GILBERTOESPORTE

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

FUTSAL PAULISTA: Importante: Circulares 20 e 21

FUTSAL PAULISTA: Importante: Circulares 20 e 21

FUTSAL PAULISTA: Pinhal Futsal vence amistoso

FUTSAL PAULISTA: Pinhal Futsal vence amistoso

FUTSAL PAULISTA: S.B. Chase Sub-20 Feminino muda data de seletivas

FUTSAL PAULISTA: S.B. Chase Sub-20 Feminino muda data de seletivas

FUTSAL PAULISTA: Peneiras para equipes de futsal de Osasco em 2012

FUTSAL PAULISTA: Peneiras para equipes de futsal de Osasco em 2012

FUTSAL PAULISTA: Entrevista com Ivan Gomes, técnico do São José

FUTSAL PAULISTA: Entrevista com Ivan Gomes, técnico do São José

FUTSAL PAULISTA: Blog das Menores A1

FUTSAL PAULISTA: Blog das Menores A1

FUTSAL PAULISTA: Peneira da Juventude Armênia Fedainer F.C.

FUTSAL PAULISTA: Peneira da Juventude Armênia Fedainer F.C.

FUTSAL PAULISTA: Intelli avalia positivamente a primeira semana

FUTSAL PAULISTA: Intelli avalia positivamente a primeira semana

FUTSAL PAULISTA: Grêmio Recreativo Itapevi está fazendo seletivas

FUTSAL PAULISTA: Grêmio Recreativo Itapevi está fazendo seletivas

FUTSAL PAULISTA: Grêmio Recreativo Itapevi está fazendo seletivas

FUTSAL PAULISTA: Grêmio Recreativo Itapevi está fazendo seletivas

FUTSAL PAULISTA: A.A.Portuários de Santos faz seletivas Sub 07

FUTSAL PAULISTA: A.A.Portuários de Santos faz seletivas Sub 07

FUTSAL PAULISTA: Vídeo: Final Metropolitano Sub-20 Feminino 2011

FUTSAL PAULISTA: Vídeo: Final Metropolitano Sub-20 Feminino 2011

FUTSAL PAULISTA: São Caetano Futsal esta realizando seletivas

FUTSAL PAULISTA: São Caetano Futsal esta realizando seletivas

FUTSAL PAULISTA: Feminino sub-20: São Caetano conhece adversários

FUTSAL PAULISTA: Feminino sub-20: São Caetano conhece adversários

PENTATLO MODERNO | Brasil é citado por União Internacional por ranking de 2011

Brasil é citado pela União Internacional de Pentatlo Moderno por excelente colocação no ranking mundial de 2011












A pernambucana Yane Marques e a atual campeã olímpica, a alemã Lena Schoneborn, foram as únicas a permanecer durante todo o ano entre as 10 primeiras. No masculino, William Muinhos é o destaque brasileiro por ter liderado a categoria Jovem A

O Brasil ainda colhe os frutos de uma ótima temporada em 2011 no Pentatlo Moderno mundial. Em balanço divulgado nesta semana, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) cita o país como um dos dois únicos que se mantiveram entre os 10 primeiros lugares no ranking mundial feminino durante todo o ano passado. O excelente resultado foi graças às conquistas da pernambucana Yane Marques.

Com ótimos desempenhos, a atual sétima melhor do mundo, chegou ao TOP 3 da entidade. Além do Brasil, a Alemanha também ganhou destaque no levantamento da UIPM, por causa de Lena Schoneborn, atual campeã olímpica e número um do mundo.

“O terceiro lugar no ranking mundial significa que o Pentatlo no Brasil hoje vive um bom momento. Todo investimento e apoio que tive da Confederação, do COB e do Exército me impulsionaram para que eu tivesse condições de chegar ao terceiro lugar”, justifica a pentatleta.

Em 2011, Yane Marques teve uma temporada intensa. Participou de competições em sete países, dentre elas, todas as quatro etapas e a final da Copa do Mundo, o Campeonato Mundial da Rússia, os Jogos Mundiais Militares e o Pan-Americano de Guadalajara. Os resultados cada vez melhores levaram a pernambucana à posições inéditas para sua carreira e para o Pentatlo Moderno brasileiro.

Após percorrer três continentes para participar das quatro etapas da Copa do Mundo (EUA, Itália, Hungria e China), chegou para disputar a grande final da competição, na sede dos Jogos Olímpicos de 2012, Londres (Inglaterra), em quarto lugar geral na classificação até então.

Nos Jogos Mundiais Militares, em julho, no Rio de Janeiro, a pentatleta subiu no pódio de todas as disputas que participou. Ganhou a prata individual, o ouro por equipes e o bronze no revezamento misto, ao lado de Luis Magno. A emoção de ter a torcida ao lado de grandes vitórias foi única para a pernambucana.

“Sou muito grata ao apoio que recebo do Exército. Poder retribuir com medalhas me deixa feliz demais e com a sensação de dever cumprido”, acrescenta.

Em outubro, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, conquistou a medalha de prata e carimbou seu passaporte paras as Olimpíadas deste ano. A classificação antecipada a mais de oito meses para Londres 2012 deu um valioso tempo para a pentatleta focar sua preparação.

“A prata foi justa. Fiz o que pude para chegar ao Pan em boas condições para tentar uma medalha. O Pentatlo é muito difícil e as coisas mudam muito no decorrer da prova. Basta você se descuidar por um segundo e o final da prova muda completamente. Fiquei feliz. Acho que mereci a prata, assim como a norte-americana Margaux Isaksen o ouro”, acredita.

Logo após Guadalajara, o treinamento para as Olimpíadas foi iniciado. Tendo apenas duas semanas de férias desde então, participou de aperfeiçoamentos fora do país, principalmente com ênfase na esgrima. A pentatleta afirma ter conseguido resultados constantes, não só no aspecto físico, como também taticamente.

“Os treinos estão árduos, mas vai valer à pena. Espero continuar melhorando minhas marcas. Vou treinar para isso”, espera.

No masculino, jovem de 18 anos levou Brasil ao topo

Enquanto Yane Marques permaneceu entre as 10 melhores do mundo no ranking mundial feminino da UIPM durante todo o ano de 2011, William Muinhos conseguiu chegar ao topo da categoria Jovem A. Além de ter sido o melhor do mundo, o pentatleta permaneceu boa parte do ano no TOP 3 do ranqueamento.

Revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há quase três anos no Rio e em Recife para a formação de novos nomes na modalidade, o pentatleta vem seguindo o exemplo de Yane. Aos 18 anos, já coleciona resultados inéditos para o país.

Um mês depois de fazer uma excelente participação no Sul-Americano, em junho, no Rio de Janeiro, Muinhos levou a bandeira brasileira para o pódio do Campeonato Norceca (Américas do Norte e Central), evento pré-Pan, em Guadalajara. Ao lado de Danilo Fagundes, foi prata no revezamento masculino do torneio. Um momento que acredita ficar na história da carreira deles.

“Uma emoção inenarrável, onde passaram em nossas cabeças todos os treinamentos e dificuldades. Ali no pódio foram recarregadas todas as energias para prosseguir. Foi uma conquista que nos motivou a treinar mais e mais”, relembra.

A temporada também foi marcante para o jovem pentatleta por ele ter participado de todos os mundiais do Pentatlo Moderno. No Jovem A, disputado em agosto, na Turquia, chegou como o melhor do mundo, segundo o ranking, e sentiu a pressão do favoritismo. Mas isso não tirou seu brilho.

O pentatleta ‘voou baixo’ no evento combinado de tiro e corrida, fazendo o segundo melhor tempo entre 80 adversários e conseguiu um resultado melhor do que o planejado: o 14º lugar na classificação geral.

“Foi gratificante ficar durante alguns meses no topo e durante o ano entre os três. No Mundial Jovem A, todos me olhavam com outra cara, já se perguntando: ‘Quem é esse William Muinhos que está no topo?’. Consegui ficar entre os vinte primeiros. Foi a competição mais emocionante de todas”, relata.

