GILBERTOESPORTE

sábado, 15 de outubro de 2011

Datas de Peneiras de Futebol e Futsal

Participar de Peneiras no São Paulo

Posted: 06 Oct 2011 10:01 PM PDT


peneira-sao-pauloJá pensou em participar das peneiras do São Paulo? O tricolor paulista é um grande clube, e muito bem estruturado apresentando uma excelente socialização nos campos de Cotia.
Para participar das Peneiras do São Paulo.
Equipes:
Sub 20
Sub 17
Sub 16
Sub 15
Os testes são realizados entre os meses de fevereiro e novembro, para garotos de 10 a 16 anos, no Centro de Treinamento Guarapiranga, situado à Estrada da Cumbica, nº405, Jardim Aracati, nesta Capital, ao lado do Clube Estrela da Saúde.

Atenção: a autorização deve ser preenchida e assinada pelo pai/mãe ou responsável legal do jogador e entregue ao profissional do clube no dia marcado para a avaliação.
Acesse o site do São Paulo: spfc.com.br

Datas de Peneiras de Futebol e Futsal

Dicas para Peneiras de Futebol – Comunicação

Posted: 10 Oct 2011 09:40 AM PDT


daniel messi xavi alosnso barcelonaQuando você joga uma peneira, torna-se ainda mais importante se comunicar em campo. Instruções simples , como “ladrão” e “volta a bola” fazem com que você se torne um jogador diferenciado
O bom jogador também está pedindo a bola o tempo todo, não importa em que posição você joga, se você é um lateral direito ou atacante, sempre busque o jogo.

Ao mesmo tempo, porém, uma vez que você estiver com a bola passe para o jogador que estiver em melhor posição. Muitas vezes em uma equipe há dois ou três jogadores, que sabe o que fazer com a bola nos pés. Estes são apoiadores, quando eles estiverem abertos, passe a bola pra eles e receba de volta na frente.

Assista jogadores como Messi e Xavi em Barcelona. Ambos são criadores e tem Daniel Alves como apoiador. Alves atua como uma parede e Messi e Xavi podem tocar e receber na frente. Alves, claro, é um jogador único, e como ele é muito habilidoso, pode apoiar Messi e Xavi quando estes estiverem pressionados.

Portanto, tenha uma boa visão de jogo, comunique-se com seus companheiros e, acima de tudo, jogue pelo seu time pois você será observado!

Datas de Peneiras de Futebol e Futsal

Toque de Bola Rápido – Dica para Peneiras

Posted: 11 Oct 2011 08:55 AM PDT


ganso toque letraUm dos grandes segredos para quem deseja ser um bom jogador é o toque de bola rápido. Se você segurar muito tempo a bola nos pés, certamente irá perde-la. E mesmo que você não perca a bola, se você não tocá-la rapidamente, você pode matar um contra-ataque e fazer com que o adversário se poste bem na defesa.

Você também deve estar preparado para receber a bola em todos os momentos, e querer isso! Este tipo de vontade, querendo sempre estar envolvido no jogo, deixa o outro time encurralado. Então, jogue o futebol simples e inteligente, toque rápido e busque o jogo. Analise o Paulo Henrique Ganso, dificilmente dá mais de dois toques na bola e está sempre buscando as jogadas.

Tente chamar a marcação quando tem a posse de bola. Veja se você pode chamar um defensor e, em seguida tocar a bola apenas quando eles estão prestes a encostar ou pressionar você.Faça isso principalmente quando o time adversário precisar do resultado.

Esse é o tipo de futebol que você quer jogar!!

04 de outubro de 2011 Duas grandes intervenções da Transoeste tomam forma

Além de colaborar para melhorar o trânsito da Zona Oeste, nova ponte sobre o Rio Morto e viaduto de acesso ao Túnel da Grota Funda, ambos no Recreio dos Bandeirantes representam importantes trabalhos de engenharia

Pelos 57 km de estradas da Transoeste não faltam desafios de engenharia. Cruzamentos de ruas e passagens sobre rios e córregos estão sendo preparados para receber as chamadas “obras de arte”, grandes estruturas, como viadutos e pontes, que vão dar maior fluidez ao trânsito da Zona Oeste do Rio.

Apenas entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes serão quatro delas. O Viaduto Orlando Raso, inaugurado em abril de 2011 sobre a Avenida Salvador Allende, terá um “irmão gêmeo” alguns quilômetros à frente, na Estrada Benvindo de Novaes. Mas a nova ponte sobre o Rio Morto e o viaduto de acesso ao Túnel da Grota Funda são as intervenções consideradas cruciais para o corredor de ônibus expresso BRT (Bus Rapid Transit).

– Aqui (sobre o Rio Morto) nós vamos ter três faixas de trânsito, duas para carros e uma para o BRT, nas duas pontes, na nova e na antiga, que será recuperada. Essas pontes vão ter a cada dia um fluxo de trânsito maior, fazendo deste eixo um caminho importantíssimo para a população – explica o engenheiro da Prefeitura Alexandre Risso, gerente de Obras da Transoeste.

Inaugurada em 1969, a atual ponte sobre o Rio Morto está saturada pelo trânsito da região e apresenta sinais de desgaste. A estrutura será recuperada para receber o trânsito do corredor Transoeste.

Uma nova ponte foi construída no local e já está em fase de acabamento. Assim que ficar pronta, o trânsito da Avenida das Américas será desviado por ela, permitindo aos operários trabalhar na reforma da antiga construção.

– Será necessária a troca de apoios. Nós vamos também rever a situação de um dos passeios, para proporcionar o alargamento da pista. Será uma revisão geral da estrutura e da infraestrutura desta ponte –

Após o término da nova ponte, reorganização no trânsito vai permitir reforço na estrutura da antiga

Pouco mais de 2 km à frente, em direção a Guaratiba, o viaduto sobre a Estrada do Pontal também promete mudanças no trânsito da Zona Oeste. Será ele o responsável pelo acesso ao Túnel da Grota Funda – já em fase de acabamento –, eliminando mais um cruzamento no caminho dos ônibus articulados.

– Quando chegar aqui ao Recreio, o motorista vai ver duas pistas: uma de acesso à galeria do Túnel sentido Guaratiba e outra de que vem do túnel. Vamos ter ainda uma pista lateral, que vai servir para quem for pegar o retorno pela Estrada do Pontal – por baixo do viaduto – ou subir a Serra (da Grota Funda) – acrescenta Risso.

Segundo ele, a ideia no futuro é implantar uma ciclovia ao lado da Estrada da Grota Funda, que sobe o Maciço da Pedra Branca, dando acesso a mirantes para incrementar o potencial turístico da área.

– Acho que o mais importante dessas obras é a gente poder garantir a segurança da população, com vias totalmente independentes, além de conseguirmos deixar o fluxo de trânsito mais rápido – conclui o engenheiro.

As obras da Transoeste, incluindo o Túnel da Grota Funda e seus viadutos, deverão ficar prontas até maio de

Sorteio define os grupos do 7º Grand Prix de Futsal

Sorteio define os grupos do 7º Grand Prix de Futsal


Manaus (AM) - Os grupos e a tabela de jogos da sétima edição do Grand Prix de Futsal foram definidos na manhã desta quinta-feira (6/10), em sorteio realizado no Centro Cultural Palácio do Rio Negro, em Ma naus, capital amazonense, que será sede da competição deste ano.

Por pouco mais de meia hora, as atenções do futsal mundial se voltaram para a cidade manauara. Ao todo, foram definidos os quatro grupos do torneio. Os cabeças-de-chave de cada uma das chaves, que foram Brasil, Rússia, Irã e Argentina ficaram nas chaves A, B, C e D, respectivamente, dentro da primeira fase.

Os grupos do torneio ficaram divididos da seguinte forma:
Grupo A ? Brasil, Guatemala, Holanda e Angola
Grupo B ? Rússia, Paraguai, Costa Rica e Zâmbia
Grupo C ? Irã, Bélgica, Uruguai e Estados Unidos
Grupo D ? Argentina, Hungria, Moçambique e República Checa

Os dois mais bem colocados de cada uma das chaves se classificação para as quartas-de-final da competição internacional, enquanto os terceiros e quartos colocados de cada um dos grupos disputarão as colocações inseridas entre a oitava e a décima sexta posições. Todos os jogos da segunda fase serão eliminatórios.

Estiveram presentes no sorteio o secretário de Desporto e Lazer de Manaus, Fabrício Lima; o secretário de Esportes de Amazonas, Júlio César Soares; o presidente da Federação Amazonense de Futebol de Salão (FAFS), Raimundo Reis, além do vice-presidente Administrativo da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Hideraldo Martins.

Reis disse que a realização do Grand Prix em Manaus será uma boa oportunidade para que o Brasil e o mundo reconheçam Manaus como centro de excelência do esporte mundial. ?O mundo e o Brasil conhecerão a hospitalidade do amazonense. A federação se sente feliz em ajudar na recepção dos salonistas de todo o mundo em Manaus?, sorriu.

Lima relembrou que Manaus será uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol e que o Grand Prix será o verdadeiro teste para a competição. ?O Grand Prix em Manaus será maior que a Copa do Mundo a ser realizada em nossa cidade. Por isso nossa responsabilidade será tão grande nesse mês quanto em 2014?, frisou.

Para o secretário de Esportes de Amazonas, Júlio César Soares, avaliou como especial a realização do torneio no estado de Amazonas. ?Nosso estado recebe a competição neste dia especial. Temos certeza que estamos preparados para receber um evento de tamanha envergadura?, avaliou.

Os jogos serão disputados a partir do dia 16/10, um domingo, simultaneamente na Arena Amadeu Teixeira e no Ginásio do Sesi, ambos na capital amazonense. A competição seguirá até o dia 23/10, outro domingo, dia da final que será disputada na Arena Amadeu Teixeira.

Confira os detalhes do sorteio em: http://futsaldobrasil.com.br/sorteiogp/telao/index2.php
Fotos em alta resolução: http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/galeria/index.php?idCompeticao=72

Nelson Mathias é relembrado em sorteio do Grand Prix


Manaus (AM) - O ex-presidente da Federação Amazonense de Futebol de Salão (FAFS), Nélson Mathias, foi relembrado nos discursos realizados durante a cerimônia da realização do sorteio dos grupos do Grand Prix de Fustal 2011, realizado na manhã desta quinta-feira (6/10), em Manaus (AM).< br>
Mathias morreu em maio deste ano por conta de complicações decorrentes de um tumor em seu cérebro. O atual presidente da FAFS, Raimundo Reis, relembrou a memória do ex-dirigente. Além dele, o secretário de Desporto e Lazer de Manaus, Fabrício Lima, e do secretário de Esportes de Amazonas, Júlio César Soares.

Para Lima, toda a luta de Mathias pelo crescimento do futsal em Amazonas foi coroada na realização do Grand Prix. “Lutamos durante muito tempo para que realizássemos o Grand Prix aqui em Manaus. Sei que Mathias não está aqui em corpo, mas em espírito certamente o está e comemorando juntamente conosco”, disse.

O secretário de Esportes do Governo de Amazonas, Júlio César Soares, destacou também a luta do ex-presidente na luta pelo crescimento do futsal no estado de Amazonas. Para ele, a vitória na realização do evento também foi dele.

“Nelson sempre foi um lutador e sua luta maior sempre foi o futsal amazonense. Ele esteve aqui para poder desfrutar desse momento importante no salonismo amazonense, mas certamente ele é um dos vitoriosos neste dia”, disse o secretário.


Técnico brasileiro avalia adversários da primeira fase do GP


Manaus (AM) - O Brasil conheceu nesta quinta-feira (6/10) seus adversários da primeira fase do 7º Grand Prix de Futsal. A competição, que será disputada em Manaus (AM), entre os dias 16 e 23 deste mês, teve o sorteio dos grupos realizado no Palácio Rio Negro, na capital amazonense. Os brasileiros terão como rivais na primeira fase Angola, Holanda e Guatemala.

