, a solução era arriscar de longe, mas o goleiro Djony esteve bem e segurou o placar. Para piorar a situação do Diplomata, aos 9min24 Valdin fez boa jogada pelo meio e serviu Jackson, que só empurrou para as redes e aumentou a vantagem santista.

No segundo tempo, o Diplomata voltou mais agressivo e, logo aos 20min47, Hugo apareceu livre na área para escorar cruzamento e diminuir a vantagem, incendiando o ginásio Francisco Odilon Reinhardt. Animado, o time cascavelense seguiu no ataque e só não empatou por causa de Djony, que, em dois lances seguidos, usou a mão e o pé para evitar o gol da igualdade.

Insistente e empurrado pela torcida, o Diplomata continuou ofensivo, mas voltou a esbarrar na grande atuação de Djony. No fim, já atuando com o goleiro-linha, os cascavelenses marcaram aos 38min18 com Caça, que chutou sem ângulo para empatar. Na pressão, o time ainda perdeu chances e não conseguiu o gol necessário para levar o jogo para a prorrogação.

Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Liga Futsal
imprensa@ligafutsal.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Sul-Americano 2011 :: RELEASE DO DIA 5/10/2011

Mudança na tabela coloca Equador como 1º rival do Brasil


Maracay (VEN) - A seleção brasileira feminina de futsal foi pega de surpresa nesta terça-feira (4/10), data do embarque para a disputa do 4º Sul-Americano da categoria. A Bolívia, até então adversária da estreia, desistiu de participar do campeonato, mudando assim a tabela da chave B, a do Brasil.

O grupo A, formado por Argentina, Chile, Uruguai, Peru e pela anfitriã Venezuela não houve modificação. Com a saída das bolivianas, as brasileiras agora irão estrear contra o Equador, na própria sexta-feira (7).

O segundo compromisso das comandadas do técnico Vander Iacovino será somente na segunda-feira, diante das colombianas, teoricamente um dos adversários mais fortes da fase classificatória. E, por fim, a seleção do Paraguai, na terça, será o último rival no grupo B.

Todos os jogos da quarta edição do Sul-Americano feminino serão disputados no ginásio poliesportivo “Las Delicias”. Se chegar a final, as brasileiras terão pela frente cinco confrontos, incluindo a semifinal e a decisão, que será no dia 14 (sexta-feira).

Primeiro treino em solo venezuelano será nesta tarde
Depois de uma desgastante viagem (mais de quinze horas de duração, incluindo transportes aéreo e terrestre) até Maracay, capital do Estado de Aragua, a comissão técnica da seleção feminina optou por não realizar nenhum tipo de atividade na manhã desta quarta-feira (5).

Na parte da tarde, às 17 horas local (18h30 no Brasil), as atletas irão a quadra para seu primeiro treinamento na Venezuela. Amanhã (6), visando a partida de abertura, os treinos serão divididos em dois períodos: matutino e vespertino.

Seleção feminina inicia atividades em Maracay


Maracay (VEN) - Em busca de seu quarto título consecutivo do Sul-Americano feminino de futsal, a seleção brasileira iniciou na tarde desta quarta-feira (5/10) sua preparação na Venezuela, em Maracay, local onde será realizada a quarta edição da competição internacional.

Sob o olhar atento do treinador Vander Iacovino e de toda comissão técnica, doze das quatorze atletas que irão representar o Brasil no norte da América do Sul treinaram forte nesta tarde, após folga pela manhã. Cely e Jéssika, entregues ao departamento médico, foram poupadas.

Durante mais de uma hora, o elenco brasileiro trabalhou a saída de bola em velocidade, relembrou algumas jogadas de ataque e aprimorou a marcação pressão com apenas dois toques na bola. Vander, quando necessário, paralisou as atividades para orientar suas jogadoras.

Segundo a fixa Taty, o escrete verde amarelo, ainda se recuperando da longa viagem, tem tudo para fazer uma boa estreia na Venezuela. Ainda de acordo com a jogadora da Unesc (SC), o Brasil não pode ficar escolhendo adversário.

“A viagem até aqui realmente foi cansativa, mas temos tudo para estrear bem, já que nossa equipe está preparada. Esse primeiro treinamento foi importante para nós, principalmente para soltarmos o corpo um pouco”, analisou a defensora catarinense.

Ainda para Taty, o treino também serviu para ela e suas companheiras recordarem algumas das jogadas ensaiadas: “Além da soltura, nós aproveitamos para reensaiarmos algumas jogadas que trabalhamos durante o período em que estivemos concentradas no CT”.