Três meses depois, na Argentina, no Mundial Júnior, fez história para seu país. Foi o primeiro pentatleta brasileiro a chegar a uma final masculina de um Mundial. O carioca diz ter ficado honrado por mostrar para o mundo que o Pentatlo Moderno brasileiro está crescendo e chegando cada vez mais para brigar de igual com outros países.

Em sua empreitada na modalidade, William conta com a ajuda do Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. “É primordial. Com ele podemos arcar com as despesas de material, transporte e alimentação”, defende.

Para seus treinamentos nas cinco modalidades, tem a disposição o Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), construído em Deodoro, na Zona Oeste do Rio, para os Jogos Pan-Americanos de 2007 na cidade. “É um local onde podemos treinar todas as modalidades, mas ainda deve melhorar e muito, como uma sala de arma de esgrima que não temos”, analisa.

Com os pés no chão, o pentatleta já tem suas metas bem definidas para sua carreira esportiva.

“O objetivo é começar o ciclo para 2016, onde quero muito participar das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Acredito que poder rodar os circuitos mundiais será uma boa para adquirir mais e mais experiência até os Jogos”, espera.


CONFIRA AQUI O BALANÇO DA UIPM SOBRE O RANKING DE 2011.


* Enviamos algumas fotos que podem ser usadas com o crédito 'Divulgação'



Mais informações:


APAR COMUNICAÇÃO
Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM)
Ana Paula Domingues - (21) 9698-9708
Raimundo Aquino - (21) 9245-8696
aparcomunica@gmail.com
www.pentatlo.org.br
Twitter: @Pentatlo
Facebook: Pentatlo

Seleção Brasileira vence Colômbia e sai na liderança do quadrangular final Ponta Grossa (PR)

Nesta quarta-feira(2fev), a Seleção Brasileira feminina venceu a Colômbia por 1 a 0 no Campeonato Sul-americano feminino sub-20. A atacante Thaisinha foi a autora do gol da vitória brasileira, aos 30 minutos do primeiro tempo. A partida foi realizada no estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa (PR).

Com o resultado, o Brasil lidera a fase final do torneio com três pontos conquistados. Logo atrás, com apenas um ponto, vêm Argentina e Paraguai, que empataram por 2 a 2 ,na tarde desta quarta, também em Ponta Grossa. A Colômbia ainda não pontuou e está na lanterna.

O quadrangular final da competição tem jogos na próximas sexta-feira, na cidade de Curitiba. Argentina e Colômbia se enfrentam às 18h. Já a Seleção Brasileira pega o Paraguai, às 20h10.

A última rodada, que define a seleção campeã e as duas classificadas para o Mundial, será no próximo domingo, no estádio Couto Pereira. Paraguai e Colômbia duelam às 16h, enquanto que o Brasil fecha o sul-americano feminino contra a seleção argentina, às 18h10.

Fonte: http://www.gazetaesportiva.net

Operário e Serra vencem e abrem vantagem no estadual feminino

Operário e Palmeiras estrearam com vitória, ontem, na semifinal do mato-grossense feminino de futebol. Na primeira partida, o tricolor venceu o Palmeiras, de Poconé, por 3 a 2, no Neco Falcão. Raiza e Rafaela abriram vantagem de 2 a 0 logo no primeiro tempo. No período complementar, o alviverde marcou e diminuiu, mas novamente Rafaela ampliou. Com cobrança de falta, o time de Poconé descontou.

No confronto seguinte, o Serra levou a melhor sobre o Mixto, em uma partida equilibradíssima, no estádio Eurico Gaspar Dutra, em Cuiabá. O campo molhado atrapalhou o desempenho das atletas, mas o time de Tangará acabou aproveitando uma falha da zaga do clube de Cuiabá e abriu o placar com Thais, no primeiro tempo.

A tabela aponta que os jogos de volta estão programados para o final de semana. No sábado (4), o Serra enfrenta o Mixto no estádio Mané Garricha, às 19h30, e precisa apenas de um empate. Já o Operário enfrenta o Palmeiras, no domingo (5), às 9h, no estádio Eurico Gaspar Dutra, também por um placar igual. A competição vale vaga na Copa do Brasil da categoria.

Fonte: Só Notícias/Weverton Correa - 02/02/2012

FUTSAL PAULISTA: Feminino sub-20: São Caetano conhece adversários

FUTSAL PAULISTA: Feminino sub-20: São Caetano conhece adversários

Seleção de Futsal da ATAFF-RJ já tem primeiro compromisso marcado em 2012.


02 de fevereiro - Depois de estrear com vitória sobre o Grajaú Tênis ano passado em jogo disputado no Maracanãzinho, a Seleção de Futsal da ATAFF-RJ já tem seu primeiro compromisso agendado para 2012. O adversário de nossas craques será a forte equipe do CEBC/ICAS de Vila Velha do Espírito Santo. O time capixaba vem ao Rio de Janeiro, fazer uma série de amistosos e estreiam contra nossa seleção.

A convocação das atletas será anunciada em breve pela treinadora Mariana Brazil. O jogo está marcado para o dia 10 de março, as 14h00min no Fluminense de Niterói.

Essa e outras notícias você encontra no site da ATTAFRJ: http://www.futebolfemininorj.com.br

CBF confirma Flamengo na Copa do Brasil Feminina

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou o Flamengo como o representante piauiense na Copa do Brasil de Futebol Feminino. O time rubro-negro estreia na competição no dia 10 de março, em jogo previsto para ser disputado no Estádio Governador Alberto Tavares Silva (Albertão). O adversário da Raposa será Caucaia, do Ceará.

O jogo da volta entre Flamengo e Caucaia acontece no dia 17 de março, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

O vencedor do confronto entre Flamengo e Caucaia enfrenta quem se der melhor no duelo entre Alagoas (AL) e São Francisco.

A Copa do Brasil de Futebol Feminino tem início no dia 10 de março. A final da competição acontece no dia 09 de junho.

Fonte: http://portaldaclube.globo.com - Reportagem: Flávio Meireles - 01/02/2012

FUTSAL PAULISTA: Seletivas no São Caetano Esporte Clube - Serie A1

FUTSAL PAULISTA: Seletivas no São Caetano Esporte Clube - Serie A1

Cotia FC estreia em 5 de maio no Paulistão

Cotia FC estreia em 5 de maio no Paulistão

FUTSAL PAULISTA: Menores: Suzano realiza seletivas

FUTSAL PAULISTA: Menores: Suzano realiza seletivas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cotia FC faz amistoso e goleia time do Ceará

Cotia FC faz amistoso e goleia time do Ceará

Começa a briga por duas vagas

Começa hoje, o Quadrangular Final da Copa Copel Sul-Americana de Futebol Feminino Sub-20 no Paraná, com dois jogos programados para o Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, entre as seleções que conquistaram a classificação, dentre as dez que atuaram em 20 jogos na 1.ª fase.

Vale vaga no Mundial

Passaram de fase, Brasil e Paraguai, pelo Grupo A e, Argentina e Colômbia, pelo Grupo B. Nesta nova fase, as duas seleções que chegarem na frente, na classificação final, terão vagas garantidas para o Mundial Sub-20 a se realizar em agosto no Japão.

Os jogos

A rodada marca para o primeiro jogo, às 18h, o encontro entre Argentina x Paraguai, ficando Brasil x Colômbia, para o jogo de fundo, às 20h10. Os dois jogos terão transmissão ao vivo pela TV É-Paraná (em Curitiba, Canal 9) e pelo sistema Lance a Lance da Secretaria de Estado do Esporte, via internet.

Ingressos

A entrada, valendo para os dois jogos, será 1kg de alimento não-perecível.

Sexta, na Vila Capanema

A 2.ª rodada do Quadrangular Final está marcada para sexta-feira, no Estádio Durival Britto e Silva. 16h, Argentina x Colômbia e 20h10, Brasil x Paraguai.

Finais, domingo

Tendo por local o Estádio Couto Pereira, a rodada final, que definirá campeão e vice, será domingo, às 16h e 18h10, no Estádio Couto Pereira, do Coritiba, na capital paranaense. Pra entradas em todas as rodadas permanece 1kg de alimento não perecível.