Os primeiros rivais do Brasil serão os guatemaltecos, no dia 16 (domingo). Na sequência, o time comandado pelo técnico Marcos Sorato enfrenta Angola, no dia 17, e no dia seguinte encara a Holanda. Todos os jogos da equipe verde-amarela nesta fase do Grand Prix serão na Arena Amadeu Teixeira.

“A Guatemala evoluiu após a passagem de treinadores como Fernando Ferretti e José Venancio Lopez (atual técnico da Espanha). Não é mais a Guatemala do inicio dos anos 2000. É um time melhorado e será em uma estréia, em que há sempre uma carga diferente”, comentou o comandante técnico do Brasil, Marcos Sorato, falando sobre o primeiro jogo de sua equipe no 7º Grand Prix.

Sorato também avaliou os demais adversários da primeira fase. “Depois encaramos Angola, que está entrando agora no mundo do futsal e também vem crescendo, tende a ser um jogo mais tranqüilo, mas temos que ter muito respeito. Já a Holanda não enfrentamos há um bom tempo e não temos referências atuais para poder avaliar, mas como será o último confronto poderemos colher informações”, disse.

Em relação aos demais rivais do Grand Prix, o treinador do Brasil fez questão de ressaltar forças emergentes do salonismo mundial. “Rússia, Irã e Argentina foram os cabeças de chave e apresentam equipes que estão entre as melhores do mundo. O Paraguai também é uma equipe forte e fazendo uma previsão para a sequência da competição devem ser adversários que lutarão pelo título”, sentenciou.

Apresentação
O Brasil se apresentará em Manaus na próxima terça-feira (11/10). Dos 14 convocados, 10 estiveram na Copa América. As quatro novidades em relação à lista do torneio sul-americano são o goleiro Franklin, o fixo Ciço, o ala Vinícius e o pivô Fernandinho. O arqueiro, que defende a Krona/Joinville/DalPonte não atua com a camisa verde e amarela há quase um ano.

A última vez que defendeu a Seleção foi em novembro de 2010, quando atuou nos amistosos diante da Hungria, realizados em Cuiabá (MT) e Joinville (SC). Depois disso, ele chegou a ser convocado para os jogos contra Uruguai e Portugal, em abril deste ano, mas sofreu uma lesão no ombro que o tirou das quadras até o início deste mês.

Os outros três jogadores atuam no exterior e são convocados com freqüência para a Seleção. O fixo Ciço, que atua no Foolad Mahan, do Irã, esteve nos amistosos contra o Paraguai, realizados em julho deste ano. Vinícius e Fernandinho defendem o MFK Dínamo Moscou, da Rússia, e foram convocados para enfrentar o Kuwait, no início do mês. O ala, por causa de uma lesão, não pode jogar, mas o pivô participou dos jogos e teve bom rendimento.

Confira a lista de convocadas para o 7º Grand Prix de Futsal
Goleiros
Djony - Santos (SP)
Tiago - São José/ValeSul Shopping (SP)
Franklin - Krona/Joinville/DalPonte (SC)

Fixos
Ciço - Foolad Mahan (Irã)
Neto - Santos (SP)
Rodrigo - Carlos Barbosa (RS)

Alas
Vinícius - MFK Dinamo Moscou (Rússia)
Jackson - Santos (SP)
Gadeia - Copagril/Faville/DalPonte (PR)
Falcão - Santos (SP)
Valdin - Santos (SP)

Pivôs
Fernandinho - MFK Dinamo Moscou (Rússia)
Simi - São Caetano/Corinthians/Unip (SP)
Jé - Santos (SP)







Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Sul-Americano 2011 :: RELEASE DO DIA 6/10/2011

Seleção estreia nesta sexta contra o Equador


Maracay (VEN) - Tudo pronto para a estreia da seleção brasileira feminina na quarta edição do Sul-Americano de futsal, que será realizada em Maracay, na Venezuela. Nesta sexta-feira (7/10), às 17 horas (18h30 no Brasil), a equipe do técnico Vander Iacovino terá pela frente o Equado r. Ambos os selecionados estão presentes no grupo B, ao lado de Colômbia e Paraguai.

Em busca do tetracampeonato, as brasileiras, que treinaram menos de duas semanas para a estreia, estão confiantes. Para o confronto desta sexta-feira, mesmo sob o forte calor venezuelano, o objetivo é deixar a ansiedade de lado e iniciar a campanha com o pé direito.

Jéssika, que não esteve em quadra ontem, mas participou normalmente do trabalho desta quinta, se diz pronta para o 1º embate em solo venezuelano. ?Ainda sinto um leve desconforto, mas nada mais sério. Eu vou para o jogo contra o Equador?, revelou a ala. A pivô Cely, lesionada, segue de fora.

Amanhã pela manhã, mesmo dia do duelo de estreia, a comissão técnica brasileira comandará a última atividade antes da partida contra as equatorianas. Já de olho no confronto da tarde, as jogadoras farão apenas um alongamento no próprio hotel.

Seguem os três confrontos do Brasil no grupo B:
- Brasil x Equador: sexta-feira (7), às 17hr local (18h30 pelo o horário de Brasília);
- Colômbia x Brasil: segunda-feira (10), às 13hr local (14h30 pelo o horário de Brasília);
- Brasil x Paraguai: terça-feira (11), às 17hr local.

Obs. O ginásio poliesportivo ?Las Delicias? será o palco de todas as partidas do 4º Sul-Americano feminino de futsal.

Treinos da seleção feminina continuam antes da estreia


Maracay (VEN) - A seleção brasileira feminina de futsal voltou a treinar na tarde desta quinta-feira (6/10). De olho na estreia do 4º Campeonato Sul-Americano da categoria, nesta sexta-feira, às 17 horas (18h30 no Brasil), contra o Equador, as brasileiras aproveitaram o pouco tempo restante para acertar os últimos detalhes.

Pela manhã, no próprio hotel onde estão hospedadas (Micotti), as atletas fizeram uma breve atividade após o café da manhã, com duração aproximada de 30 minutos. Nessa, o elenco trabalhou flexibilidade e força.

Já no fim da tarde, assim como ontem, o selecionado verde amarelo realizou mais uma atividade com bola numa quadra local. Na ocasião, depois de um aquecimento com apenas um toque (em seguida foram liberados dois) Vander cobrou mobilidade de suas comandadas, em especial nos contra-ataques. Antes de encerrar o treinamento, enquanto as goleiras fizeram um trabalho a parte, o restante do elenco ensaiou jogadas de linha de fundo. O técnico brasileiro repetiu tudo exaustivamente.

Para a goleira Giga, o time está focado e ciente de seus objetivos. De acordo com a mesma, todos os treinamentos foram bem absolvidos pelas jogadoras, o que dá ainda mais confiança para o confronto desta sexta, onde o triunfo será fundamental.

?Nossa equipe está bem preparada. Os erros durante a partida irão aparecer, o que é natural, mas com o decorrer do campeonato e dos próximos treinamentos nós iremos corrigi-los. O time está focado para esse primeiro compromisso?, comentou Giga, uma das atletas que se destacaram durante o treino vespertino.

A pivô Cely, que sofreu uma lesão muscular na coxa direita, continua de fora do time. Jéssika está praticamente recuperada de uma fibrose e participou normalmente das atividades de hoje. A ala, caso não volte a sentir a contusão, está garantida para a estreia contra o Equador.

Goleiras trabalham forte ao lado de Carlão


Maracay (VEN) - Acompanhadas de perto pelo preparador de goleiros Carlos Bracali, o Carlão, as três arqueiras da seleção brasileira feminina de futsal, Jozi, Giga e Júlia, já estão suando as camisas em solo venezuelano. Convocadas por Vander Iaconivo, as goleiras não querem decepcionar no 4º Campeonato Sul-Americano, que será disputado entre os dias 7 e 14 deste mês, em Maracay.

?Temos aprimorado de tudo um pouco. Desde quando reunimos no Centro de Treinamento da seleção, há mais de uma semana atrás, as goleiras estão aprimorando e trabalhando vários aspectos, como: força, reflexo, ação e reação. Elas se apresentaram em condições diferentes, então é preciso coloca-las todas num mesmo patamar?, revelou Carlão.

Ainda de acordo com o preparador de goleiros do Jaguaré (SP), que serviu a seleção pela primeira vez em 2005, a disputa pela titularidade é inevitável. Segundo ele, apesar da briga pela posição, o respeito entra as guarda metas sempre existiu.

?É tudo muito natural. Elas respeitam o espaço uma da outra, mas nem por isso deixam de lutar pela posição, isso é importante. A Jozi é a mais experiente e é a capitã, mas nem por isso a Giga tem deixado de brigar pelo seu lugar. A Júlia é a mais nova na equipe e também tem treinado forte?, concluiu Bracali.

Novata, a goleira Júlia se diz feliz pela oportunidade de defender a seleção brasileira pela primeira vez. Para a atleta do Kindermann, de Caçador (SC), os treinamentos definidos pela comissão técnica nacional, em especial pelo preparador de goleiras Carlão, estão sendo todos bem aproveitados.

?Não posso me acomodar por apenas estar no grupo. Estou feliz por fazer parte da seleção, mas nem por isso deixo de buscar o meu espaço. Tem sido uma experiência grande pra mim, já que nos clubes nós acabamos não tendo trabalhos tão específicos, e tenho procurado aprender bastante com os profissionais que aqui estão?, disse Júlia, logo após o café da manhã desta quinta-feira (6).

Atuando no futsal espanhol há quase dois anos e mais experiente, a capitã Jozi, pelo o que tudo indica, será a titular do gol brasileiro. Giga e Júlia, mesmo correndo ?por fora?, prometem estarem prontas para caso o técnico Vander opte por alguma delas durante a competição.

A estreia brasileira no Sul-Americano 2011 de futsal será na sexta-feira (7), contra as equatorianas. O jogo está marcado para as 17 horas local ? 18h30 pelo o horário de Brasília.



Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confeder ação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Seleção 2011 :: RELEASE DO DIA 7/10/2011

Até 2ª ordem, Sul-Americano feminino está suspenso


Maracay (VEN) - O início da quarta edição do Campeonato Sul-Americano feminino de futsal segue indefinido. Depois de modificar a estreia da seleção brasileira por duas vezes, a organização do torneio alegou falta de bolas e o não comparecimento do Equador, até o momento, para começar os jogos na Venezuela.

Indignado com a desorganização apresentada, o supervisor da seleção brasileira, Reinaldo Simões, falou sobre os ocorridos. De acordo com o mesmo, que recebeu uma ligação de um dirigente local na hora do almoço, o Brasil entrará em quadra somente no sábado.

A princípio, as comandadas do técnico Vander enfrentariam a Bolívia nesta sexta-feira, mas as bolivianas desistiram de participarem do campeonato. Já pela segunda tabela divulgada pela Conmebol, a estreia estava marcada para esta sexta, contra o Equador, mas as equatorianas ainda não desembarcaram na Capital Federal Caracas. Por fim, pelas últimas informações fornecidas, a solenidade de abertura será hoje à tarde e as partidas terão início somente amanha (8).

?O 4º Campeonato Sul-Americano feminino está suspenso até 2ª ordem. Estamos no aguardo para sabermos exatamente o que irá ocorrer. Até agora o que sabemos é que só iremos entrar em quadra no sábado. Ainda, pelo o que foi passado, a abertura será nesta sexta-feira, mas a competição só começará amanhã por falta de bolas e devido ao Equador não ter chegado à Venezuela ainda?, desabafou Reinaldo Simões.

Enquanto a nova tabela não seja oficializada, a comissão técnica nacional não para em Maracay. Com a indefinição da estreia, as jogadoras brasileiras voltarão a treinar na tarde de hoje. Um trabalho de fortalecimento muscular numa academia local também está sendo preparado para as jogadoras.

Elenco feminino treina e aguarda definição da nova tabela


Maracay (VEN) - Enquanto a terceira tabela do 4º Campeonato Sul-americano feminino de futsal não é divulgada, a seleção brasileira segue se preparando em solo venezuelano. Apesar dos diversos contratempos, o elenco comandado pelo técnico Vander Iacovino deixa a ansiedade de lado e tenta se concentrar exclusivamente nas partidas que ainda estão por vir.