Nesta quinta-feira, um dia antes da estreia diante das equatorianas, as brasileiras voltarão a treinar com bola no final da tarde. Presente no grupo B, o selecionado nacional é o atual campeão do Torneio Mundial, que terá sua segunda edição realizada em dezembro deste ano, no Brasil.

Jogos da seleção na primeira fase:
- Brasil x Equador: sexta-feira (7), às 17hr local (18h30 pelo o horário de Brasília);
- Colômbia x Brasil: segunda-feira (10), às 13hr local (14h30 pelo o horário de Brasília);
- Brasil x Paraguai: terça-feira (11), às 17hr local.

Jéssika e Cely correm contra o tempo para retornarem


Maracay (VEN) - A ala Jéssika e a pivô Cely, ambas da UnoChapecó (SC), lutam contra o tempo para tentarem ajudar a seleção brasileira feminina de futsal na caminhada pelo tetracampeonato Sul-Americano da categoria.

Enquanto em Jéssika foi constatada uma fibrose, em Cely o problema é muscular. A pivô sofreu uma lesão muscular na coxa direita e ainda não sabe quando voltará a trabalhar com bola. As duas foram poupadas do único treino desta quarta-feira (5).

“Eu não sinto mais dor, mas sigo meu tratamento normalmente com o Pedro (fisioterapeuta da seleção). Ainda não tenho certeza de quando será minha volta, mas espero retornar a partir da segunda fase”, comentou Cely, enquanto acompanhava o treinamento desta tarde e realizava tratamento no banco de reservas.

Sobre as jogadoras da seleção e da UnoChapecó, Mauro Fuziki, médico que acompanha as brasileiras na Venezuela, confirmou que nenhum dos dois casos é grave, mas Cely precisará de um tempo a mais para se recuperar.

“A Jéssika está poupada, mas não afastada. Já o caso da Cely não chega a ser grave, mas é uma lesão, ou seja, requer mais cuidado. Vamos seguir realizando alguns testes”, analisou Fuziki.

A esperança é que a ala já trabalhe com bola na tarde desta quinta-feira, mas ainda não há nada confirmado. Do outro lado, a pivô dará continuidade ao seu tratamento.

Após longa viagem, brasileiras chegam à Venezuela


Caracas (VEN) - Confiante, a seleção brasileira feminina de futsal desembarcou na noite desta terça-feira (4/10) em Caracas, Capital Federal da Venezuela. Logo em seguida, a delegação nacional seguiu viagem de ônibus rumo a Maracay (mais duas horas), local onde será disputado o 4º Campeonato Sul-Americano da categoria. O Brasil fará sua estreia contra o Equador, na sexta-feira (7).

Comandado pelo técnico Vander Iacovino, o selecionado brasileiro teve uma recepção calorosa no Aeroporto Simon Bolívar, com direito a rosas e um grupo musical ao vivo. Em busca do quarto título consecutivo da competição, o elenco verde amarelo demonstrou otimismo no decorrer da noite.

“O entrosamento, já que mudaram apenas três jogadoras do grupo que foi campeão no Torneio na Espanha, é muito importante. Iremos passar por mais um teste, o maior até o nosso próximo desafio: o II Torneio Mundial, que este ano será realizado no Brasil”, destacou a goleira Jozi, uma das mais experientes do elenco convocado por Iacovino.

Depois de quase uma semana de preparação em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza – CE), no Centro de Treinamento Aécio de Borba Vasconcelos, as jogadoras chegam à Venezuela de olho em mais um título internacional. Para não ser surpreendida, a equipe se diz concentrada.

“O grupo convocado já se conhece bem, então as jogadas saem com mais naturalidade, o que facilita bastante. Eu mesmo, quando ainda atuava no Brasil, fui companheira de clube de algumas das atuais convocadas. Das adversárias não tem como afirmar qual é a mais qualificada, mas sei que algumas colombianas jogam na Liga Espanhola”, disse a guarda meta.

Por fim, Jozi revelou que é uma honra ser a capitã de uma seleção tão vencedora. “Sinto-me honrada por ser a capitã do Brasil e, ao mesmo tempo, sei que a responsabilidade acaba sendo maior também”, concluiu a chapecoense.

As 14 escolhidas do técnico brasileiro:
Goleiras
Jozi
Giga
Júlia

Fixas
Desirrê
Taty
Cilene

Alas
Neguinha
Marcela
Jessiquinha
Jessíka
Vanessa

Pivôs
Jú Delgado

Cely



Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431