Fonte: http://www.parana-online.com.br/colunistas/12/90536/

Balanço do Pré Olímpico de Futebol Feminino da CONCACAF

Por Gustavo Rodrigues (@GustavoHull)

Como já esperado, Canadá e Estados Unidos obtiveram as duas vagas aos jogos olímpicos de Londres. Na primeira fase, ambos lideraram seus grupos sem maiores complicações. Nos jogos semifinais, entretanto, passaram por maus bocados quando enfrentaram os motivados México e Costa Rica, que por serem azarões jogaram sem muita responsabilidade pelo resultado.

As canadenses (que não contaram com a ilustre presença da Luiza, que já havia retornado ao Brasil quando a competição se iniciou) ficaram ainda mais perigosas e eficientes sob o comando de John Herdmann. O treinador decidiu escalar Christine Sinclair como uma camisa 10, conduzindo a bola para o ataque, posição um pouco diferente da que atuava nos anos anteriores. Engana-se quem pensa que o rendimento da capitã caiu por conta disso, como demonstram seus nove gols marcados e a artilharia isolada do torneio.

O meio campo foi o segredo do bom futebol apresentado pela seleção anfitriã. Além de Sinclair, Kelly Parker, Kaylyn Kyle e Sophie Schmidt conseguiam manter o nível da marcação e da saída de bola sempre lá em cima. O trabalho de todas elas foi dobrado, visto que Diana Matheson, principal referência no quesito passe e bola parada, se machucou dias antes da estreia. Ainda que os jogos olímpicos exijam mais da capacidade das atletas, o Canadá demonstra ter boas opções no banco de reservas.

Abertas inscrições para Taça Cotia de Futsal

Abertas inscrições para Taça Cotia de Futsal

Encontrando qualidade, Kurdana/Cotia realizou suas Peneiras 2012 no domingo


Por: Ricardo Silva

Manhã de domingo (29) iluminada pelo sol e por talentos. Para as meninas do futsal, não é dia de descanso, mas sim de trabalho. Ainda mais para aquelas que buscam seus sonhos. Na quadra externa do Ginásio Municipal, a Kurdana/Cotia realizou suas Peneiras 2012, nas categorias Sub 17, 20 e Principal.

Sob os olhares atentos das treinadoras Andressa de Azevedo (Principal e Sub 20), Daniela Xininha (Sub 17) e Aliny Neguinha (equipe de formação), bem como do atual elenco cotiano, cerca de 40 atletas compareceram para as seletivas. Destas, oito foram pré-aprovadas para a equipe de competição da Kurdana, no Sub 17 e Sub 20. Além disso, mais seis atletas foram chamadas para a equipe de formação, voltada para o ensino e aprimoramento.

Chamou a atenção a qualidade das candidatas, deixando Andressa empolgada com o que observou. Melhor do que ninguém a treinadora, carinhosamente chamada de Sessa, sabe que trabalhar com as jovens rende frutos no futuro. Vale lembrar que boa parte da equipe campeã estadual de 2010 veio em idade bem tenra para a Kurdana.

FUTSAL PAULISTA: Feminino sub-20: São Caetano conhece adversários

FUTSAL PAULISTA: Feminino sub-20: São Caetano conhece adversários

Goleira Márcia, da Kurdana/Cotia, lança blog

Por: Ricardo Silva

Além de feras na quadra e no campo, as atletas do futsal e futebol feminino da Kurdana/Cotia possuem muitos outros talentos. É o caso, por exemplo, da goleira Márcia, que lançou um blog neste mês de janeiro. Denominada de MG01, a sua página pessoal tem como endereço http://marciagomes01.blogspot.com .

E, quem pensa tratar-se de mais um blog pessoal de atleta, engana-se. A goleira, vencedora do Troféu Tênis de Ouro em 2010 na sua posição, mostra que tem as mãos douradas - não só para defender, mas para escrever também. A página se dedica a falar principalmente do futebol e futsal feminino em geral, no Brasil e no mundo.

Quem acessa se surpreende positivamente com a riqueza de informações. Desde o último dia 11 (data em que o blog entrou no ar), Márcia, observadora como é, levantou dados de jogadoras brasileiras no exterior e de competições na Europa, como o campeonato alemão de futebol feminino e a versão a Liga dos Campeões para as mulheres. Nem mesmo a recente eleição da brasileira Vanessa, como melhor jogadora de futsal do mundo, e da japonesa Homare Sawa, como melhor jogadora de futebol pela FIFA, escaparam das mãos ágeis da arqueira.

Arbitral 2012 define futsal feminino paulista

Principal e Sub 20 voltaram a ter apenas Estadual

Por: Ricardo Silva

De volta ao que deu certo. O futsal feminino paulista terá campeonato único em 2012, nas categorias Principal e Sub 20. Nesta sexta (27), ocorreu o Conselho Arbitral da modalidade, na sede da Federação Paulista, no centro de São Paulo.

A competição se chamará Campeonato Estadual da A1 (ou Série Única). Já no Sub 17 e Sub 15, haverá dois campeonatos - Metropolitano A2 e Estadual A2 - porém, sem jogo-extra para definir quem vai para a Taça Brasil 2013, condição reservada apenas para o campeão do Estado.

A fórmula da competição durando toda a temporada retoma às edições de 2009 e 2010, quando o Estadual tomou o ano completamente. Isso deixou a disputa mais organizada e cheia de emoções na reta final. Em 2011, a formula histórica de duas competições (Metropolitano ou Paulista do Interior no primeiro semestre, Estadual no segundo), que perdurou de 1985 a 2008, foi utilizada. Porém, isto deixou o ano do feminino bagunçado, com o Estadual se encerrando em setembro, o Metropolitano sendo feito à toque de caixa e, para completar, a marcação de jogos-extra para se decidir quem ia à Taça Brasil. Tudo isso fez com que a temporada se encerrasse apenas no dia 23 de dezembro.

FUTSAL PAULISTA: Juventus realiza Seletivas para goleiros 95/96

FUTSAL PAULISTA: Juventus realiza Seletivas para goleiros 95/96

FUTSAL PAULISTA: Menores: Suzano realiza seletivas

FUTSAL PAULISTA: Menores: Suzano realiza seletivas

Futsal Feminino melhores momentos em Itu 2010

FUTSAL PAULISTA: Confira a entrevista com o Prof Rafael

FUTSAL PAULISTA: Confira a entrevista com o Prof Rafael

FUTSAL PAULISTA: Grêmio União/Sejelp cai na chave A Metropolitano

FUTSAL PAULISTA: Grêmio União/Sejelp cai na chave A Metropolitano

Copa Foto 10 - SEME Itu x Gaviões da Fiel / Araçoiaba da Serra

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FUTSAL PAULISTA: Luto: Wanildo Veck faleceu em acidente

FUTSAL PAULISTA: Luto: Wanildo Veck faleceu em acidente

Bruna Prates chega ao Aeroporto Internacional dos Guararapes no início de tarde desta quarta-feira.



Elenco vai chegando para a pré-temporada. Pernambucano começa dia 26 de fevereiro.



A diretoria do Vitória confirmou a renovação de contrato da goleira Bruna Prates. Bruna (centro) é a terceira goleira a acertar com o Tricolor para a temporada 2012 e desembarca no Aeroporto Internacional dos Guararapes na tarde desta quarta-feira. Além dela, Letícia que está com a Seleção Brasileira Sub-20 disputando o Sul-Americano no Paraná e Thaís Picarte também renovaram com o Vitória. As goleiras participaram da campanha do vice-campeonato da Copa do Brasil no ano passado.

Trabalhando na temporada passada com Ricardo Navarro, treinador de goleiras do Vitória e da Seleção, Bruna foi uma das jogadoras que mais evoluiu tecnicamente no grupo.

A diretoria também confirmou a contratação da meia atacante Thaís Gomes de 16 anos. A paulista desembarca no Aeroporto Gilberto Freyre no início de tarde desta quinta-feira.