?Continuamos nossa preparação e aguardamos uma definição sobre a competição, espero que tudo se resolva o mais rápido possível. As atletas querem jogar, claro. Nós não podemos permitir que os problemas da tabela, de fora de quadra, nos atrapalhem dentro das quatro linhas?, comentou o técnico brasileiro no início da noite desta sexta-feira (7).

Depois de mais uma vez realizarem exercícios de força e alongamentos pela manhã, no hotel, as brasileiras trabalharam com bola no período vespertino. Mesmo com a forte chuva que caiu sobre Maracay durante todo o dia, a comissão técnica nacional conseguiu realizar mais um treinamento na Venezuela, mesmo diante das improvisações que se fizeram necessárias.

Após aquecerem e participarem de uma roda de bobinho, as atletas trabalharam em quadra reduzida, exigindo bastante marcação e rapidez de raciocínio nos lances. Por fim, Vander, com dois quartetos diferentes, ensaiou uma série de jogadas de cobrança de lateral.

Solenidade de abertura é realizada e Congresso Técnico está marcado para amanhã
Após quase duas horas de espera na arquibancada do ginásio poliesportivo ?Las Delicias? (com quadra bem inferior às medidas oficiais 40x20m), a delegação completa da seleção brasileira participou da solenidade de abertura da quarta edição do Sul-americano feminino.

Dos nove selecionados que irão disputar o título deste ano, somente a Argentina não compareceu ao evento inaugural. Após várias apresentações musicais e de dança, as seleções, finalmente, foram apresentadas ao público presente.

Neste sábado pela manhã, de acordo com informações da organização, será realizado o Congresso Técnico da competição, que a princípio estava marcado para essa sexta-feira. A primeira rodada deverá ser realizada no próprio sábado, mas ainda não há nada de oficial divulgado.

Jú Delgado destaca união do elenco brasileiro


Maracay (VEN) - Presente em todas as convocações da seleção brasileira feminina de futsal, desde 2005, a pivô Jú Delgado aguarda a divulgação da nova tabela do 4º Campeonato Sul-Americano da categoria para, enfim, defender o escrete nacional mais uma vez.

Atuando na Espanha há quatro anos, a pivô de 27 anos se diz feliz pela oportunidade de vestir a camisa verde e amarela em mais um Sul-Americano. A jogadora, que esteve presente nos três títulos anteriores, chega otimista para mais esse desafio em sua vitoriosa carreira.

?Vou para o meu quarto campeonato seguido e estou feliz por fazer parte desse grupo, um dos melhores que eu já trabalhei. Estou bem fisicamente e tecnicamente. Espero contribuir da melhor forma com a equipe?, comentou Jú, depois do segundo treinamento com bola em Maracay.

Sobre os compromissos pelo Sul-Americano, a pivô falou: ?No fim desta temporada teremos o II Torneio Mundial, onde lutamos pelo bi e certamente o grau de competitividade será mais elevado. Para a competição na Venezuela, nós estamos preparadas e iremos evoluir mais ainda durante as partidas?.

Prestes a completar 30 jogos pela seleção brasileira, Delgado enaltece a força do atual elenco, mas lamenta a lesão da companheira de posição, Cely, que tenta se recuperar de um problema muscular na coxa direita. Para Jú, a lesão de Cely é lamentável.

?Todos querem jogar, estarem em quadra. Brigar pela posição é normal, mas de forma saudável. Sem demagogia alguma, eu estou muito triste pela lesão da Cely, pois eu queria aprender com ela, com o estilo de jogar que ela apresenta. Sempre são convocadas apenas duas pivôs e logo agora que foram chamadas três ocorre esse problema, infelizmente?, lamentou a pivô do FS Mósteles, clube espanhol.



Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Sul-Americano 2011 :: RELEASE DO DIA 9/10/2011

Experiente, Cilene fala sobre o próximo desafio do Brasil


Maracay (VEN) - Presente em todas as convocações da seleção brasileira feminina desde 2005, a fixa Cilene, do Barueri/Jaguaré/Palmeiras (SP), assinalou o primeiro gol do Brasil na quarta edição do Campeonato Sul-Americano de futsal. Logo em sua estreia, neste sábado (8), a equipe do técnico Vander Iacovino aplicou 13 a 1 no Equador e Cilene foi quem abriu o placar em um chute forte pela ala esquerda.

“Foi importante ajudar o time a sair do zero. A partida não estava fácil, mas felizmente conseguimos abrir o marcador e construir uma vitória elástica”, revelou a camisa 6 nacional, que alertou sobre a habilidade das atletas colombianas.

“A Colômbia, nosso próximo adversário, conta com jogadoras habilidosas, então é preciso que nosso time esteja atento. Os primeiros minutos dos duelos contra elas costumam ser complicados”, comentou Cilene.

Experiente, a fixa procura passar o máximo de tranquilidade as mais novas. Juntamente com Jú Delgado e Neguinha, sua companheira inseparável, Cilene soma quase trinta convocações seguidas pela seleção. “Nós atletas onversamos não só nos treinos, mas também nos corredores. Eu, a Neguinha e a Jú somos as mais veteranas do grupo, então temos que colaborar com as mais jovens. Procuramos explicar também a importância que é defender o nosso país”.

A atleta aproveitou para falar sobre seu futuro na seleção e a evolução do futsal feminino. “Tenho 27 anos e pretendo continuar servindo o Brasil enquanto eu tiver condições. O futsal feminino evoluiu, é verdade, mas ainda pode crescer mais. Penso que o apoio da mídia e dirigentes é fundamental para isso”, finalizou Cilene.

De acordo com a organização do evento, não haverá transmissão ao vivo dos jogos do 4º Sul-Americano feminino de futsal, mas os sites www.futsaltv.com.ve e www.telesurtv.net irão produzir vídeos de algumas partidas e lances. Brasil e Colômbia se enfrentam nesta terça-feira (11), as 13hr local – 14h30 pelo o horário de Brasília.

Seleção feminina participa de clínica na Venezuela


Maracay (VEN) - De folga na tabela do 4º Campeonato Sul-Americano de futsal, a seleção brasileira feminina teve uma manhã diferente neste domingo (9/10). Logo após o café, as brasileiras, que venceram o Equador na abertura do grupo B (13 a 1), visitaram uma quadra poliesportiva próxima ao hotel Micotti e participaram de uma clínica com crianças da região.

Durante quase uma hora, toda delegação brasileira interagiu e participou de atividades diversas com mais de cinquenta crianças locais. Na ocasião, alguns fundamentos básicos de futsal foram orientados pela comissão técnica verde-amarela, como: passe, condução de bola e finalização.

Além de divulgarem a modalidade, as atuais tricampeãs sul-americanas aproveitaram a oportunidade para conhecerem um pouco mais da cultura venezuelana e a responderem a várias perguntas sobre o Brasil e suas conquistas no esporte. Jozi, capitã da seleção, falou sobre a visita:

“As crianças ficaram felizes por estarem conversando conosco e nós também gostamos de responder as perguntas delas. É muito gratificante notar a alegria delas, sempre curiosas e atentas a tudo. Divulgamos o futsal, mas também nos divertimos hoje”, comentou a goleira.

Ainda segundo Jozi, ela e suas companheiras acabaram voltando ao passado. “Assim como as crianças aprenderam um pouco com nós, a gente voltou um pouco ao passado e nos recordamos do nosso tempo de infância”, concluiu a atleta.

Na parte da tarde, o selecionado nacional fará um trabalho específico na academia e, em seguida, assistirá ao duelo entre Colômbia e Paraguai. As colombianas serão as próximas adversárias das brasileiras. A partida está marcada para esta terça-feira (11), às 13 horas (14h30 no Brasil), no ginásio “Las Delicias”.

Com quatro gols, Marcela sai do banco e desequilibra


Maracay (VEN) - Depois de finalmente estrear na Venezuela, na quarta edição do Sul-Americano de futsal, o clima na seleção brasileira feminina não poderia ser melhor. Além de ter passado a ansiedade do primeiro jogo, a equipe nacional venceu e convenceu na partida de estreia: 13 a 1 diante do Equador.

Destaque da goleada deste sábado (8), a ala Marcela falou após a estreia: “Temos um elenco qualificado, que atua de maneira ofensiva. Fizemos uma partida boa hoje, mas o placar elástico acaba camuflando nossos erros. Creio que podemos melhorar ainda mais nossa finalização”, disse a atleta, que iniciou o jogo no banco de suplentes e, mesmo entrando apenas no fim do primeiro tempo, assinalou quatro gols.

Feliz por sua atuação e também pela vitória, Marcela fez questão de enaltecer o trabalho realizado pelo treinador Vander Iacovino e toda comissão técnica nacional. Para ela, o período de concentração em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza (CE), fez toda diferença.

“O Vander me ajudou muito, já que eu estava no futebol de campo e tive que me readaptar na quadra. A cada jogo temos que evoluir e comigo não é diferente. As atividades no Centro de Treinamento da seleção foram fundamentais para mim”, finalizou a ala.

Próximo jogo do Brasil será somente na terça-feira (11)
Líder do grupo B, o selecionado brasileiro feminino só voltará à quadra na próxima terça-feira (11), às 13 horas local – 14h30 pelo o horário de Brasília. Até lá, como de praxe, as atletas darão sequência aos treinamentos.

Neste domingo (9) pela manhã, atendendo a um pedido da organização do campeonato, o escrete nacional participará de uma clínica com crianças da região. Pela tarde, as jogadoras irão trabalhar em alguma academia próxima ao hotel onde estão hospedadas. Atividade com bola, segundo o técnico Vander, somente na segunda-feira (10).


Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Nova janela Imprimir tudo Carlos Barbosa ganha de virada e é semifinalista

Carlos Barbosa ganha de virada e é semifinalista


O Carlos Barbosa conseguiu se classificar para as semifinais da Liga Futsal 2011 ao bater, em jogo emocionante, a Intelli/Orlândia pelo placar de 3 a 2, de virada, em partida realizada na noite desta segunda-feira (10/10), no Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa (RS).

Com o resultado os gaúchos se credenciaram para encarar a equipe do SCaetano/CorinthiansUnip em uma das semifinais da Liga Futsal. Na outra, o Santos irá enfrentar o Florianópolis Futsal. O destaque da partida foi o fixo Carlinhos, que marcou dois gols e participou diretamente do terceiro tento do clube da serra gaúcha.

O jogador comemorou muito a vitória. “Hoje tive uma atuação boa, ajudando a equipe com dois gols e participando do terceiro. O time todo se doou em quadra e conseguiu a classificação no final da partida, tendo boa marcação no final, para segurar o placar”, avaliou o fixo.

O jogo
Na primeira etapa a equipe gaúcha começou bem e teve boa chance para abrir o placar em chute de Leandrinho, prontamente defendido pelo goleiro Guitta, que evitou que a equipe paulista saísse em desvantagem no placar.

Aos poucos, a Intelli igualou as ações em quadra, passando, com isso, a atacar mais o time gaúcho. Na base da pressão o primeiro gol paulista acabou saindo. Depois de três defesas seguidas de Lavoisier, na quarta chance Cris encontrou Marlon livre, que bateu forte para marcar.

Pouco depois, porém, o Carlos Barbosa chegou ao empate. Carlinhos, que havia recém entrado em quadra, tabelou no ataque e acertou forte chute da entrada da área, sem chances para Guitta. No lance seguinte Augusto recebeu excelente passe de Willian e bateu no ângulo de Lavoisier, recolocando a Intelli em vantagem.

Na sequência da partida a Intelli passou a se resguardar mais e fechar sua defesa, esperando tentar explorar os contra ataques que porventura surgissem. A ACBF, por sua vez, tentou de todas as formas empatar mais uma vez o jogo, mas o máximo que conseguiu foi um chute na trave de Guitta.

No segundo tempo o Carlos Barbosa voltou para o jogo decidido a buscar o empate. Depois de algumas chances perdidas, os gaúchos chegaram à igualdade com Carlinhos. Ele recebeu passe no meio e bateu forte para defesa parcial de Guitta. No rebote ele bateu de perna esquerda e marca o segundo da ACBF.