Autor/Fonte: LUCIANO ABREU
Publicado em: 01/02/2012

FUTSAL PAULISTA: Grêmio União/Sejelp cai na chave A Metropolitano

FUTSAL PAULISTA: Grêmio União/Sejelp cai na chave A Metropolitano

Sobralense começa em março

Campeonato Sobralense de futsal feminino 2012 terá início em março, com limite máximo de oito equipes inscritas.
As Inscrições vão até o dia 15 de fevereiro.
http://www.jusc2011.blogspot.com/
Portal do Futebol Feminino

Seleção: termina primeira fase de preparação para os Jogos Olímpicos

Técnico Jorge Barcellos faz balanço sobre o trabalho até aqui

Campinas, SP, 31/01 (AFI) - Encerrou a primeira fase de preparação da Seleção Brasileira Feminina para as Olimpíadas de Londres 2012. Foram treze dias de treinamentos e três jogos-treino, contra os times Sub-15 masculino do Bangu, Olaria e Sendas.

Apesar de ter perdido o primeiro jogo contra o Bangu, por 2 a 0, empatado em 2 a 2 com o Olaria e com o Sendas, o técnico Jorge Barcellos gostou do trabalho realizado pela equipe. "Os treinamentos na Granja Comary são muito importantes para chegarmos bem às Olimpíadas. Somente jogando, enfrentando outras equipes que vamos ganhar ritmo de jogo e integração. Estamos no caminho certo para disputar a medalha em Londres", afirma.

Nessa primeira convocação, Jorge não pôde contar com algumas jogadoras que disputaram o Mundial da Alemanha e o Torneio Internacional Cidade de São Paulo, conquistado pelo Brasil em dezembro de 2011. Marta, Cristiane, Aline Pellegrino, Fabi e Rosana estão atuando fora do país e não foram liberadas por seus clubes. Já Thaisinha está disputando o Sul-Americano Sub-20 Feminino em Curitiba. "Foi bom não convocar as jogadoras que atuam fora do Brasil, pois pude ver de perto o trabalho de outras meninas".

Até as Olimpíadas, a Seleção Feminina tem mais cinco etapas de treinamento e quatro amistosos, contra Japão e Estados Unidos, no Japão, em março, e contra Portugal e França, em maio, ainda sem dia e local definidos. A Seleção volta à Granja Comary no dia 24 de fevereiro e a próxima convocação será no dia 10.

Fonte: Agência Futebol Interior

Taça Vanguarda de Futsal Feminino 2012

Taça Vanguarda de Futsal Feminino 2012 : Bragança Paulista empata com Aparecida e se classifica para a segunda fase

A equipe de Bragança Paulista fez seu 3º e mais emocionante jogo na 4ª Taça Vanguarda de Futsal Feminino nesse último domingo, dia 29/01/2012.

Logo no início do 1º tempo, a jogadora Tita, que deu muito trabalho para as marcadoras de Aparecida, invadiu a área das adversárias e foi derrubada pela última defensora que já tinha ficado para trás; penalty a favor da equipe Bragantina que a Nº 07 Lucimara cobrou com firmeza, sem chance de defesa para a goleira de Aparecida e convertendo aos 08’25’’ de jogo.

As jogadoras de Aparecida, que precisavam da vitória para se classificarem, foram buscar o resultado e em 2 ataques consecutivos, aos 10’20’’ e aos 10’52’’, fizeram dois gols terminando o primeiro tempo a frente no marcador com 2 x 1 sobre Bragança Paulista.

No 2º tempo, a equipe bragantina, reencontrou seu jogo, corrigiu suas falhas do 1º tempo, marcou melhor e tirou todos os espaços da equipe de Aparecida que começou a parar as jogadas de Bragança com faltas até que uma de suas jogadoras foi expulsa depois tentar parar a jogadora Tita puxando-a pelo cabelo e aos 03’46’’, a defesa de Aparecida cedeu à pressão do ataque de Bragança e novamente ela, Lucimara, marcou para Bragança e empatou o jogo. Com muitas jogadoras penduradas em função do grande número de faltas, o time de Aparecida se preocupou mais em fechar a defesa e assim foi até o final do jogo: Bragança 2 X 2 Aparecida.

O empate favorecia Bragança que tinha um melhor saldo de gols, em relação à Aparecida e Bragança seguiu adiante indo para a 2ª fase da competição.

É a primeira vez de Bragança Paulista na Taça Vanguarda de futsal feminino, e os frutos desse trabalho dedicado que vem sendo realizado no GME Francisco Vergile está dando seus primeiros e bons resultados.

Parabéns às atletas: Natália, Lucimara, Jaqueline, Tita, Marluci, Raquel, Aline, Jaque, Milena, Carolina, Vitória, Fernanda, Edilene, Jéssica e Mariana e também a comissão técnica: Gilberto (Biro Biro), Sérgio (Furinho) e Júlio César (Jamaica) pela excelente campanha realizada.

O próximo jogo de Bragança será no domingo, 05/02/2012, contra a equipe de São Sebastião, as donas da casa, às 10:00 da manhã no Ginásio “Gringão”.

Fonte: http://portalbraganca.com.br

Fase final Sul-Americano Sub-20 Feminino

Brasil enfrenta Colômbia nesta quarta-feira, dia primeiro de fevereiro, às 20h10, em Ponta Grossa

A fase final do Sul-Americano Sub-20 Feminino começa nesta quarta-feira. O primeiro jogo desta fase da Seleção Brasileira Feminina Sub-20 será contra a Colômbia, às 20h10, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa.

Na etapa de classificação, o Brasil derrotou todas as equipes que enfrentou. Na estreia, contra o Paraguai, a Seleção venceu por 2 a 0. Depois goleou o Peru e o Uruguai, por 6 a 0 e 7 a 0. No último jogo da primeira fase, o Brasil ainda venceu a Bolívia por 2 a 1.

Confira a tabela da fase final da competição:

1/02 - Argentina x Paraguai - Estádio Germano Kruger, Ponta Grossa - 18 horas

1/02 - Brasil x Colômbia - Estádio Germano Kruger, Ponta Grossa - 20h10

3/02 - Colômbia x Argentina - Estádio Durival Britto e Silva, Curitiba - 18 horas

3/02 - Brasil x Paraguai - Estádio Durival Britto e Silva, Curitiba - 20h10

5/02 - Paraguai x Colômbia - Estádio Couto Pereira, Curitiba - 16 horas

5/02 - Brasil x Argentina - Estádio Couto Pereira, Curitiba - 18h10

Fonte/texto e fotos: CBF

Sub-17 Feminina chega à Granja Comary

Seleção Feminina inicia segunda fase de preparação para o Sul-Americano da categoria, que será realizado no Peru, ainda sem data definida

A Seleção Brasileira Feminina Sub-17 chegou à Granja Comary nesta segunda-feira, dia 30 de janeiro, para a segunda fase de preparação para o Sul-Americano da categoria, que será realizado no Peru, ainda sem data definida.

Para esta etapa de preparação, o técnico Edivaldo Erlacher convocou 26 jogadoras. A delegação brasileira ficará concentrada na Granja até o dia 12 de fevereiro.

No dia 11 de fevereiro, a Seleção viajará para Três Rios, onde disputará um amistoso com a seleção local, às 16 horas.

Os treinos serão de manhã, às 9h15, e à tarde, às 15h30. Mas, antes dos treinamentos da tarde, as jogadoras farão, diariamente, um trabalho de fisioterapia preventiva com o fisioterapeuta Thiago Fikuda.

O Sul-Americano Sub-17 do Peru será a terceira edição da competição. O Brasil foi campeão em 2010, em casa, em São Paulo. Em 2008, no Chile, a Seleção ficou com o vice-campeonato. O título foi para a Colômbia.

Fonte/texto: CBF 30/01/2012
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Liga norte-americana de futebol feminino é suspensa

Entidade local garantiu ter planos de voltar à ativa a partir de 2013

A Liga Profissional de Futebol Feminino dos Estados Unidos (WPS, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira que não realizará o campeonato nacional em 2012. A justificativa da entidade é usar este tempo para "focar na resolução de certos problemas legais pendentes que desafiam a Liga, como resultado de uma disputa com um ex-dono".

De acordo com comunicado oficial, a suspensão da temporada 2012 foi votada pelos dirigentes nesta segunda. No entanto, a entidade garantiu ter planos de voltar à ativa a partir de 2013.

"Nós realmente acreditamos que há espaço no esporte mundial para o futebol profissional feminino. Tomar a decisão de suspender a temporada de 2012 foi difícil e doloroso, mas foi necessário para resolver os atuais problemas e solidificar nosso negócio, em busca de fornecer o suporte necessário para os objetivos a longo prazo", disse a comissária da WPS, Jennifer O'Sullivan.