No final do jogo Cris foi expulso por falta e, com um atleta a mais, a ACBF chegou ao terceiro gol quando Carlinhos mandou uma bomba de fora da área que acertou a trave e voltou na cabeça de Thiaguinho que escorou para o fundo das redes, anotando o terceiro do Carlos Barbosa, que sacramentou sua classificação.


Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Liga Futsal
imprensa@ligafutsal.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Ciço é a segunda baixa do Brasil para o Grand Prix

Ciço é a segunda baixa do Brasil para o Grand Prix


Manaus (AM) - O fixo Ciço foi cortado da Seleção Brasileira de Futsal que disputará o 7º Grand Prix de Futsal, entre 16 e 23 de outubro, em Manaus (AM). O jogador sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda durante o primeiro treino do Brasil em solo manauara, na manhã de quarta-feira (12/10). O fixo Carlinhos, do Carlos Barbosa, foi convocado para ocupar seu lugar.

Ciço é a segunda baixa do Brasil para o GP de Manaus. O pivô Jé, do Santos, também foi cortado. Ele sofreu uma lesão durante uma partida de sua equipe pelo Campeonato Paulista, na terça-feira (11/10). Para seu lugar foi chamado Lukaian. O pivô do São Caetano/Corinthians/Unip se apresentou na noite desta quarta-feira e já está integrado ao elenco brasileiro.

O médico da Seleção Brasileira, André Pedrinelli, explicou as razões do corte do fixo. ?O Ciço teve uma lesão de uma complexidade relativamente baixa, porém como o Grand Prix é um torneio curto, achamos por bem substituí-lo?, disse Pedrinelli.

Carlinhos, campeão mundial em 2008, deve chegar a Manaus ainda nesta quinta-feira (13/10). A expectativa da comissão técnica do Brasil é de que o atleta se integre ao grupo o mais rápido possível, uma vez que o time segue em preparação, com treinamentos previstos para dois períodos.

Brasil treina em Manaus preocupado com o calor


Manaus (AM) - A Seleção Brasileira de Futsal realizou na manhã desta quinta-feira (13/10) seu segundo treino em Manaus (AM) em preparação para o 7º Grand Prix de Futsal. A atividade ocorreu na Arena Amadeu Teixeira e durou pouco mais de uma hora e começou às 8h30, pelo horário local.

“Tentamos estabelecer uma rotina parecida com o que vamos encarar no domingo (16/10) no dia do jogo de estréia, uma vez que o horário do jogo é atípico”, explicou o preparador físico do Brasil, João Carlos Romano. O primeiro confronto da Seleção Brasileira no 7º Grand Prix ocorre no domingo, às 8 horas, pelo horário local (10 horas – pelo horário de Brasília).

Romano falou também da intensidade do treino, realizado sob o forte calor, acima dos 30 graus Celsius. “Estamos dosando estas atividades. O calor acaba desgastando mais os atletas e por isso temos que nos preocupar com esta adaptação”, comentou o preparador físico brasileiro.

O técnico Marcos Sorato pôde contar com treze dos quatorze convocados, já que o fixo Carlinhos, chamado para ocupar o lugar de Ciço, cortado por conta de uma lesão na coxa esquerda, tem chegada prevista a Manaus para a tarde de sexta-feira (14/10).

Ainda nesta quinta-feira o Brasil realizará mais um treino na Arena Amadeu Teixeira, às 18 horas.

Guatemala realiza primeiro treino em Manaus


Manaus (AM) - Adversária do Brasil na estréia do 7º Grand Prix de Futsal, a Guatemala desembarcou na noite desta quarta-feira (12/10), em Manaus (AM). Os guatemaltecos não perderam tempo, no final da manhã desta quinta-feira (13/10) o elenco esteve na Arena Amadeu Teixeira, onde fizeram um treino de reconhecimento de quadra.

A atividade durou cerca de uma hora e dos convocados, o técnico Eduardo Estrada não pôde contar com todo o elenco. Ele convocou quinze jogadores para a disputa do Grand Prix, porém três destes atletas desembarcarão apenas nesta sexta-feira (14/10) em solo manauara. Outros quatro membros da comissão técnica da Guatemala chegarão acompanhando estes jogadores.

“Estamos muito felizes por poder jogar o Grand Prix. Nossa preparação já vem ocorrendo há alguns meses, com treinos esporádicos e outras quatro partidas que fizemos na Espanha, sendo duas contra a seleção espanhola”, disse o técnico da Guatemala, Eduardo Estrada, fazendo referência à dois amistosos realizados na Europa, em que os espanhóis venceram por 10 a 0 e 4 a 3.

Para o duelo contra o Brasil, Estrada ressaltou a relevância do confronto. “É um rival muito complicado, mas é o tipo de partida que nos faz crescer muito. Necessitamos disto para a evolução do nosso futsal e que também servirá para nos preparar para as eliminatórias da Copa do Mundo de Futsal”, complementou fazendo referência ao mundial da Tailândia, em 2012.

Guatemala e Brasil farão o jogo de abertura do 7º Grand Prix de Futsal. O jogo, válido pelo grupo A do campeonato, será disputado às 8 horas (horário local – 10 horas pelo horário de Brasília), na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM). Além dos dois países, a chave é composta por Holanda e Angola, que duelam entre si na primeira rodada.


< tr>
Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da CBFS
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Observado por Fininho e Tobias, Brasil treina em Manaus

Observado por Fininho e Tobias, Brasil treina em Manaus


Manaus (AM) - O treino da Seleção Brasileira de Futsal na noite desta quinta-feira (13/10) foi acompanhado de perto por dois ícones do salonismo mundial. A Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM), recebeu, além dos ídolos do presente, os craques do passado: Fininho e Manoel Tobias.

Os dois bicampeões mundiais e estão em Manaus, que receberá a 7ª edição do Grand Prix de Futsal, para uma ação promocional da Chevrolet (Montadora Oficial da Seleção Brasileira de Futsal) e fizeram questão de visitar o ambiente em que eles se consagraram. ?Dá saudade. É bacana ver os amigos, gente com quem atuamos muito tempo juntos e é uma satisfação enorme?, disse Fininho, do alto dos seus 39 anos.

Campeão do Mundo em 1992, em Hong Kong, e 1996, na Espanha, Fininho ressalta a força do futsal brasileiro nos dias de hoje. ?Quando se fala em futsal o Brasil segue sendo o número um. Temos que seguir nos preparando forte, sobretudo agora, uma vez que no ano que vem já temos uma Copa do Mundo de Futsal pela frente?, destacou.

?O futsal brasileiro formou várias gerações vencedoras, desde Jackson, Morruga, Douglas, passando por nomes como do Manoel Tobias, Choco, Danilo e agora esta gurizada que está surgindo juntamente com Falcão, como são os casos do Vinícius, Gabriel e outros?, pontuou Fininho, que ainda não se declarou como ?aposentado?.

Para o ala Falcão, a visita dos ídolos e ex-companheiros de equipe, já que os três estiveram juntos nos mundiais da Guatemala, em 2000, e de Taipei (China), em 2004 ? ambos vencidos pela Espanha ?, é um bom incentivo. ?É muito bom tê-los aqui. São dois ícones do esporte, que fizeram história no futsal. Eles foram referência e tive a oportunidade de conviver com eles por muito tempo na seleção e aprendi muito. Com eles aqui aumenta nossa responsabilidade de uma forma positiva?.



Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da CBFS
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Observado por Fininho e Tobias, Brasil treina em Manaus

Observado por Fininho e Tobias, Brasil treina em Manaus


Manaus (AM) - O treino da Seleção Brasileira de Futsal na noite desta quinta-feira (13/10) foi acompanhado de perto por dois ícones do salonismo mundial. A Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM), recebeu, além dos ídolos do presente, os craques do passado: Fininho e Manoel Tobias.

Os dois bicampeões mundiais e estão em Manaus, que receberá a 7ª edição do Grand Prix de Futsal, para uma ação promocional da Chevrolet (Montadora Oficial da Seleção Brasileira de Futsal) e fizeram questão de visitar o ambiente em que eles se consagraram. ?Dá saudade. É bacana ver os amigos, gente com quem atuamos muito tempo juntos e é uma satisfação enorme?, disse Fininho, do alto dos seus 39 anos.

Campeão do Mundo em 1992, em Hong Kong, e 1996, na Espanha, Fininho ressalta a força do futsal brasileiro nos dias de hoje. ?Quando se fala em futsal o Brasil segue sendo o número um. Temos que seguir nos preparando forte, sobretudo agora, uma vez que no ano que vem já temos uma Copa do Mundo de Futsal pela frente?, destacou.

?O futsal brasileiro formou várias gerações vencedoras, desde Jackson, Morruga, Douglas, passando por nomes como do Manoel Tobias, Choco, Danilo e agora esta gurizada que está surgindo juntamente com Falcão, como são os casos do Vinícius, Gabriel e outros?, pontuou Fininho, que ainda não se declarou como ?aposentado?.

Para o ala Falcão, a visita dos ídolos e ex-companheiros de equipe, já que os três estiveram juntos nos mundiais da Guatemala, em 2000, e de Taipei (China), em 2004 ? ambos vencidos pela Espanha ?, é um bom incentivo. ?É muito bom tê-los aqui. São dois ícones do esporte, que fizeram história no futsal. Eles foram referência e tive a oportunidade de conviver com eles por muito tempo na seleção e aprendi muito. Com eles aqui aumenta nossa responsabilidade de uma forma positiva?.



Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da CBFS
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

FEDERAÇÃO AQUÁTICA PAULISTA

Alunos descem para o litoral para a 11ª etapa do Campeonato Escolar

Liliane Yoshino

Federação Aquática Paulista


De olho na seleção paulista dos Jogos Olímpicos Escolares, centenas de alunos participam das etapas do I Campeonato Estadual Escolar Olímpico Rumo a 2016 que acontecem desde o início de junho.

A primeira delegação, de 12 a 14 anos, já representou o Estado em João Pessoa e trouxe 15 medalhas.

Pela segunda vez, a piscina municipal de Praia Grande será sede do evento que chega na 11ª etapa. Amanhã, 14, alunos cairão na às 7 horas para o aquecimento com a etapa prevista para acontecer às 8h30. A piscina está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco com a Rua Gilberto Fouad Beck, na Vila Mirim.

Importante ressaltar que no dia da competição, deverão ser entregues ao organizador do evento as súmulas preenchidas, assinadas e carimbadas. Além disso, os alunos deverão mostrar o RG original no balizamento, conforme regulamento. Toda a documentação deve ser original.

O I Campeonato Estadual Escolar Olímpico Rumo a 2016 é realizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo em parceria na organização e execução da Federação Aquática Paulista. O objetivo é promover o intercâmbio entre as Unidades Escolares da Rede de Ensino do Estado de São Paulo. Além de contribuir a prática ao esporte, o evento favorecerá a descoberta de novos talentos olímpicos que possam ser contemplados com o Programa Bolsa Talento Esportivo ou uma vaga nos Centros de Excelência do Estado de São Paulo.

A 1ª etapa aconteceu em Campinas (16/06), a 2ª em Jaboticabal (20/06), a 3ª na Praia Grande (21/06), a 4ª em São José do Rio Preto (25/06), a 5ª em Presidente Prudente (02/07), a 6ª em São Paulo (11/08), a 7ª em Guaratinguetá (16/08), a 8ª em Campinas (15/09), a 9ª em Presidente Prudente (22/09) e a 10ª em Sertãozinho (06/10).

SEDE PRÓPRIA: RUA DA UNIÃO, 57 - VILA MARIANA - SÃO PAULO/SP - CEP 04107-010
(11) 3884-7557 - E-mail: contato@aquaticapaulista.org.br

Ciço é a segunda baixa do Brasil para o Grand Prix Manaus (AM) - O fixo Ciço foi cortado da Seleção Brasileira de Futsal que disputará o 7º Grand Prix de Futsal, entre 16 e 23 de outubro, em Manaus (AM). O jogador sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda durante o primeiro treino do Brasil em solo manauara, na manhã de quarta-feira (12/10). O fixo Carlinhos, do Carlos Barbosa, foi convocado para ocupar seu lugar. Ciço é a segunda baixa do Brasil para o GP de Manaus. O pivô Jé, do Santos, também foi cortado. Ele sofreu uma lesão durante uma partida de sua equipe pelo Campeonato Paul

Observado por Fininho e Tobias, Brasil treina em Manaus


Manaus (AM) - O treino da Seleção Brasileira de Futsal na noite desta quinta-feira (13/10) foi acompanhado de perto por dois ícones do salonismo mundial. A Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM), recebeu, além dos ídolos do presente, os craques do passado: Fininho e Manoel Tobias.

Os dois bicampeões mundiais e estão em Manaus, que receberá a 7ª edição do Grand Prix de Futsal, para uma ação promocional da Chevrolet (Montadora Oficial da Seleção Brasileira de Futsal) e fizeram questão de visitar o ambiente em que eles se consagraram. ?Dá saudade. É bacana ver os amigos, gente com quem atuamos muito tempo juntos e é uma satisfação enorme?, disse Fininho, do alto dos seus 39 anos.

Campeão do Mundo em 1992, em Hong Kong, e 1996, na Espanha, Fininho ressalta a força do futsal brasileiro nos dias de hoje. ?Quando se fala em futsal o Brasil segue sendo o número um. Temos que seguir nos preparando forte, sobretudo agora, uma vez que no ano que vem já temos uma Copa do Mundo de Futsal pela frente?, destacou.

?O futsal brasileiro formou várias gerações vencedoras, desde Jackson, Morruga, Douglas, passando por nomes como do Manoel Tobias, Choco, Danilo e agora esta gurizada que está surgindo juntamente com Falcão, como são os casos do Vinícius, Gabriel e outros?, pontuou Fininho, que ainda não se declarou como ?aposentado?.

Para o ala Falcão, a visita dos ídolos e ex-companheiros de equipe, já que os três estiveram juntos nos mundiais da Guatemala, em 2000, e de Taipei (China), em 2004 ? ambos vencidos pela Espanha ?, é um bom incentivo. ?É muito bom tê-los aqui. São dois ícones do esporte, que fizeram história no futsal. Eles foram referência e tive a oportunidade de conviver com eles por muito tempo na seleção e aprendi muito. Com eles aqui aumenta nossa responsabilidade de uma forma positiva?.



Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da CBFS
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Ciço é a segunda baixa do Brasil para o Grand Prix

Ciço é a segunda baixa do Brasil para o Grand Prix


Manaus (AM) - O fixo Ciço foi cortado da Seleção Brasileira de Futsal que disputará o 7º Grand Prix de Futsal, entre 16 e 23 de outubro, em Manaus (AM). O jogador sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda durante o primeiro treino do Brasil em solo manauara, na manhã de quarta-feira (12/10). O fixo Carlinhos, do Carlos Barbosa, foi convocado para ocupar seu lugar.

Ciço é a segunda baixa do Brasil para o GP de Manaus. O pivô Jé, do Santos, também foi cortado. Ele sofreu uma lesão durante uma partida de sua equipe pelo Campeonato Paulista, na terça-feira (11/10). Para seu lugar foi chamado Lukaian. O pivô do São Caetano/Corinthians/Unip se apresentou na noite desta quarta-feira e já está integrado ao elenco brasileiro.

O médico da Seleção Brasileira, André Pedrinelli, explicou as razões do corte do fixo. ?O Ciço teve uma lesão de uma complexidade relativamente baixa, porém como o Grand Prix é um torneio curto, achamos por bem substituí-lo?, disse Pedrinelli.

Carlinhos, campeão mundial em 2008, deve chegar a Manaus ainda nesta quinta-feira (13/10). A expectativa da comissão técnica do Brasil é de que o atleta se integre ao grupo o mais rápido possível, uma vez que o time segue em preparação, com treinamentos previstos para dois períodos.

Brasil treina em Manaus preocupado com o calor


Manaus (AM) - A Seleção Brasileira de Futsal realizou na manhã desta quinta-feira (13/10) seu segundo treino em Manaus (AM) em preparação para o 7º Grand Prix de Futsal. A atividade ocorreu na Arena Amadeu Teixeira e durou pouco mais de uma hora e começou às 8h30, pelo horário local.

“Tentamos estabelecer uma rotina parecida com o que vamos encarar no domingo (16/10) no dia do jogo de estréia, uma vez que o horário do jogo é atípico”, explicou o preparador físico do Brasil, João Carlos Romano. O primeiro confronto da Seleção Brasileira no 7º Grand Prix ocorre no domingo, às 8 horas, pelo horário local (10 horas – pelo horário de Brasília).

Romano falou também da intensidade do treino, realizado sob o forte calor, acima dos 30 graus Celsius. “Estamos dosando estas atividades. O calor acaba desgastando mais os atletas e por isso temos que nos preocupar com esta adaptação”, comentou o preparador físico brasileiro.

O técnico Marcos Sorato pôde contar com treze dos quatorze convocados, já que o fixo Carlinhos, chamado para ocupar o lugar de Ciço, cortado por conta de uma lesão na coxa esquerda, tem chegada prevista a Manaus para a tarde de sexta-feira (14/10).

Ainda nesta quinta-feira o Brasil realizará mais um treino na Arena Amadeu Teixeira, às 18 horas.

Guatemala realiza primeiro treino em Manaus


Manaus (AM) - Adversária do Brasil na estréia do 7º Grand Prix de Futsal, a Guatemala desembarcou na noite desta quarta-feira (12/10), em Manaus (AM). Os guatemaltecos não perderam tempo, no final da manhã desta quinta-feira (13/10) o elenco esteve na Arena Amadeu Teixeira, onde fizeram um treino de reconhecimento de quadra.

A atividade durou cerca de uma hora e dos convocados, o técnico Eduardo Estrada não pôde contar com todo o elenco. Ele convocou quinze jogadores para a disputa do Grand Prix, porém três destes atletas desembarcarão apenas nesta sexta-feira (14/10) em solo manauara. Outros quatro membros da comissão técnica da Guatemala chegarão acompanhando estes jogadores.

“Estamos muito felizes por poder jogar o Grand Prix. Nossa preparação já vem ocorrendo há alguns meses, com treinos esporádicos e outras quatro partidas que fizemos na Espanha, sendo duas contra a seleção espanhola”, disse o técnico da Guatemala, Eduardo Estrada, fazendo referência à dois amistosos realizados na Europa, em que os espanhóis venceram por 10 a 0 e 4 a 3.

Para o duelo contra o Brasil, Estrada ressaltou a relevância do confronto. “É um rival muito complicado, mas é o tipo de partida que nos faz crescer muito. Necessitamos disto para a evolução do nosso futsal e que também servirá para nos preparar para as eliminatórias da Copa do Mundo de Futsal”, complementou fazendo referência ao mundial da Tailândia, em 2012.

Guatemala e Brasil farão o jogo de abertura do 7º Grand Prix de Futsal. O jogo, válido pelo grupo A do campeonato, será disputado às 8 horas (horário local – 10 horas pelo horário de Brasília), na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM). Além dos dois países, a chave é composta por Holanda e Angola, que duelam entre si na primeira rodada.


< tr>

Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da CBFS
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

PENTATLO MODERNO | Pentatletas brasileiros já estão em Guadalajara

Pentatletas brasileiros já estão em Guadalajara

De olho nas vagas olímpicas em jogo, delegação brasileira de Pentatlo Moderno chega à cidade do Pan mexicano após aclimatação de 15 dias nos Estados Unidos







Os pentatletas brasileiros que vão competir nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara já estão no México. Tendo o maior evento esportivo das Américas como a principal competição do ano, Luis Magno, Priscila Oliveira, Wagner Romão e Yane Marques chegaram nesta terça-feira, dia 11, à cidade do Pan depois de uma aclimatação de 15 dias no estado norte-americano de Colorado. Eles encaram as disputas da modalidade já no próximo fim de semana, dias 15 e 16.

Nos Estados Unidos, os quatro pentatletas puderam se acostumar com as condições geográficas locais semelhantes à de Guadalajara. Mas o ‘camp training’ possibilitou outras vantagens que não seriam possíveis caso eles viajassem do Brasil direto para a cidade mexicana.

No Centro de Treinamento Olímpico Americano, em Colorado Springs, além de se deparar com uma excelente estrutura física, já que o CT é um dos melhores do mundo, os brasileiros tiveram a companhia de alguns de seus adversários no Pan. Além do Brasil, e dos Estados Unidos, claro, Argentina, Canadá, República Dominicana e o Chile estavam com seus atletas na aclimatação.

“A estrutura física das instalações de lá é excepcional, a alimentação é perfeita e tudo é muito perto. Estivemos também muito bem servidos na parte de fisioterapia. Foi pouquíssimo tempo de translado até os treinos e isso facilitou muito. A gente treinou bem e tem bastante tempo para se recuperar. Deu para focar só no Pan”, destaca Yane Marques.

E o foco em Guadalajara está na cabeça da atleta de 27 anos ao longo de toda a temporada. A medalha de ouro no Pan do Rio chega ao México em busca do sonhado bicampeonato. O lugar mais alto no pódio será a coroação máxima de um ano intenso de competições.

Em 2011, a pernambucana participou de todas as quatro etapas da Copa do Mundo, chegando em quarto lugar geral para disputar a grande final, em julho, na Inglaterra. No mesmo mês, subiu no pódio em todas as três disputas que esteve presente nos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro. Conquistou um ouro por equipes, ao lado de Larissa Lellys e Priscila Oliveira, a prata individual e o bronze no revezamento misto com Luis Mago.

Os recentes excelentes resultados fazem com que Yane se mantenha há mais de um ano entre as 10 melhores do mundo, chegando a ocupar por dois meses consecutivos o terceiro lugar do ranking mundial segundo a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

“Vou para o Pan em busca do meu melhor. Quero melhorar minha natação e fazer a mesma corrida que fiz agora no Mundial que, diga-se de passagem, foi massa. Se tiver o mesmo desempenho que tive no tiro também, vou ficar muito feliz. Estou sempre pensando em melhorar minhas marcas, acreditando que o resultado bom será uma consequência disso”, sinaliza.

42 atletas e oito vagas

As provas do Pentatlo Moderno em Guadalajara já acontecem nos primeiros dias de disputas do Pan. No sábado, dia 15, as mulheres se enfrentam e no domingo, 16, será a vez dos homens. Os 42 atletas (17 no feminino e 25 no masculino) vão passar pelas provas de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida em uma única arena, o Club Hípica. Estarão representados, além do Brasil e do anfitrião México, Argentina, Canadá, Chile, Cuba, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Panamá, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Além da hegemonia continental, os 42 pentatletas estão de olho nas oito vagas olímpicas em jogo. Vão se garantir para as Olimpíadas de Londres, no ano que vem, os medalhistas de ouro e prata, e os melhores atletas sul-americanos e Norceca (dos países das América do Norte e Central, juntos), tanto na disputa feminina quanto na masculina. Pelo regulamento da qualificação, os quatro atletas de cada gênero precisam ser de países diferentes.

Yane pode repetir o feito de quatro anos atrás, quando se garantiu em Pequim 2008 pelo ouro ganho no Pan do Rio. Ao lado dela, a também pernambucana Priscila de Oliveira, estreante na competição, não esconde as intenções de carimbar seu passaporte para os Jogos da Inglaterra.

“Com certeza estou de olho nas vagas olímpicas. Também já sei como posso garantir a minha. Caso não consiga me classificar pelo Pan, mas faça uma boa pontuação na competição, junto este a mais dois bons desempenhos futuros e, pela qualificação que será feita através do ranking mundial, terei reais chances de conseguir uma das vagas olímpicas para o país”, projeta Priscila.

A pentatleta chega em Guadalajara como a atual bicampeã sul-americana. Há quatro anos no Pan do Rio, era uma das mais de 90 mil pessoas presentes na cerimônia de abertura no estádio do Maracanã. Ali como espectadora, se encantou e traçou sua meta para os quatro anos que viriam: competir no México.