Com o anúncio da suspensão, Marta fica sem clube. Bicampeã do campeonato americano, com o Gold Pride, em 2010, e o New York Flash, em 2011, a brasileira pode voltar a atuar no Brasil ou na Suécia, onde também já jogou. Além dela, Abby Wambach, eleita terceira melhor jogadora do mundo pela Fifa, também está sem equipe.

Fonte: Agência Estado
Publicação:30/01/2012 17:18

Em fevereiro haverá seletiva para futsal

Em fevereiro haverá seletiva para futsal

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

FUTSAL PAULISTA: São Caetano Futsal se apresenta e já treina forte

FUTSAL PAULISTA: São Caetano Futsal se apresenta e já treina forte

FUTSAL PAULISTA: Estrela de Guarulhos contrata nomes consagrados

FUTSAL PAULISTA: Estrela de Guarulhos contrata nomes consagrados

Arsenal/Meninas de Ouro/Ceu Guarulhos seleciona atletas da Sub 11 á Principal

A equipe Arsenal/Meninas de Ouro/Ceu Guarulhos, equipe que vem surgindo no cenário do futsal feminino de Guarulhos, está selecionando atletas para compor as categorias:

Sub-11: nascidas em 2001 e 2002.Sub-13: nascidas em 99 e 2000.Sub-15: nascidas em 97 e 98.Sub-17: nascidas em 95 e 96.Sub-20: nascidas em 92,93 e 94.Principal: nascidas antes de 1992.

As aprovadas terão além da estrutura com agasalhos, uniformes de treino e passeio e excelente comissão técnica envolvida, a oportunidade de benefícios como bolsas de estudo 100% em colégio particular e faculdade, ajuda de custo e condução para os treinamentos, além de disputar competições oficiais no ano de 2012.

As interessadas deverão comparecer às 12:00 horas no dia 04/02/2012 munidas de Rg original, se menor de idade acompanhada por um responsável.

Endereço: Estrada do caminhoAs peneiras acontecerão nas seguintes datas:
Nascidas em 2000, 1999,1998 e 1997 às 12:00 no dia 04/02/2012-Sábado- no Ginásio Poliesportivo do Centro Educacional Pimentas(CEU PIMENTAS) em Guarulhos.

O Ginásio fica localizado na Estrada do Caminho Velho,351 - Pimentas-Guarulhos-SP.(fica próximo ao Shopping Bonsucesso e ao lado do terminal de ônibus Pimentas e da Unifesp). Quem vem de ônibus municipal, basta pegar qualquer ônibus que passe no terminal de ônibus Pimentas, quem vem de São Paulo pode pegar as linhas 227(Leblon-Metrô Armênia-via Dutra),292(Jd Angelica- Metrô Armênia-via Dutra), 473(Piratininga- Metrô Armênia-via Dutra) que saem do metrô Armênia e 073(Bonsucesso- São Miguel) que sai da estação São Miguel da CPTM. Quem vier de carro pode vir pela Via Dutra e acessar a Avenida Juscelino Kubschek de Oliveira no trevo de Bonsucesso, após o Shopping Bonsucesso pegar a primeira à esquerda que será a Estrada do Caminho Velho.

Não perca essa oportunidade única de fazer parte de uma equipe que vem se estruturando e conseguindo grandes conquistas.

Fonte: Professor Erico via Orkut

Botafogo F. R. faz seletiva feminina no próximo sábado

AVALIAÇÃO PARA O FUTEBOL FEMININO DO BOTAFOGO F.R.

No próximo sábado, 04 de fevereiro, o Botafogo estará realizando avaliação para atletas que desejem fazer parte do Futebol Feminino Alvinegro no Rio de Janeiro.

As interessadas poderão entrar em contato com o e-mail - futebolfeminino@globo.com - com as informações abaixo e aguardar a resposta, confirmando sua participação.

NOME COMPLETO
DATA DE NASCIMENTO
TELEFONES DE CONTATO
E-MAIL
POSIÇÃO
BAIRRO / CIDADE

Para conhecerem mais sobre o Futebol Feminino do Botafogo, as atletas de todo o Brasil podem acessar o site - www.botafogorio.com .

Taça das Favelas teve rodada quente em campo, mesmo com muita chuva vindo dos céus!

Oito jogos deram inicio no último sábado na rodada de abertura da Taça das Favelas. No primeiro jogo, a equipe do Complexo do Alemão avançou sem precisar entrar em campo, por conta do não comparecimento do time dos Tabajaras. Na segunda partida, novo WxO e Vila Progresso avança por não comparecimento de Vila Cangulo.

Finalmente na terceira partida programada a bola rolou e as meninas deram show. O time da Vila Fraternidade goleou por sete a zero a equipe de Furquim Mendes. O grande destaque da partida foi à jogadora Sabrina do time da Vila que fez dois gols e teve grande atuação.

Fechando a rodada de sábado, XXIII/Liberdade x Jardim Maravilha entraram em campo e quem venceu foi o time do Jardim por dois a um. Marcaram em sua vitória, Roniere e Lohrane. Ádola descontou.

Já no domingo, muita chuva e campo pesado. O time da Rocinha venceu por dois a um a Cidade de Deus. Milena fez o gol que garantiu a classificação de seu time. No segundo jogo, Jardim Batan fez boa partida e derrotou por dois a zero a equipe do Morro do São João.

Na terceira partida, Bancários da Ilha do Governador, enfrentou Fallet/Fogueteiro, time esse recheado de jogadoras do Bangu e de atletas com passagens pelas seleções brasileiras de base. Logo aos três minutos de jogo, Fernanda arrancou do meio campo e chutou para abrir o placar a favor dos Bancários. O time do Fallet, contava com a habilidosa Rafaela, titular em duas partidas
da Seleção da ATAFF-RJ, que cadenciava o meio.

O gol de empate da equipe do Fallet Fogueteiro vem aos 17 minutos com a camisa 9, Yasmim. No gol, Yasmim fez festa na área, deixou duas adversárias no chão e chutou no canto, a bola ainda bateu na trave antes de entrar. Começa o segundo tempo e como no primeiro tempo,Bancários tem a primeira chance, Carolina bate falta e acerta a trave logo no primeiro minuto de jogo Aos 2, a resposta do Fallet, Rayanne bate de fora da área, mas Taynara consegue fazer a defesa. Aos 4 minutos de jogo Carolina derruba Byanca na área. Byanca cobra e vira o jogo, Fallet Fogueteiro 2 x 1 Bancários. Nos acréscimos, Byanca, a craque do jogo, da belo drible e cruza, Fernanda mete
a mão na bola e a árbitra assinala pênalti. Lidia chuta pra fora e termina o jogo. Fallet Fogueteiro 2 x 1 Bancários.

Fechando a rodada feminina, a Favela do Sapo fez três a um no Borel. Os próximos jogos são: Fallet Fogueteiro x Favela do Sapo, Vila Fraternidade x Jardim Maravilha, Rocinha x Jardim Batan e Complexo do Alemão x Vila Progresso.

O presidente da ATAFF-RJ, Eduardo Tacto, acompanhou os jogos e diversas atletas também compareceram nas partidas.

Jogos:

Complexo do Alemão WxO Tabajaras

Vila Progresso WxO Vila Cangulo

Vila Fraternidade 7×0 Furquim Mendes

Jardim Maravilha 2×1 XXIII/Liberdade

Rocinha 2×1 Cidade de Deus

Jardim Batan 2×0 Morro de São João

Fallet Fogueteiro 2×1 Bancários

Favela do Sapo 3×1 Morro do Borel

Maiores informações: www.futebolfemininorj.com.br

23/01/2012 E.C. AMIGOS F.C. USA MELHOR CAMPANHA NA 1º FASE E ESTA NA GRANDE FINAL DA SEGUNDONA CONTRA O TIJUCO PRETO.