“Nosso planejamento vem dando certo com os objetivos traçados e posso garantir que os jogos são o nosso principal objetivo nesse ano. Minha expectativa é de me sair muito bem na esgrima, melhorar na natação, dar sorte e ter muita concentração no hipismo, fazer uma prova de tiro constante e correr muito bem. Quero fazer o meu melhor em cada etapa”, espera a atleta de 22 anos.

Estreando também em um Pan está Luis Magno. O paulista, que chega à maior competição das Américas aos 24 anos de idade, tem se mostrado como uma bela surpresa para o Pentatlo Moderno brasileiro. Com pouco mais de dois anos na modalidade, já se tornou o principal pentatleta do país, com conquistas que vão de um sul-americano à prata e um bronze nos Jogos Mundiais Militares de 2011.

De carreira militar, o Primeiro Tenente do Exército Brasileiro está no esporte desde a infância. Da natação, que começou a praticar com seis anos, passou pelo judô, futebol, ginástica olímpica e o polo aquático até chegar ao Pentatlo Moderno.

Foi conhecer o esporte de cinco modalidades no Rio Grande do Sul, através do atual técnico, o Major Alexandre França. De lá pra cá, os números parecem estar a seu favor: Dois anos de Pentatlo Moderno, um sul-americano conquistado, duas vezes no pódio em Rio 2011, um Pan-Americano na bagagem e por que não uma credencial para uma olimpíada já?

“Estou me sentindo muito confiante, principalmente no treino, chegando muito bem preparado para essa prova. Espero conseguir uma medalha e principalmente lutar pela vaga olímpica”, vislumbra.

Quem também chega à Guadalajara com patente militar é o já experiente Wagner Romão. O sergipano de 33 anos já é figura carimbada no Pentatlo Moderno brasileiro. Com um terço de sua vida dedicada à modalidade, passou por altos e baixos em sua carreira e vem se mantendo como um dos principais pentatletas brasileiros nos últimos anos.

Chegou ao Pentatlo através do já veterano Daniel Santos, em 1999. Ao longo desses anos, a coleção de títulos impressiona: tricampeão brasileiro (2006, 2008 e 2010), vice-campeão sul-americano (2005 e 2006), campeão sul-americano de 2007 e a prata por equipes nos Jogos Mundiais Militares do Rio. Vai para as disputas no Pan confiante, tendo aproveitado bem a aclimatação em Colorado Springs.

“Um dos fatos bons da nossa temporada no Colorado foi o isolamento. Lá vivemos 24 horas de Pentatlo. Sair da rotina da vida em casa é muito importante próximo a uma competição como essa. Sem problemas para resolver, o atleta fica com a cabeça voltada somente para o treinamento, descanso e alimentação, fora a preparação mental que também é muito importante. Vale a pena a distância”, defende.

Romão já esteve em um Pan. Foi no Rio de Janeiro, em 2007. Mas as lembranças não são muito boas. Nos 10 dias finais de preparação para a competição, sofreu um violento acidente caindo do cavalo. Foi levado de ambulância para o hospital e estava bastante preocupado com sua coluna. Felizmente, após vários exames, não foi constatado nada grave.

No entanto, por causa das sessões de fisioterapia que chegou a fazer saiu de forma, chegando a circular de cadeira de rodas por alguns dias pela Vila Pan-Americana. O incidente fez com que ficasse em 11º na capital fluminense. Desta vez, no México, a situação é bem diferente.

“Hoje considero que possuo dois fatores importantes para um bom atleta: um excelente preparo físico aliado a uma maturidade psicológica muito boa. A expectativa de desempenho é fazer o melhor em cada prova. Tenho minhas metas pessoais em algumas etapas, mas o resultado não depende só de mim. São os melhores das Américas reunidos. É muita gente boa”, diz.

E no meio dessa gente boa, muitos atletas de alto nível, que vem se destacando, assim como os brasileiros, em competições internacionais. No feminino, Yane e Priscila vão ter que ficar de olho na norte-americana Margaux Isaksen (atual 18º no ranking mundial, vice-campeã pan-americana da categoria e prata na Primeira Etapa da Copa do Mundo de 2010, no México) e na canadense Donna Vakalis (32ª, quinta no Campeonato Norceca 2011 (Américas do Norte e Central) e no Pan-Americano da categoria no ano passado).

Dentre os homens, os principais adversários continentais de Luis Magno e Wagner Romão são Emanuel Zapata (18º no ranking mundial, bronze nos Jogos Mundiais Militares do Rio e atual vice-campeão sul-americano) e o norte-americano Dennis Browhser (39º), quarto nos Jogos Rio 2011 e campeão Norceca de 2009.


* Enviamos algumas fotos que podem ser usadas com o crédito 'Divulgação'



Mais informações:

APAR COMUNICAÇÃO
Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM)
Ana Paula Domingues - (21) 9698-9708
Raimundo Aquino - (21) 9245-8696
aparcomunica@gmail.com
www.pentatlo.org.br
Twitter: @Pentatlo
Facebook: Pentatlo

HÓQUEI SOBRE GRAMA: CAMPEÃO BRASILEIRO MASCULINO SERÁ CONHECIDO NESTE FIM DE SEMANA

No sábado, 15, acontece a última rodada do Campeonato Brasileiro de Hóquei sobre Grama 2011, no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro. Equipes do Rio de Janeiro e Santa Catarina são as favoritas para a disputa do ouro. Os jogos finais serão disputados no domingo, 16, no mesmo local.

No sábado, 15, também acontecerá o I Campeonato Brasileiro Sub-17 masculino.

Mais detalhes em www.hoqueisobregrama.com.br.

Att.

--
CBHG

FEDERAÇÃO AQUÁTICA PAULISTA

Novos talentos estão surgindo nas piscinas do Estado de São Paulo. Alunos juntamente com seus professores e familiares lotaram o complexo aquático de Praia Grande com um único objetivo: subir o maior número vezes no pódio e conseguir uma vaga para a final, em dezembro.

"Esse campeonato é tudo de bom. No geral, o que eu mais gostei foi da piscina e do bloco de saída", afirmou Felipe Araujo, do COC Santos.

Também pela primeira vez no campeonato, Carlos Fernandes, do Colégio Albert Einstein de Itanhaem, estava satisfeito em competir com os nadadores da baixada santista. "Estou gostando muito, porque o pessoal do litoral está aqui e eles são fortes. Já o meu desempenho, eu poderia ter ido melhor".

Quanto a organização, ela também foi mencionada. "Está muito organizado e virei em mais, se tiver", contou Ingrid Silva, do Centro Educacional Objetivo Litoral.

A etapa ainda contou com a participação de nadadores que estiveram no Troféu Chico Piscina, na qual a seleção paulista conquistou o 11º título consecutivo: Jackson Junior Silva Candido e Felipe Ribeiro de Souza, ambos do Colégio Santa Cecília.

Duas atletas voltaram para a casa com o peso de três medalhas de ouro: Lívia Okubo Oliveira (Centro Educacional Objetivo Litoral) e Paula Ornelas Philips (Colégio Santa Cecília).

O I Campeonato Estadual Escolar Olímpico Rumo a 2016 é realizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo em parceria na organização e execução da Federação Aquática Paulista. O objetivo é promover o intercâmbio entre as Unidades Escolares da Rede de Ensino do Estado de São Paulo (municipal, estadual, federal e particular). Além de contribuir a prática ao esporte, o evento favorecerá a descoberta de novos talentos olímpicos que possam ser contemplados com o Programa Bolsa Talento Esportivo ou uma vaga nos Centros de Excelência do Estado de São Paulo.

A 12ª etapa acontecerá no dia 4 de novembro, em São Paulo.

As inscrições são de responsabilidade da Direção da Unidade Escolar e de seus professores de educação física. A relação nominal dos nadadores participantes deverão ser enviadas via email, campeonatoescolar@aquaticapaulista.org.br. Cada Unidade Escolar pode inscrever dois atletas por prova e cada atleta poderá nadar três provas.

SEDE PRÓPRIA: RUA DA UNIÃO, 57 - VILA MARIANA - SÃO PAULO/SP - CEP 04107-010
(11) 3884-7557 - E-mail: contato@aquaticapaulista.org.br

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA MILAN/VGP

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA MILAN/VGP




No último domingo dia 09 de outubro de 2011 o time milan/vgp teve seu primeiro grande desafio e trouxe um lindo troféu do V festival Shalon de campo disputado no alto da serra em São Roque.
A técnica Selma e seu auxiliar técnico João ficaram muito contente com o desempenho da nossa equipe já que faz apenas um mês que o grupo foi organizado e nunca tinha jogado junto antes.
Nossa equipe ficou com o titulo de vice campeã mas o resultado não emportou muito porque a dificuldade de chegar na competição e principalmente para montar o time foram muito  grande e faz com que este primeiro  troféu tenha um gosto muito especial para todos nós além é claro de servir como essentivo para novas conquistas.
Nós acreditamos muito nessas jovens talentos que estão despontando no nosso município e na equipe que a cada dia fica mais madura e experiente e vai buscar grande vitórias a partir de agora.
Nosso time disputou esse festival com essas grandes altetas: Gisele, Mariana, Jessiquinha, Tatiane, Fernanda, Lariza, Jéssica, Beatriz, Janaina, Renata e Alberice.

texto Gilberto Cardoso Vieira

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

RN – 6ª COPA ASTC

RN – 6ª COPA ASTC

SP – MÊS SETEMBRO É FESTIVAL DE TKD ESCOLAR OLÍMPICO

SP – MÊS SETEMBRO É FESTIVAL DE TKD ESCOLAR OLÍMPICO

SP – ENCONTRO ESCOLAR OLÍMPICO NO IBIRAPUERA

SP – ENCONTRO ESCOLAR OLÍMPICO NO IBIRAPUERA

SP – CONTATO DA NOVA SEDE - LNT E FPT

SP – CONTATO DA NOVA SEDE - LNT E FPT

Coréia – DIPLOMA DO KUKKIWON

Coréia – DIPLOMA DO KUKKIWON

RS – IV FENATAE

RS – IV FENATAE

PE – 20ª COPA PAULISTA OPEN -ATP

PE – 20ª COPA PAULISTA OPEN -ATP

Notícias - World Police & Fire Games (WPFG) 2011 - Atleta brasileiro é campeão!

Notícias - World Police & Fire Games (WPFG) 2011 - Atleta brasileiro é campeão!

COREIA – DIPLOMAS DO KUKKIWON

COREIA – DIPLOMAS DO KUKKIWON

SP – OFICIALIZACAO DE DAN - KUKKIWON

SP – OFICIALIZACAO DE DAN - KUKKIWON

FUTSAL PAULISTA: Brasil e Paraguai duelam no futsal feminino

FUTSAL PAULISTA: Brasil e Paraguai duelam no futsal feminino

FUTSAL PAULISTA: Foto: Arbitragem Primeiro de Maio vs Araçariguama

FUTSAL PAULISTA: Foto: Arbitragem Primeiro de Maio vs Araçariguama

FUTSAL PAULISTA: Marília: 3ª Copa Cristo Rei de Futsal Feminino

FUTSAL PAULISTA: Marília: 3ª Copa Cristo Rei de Futsal Feminino

FUTSAL PAULISTA: Marília: Menores mandantes voltam a dominar

FUTSAL PAULISTA: Marília: Menores mandantes voltam a dominar

FUTSAL PAULISTA: Marília: 3ª Copa Cristo Rei de Futsal Feminino

FUTSAL PAULISTA: Marília: 3ª Copa Cristo Rei de Futsal Feminino

FUTSAL PAULISTA: Piratininga: Decisão no sub-17 feminino

FUTSAL PAULISTA: Piratininga: Decisão no sub-17 feminino

FUTSAL PAULISTA: Piratininga: Suzano é campeão no feminino sub -17

FUTSAL PAULISTA: Piratininga: Suzano é campeão no feminino sub -17

FUTSAL PAULISTA: Marília: Equilíbrio total no clássico de menores

FUTSAL PAULISTA: Marília: Equilíbrio total no clássico de menores

FUTSAL PAULISTA: Marília: Sub-20 definiu seus classificados

FUTSAL PAULISTA: Marília: Sub-20 definiu seus classificados

FUTSAL PAULISTA: FOTOS: Palmeiras x Guapira sub-11

FUTSAL PAULISTA: FOTOS: Palmeiras x Guapira sub-11

FUTSAL PAULISTA: FOTOS: Palmeiras x Guapira sub-11

FUTSAL PAULISTA: FOTOS: Palmeiras x Guapira sub-11

FUTSAL PAULISTA: Pulo do Gato ficou na igualdade com o tricolor

FUTSAL PAULISTA: Pulo do Gato ficou na igualdade com o tricolor

FUTSAL PAULISTA: Portuários goleia sub-17 do Jacareí

FUTSAL PAULISTA: Portuários goleia sub-17 do Jacareí

FUTSAL PAULISTA: Confira os resultados das 'Menores' do Timão

FUTSAL PAULISTA: Confira os resultados das 'Menores' do Timão

FUTSAL PAULISTA: Osasco: Sub-13 e Sub-15 goleiam pelo no Estadual

FUTSAL PAULISTA: Osasco: Sub-13 e Sub-15 goleiam pelo no Estadual

FUTSAL PAULISTA: Barão/Olar​ia tem bons resultados sobre o SACI

FUTSAL PAULISTA: Barão/Olar​ia tem bons resultados sobre o SACI

FUTSAL PAULISTA: Barão/Olar​ia tem bons resultados sobre o SACI

FUTSAL PAULISTA: Barão/Olar​ia tem bons resultados sobre o SACI

FUTSAL PAULISTA: EC Vila Galvão vence em todas as categorias

FUTSAL PAULISTA: EC Vila Galvão vence em todas as categorias

FUTSAL PAULISTA: Vídeos: Banespa X Portuguesa

FUTSAL PAULISTA: Vídeos: Banespa X Portuguesa

FUTSAL PAULISTA: Taça Brasil: Kurdana conhece seu grupo e tabela

FUTSAL PAULISTA: Taça Brasil: Kurdana conhece seu grupo e tabela

FUTSAL PAULISTA: Feminino: GEO goleia Taboão da Serra por 9 a 1

FUTSAL PAULISTA: Feminino: GEO goleia Taboão da Serra por 9 a 1

FUTSAL PAULISTA: Chase disputa liderança frente o C. São João

FUTSAL PAULISTA: Chase disputa liderança frente o C. São João

FUTSAL PAULISTA: GEO goleia Taboão da Serra por 9 a 1

FUTSAL PAULISTA: GEO goleia Taboão da Serra por 9 a 1

FUTSAL PAULISTA: Informações do Buzzo Sports

FUTSAL PAULISTA: Informações do Buzzo Sports

FUTSAL PAULISTA: Sertãozinho pronto para duelo contra o SB Chase

FUTSAL PAULISTA: Sertãozinho pronto para duelo contra o SB Chase

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: Jacareí vence com show de Escobar

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: Jacareí vence com show de Escobar

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: Taubaté goleia fora de casa

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: Taubaté goleia fora de casa

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: Taubaté goleia fora de casa

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: Taubaté goleia fora de casa

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: Pinhal perde em Araçariguama

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: Pinhal perde em Araçariguama

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano A2: Araçariguama vence

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano A2: Araçariguama vence

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: Paulínia e Poá vencem pelo sub-20

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: Paulínia e Poá vencem pelo sub-20

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: Sorocaba vence fora de casa

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: Sorocaba vence fora de casa

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: Suzano quer vitória diante o TCP

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: Suzano quer vitória diante o TCP

FUTSAL PAULISTA: Paulistão: Santos elimina São Paulo

FUTSAL PAULISTA: Paulistão: Santos elimina São Paulo

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: AABB volta a vencer e dispara

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: AABB volta a vencer e dispara

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: AABB volta a vencer e dispara

FUTSAL PAULISTA: Metropolitano: AABB volta a vencer e dispara

FUTSAL PAULISTA: Paulistão A1: Santos vence e está na final

FUTSAL PAULISTA: Paulistão A1: Santos vence e está na final

FUTSAL PAULISTA: Interior: Vocem anuncia a saída do ala Igor

FUTSAL PAULISTA: Interior: Vocem anuncia a saída do ala Igor

FUTSAL PAULISTA: Pulo do Gato vence o Corinthians e se reabilita

FUTSAL PAULISTA: Pulo do Gato vence o Corinthians e se reabilita

FUTSAL PAULISTA: Jornal destaca Paulistão, Brasil e Liga

FUTSAL PAULISTA: Jornal destaca Paulistão, Brasil e Liga

FUTSAL PAULISTA: Paulistão A1: Santos vence e está na final

FUTSAL PAULISTA: Paulistão A1: Santos vence e está na final

FUTSAL PAULISTA: Brasil e Paraguai duelam no futsal feminino

FUTSAL PAULISTA: Brasil e Paraguai duelam no futsal feminino

Foz Cataratas/PR x Viana/MA será às 17 horas do dia 10 11/10 17:43 Copa do Brasil de Futebol Feminino

A partida entre Foz Cataras/PR e Viana/MA, que será disputada no dia 10 de novembro, teve seu horário alterado. Por conta de questões climáticas, a partida será disputada às 17 horas, e não mais às 15 horas.

Este jogo é válido pela Copa do Brasil de Futebol Feminino.

Copa do Brasil: semifinais definidas 05/10 17:40 Copa do Brasil de Futebol Feminino

Viana/MA x Foz Cataratas/PR e Vitória/PE x Rio Preto/SP são os jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil de Futebol Feminino

As semifinais da Copa do Brasil de Futebol Feminino estão definidas: Viana/MA x Foz Cataratas/PR e Vitória/PE x Rio Preto/SP.

A CBF, através da Diretoria de Competições, realizou nesta quarta-feira, na sede da Confederação, o sorteio para as semifinais da Copa do Brasil de Futebol Feminino. Os representantes do Vitória, Paulo Roberto, e do Rio Preto, Doroteia de Souza, estiveram presentes no sorteio.

O Foz Cataratas viajará para Viana, no Maranhão, para o jogo de ida das semifinais, contra o Viana, no dia 3 de novembro, às 16 horas. A segunda partida será em Foz do Iguaçu no dia 10, às 15 horas.

Já o Vitória disputará o primeiro jogo das semifinais em casa, em Vitória de Santo Antão, contra o Rio Preto, no dia 5 de novembro, às 22 horas. A partida de volta, em São José do Rio Preto, será no dia 8, às 15 horas.

Ilhabela vira no último minuto e vai para a final da Copa do Brasil 01/10/2011 | Confederação Brasileira de Rugby.

Equipe paulista enfrentará o Goiânia na disputa do título nacional

O Ilhabela será o adversário do Goiânia na final da Copa do Brasil, segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Rugby XV. A equipe do litoral norte paulista venceu os gaúchos do Charrua por 18 a 17, neste sábado (1).

Jogando em casa, o Ilhabela começou na frente, mas a partida foi disputada e o Charrua encostava a cada ponto do Ilha. No segundo tempo, aos 30 minutos, Charrua conseguiu virar o jogo. Porém, faltando um minuto para o apito final, a equipe do Ilha conseguiu um penal, convertido por Ignácio "Nacho", e terminou a partida com um ponto à frente.

"Sofremos um pouco com o scrum deles, foi um jogo bastante disputado. Mas a união do grupo fez com que a gente brigasse até o fim e assim conseguimos a virada" , comentou Danilo Madeira, asa do Ilhabela.

Agora os ‘Green Sharks‘ enfrentam o Goiânia, que venceu o Bahia RS por 19 a 10 na semifinal do dia 24 de setembro. A final será no dia 22 de outubro e o campeão da Copa do Brasil enfrenta o Niterói, último colocado do Super 10, por uma vaga na elite do rugby em 2012.

Foto: Ilhabela RC

Ilhabela vira no último minuto e vai para a final da Copa do Brasil 01/10/2011 | Confederação Brasileira de Rugby.

Equipe paulista enfrentará o Goiânia na disputa do título nacional

O Ilhabela será o adversário do Goiânia na final da Copa do Brasil, segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Rugby XV. A equipe do litoral norte paulista venceu os gaúchos do Charrua por 18 a 17, neste sábado (1).

Jogando em casa, o Ilhabela começou na frente, mas a partida foi disputada e o Charrua encostava a cada ponto do Ilha. No segundo tempo, aos 30 minutos, Charrua conseguiu virar o jogo. Porém, faltando um minuto para o apito final, a equipe do Ilha conseguiu um penal, convertido por Ignácio "Nacho", e terminou a partida com um ponto à frente.

"Sofremos um pouco com o scrum deles, foi um jogo bastante disputado. Mas a união do grupo fez com que a gente brigasse até o fim e assim conseguimos a virada" , comentou Danilo Madeira, asa do Ilhabela.

Agora os ‘Green Sharks‘ enfrentam o Goiânia, que venceu o Bahia RS por 19 a 10 na semifinal do dia 24 de setembro. A final será no dia 22 de outubro e o campeão da Copa do Brasil enfrenta o Niterói, último colocado do Super 10, por uma vaga na elite do rugby em 2012.

Foto: Ilhabela RC

Seleção Brasileira de Sevens se prepara na Argentina para o Pan 2011 30/09/2011 | Confederação Brasileira de Rugby.

Os Jogos Panamericanos acontecem de 14 a 30 de outubro em Guadalajara, no México


A Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens embarca nesta sexta-feira para Buenos Aires, na Argentina, para um treinamento intensivo até 9 de outubro, visando os Jogos Pan-Americanos, que serão disputados de 14 a 30 de outubro em Guadalajara, no México. A equipe brasileira compete nos dias 29 e 30 de outubro.

"O objetivo principal será praticar e aprimorar o nível de compreensão dos jogadores em relação à proposta tática (ataque/defesa) e a capacidade individual de realizar as ações técnicas necessárias para permitir o funcionamento do sistema de jogo implantado ao longo de diversos treinamentos", comentou Joaquim Mina, manager da seleção.

A preparação da seleção começou em maio de 2011, com a realização de cinco concentrações em finais de semana e uma viagem à Inglaterra, no mês de julho, para disputa de torneios em Newquay e Middlesex/Londres. Desta vez, os treinamentos e jogos amistosos serão realizados no Centro de Alto Rendimento da Union Argentina de Rugby (UAR) em Buenos Aires, conhecido como PLADAR. Os jogos amistosos serão realizados contra as seleções da Argentina, Uruguai, Chile e Inglaterra.

O manager ressaltou ainda que a união e o espírito de grupo motivam a seleção para realizar uma excelente participação em Guadalajara."Tenho a certeza que o grupo saberá encarar suas responsabilidades e tarefas, executando com muita dedicação, foco e objetividade o trabalho a ser desenvolvido", finalizou Joaquim Mina.

Para essa viagem, os técnicos Maurício Coelho e Martin Schusterman convocaram 14 jogadores. O grupo final contará somente com 12 atletas. Confira a lista dos brasileiros que participarão do treinamento na Argentina:

Convocados
Daniel Hubert Gregg (Niterói RFC)
Diego Martins Gimenes Lopez (Pasteur AC)
Diogo Borges Reno (São José RC)
Eduardo Garcia Silva (Bandeirantes RC)
Eduardo Mezzaroba Melotto (Curitiba RC)
Erick Monfrinatti Cogliandro (São José RC)
Felipe Claro Sant´Ana Silva (SPAC)
Fernando Henrique Jungers Portugal (C) (Bandeirantes RC)
Henrique Dantas Pinto (São José RC)
Jefferson Felisberto da Silva (São José RC)
João Luiz da Ros (Desterro RC)
Lucas Rodrigues Duque (São José RC)
Moisés Rodrigues Duque (São José RC)
Rafael Santos Dawailibi (São José RC)

A Confederação Brasileira de Rugby tem o patrocínio da Topper, Bradesco, Heineken, Deloitte, Probiótica, Terapêutica e Cultura Inglesa. O incentivo é do Grupo CCR e o apoio da Cremer e Cia Athletica.