Para as pessoas que dizeram que fazer uma melhor campanha na 1º fase na adiantaria muita coissa, hoje foi provado ao contrário em um grande jogo, e muito equilibrado, a equipe do AMIGOS F.C. usou o jogo inteiro a sua possibilidade de empatar o jogo. Ao contrário da equipe MIRADOR que passou os 80 minutos do jogo no ataque, mas ao final do jogo a equipe vitória com o EMPATE garantiu vaga na grande final.

Já o jogo entre as equipes TIJUCO PRETO X VITÓRIA, em uma partida equilibrada, as duas equipes buscraão a vitória, mesmo com a vantagem o Tijuco Preto foi para cima e consegiu abrir o placar, mas a equipe Vitória logo empatou terminando o jogo empatado, assim classificando o Tijuco Preto.

Futsal e Futebol Feminino - Encontrando qualidade, Kurdana/Cotia realizou suas Peneiras 2012 no domingo

Encontrando qualidade, Kurdana/Cotia realizou suas Peneiras 2012 no domingo





Horários de treinamento da Kurdana já são conhecidos

Os treinamentos no Ginásio Municipal também já possuem sua planilha de horários para 2012. O plantel adulto treinará três vezes por semana pela manhã com Andressa. Já o Sub 17, acrescido das atletas até 21 anos do grupo adulto, trabalhará duas vezes semanais, à tarde, com Andressa e Xininha em parceria. Haverá também treinos de futebol de campo, sem local e horários confirmados.

A equipe de formação, com atletas até 17 anos, terá duas turmas com dois treinos na semana. No período da tarde, comando de Aliny Neguinha; na manhã, aulas com a dupla Aline Lum e Fabiana Banana.

Fora isso, há o trabalho com o masculino. Na categoria Sub 09, a pivô Susana terá turma duas vezes por semana. E, com o agora formado Rogers Willian, estagiário da Kurdana em 2011 e medalha de bronze nos Regionais do ano passado, haverá uma equipe Sub 15. Três treinos por semana, sempre no final da tarde, e o objetivo de trabalhar os meninos para evoluirem nas quadras.

Inclusive, há até a possibilidade desta equipe jogar com a gloriosa camisa da Kurdana durante a temporada, sendo a quarta modalidade do clube - que já conta com futsal feminino, futebol feminino e vôlei masculino. Muito fôlego, pouca preguiça e esporte à mil para uma associação que não pára de crescer.

Vejam os horários dos treinos da Kurdana/Cotia para 2012:

Feminino

Equipe de treinamento/rendimento (Principal, Sub 21 e Sub 17)
- Principal: segunda, quarta e sexta-feira, das 9:30 às 12:30;
- Sub 17 e Sub 21: segunda e quinta, das 14:00 às 16:00

Equipe de formação (Sub 17 e Sub 15):
- Turma 01: segunda e quarta, das 13:00 às 14:00;
- Turma 02: quarta e sexta, das 8:15 às 9:15

Masculino

Sub 09: quarta e sexta, das 8:00 às 9:15;
Sub 15: segunda, quarta e sexta, das 16:00 às 17:30

Vejam todas as fotos das Peneiras 2012 em: http://migre.me/7IQ42

Contato:
(11) 8375 0391
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia

Futsal e Futebol Feminino - Encontrando qualidade, Kurdana/Cotia realizou suas Peneiras 2012 no domingo

Encontrando qualidade, Kurdana/Cotia realizou suas Peneiras 2012 no domingo


Por: Ricardo Silva


Manhã de domingo (29) iluminada pelo sol e por talentos. Para as meninas do futsal, não é dia de descanso, mas sim de trabalho. Ainda mais para aquelas que buscam seus sonhos. Na quadra externa do Ginásio Municipal, a Kurdana/Cotia realizou suas Peneiras 2012, nas categorias Sub 17, 20 e Principal.

Sob os olhares atentos das treinadoras Andressa de Azevedo (Principal e Sub 20), Daniela Xininha (Sub 17) e Aliny Neguinha (equipe de formação), bem como do atual elenco cotiano, cerca de 40 atletas compareceram para as seletivas. Destas, oito foram pré-aprovadas para a equipe de competição da Kurdana, no Sub 17 e Sub 20. Além disso, mais seis atletas foram chamadas para a equipe de formação, voltada para o ensino e aprimoramento.

Chamou a atenção a qualidade das candidatas, deixando Andressa empolgada com o que observou. Melhor do que ninguém a treinadora, carinhosamente chamada de Sessa, sabe que trabalhar com as jovens rende frutos no futuro. Vale lembrar que boa parte da equipe campeã estadual de 2010 veio em idade bem tenra para a Kurdana.

A força de vontade de cada concorrente também merece destaque. Afinal, não vieram meninas somente de Cotia, mas de cidades vizinhas, de várias partes do Estado de São Paulo e até de Minas Gerais e Goiás.

E a presença de pais é outro fato a ser apontado, apoiando as filhas na prática do futsal em alto nível. Isso mostra o quanto o preconceito com o futsal e futebol feminino está diminuindo, tornando possível um futuro melhor para as praticantes da modalidade.

* Aprovadas na primeira etapa: agora, vem a pré-temporada

Eis as oito pré-aprovadas: Gabrielly Aldete (nascidas em 1997), Letícia Cupertino, Letícia D'Ávila, Beatriz Meneguin (nascidas em 1996), Luísa dos Santos, Camila Andressa, Lara Rosa (nascidas em 1995) e Aline Melo (nascida em 1994). Todas elas treinarão na pré-temporada da Kurdana. Na verdade, trata-se de uma segunda fase da avaliação, verificando se as mesmas estão aptas a seguir o ritmo do clube, bem como se encaixam no perfil da equipe de competição. Após isso, será decidido se haverá a permanência definitiva para a temporada 2012 ou não.

A Kurdana/Cotia terá um ano cheio de competições. No futsal, já estão confirmadas as participações no Estadual Principal, Troféu Piratininga Principal e Sub 17, Jogos Abertos da Juventude, Jogos Regionais/Abertos do Interior e Liga Futsal Feminina. Há a possibilidade de disputar uma competição na Liga Paulista e de entrar nos Estaduais Sub 15 e 17 - todos estes, no segundo semestre.

Já no futebol de campo, o calendário também inclui Jogos da Juventude e Regionais/Abertos. A disputa do Paulistão da Federação está na mira do clube, voltando a atuar após quatro anos. Falta ainda confirmar a participação na Copa Futebol Mulher e já há o convite para a disputa da Copa Dani Alves Sub 18 - em que a Kurdana foi vice em 2010.

Por isso, quem passar pelos obstáculos da pré-temporada terá um ano de muito trabalho pela frente na equipe de competição. Isso não será problema, ainda mais para essas jovens que estão realizando o sonho de suas vidas: jogar futsal e futebol em alto nível.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Futsal Feminino - Goleira Márcia, da Kurdana/Cotia, lança blog

Goleira Márcia, da Kurdana/Cotia, lança blog
Por: Ricardo Silva




Além de feras na quadra e no campo, as atletas do futsal e futebol feminino da Kurdana/Cotia possuem muitos outros talentos. É o caso, por exemplo, da goleira Márcia, que lançou um blog neste mês de janeiro. Denominada de MG01, a sua página pessoal tem como endereço http://marciagomes01.blogspot.com .

E, quem pensa tratar-se de mais um blog pessoal de atleta, engana-se. A goleira, vencedora do Troféu Tênis de Ouro em 2010 na sua posição, mostra que tem as mãos douradas - não só para defender, mas para escrever também. A página se dedica a falar principalmente do futebol e futsal feminino em geral, no Brasil e no mundo.

Quem acessa se surpreende positivamente com a riqueza de informações. Desde o último dia 11 (data em que o blog entrou no ar), Márcia, observadora como é, levantou dados de jogadoras brasileiras no exterior e de competições na Europa, como o campeonato alemão de futebol feminino e a versão a Liga dos Campeões para as mulheres. Nem mesmo a recente eleição da brasileira Vanessa, como melhor jogadora de futsal do mundo, e da japonesa Homare Sawa, como melhor jogadora de futebol pela FIFA, escaparam das mãos ágeis da arqueira.

E ela realmente quer divulgar o que tem pouco espaço na mídia. Nas palavras da própria Márcia: "O blog foi construído com a finalidade de mostrar mais do esporte e, principalmente, modalidades carentes de divulgação no nosso país. Meu objetivo é dedicar este projeto à divulgação de artigos, notícias, pesquisas, vídeos, motivação profissional, motivação em geral e trabalhos sociais".

Assim começa a temporada dessa atleta de história ímpar no futsal feminino. Após quatro anos parada, retornou às atividades em 2010, sagrando-se campeã paulista pela Kurdana e papando o Tênis de Ouro da Federação. E, agora, é uma das renovações da equipe para 2012.

* Conheçam mais da nossa "Mãos de Ouro"

Márcia Regina Pereira Gomes é paulista de Lorena, do dia 08/03/1984, Dia Internacional da Mulher. Começou sua carreira jogando futebol de campo na sua cidade-natal, em 1999. Em 2000, passou pelo Nacional da capital e, no ano seguinte, pelo Taubaté. Ainda na mesma temporada voltou para Lorena onde, em 2002, conseguiu seu primeiro título: os Jogos Regionais. Repetiu a dose em 2003, atuando por Guaratinguetá.

E foi justamente em 2003 que o futsal veio aparecer na vida da goleira, quando ela se transferiu no segundo semestre para o Buzzo Sports de São José dos Campos, tradicional equipe do salonismo paulista, forte na base. A transição não poderia ter sido melhor, indo para o Brasileiro de Seleções Adulto em 2004 - e sagrando-se campeã, naquele que era o segundo título de São Paulo na história. Em 2005, foi medalha de ouro nos Jogos Regionais, e sua carreira estava decolando.

Mas, justo no auge, algo que aflige à praticamente todas as atletas do futsal aconteceu para a excelente goleira: a transição de Sub 20 para o Principal. E tal passagem não foi das melhores. Com 21 anos, via a possibilidade de jogar novamente um Brasileiro de Seleções, contando à época com a categoria Sub 21 - que teria sua primeira edição. No primeiro semestre de 2005, a Confederação Brasileira de Futsal abaixou a idade para o padrão FIFA, passando a ser Sub 20. E a Federação Paulista seguiu a norma no segundo semestre. Conclusão: Márcia se via sem competições federadas para jogar no resto do ano.

Para ajudar, ela estaria acima do limite de idade na edição 2006 dos Jogos Regionais e Abertos do Interior, que prossegue como Sub 21 até hoje. E, como sabemos, pela importância que dão para esses campeonatos, as cidades somente tem interesse em investir se os clubes trabalharem com essa faixa etária, obrigando a deixar a categoria Principal de lado.

Desmotivada, vendo as portas se fechar mesmo diante de sua competência, optou por parar. Conseguiu um emprego em padaria, depois de secretária no Parque Tecnológico de São José. Batalhadora, estava subindo de posto com o passar dos anos, chegando a ser coordenadora do centro de treinamento administrativo.

Nada disso contentava a goleira, que tinha esporte no sangue. Em 2010, veio o convite da Kurdana. O clube cotiano nunca se preocupou com idades das atletas, mas sim com qualidade, continuidade e formação das pessoas em nível superior. Prontamente, Márcia veio. Resultado: quatro títulos no ano, somando Copa Futebol Mulher, Troféu Piratininga, Super Copa Paulista e Estadual (estes três, no futsal), o Tênis de Ouro e a consagração. Uma verdadeira volta por cima!

Em 2011, a garota das Mãos de Ouro esteve de volta às competições nacionais, jogando a Liga Futsal e a Taça Brasil Adulta. Continuou faturando títulos, conquistando o campo dos Jogos Regionais, a Copa Regional de futsal e mais um Troféu Piratininga. Por falar em campo, ela conseguiu o recorde de 476 minutos sem tomar gols entre os Regionais e Abertos do Interior - competição em que foi prata. Detalhe que ela nem tem predileção pelos gramados, mas sim pelo salão, sua verdadeira paixão.

O ano poderia ter terminado melhor, se Márcia não sentisse uma contusão no joelho direito no começo de dezembro, durante os treinos, tirando-a da reta final do Metropolitano e do Troféu Piratininga. Após exames, a arqueira foi diagnosticada com lesão tipo alça de balde no menisco lateral.

* Permanência confirmada

Enquanto aguarda a cirurgia e a posterior recuperação, Márcia não perde o ânimo. Além de manter o blog, a nossa Mãos de Ouro faz seu estágio de Educação Física, curso em que iniciará o quinto semestre. E, mostrando responsabilidade com as atletas, além de acreditar em cada uma, a Kurdana renovou com ela para 2012.

Ainda que não consiga participar das competições até abril ou maio, correndo o risco de ficar de fora da primeira fase da Liga Futsal, seu retorno é aguardado especialmente para o seguimento do Estadual e para os Jogos Regionais-campo, assim como para o Paulistão nos gramados, caso a Kurdana confirme sua entrada. De qualquer modo, já é hábito de Márcia superar dificuldades. Em cada uma, ela enxerga as possibilidades, ao invés das limitações.

Contato:
(11) 8375 0391
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia

Futsal Feminino - Arbitral 2012 define futsal feminino paulista; Principal e Sub 20 voltaram a ter apenas Estadual

Saibam detalhes da reunião



Buzzo/São Jose, Pinda Futsal, Taboão da Serra, Grêmio Osasco, Portuguesa, Estrela de Guarulhos Mult-Força, São Bernardo Chase, Jacareí, Primeiro de Maio/Santo André e Tradição/Araraquara estiveram também presentes. A mesa foi composta pelo diretor do feminino João Augusto, o vice-presidente José Carlos dos Santos, o diretor Bruno Maracin e a nova diretora de arbitragem Márcia Mariko Nishimura.

A reunião começou com Márcia Mariko versando sobre a renovação do quadro de arbitragem da Federação, bem como outras questões pertinentes, tais como observação técnica dos novos árbitros, escalas de oficiais e solicitações de equipes. Posteriormente, José Carlos fez o uso da palavra, ressaltando as exigências da competição e que devem ser cumpridas as disposições iniciais. Alertou especialmente no cumprimento de datas para inscrições de atletas, visando o começo da competição.

José Carlos afirmou também que haverá rigidez contra a transferência de datas em partidas: após a emissão da tabela provisória, os clubes poderão pela última vez solicitar mudanças; depois de publicada a tabela definitiva, só haverá mudanças mediante o recolhimento de altas taxas, podendo chega a R$ 1.200. Somente haverá exceções para questões vindas da Confederação Brasileira de Futebol de Salão - superior à Federação Paulista. Os instrumentos de percussão nas torcidas foram autorizados.

Os representantes fizeram seus questionamentos, especialmente se as exigências serão de fato cumpridas, visto que algumas (como o tamanho mínimo de quadra em 34m x 18m) não foram realmente cobradas na temporada passada.

* Categorias: todas em turno, returno e mata-matas

Todas as categorias terão fórmula de disputa semelhante: equipes em chave única, enfrentando-se em turno e returno para, depois, irem aos mata-matas. Estes, serão disputados em dois jogos; vence quem fizer mais pontos e, em caso de uma vitória de cada lado ou dois empates, haverá prorrogação na segunda partida - com vantagem para as melhores campanhas.

No Estadual Principal estarão presentes apenas nove equipes, reduzindo o número de 11 da última edição. Participarão Kurdana/Cotia, Grêmio Osasco, São Caetano Futsal, Jacareí, Pinda Futsal, Jaguaré/Palmeiras, Taboão da Serra, Marília e XV de Piracicaba/Rezende. As quatro melhores passarão aos mata-matas e a inscrição de atletas só será permitida até duas rodadas antes das semifinais.

Já no Estadual Sub 20, teremos 11 equipes: Tradição/Araraquara, São Bernardo Chase, Santa Bárbara, Primeiro de Maio/Santo André, Estrela de Guarulhos, São Caetano Futsal, Indaiatuba, Buzzo/São José, Pinda Futsal, Taubaté e Jaguaré/Palmeiras (esta, a confirmar). Passam as oito melhores e a inscrição de atletas será autorizada até o fim do campeonato. Porém, um importante detalhe deve ser ressaltado: não haverá janela de transferência nem para o Sub 20, nem para o Principal.

Por fim, os Metropolitanos Sub 17 e Sub 15 contarão somente com seis equipes: Estrela, Mult-Força (ambas de Guarulhos), Buzzo/São José, Praia Grande, Jacareí e Portuguesa. Nas menores, os clubes só podem entrar se disputarem ambas categorias. Passam os quatro melhores times para os play-offs. Foram abertas também inscrições para o Metropolitano Sub 13, mas apenas três equipes (Mult-Força, Portuguesa e Buzzo/São José) se apresentaram. Desse modo, só haverá competição no segundo semestre, e as equipes combinaram entre si de jogar amistosos.

* Nos bastidores

Enquanto a reunião configurava o 2012 do futsal feminino paulista, informações chegavam nos bastidores. Segundo pode-se colher, temos alterações de parcerias na temporada.

Primeiramente, o Jaguaré/Palmeiras não mais representa a cidade de Barueri, segundo documento da própria prefeitura, que a diretoria da Federação afirmou ter recebido. E a maior campeã da história nacional do futsal feminino, a Associação Sabesp, não estará presente nem como parceira: ano passado, a associação estava com São Caetano, que agora vem apenas com o nome de São Caetano Futsal.

Além disso, uma importante informação foi passada, referente às competições nacionais: a partir desta temporada, a Confederação optou por não realizar a Taça Brasil na categoria em que houver o Brasileiro de Seleções no ano. Portanto, em 2012, não teremos o Sub 15 da Taça - apenas o Brasileiro, tanto feminino quanto masculino. Os clubes que representarão São Paulo nas Taças, conforme determinaram os jogos-extra de dezembro são: Grêmio Osasco (Adulta), Pinda Futsal (Sub 20) e Mult-Força (Sub 17). Lembrando que a categoria Sub 20 será sediada pelo Estrela de Guarulhos, e São Paulo é Divisão Especial em todas as categorias.

Não ficou claro se o mesmo ocorrerá em 2013, quando o Brasileiro de Seleções será na categoria Principal - ainda mais que a Taça Brasil Adulta é a competição feminina mais tradicional do país, e sua ausência seria muito sentida.

E o Brasileiro de Seleções Adulto de 2013 promete apimentar o Estadual deste ano. Afinal, desde 2010, a Federação Paulista opta que suas seleções femininas e masculinas sejam comandadas pela comissão técnica das equipes campeãs do ano anterior. Verdade que o Estadual terá só nove equipes no Principal, mas todas virão fortes e com gana de vestir a camisa do Estado no outro ano. Emoções à vista!

* Vejam as equipes em cada categoria

Estadual Principal - A1
(9 equipes passando 4 aos mata-matas)
Kurdana/Cotia
Grêmio Osasco
Jacareí
Jaguaré/Palmeiras
Marília
Pinda Futsal
Taboão da Serra
São Caetano
XV de Rezende/Piracicaba

Estadual Sub 20 - A1
(11 equipes, passando 8 aos mata-matas)
Buzzo/São José
Estrela de Guarulhos
Indaiatuba
Jaguaré/Palmeiras
Pinda Futsal
Primeiro de Maio/Santo André
São Bernardo Chase
São Caetano Futsal
Santa Bárbara
Taubaté
Tradição/Araraquara

Metropolitano Sub 17 e Sub 15 - A2
(6 equipes, passando 4 aos mata-matas)
Buzzo/São José
Estrela de Guarulhos
Jacareí
Mult-Força (Guarulhos)
Portuguesa
Praia Grande

Vejam fotos do Arbitral 2012 em: http://migre.me/7HBk6

Contato:
(11) 8375 0391
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia

Futsal Feminino - Arbitral 2012 define futsal feminino paulista; Principal e Sub 20 voltaram a ter apenas Estadual





Arbitral 2012 define futsal feminino paulista; Principal e Sub 20 voltaram a ter apenas Estadual
Por: Ricardo Silva

De volta ao que deu certo. O futsal feminino paulista terá campeonato único em 2012, nas categorias Principal e Sub 20. Nesta sexta (27), ocorreu o Conselho Arbitral da modalidade, na sede da Federação Paulista, no centro de São Paulo.

A competição se chamará Campeonato Estadual da A1 (ou Série Única). Já no Sub 17 e Sub 15, haverá dois campeonatos - Metropolitano A2 e Estadual A2 - porém, sem jogo-extra para definir quem vai para a Taça Brasil 2013, condição reservada apenas para o campeão do Estado.

A fórmula da competição durando toda a temporada retoma às edições de 2009 e 2010, quando o Estadual tomou o ano completamente. Isso deixou a disputa mais organizada e cheia de emoções na reta final. Em 2011, a formula histórica de duas competições (Metropolitano ou Paulista do Interior no primeiro semestre, Estadual no segundo), que perdurou de 1985 a 2008, foi utilizada. Porém, isto deixou o ano do feminino bagunçado, com o Estadual se encerrando em setembro, o Metropolitano sendo feito à toque de caixa e, para completar, a marcação de jogos-extra para se decidir quem ia à Taça Brasil. Tudo isso fez com que a temporada se encerrasse apenas no dia 23 de dezembro.

E, ao que parece, haverá maior organização no transcorrer do campeonato, com as regras das disposições gerais sendo respeitadas. Assim garantiu o vice-presidente técnico José Carlos dos Santos. Tanto que só puderam se inscrever as equipes que protocolaram sua participação neste mês de janeiro, previamente à reunião. E, para completar, o diretor da modalidade, João Augusto, deixou claro que não haverá acréscimo de equipes, como tradicionalmente ocorre - no máximo, fará-se um campeonato da A2.

A Kurdana/Cotia, representada pelo seu diretor de futsal Daniel Souza, estará na categoria Principal, buscando o título. Havia a intenção de entrar no Sub 17, mas optou-se por deixar para o segundo semestre, se assim for possível.

Desde que a Kurdana passou a usar a sua denominação oficial em 2007, sempre esteve entre as quatro melhores nas competições femininas oficiais - somando oito disputas em cinco temporadas. Em 2010, a Kurdana sagrou-se campeã estadual e, em 2007, ficou com o vice no Paulista do Interior, sendo reconhecidamente uma das forças do Estado de São Paulo.

Todas as competições estão previstas para começar em março, sendo que as adultas (Principal e Sub 20) já terão o apito inicial na primeira semana daquele mês e encerramento somente no final do ano. As menores (Sub 17 e Sub 15) ficam para iniciar no dia 17 do mesmo mês, com final prevista para 07 de julho.

Principal contratação do futebol feminino brasileiro se apresenta ao Vitória nesta sexta-feira. 27/01/12


A meia atacante da seleção islandesa, Dora Maria Larusdottir, anunciada pela diretoria do Vitória como o principal reforço da temporada desembarca no aeroporto Gilberto Freyre, em Recife, às 15h30 desta sexta-feira (27) para se apresentar ao Tricolor das Tabocas.

Dora Maria chega acompanhada da também islandesa a volante Thorunn. As jogadoras do Tricolor das Tabocas deixaram Reykjavik, capital islandesa, na quarta-feira com destino a Frankfurt na Alemanha, de onde pegaram um vôo direto para Recife.

Considerada a principal contratação do futebol feminino brasileiro este ano, Dora Maria Larusdottir será recepcionada pelo presidente do Vitória.

Desembarque de Thorunn e Dora Maria Larusdottir
Local: Aeroporto Gilberto Freyre
Voo: DE 5072/ Condor
Data: 27 de janeiro 2012
Horário: 15h30

Foto: http://www.inpho.ie
Luciano S. Abreu - assessor de Imprensa:
Celulares - (81) 8761.5903 (OI) - (81) 9799.6957 (TIM)
E-mail: lucianofalki@hotmail.com
MSN: lucianofalk@hotmail.com
Site: www.vitoriadastabocas.com.br

FUTSAL PAULISTA: Blog do Futsal Feminino

FUTSAL PAULISTA: Blog do Futsal Feminino

FUTSAL PAULISTA: A1: Conselho Arbitral será nesta segunda-feira

FUTSAL PAULISTA: A1: Conselho Arbitral será nesta segunda-feira

FUTSAL PAULISTA: Blog das Menores A1

FUTSAL PAULISTA: Blog das Menores A1