Foto: Sylvia Diez

Final atrás de final. Há de se reconhecer que o clube está em ascensão nos últimos anos. Só em 2011, será a quinta! Nesta quarta-feira (28), representando a Liga Cotiana de Futsal, a Kurdana iniciará a decisão do Troféu Piratininga de Seleções, na categoria Sub 17. O adversário será a Uni Sant'Anna, representando a Liga Suzanense de Futsal. Uma respeitável equipe, base da Seleção Paulista Sub 17, atual campeã nacional, além de ser campeã estadual de 2010 e vice deste ano. O jogo será no Ginásio Roberto David, em Suzano, às 16 horas. A volta será em Cotia, no Ginásio Municipal, na próxima quarta (05), às 15 horas. Quem somar mais pontos ao fim das duas partidas será a campeã da competição. Em caso de empate na pontuação, haverá prorrogação, com vantagem para quem tiver melhor saldo. Se houver igualdade neste critério e no tempo extra, iremos aos pênaltis. O último campeão do Piratinga Sub 17 foi a Liga Osasquense, representada pelo Jaguaré/Palmeiras, em 2008 - inclusive sendo bi, pois faturara em 2007. Depois, não houve outras edições, deixando uma lacuna de duas temporadas. * Pequenas preparadas contra um fortíssimo adversário O Piratininga Sub 17 contou com apenas quatro seleções neste ano. Na semifinal, Cotia tirou o Multforça/Guarulhos. Não foi preciso jogar, pois o clube guarulhense deu WO por estourar a tolerância de atraso - após ter que trocar o uniforme, conforme manda o regulamento. A partida seria em 17 de agosto, na casa do adversário. Suzano passou com duas goleadas. No dia 06 do mesmo mês, marcou 9 a 1 no Grêmio São Paulo/Limeira, em casa. No dia 20, foi ao interior e marcou 4 a 1, confirmando a vaga. A equipe cotiana vai mais "madura" para a partida. Isto porquê as pequenas disputaram a Copa Regional de futsal ao lado e contra atletas adultas. Os jogos e a conquista do título ajudaram a solidificar as boas atuações. O destaque vem sendo Amanda. A jovem ala marcou dois gols na Copa - um deles na decisão, no domingo passado, contra o Vila Guarani. Seu futsal de precisão nos passes e nas finalizações está chamando a atenção. Além de Amanda, mais meninas vêm atuando bem. Aninha e Priscila Loiola fizeram apresentações convicentes nos Jogos da Juventude (fase regional) e nos Jogos Regionais de Santo André. Thays continua sendo uma pivô perigosa, com firmes bates. Por fim, a qualidade da capitã Aline e de Paloma são outros dois importantes pontos a serem mencionados. Contato: (11) 6656 5506 www.acekurdana.com.br Twitter: @kurdanacotia

Chegou o mês do Pan de Guadalajara!

O Brasil fará sua estréia nos jogos Panamericanos de Guadalajara nos dias 29 e 30 de outubro. No entanto, a participação do Rugby no Pan de 2011 não é fim dessa história, senão mais um capítulo no plano ambicioso de desenvolvimento do esporte no Brasil.

Lutaremos por um lugar no pódio, porém, independente do resultado que alcancemos, Guadalajara marcará mais uma etapa no importante projeto de crescimento e internacionalização de nosso esporte.

Em Julho de 2010, levamos a Seleção Masculina de Sevens para uma brilhante temporada na Inglaterra e chamamos a atenção do mundo. As meninas da Seleção Feminina de Sevens continuam em franco crescimento e participarão do circuito mundial. A Seleção Masculina de XV foi coroada com a oportunidade de mostrar seu desempenho contra outras 3 escolas nos Emirados Árabes; viajaremos com nossos melhores atletas e vamos para vencer e consolidar presença em outros torneios internacionais. Mas agora, é a hora do Pan.

Convido todos para torcer conosco em Guadalajara. Há muito mais que uma medalha em jogo.

Sami Arap Sobrinho,
Presidente da CBRu.

Futsal Feminino - Troféu Piratininga Sub 17: Kurdana/Cotia começa sua quinta decisão no ano Quarta-feira, 28 de Setembro de 2011

Piratininga Sub 17: Kurdana/Cotia começa sua quinta decisão no ano
Por: Ricardo Silva







Final atrás de final. Há de se reconhecer que o clube está em ascensão nos últimos anos. Só em 2011, será a quinta! Nesta quarta-feira (28), representando a Liga Cotiana de Futsal, a Kurdana iniciará a decisão do Troféu Piratininga de Seleções, na categoria Sub 17.

O adversário será a Uni Sant'Anna, representando a Liga Suzanense de Futsal. Uma respeitável equipe, base da Seleção Paulista Sub 17, atual campeã nacional, além de ser campeã estadual de 2010 e vice deste ano. O jogo será no Ginásio Roberto David, em Suzano, às 16 horas.

A volta será em Cotia, no Ginásio Municipal, na próxima quarta (05), às 15 horas. Quem somar mais pontos ao fim das duas partidas será a campeã da competição. Em caso de empate na pontuação, haverá prorrogação, com vantagem para quem tiver melhor saldo. Se houver igualdade neste critério e no tempo extra, iremos aos pênaltis.

O último campeão do Piratinga Sub 17 foi a Liga Osasquense, representada pelo Jaguaré/Palmeiras, em 2008 - inclusive sendo bi, pois faturara em 2007. Depois, não houve outras edições, deixando uma lacuna de duas temporadas.

* Pequenas preparadas contra um fortíssimo adversário

O Piratininga Sub 17 contou com apenas quatro seleções neste ano. Na semifinal, Cotia tirou o Multforça/Guarulhos. Não foi preciso jogar, pois o clube guarulhense deu WO por estourar a tolerância de atraso - após ter que trocar o uniforme, conforme manda o regulamento. A partida seria em 17 de agosto, na casa do adversário.

Suzano passou com duas goleadas. No dia 06 do mesmo mês, marcou 9 a 1 no Grêmio São Paulo/Limeira, em casa. No dia 20, foi ao interior e marcou 4 a 1, confirmando a vaga.

A equipe cotiana vai mais "madura" para a partida. Isto porquê as pequenas disputaram a Copa Regional de futsal ao lado e contra atletas adultas. Os jogos e a conquista do título ajudaram a solidificar as boas atuações.

O destaque vem sendo Amanda. A jovem ala marcou dois gols na Copa - um deles na decisão, no domingo passado, contra o Vila Guarani. Seu futsal de precisão nos passes e nas finalizações está chamando a atenção.

Além de Amanda, mais meninas vêm atuando bem. Aninha e Priscila Loiola fizeram apresentações convicentes nos Jogos da Juventude (fase regional) e nos Jogos Regionais de Santo André. Thays continua sendo uma pivô perigosa, com firmes bates. Por fim, a qualidade da capitã Aline e de Paloma são outros dois importantes pontos a serem mencionados.

Contato:
(11) 6656 5506
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia

Futsal Feminino - Troféu Piratininga Sub 17: apesar de jogar bem, Kurdana/Cotia perde na ida da decisão Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

Piratininga Sub 17: apesar de jogar bem, Kurdana/Cotia perde na ida da decisão
Por: Ricardo Silva














Um belo duelo na tarde desta quarta-feira (28). Na primeira partida final do Troféu Piratininga Sub 17 de futsal feminino, a Kurdana (representando a Liga Cotiana) perdeu para a Uni Sant'Anna (defendendo a Liga Suzanense) por 2 a 1. A partida ocorreu no Ginásio Roberto David, em Suzano.

O resultado apertado mostrou o quanto foi disputada a partida. Inclusive, as cotianas atuaram bem, com chances de sair com um melhor placar. Mas há de se destacar que o adversário é uma equipe gabaritada no cenário estadual e nacional.

E a contagem deixa a Kurdana esperançosa pelo título - lutando pelo seu terceiro no ano em cinco finais. Algo bem possível. Na próxima quarta (05), às 15 horas, a partida de volta da decisão, no Ginásio Municipal de Cotia.

Em caso de vitória da Kurdana, teremos prorrogação. Se for por um gol de diferença, não há vantagem no tempo extra, ou seja, empate provoca pênaltis. Por dois ou mais, joga pela igualdade no prolongamento. Já Suzano entra em quadra precisando do empate no tempo normal.

* Finalistas em quadra superaram dificuldades

O Ginásio Roberto David se mostrou um excelente palco: em tamanho oficial, pois está acostumado a receber os jogos da Liga Futsal masculina.

Cotia veio com as meninas que se destacaram na Copa Regional e nos Regionais de Santo André. Entretanto, tiveram que arrumar uma solução nada ortodoxa para um problema. A goleira Verônica sofreu lesão no pulso esquerdo e não poderia jogar. A capitã Aline, que atua na ala, foi improvisada embaixo das três traves, pois já vinha participando dos treinos como arqueira algumas vezes.

E Suzano também tinha problemas. Foi com seis atletas para o jogo. Jacque e Fernanda desfalcavam o time. A primeira, por questões de saúde. A segunda, por grave lesão na patela, sofrida na final do Estadual contra o São Bernardo/Chase - que terminou com título bernardense.

Mas as mulheres são incríveis, desde a adolescência. Parece que a dificuldade é nada mais que um estímulo para jogar bem. As equipes começaram se estudando, usando de cautela. A primeira chance só ocorreu depois de sete minutos, com a cotiana Aninha chegando tarde em indecisão da goleira Mirelly. A resposta veio em bate cruzado.

A Kurdana sentiu que poderia ser mais contundente na vanguarda. Aninha perturbava a marcação adversária. Aos oito minutos, em contra-ataque servido por Paloma, ela estava na entrada da área, pronta para fazer o gol. Demorou para chutar, perdendo a bola mesmo sem goleira. Só que Suzano não perdoou, com a jovem Victoria batendo na saída de Aline.

As visitantes reagiram que nem "gente grande". Sem baixar a cabeça e criando oportunidades. Bianca recebeu bola dentro da área e bateu firme; Mirelly salvou milagrosamente com os pés. As locais tentavam com Manu e Verônica. Só que Aline estava firme no gol, encaixando bolas com segurança. Nem parecia que era jogadora de linha...

Aos 17, o empate. Aninha carregou pelo centro e bateu à meia-altura, à direita, partindo para o abraço. Os minutos antes do descanso mostraram equilíbrio, justificando o placar de momento.

* Goleira improvisada, capitã se destaca

No segundo tempo, Suzano veio disposto a definir a partida. Após pressão, aproveitou erro na saída de bola e desempatou com Verônica, pela direita, aos oito minutos. O jogo, à esse ponto, já estava pegado, com as duas equipes tendo muitas faltas marcadas.

E, após sofrer o gol, Cotia passou a dominar. Thays teve bate na esquerda bem defendido por Mirelly. Depois, Amanda mandou de fora da área. E a 'goleira' Aline subiu ao ataque, na função de goleira-linha. Bola trabalhada, ataques intensos e um bom duelo tático entre a cotiana Andressa de Azevedo e o suzanense Clodoaldo Marcondes.

Contudo, as faltas marcadas em excesso pesaram nos minutos finais. Hora do nome do jogo aparecer. Dois tiros livres sem barreira foram marcados para Suzano. No primeiro, na marca de dez metros, Verônica bateu e Aline defendeu voando baixo no canto direito. No segundo, no lado direito da entrada da área, Verônica tentou tirar demais e Aline só viu a bola ir longe do ângulo oposto que fechou.

Querem mais? Ok, vocês pediram. No minuto final, tiro livre para Cotia. E quem foi bater? Aline! Na marca dos dez, mandou a bola no pé da trave direita. Por pouco ela não dá um delicioso empate para a Kurdana.

Fim de jogo, vitória suada do Suzano contra a sempre guerreira Cotia. E a melhor da partida? Vocês ainda tem dúvida...

Contato:
(11) 6656 5506
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia