GILBERTOESPORTE

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Seleção feminina aprimora forma física para o Mundial

Seleção feminina aprimora forma física para o Mundial


Fortaleza (CE) - O final da tarde desta terça-feira (29/11) foi de mais um treino para a Seleção Brasileira Feminina de Futsal. O time, no entanto, não trabalhou com bola. Sob a orientação do preparador físico Mário Raulino, as atletas fizeram uma sessão de musculação na a cademia do Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza-CE).

O elenco está reunido no CT da CBFS desde a última sexta-feira (25/11), em preparação para o 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal, que ocorre na capital cearense, entre os dias 5 e 10 de dezembro. Na primeira fase, o Brasil enfrentará Venezuela, Espanha e Angola, respectivamente, nos dias 5, 6 e 7, no ginásio Paulo Sarasate.

O planejamento da comissão técnica brasileira está sendo cuidadoso para evitar lesões, uma vez que grande parte das 15 convocadas estão em final de temporada. A fixa Gabi, da Unesc/FME/Criciúma Construções é uma das que se apresentaram mais desgastadas, por conta da sequência de jogos dos últimos dias.

?Foi bem cansativo. Disputamos três competições seguidas, mas tivemos dois dias de folga e conseguimos nos recuperar para manter um bom trabalho aqui. Me sinto bem melhor. Realmente quando eu cheguei estava bem cansada. Particularmente, consigo me recuperar rapidamente?, comentou a jogadora, de 25 anos.

Gabi aprovou o planejamento feito pela comissão técnica do Brasil, que priorizou a recuperação física do elenco. ?Não adianta forçar muito. É final de temporada e a maioria das atletas aqui está enfrentando final de campeonato. O importante, neste momento, é se recuperar para se preparar bem para a competição. Agora não podemos perder ninguém por lesão?.

Em busca do bicampeonato
Mineira de Belo Horizonte, Gabi esteve no elenco que conquistou o título da primeira edição do Torneio Mundial Feminino, realizada na Espanha, em dezembro do ano passado. Jogando em casa, neste ano, a fixa não espera facilidade.?Esperamos jogos difíceis. Sobretudo diante de Angola, que é uma equipe que não conhecemos, e contra a Espanha, que deve vir bem mais preparada do que no ano passado?, comentou.

?Jogamos com a responsabilidade de conquistar o bicampeonato, mas não podemos ter isso na cabeça. Temos que estar tranqüilas e preocupar apenas em jogar bem e respeitar cada adversário?, finalizou Gabi ao comentar sobre a possível pressão de disputar uma competição em casa.

Nesta quarta-feira (30/11), o Brasil terá apenas um treinamento. O time fará um trabalho técnico/tático na quadra do CT da CBFS, em Caucaia, a partir das 9 horas (horário local).



Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederaçã o Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Artilheira do Brasil, Luciléia destaca força do elenco

Artilheira do Brasil, Luciléia destaca força do elenco


Fortaleza (CE) - O ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), receberá a partir da próxima segunda-feira (5/12), o 2º Torneio Mundial Feminino. Em quadra, o Brasil buscará manter a hegemonia da competição internacional, que reunirá oito seleções, de quatro continentes: Br asil, Argentina, Venezuela, Espanha, Portugal, Rússia, Angola e Japão.

Para tentar esta façanha, a Seleção Brasileira Feminina de Futsal poderá contar com os gols da pivô Luciléia. A maior artilheira da história da equipe tentará ampliar seus números, que impressionam. Luciléia tem 32 gols marcados em 20 partidas disputadas pela equipe verde-amarela.

Com uma impressionante média de 1,6 gol por partida pelo Brasil, a jogadora fala da satisfação de defender o País. "Fico feliz por contribuir com a seleção. O importante não é apenas marcar gols, mas tentar ajudar de outras formas, como, por exemplo, na marcação, ou até mesmo ajudar fora de quadra", comentou a jogadora do Kindermann/Uniarp/GGNet.

"Temos um grupo muito experiente. Cerca de 80% de elenco vem jogando junto há muito tempo e isto facilita. O favoritismo vem graças aos resultados, mas temos que confirmar isto a cada jogo, a cada novo campeonato. O passado já foi, e, agora, jogando no Brasil temos uma responsabilidade ainda maior", pontua a pivô, quando questionada sobre a sequência de triunfos obtidos pela equipe.

Para se ter uma idéia, o Brasil conquistou todas as quatro edições do Campeonato Sul-Americano Feminino (05, 07, 09 e 11), além de ter erguido a taça da única edição do Mundial Feminino, realizado na Espanha, no ano passado. "Em qualquer competição que entramos somos favoritos, mas não levamos isto para a quadra. Temos que jogar bem e conquistar vitórias, de nada adianta chegar com este status e não conquistar o triunfo".

A expectativa é de que o público cearense apóie a seleção feminina, que não espera facilidade. "Estamos com os pés no chão, cientes das dificuldades que vamos encontrar, porém, ao mesmo tempo, bem preparadas", avaliou Luciléia. "Temos aqui jogadoras muito qualificadas e cada uma aqui vai se empenhar ao máximo para conquistarmos o objetivo maior que é o bicampeonato", finalizou a atleta de 28 anos.

Brasil retoma os treinos para o Mundial Feminino


Fortaleza (CE) - A manhã desta quinta-feira (1º/12) foi de mais atividade para a Seleção Brasileira Feminina de Futsal, que está em preparação para o 2º Torneio Mundial Feminino, que ocorre em Fortaleza (CE), entre os dias 5 e 10 deste mês, no ginásio Paulo Sarasate.

O elenco está concentrado no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza-CE). O time voltou a treinar após a folga concedida pela comissão técnica na tarde de quarta-feira (30/11).

A atividade sob o comando do técnico Vander Iacovino não teve a presença da ala Vanessa, que segue sendo poupada, com dores no pé direito. A jogadora, no entanto, fez um trabalho físico a parte e não deve ser problema para estréia brasileira no torneio, marcada para segunda-feira (5/12), diante da Venezuela.

Já a ala Marcela, que foi poupada do treino da quarta-feira, retomou as atividades normalmente, sem o incômodo que vinha sentindo na musculatura, que a afastou do treino do dia anterior. De acordo com o médico do Brasil, Mauro Fuziki, a atleta não se queixou e está totalmente apta para participar dos treinos e dos jogos.

O time, que tenta o bicampeonato do Mundial Feminino, voltará a quadra do CT da CBFS na noite desta quinta-feira. O treinamento está marcado para às 20 horas (horário local), mesmo horário dos três duelos brasileiros na primeira fase da competição internacional. Além das venezuelanas, o Brasil enfrentará Espanha e Angola, respectivamente na terça-feira (6/12) e quarta-feira (7/12).



Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Brasil fará treino no Paulo Sarasate nesta sexta-feira

Brasil fará treino no Paulo Sarasate nesta sexta-feira


Fortaleza (CE) - Após uma semana de concentração no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, que fica em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza-CE), a Seleção Brasileira Feminina de Futsal fará na noite desta sexta-feira (2/12), a partir das 20 horas (horári o local), o treino de reconhecimento da quadra do ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), que receberá os jogos do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal.

A competição internacional, que ocorre entre os dias 5 e 10 deste mês, reunirá oito seleções de quatro continentes: Brasil, Argentina, Venezuela, Portugal, Rússia, Espanha, Japão e Angola. A estréia brasileira ocorre na segunda-feira (5/12) diante das venezuelanas, às 20 horas. O torneio será aberto mais cedo com o confronto entre Angola e Espanha, às 14 horas.

A fixa Taty falou sobre o treino no local dos jogos do Mundial. "É importante para nos adaptarmos à rotina da competição. Além disso, ter contato com a quadra em que vamos atuar é fundamental. Conhecer o espaço e nos habituar ao tipo de piso, tudo isso é parte primordial da preparação", disse.

O time brasileiro se apresentou no dia 25 de novembro, e o período de treinamentos vem agradando às atletas. "A comissão técnica faz sempre o melhor. Algumas atletas estão vindo de uma temporada forte, e a preocupação é nivelar fisicamente, tecnicamente e taticamente o elenco", relatou a jogadora da Unesc/FME/Criciúma Construções. "Já estou me sentindo 100% para a disputa do Mundial", complementou.

Sobre a oportunidade de sair das dependências do Centro de Treinamentos após oito dias concentradas, Taty fez questão de ressaltar a estrutura do espaço. "Gosto do ambiente do CT. Temos opções para nos divertir, há muitas pessoas para conversar e a rotina não fica pesada", finalizou a atleta.

Treino físico
Enquanto aguarda o treino de reconhecimento de quadra no ginásio Paulo Sarasate, a seleção feminina realizou uma atividade física na manhã desta sexta-feira. O time trabalhou na quadra e também na academia do CT da CBFS, sob a orientação do preparador físico Mário Raulino e do fisiologista Thiago Chinelato.



Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Capitã brasileira demonstra confiança no bicampeonato

Capitã brasileira demonstra confiança no bicampeonato


Fortaleza (CE) - A responsabilidade de carregar a faixa de capitã da Seleção Brasileira Feminina de Futsal no 2º Torneio Mundial Feminino será da goleira Jozi. Aos 29 anos, a arqueira do CD Burella, da Espanha, está honrada por capitanear o elenco na competição que ocorre em Fortaleza (CE), entre os dias 5 e 10 deste mês, com jogos no ginásio Paulo Sarasate.

"É um orgulho para mim poder ser capitã deste grupo. Desde que comecei a praticar o futsal, sempre coloquei como um dos objetivos chegar à seleção. Me dediquei muito para isso, assim como todas que estão aqui. Abrimos mão de muita coisa para alcançar este sonho e para poder viver este sonho várias vezes", revelou Jozi.

Jozi fala da importância de representar o elenco. "Ser capitã representa a confiança que conquistei do grupo e da comissão técnica. É o reconhecimento da seriedade com que encaro o trabalho. Me entrego para a seleção. Amo estar aqui e enquanto puder estar aqui me dedicarei ao máximo no meu clube para ser chamada".

A goleira pode ser usada também fora de quadra, como uma espécie de informante das adversárias, uma vez que ela, assim como a pivô Ju Delgado, atua no futsal da Espanha. "Conhecemos muito as atletas da Espanha e algumas portuguesas, que estão atuando na Liga Espanhola. Por isso, conversamos e passamos informações sobre características e detalhes das adversárias", disse.

Jozi, aliás, já vem conversando com suas companheiras sobre as dificuldades que terão pela frente. "Temos que estar preparados para superar quaisquer surpresas. A Espanha, por exemplo, está fortalecida com a derrota sofrida no ano passado. Desde este revés elas só falam nesta competição, elas se reuniram várias vezes nesta temporada para treinar e querem dar uma resposta que não conseguiram em 2010", revelou.

Confiança e dedicação
Quando o assunto é o elenco do Brasil, a goleira é bastante contundente. "Chegamos muito confiantes. Temos uma equipe muito qualificada. Este é o melhor grupo do mundo, temos a melhor seleção deste mundial. Porém, tudo isso é teoria. Temos que provar isto na prática, para isso temos que estar afinadas e equilibradas", avaliou.

A vontade é tamanha, que Jozi faz uma revelação sobre a preparação para o Torneio Mundial Feminino, que se estende desde o último dia 25, quando as atletas se concentraram no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, em Caucaia (CE). "Essa é a semana de mais trabalho durante o ano, mas se pudesse passaria o tempo todo aqui, treinando e jogando, sem dúvidas".



Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Goleiras ganham atenção especial antes do Mundial

Goleiras ganham atenção especial antes do Mundial


Fortaleza (CE) - A busca do bicampeonato do Torneio Mundial Feminino passa obrigatoriamente pelas mãos das goleiras do Brasil. O elenco brasileiro conta com 15 atletas, três das quais são goleiras: Jozi, Giga e Júlia. Concentradas no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasco ncelos, em Caucaia (CE), as três atletas vêm tendo atenção especial da comissão técnica.

A cada treinamento programado para o elenco, as três jogadoras da posição fazem um trabalho específico ministrado pelo preparador de goleiras do Brasil, Carlos Alberto Bracalli. "Antes mesmo de se apresentar elas receberam uma planilha de treinamentos para seguir nos clubes. Aqui demos continuidade a este trabalho, que envolve coordenação, agilidade, velocidade de reação e situações de jogo", revelou Bracalli.

O membro da comissão técnica faz questão de garantir a boa fase das três atletas. "As três goleiras apresentam um mesmo nível técnico entre elas. Todas vêm trabalhando forte e cada uma com sua característica própria. A Jozi é uma goleira com uma boa experiência internacional, a Giga vem conquistando as últimas ligas nacionais, e a Júlia vem se despontando. Para resumir: são três goleiras excelentes".

A renovação constante com a revelação de várias atletas da posição vem ajudando o Brasil. A goleira Júlia, de 23 anos, é um exemplo. Ela foi convocada pela primeira vez para defender o País no 4º Campeonato Sul-Americano de Futsal Feminino, realizado no mês de outubro, na Venezuela.

"Além da Júlia já observamos outras goleiras que em breve poderão servir a Seleção Brasileira. Estamos de olho em competições nacionais e temos visto muitas arqueiras desempenhando bem seus papéis. A cada ano revela-se mais goleiras, com uma crescente melhoria na técnica de todas", comentou o preparador.

Para Bracalli esta evolução se dá graças ao investimento cada vez maior para o aperfeiçoamento das jogadoras. "A cada dia as goleiras estão ganhando mais atenção nos clubes. Alguns estão dedicando treinamentos específicos e isto é importante para o aprimoramento das atletas da posição e que tem que partir dos próprios clubes".

2º Torneio Mundial Feminino
A segunda edição do Torneio Mundial Feminino terá início na próxima segunda-feira (5/12). A competição se desenrolará em Fortaleza (CE), no ginásio Paulo Sarasate. Oito seleções de quatro continentes disputam o título mundial. Brasil, Espanha, Angola e Venezuela fazem parte do grupo A, enquanto Argentina, Japão, Portugal e Rússia compõem a chave B.

A estréia do Brasil ocorre às 20 horas (horário local) desta segunda-feira, diante das venezuelanas.

Espanha vence amistoso antes do embarque para o Brasil


Fortaleza (CE) - A chegada da seleção espanhola de futsal feminino a Fortaleza (CE) está prevista para ocorrer no final da tarde deste sábado (3/12). As européias estão no grupo A do 2º Torneio Mundial Feminino, que começa nesta segunda-feira (5/12), na capital cearense e se estende até o próximo sábado (10/12).

Momentos antes de embarcar para o Brasil, as espanholas enfrentaram um amistoso diante do Atlético de Madri Navalcanero. A partida ocorreu no ginásio 'La Estacion', em Madri, com vitória da seleção nacional por 3 a 2.

As européias terão como rivais na primeira fase Venezuela, Brasil e Angola, contra quem abrirão o torneio, às 14 horas (horário local), no ginásio Paulo Sarasate, que abrigará todos os confrontos.

O time está reunido desde o dia 24 de novembro, concentrado na 'Cidade do Futebol', Centro de Treinamentos da entidade máxima do futebol espanhol. Foram várias sessões de treinos e dois amistosos. Em Fortaleza, o técnico espanhol, Arsênio Pascual pretende realizar ainda dois treinamentos, sendo um ainda no sábado, dia do desembarque, e outro na manhã deste domingo (4/12).

"Tanto para jogadoras, quanto para nós da comissão técnica é um sonho jogar um Torneio Mundial Feminino. São Pequenos passos que vão sendo dados, que esperamos que se traduzam em um dia, não muito longe, uma competição organizada pela Fifa", manifestou-se o treinador espanhol.



Fagner Pi nho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Campanha brasileira começa com goleada sobre Venezuela

Campanha brasileira começa com goleada sobre Venezuela


Fortaleza (CE) - A busca do Brasil pelo bicampeonato do Torneio Mundial Feminino começou com uma goleada sobre a Venezuela. Na noite desta segunda-feira (5/12) a Seleção Brasileira bateu as venezuelanas por 14 a 0, em confronto realizado no ginásio Paulo Sarasate, em Fort aleza (CE).

Com a vitória as anfitriãs chegaram aos três pontos se igualando à Espanha, que venceu Angola, por 7 a 1, no jogo que marcou a abertura da competição, realizado no inicio desta tarde. Brasileiras e espanholas se enfrentam nesta terça-feira (6/12), às 20 horas (horário local). Já a Venezuela jogará diante das angolanas, mais cedo, às 16 horas.

Com um jogo consistente, as brasileiras não deram chance para as adversárias. Vanessa abriu o placar para o Brasil. Após o rebote da goleira Mayuri, a ala concluiu para as redes, aos 2min41. O segundo tento verde-amarelo também foi após uma bola rebatida pela arqueira rival, desta vez Neguinha teve o trabalho de chutar para o fundo do gol, aos 4min08.

Ju Delgado fez o terceiro tento, ao aproveitar-se do bom posicionamento dentro da área, aos 8min15. Jéssika fez uma bela jogada individual e sofreu o pênalti, aos 9min41. Ela mesma cobrou e ampliou para as brasileiras. Logo na sequência, Luciléia marcou o quinto para o Brasil, aos 10min40. Jéssika fez mais dois aos 15min35 e aos19min27, enquanto Ju Delgado fechou a contagem no primeiro tempo, aos 19min57.

Logo nos primeiros movimentos da etapa final, Marcela anotou o seu, aos 20min40. O décimo gol da partida foi marcado aos 22min31, dos pés da ala Vanessa, que já havia marcado no primeiro tempo. Marcela também fez mais um, aos 24min15. De pênalti, aos 31min03, Ariane fez o décimo segundo tento verde-amarelo.

Luciléia, aos 34min44, e Marcela, aos 35min29, que também chegou ao seu terceiro gol na partida fecharam a goleada brasileira: 14 a 0. "Impomos um jogo bem forte e dificultamos muito a marcação adversária. Consegui marcar três gols e ajudei o grupo e isto que é importante", disse a ala Jéssika, uma das artilheiras da partida.

Já a goleira venezuelana Maria encarou a goleada sofrida com bom humor. "Vou ter pesadelo com o Brasil esta noite. Elas formam uma equipe muito forte e aos poucos estamos aprendendo, e jogando contra as melhores", finalizou.

Rússia supera Argentina pelo grupo B do mundial feminino


Fortaleza (CE) - A Rússia começou bem sua campanha no 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal, que está sendo realizado em Fortaleza (CE), no ginásio Paulo Sarasate. No inicio da noite segunda-feira (5/12) as européias bateram a Argentina por 4 a 2, em confronto válido pelo grupo B.

O resultado coloca as russas ao lado de Portugal na liderança da chave, uma vez que as lusitanas também venceram o seu jogo de estréia. Diante do Japão, as portuguesas venceram por 4 a 0, em jogo preliminar.

As japonesas, aliás, serão as próximas adversárias da Rússia, nesta terça-feira (6/12), às 14 horas (horário local), na abertura da programação de jogos do dia. Mais tarde será a vez das argentinas buscarem a reabilitação diante de Portugal, em duelo marcado para às 18 horas.

Após os primeiros movimentos cautelosos de ambas as seleções, as russas foram se soltando. Aos 5min34 Semenova aproveitou o passe de Ivanitskaya e mandou para o fundo das redes. Logo na sequência, Ivanitskaya arriscou de longe, a bola desviou na rival e enganou a goleira Guadalupe, aos 7min52.

Ivanitskaya voltou a marcar aos 10min55, enquanto Deripasko fechou a contagem da primeira etapa em 4 a 0, aos 17min10.

Mesmo com a vantagem, as russas seguiram imprimindo um maior volume de jogo na etapa complementar. Com o passar do tempo, no entanto, as argentinas conseguiram assustar as adversárias e chegaram a esboçar uma reação. Primeiro com um gol contra de Ivleva, aos 34min10, depois com um tento de Carina, aos 35min53.

A reação não foi consolidada e a vitória das européias foi confirmada com o placar de 4 a 2. ?Foi muito interessante o jogo para nós, pois não conhecíamos o time argentino, que é bastante qualificado. Conseguimos nos impor sobre isso, imprimindo velocidade, mas no final nosso ritmo caiu e elas nos trouxeram dificuldade?, relatou a capitã da Rússia, Filisov.

Portugal inicia campanha com vitória sobre o Japão


Fortaleza (CE) - Atuais vice-campeãs mundiais, as portuguesas estrearam com vitória na segunda edição do Torneio Mundial Feminino, que está sendo realizado no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). Na tarde desta segunda-feira (5/12) Portugal bateu o Japão por 4 a 0, pelo grupo B do campeonato.

A chave conta ainda com Rússia e Argentina que se enfrentam na sequência da programação de jogos do dia. O próximo confronto das lusitanas ocorre nesta terça-feira (6/12), diante das argentinas, às 18 horas (horário local). Antes, no entanto, o Japão buscará a reabilitação diante das russas, abrindo a rodada, às 14 horas.

A vitória portuguesa foi construída sem sustos. Já no primeiro tempo as européias abriram uma vantagem de 3 a 0, com gols de Sofia Ferreira, aos 5min14; Melissa Antunes, aos 10min43; e Ana Azevedo, aos 15min45.

Na etapa final, Melissa Antunes balançou as redes novamente, aos 22min32, fazendo 4 a 0. Após abrir vantagem, o que levou às japonesas a imprimirem um maior volume de jogo, mas sem sucesso para a tentativa de uma reação. "Jogamos bem, embora não tenhamos feito nenhum gol. Acho que nos faltou sorte, mas ainda temos muito a melhorar nesta competição", comentou o técnico do Japão, Massaki Arihara.

Para a artilheira do confronto, Melissa Antunes, sua equipe jogou com inteligência. "Foi um jogo bem consistente. Fizemos quatro gols e, por ser o primeiro jogo, é uma vitória importante, pois sempre há ansiedade. Após fazer quatro gols não vale a pena se arriscar", determinou.

Após susto, Espanha conquista virada sobre Angola


Fortaleza (CE) - Na abertura do 2º Torneio Mundial Feminino, a Espanha bateu Angola por 7 a 1. O confronto, válido pelo grupo A do campeonato, foi realizado no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), na tarde desta segunda-feira (5/12). A competição se estenderá até o próximo sábado (10/12).

Além de espanholas e angolanas, a chave A do torneio conta ainda com Brasil e Venezuela, que se enfrentarão ainda nesta primeira rodada, às 20 horas (horário local). O grupo B do mundial feminino tem Portugal, Rússia, Argentina e Japão.

No jogo, as africanas surpreenderam em um contragolpe, Irene chutou cruzado e acerto o ângulo superior direito da arqueira espanhola, Belén de Uña, aos 2min15. O empate ocorreu aos 7min38, após uma pressão das européias, Fátima Cervera finalizou da entrada da área fazendo 1 a 1.

Na etapa final o confronto seguiu com as ibéricas pressionando, esbarrando na forte marcação rival. A virada veio dos pés de Fátima Cervera, que arriscou de longe e venceu a goleira Ilda, aos 25min12.

Com a vantagem no marcador, as espanholas conseguiram abrir vantagem e confirmaram o triunfo. O terceiro tento das européias foi marcado por Irene, contra, aos 28min50, enquanto Ana Sevilla, aos 29min47, enquanto Loyde, em outro gol contra, aos 34min03, Patrícia González, aos 34min35, e Sara Moreno, aos 37min40, fecharam o marcador e confirmaram a goleada da Espanha: 7 a 1.

"Temos respeito por todas as nossas rivais. Sinceramente não sabíamos muito sobre a equipe que iríamos enfrentar, e por isso começamos cautelosas e foi difícil até fazermos o primeiro gol. O importante são os três pontos, sobretudo em uma estréia", disse a autora dos dois primeiros gols da Espanha, Fátima Cervera.

Pelos lados da Angola, a pivô Irene, que marcou um gol a favor e outro contra, justificou o revés. "Entramos determinadas, apesar de saber das dificuldades. Começamos bem, fazendo um excelente primeiro tempo, mas na etapa final caímos de rendimento, também pela condição física, que pesou. Lutamos até o final e esperamos fazer um bom jogo na sequência".

Nesta terça-feira (6/12), as angolanas enfrentarão a Venezuela, às 16 horas, enquanto a Espanha encara o Brasil, às 20 horas (horário local).



Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.co m.br
(62) 3274-1337/3274-1431


© CBFS - 2010

NOVO SAMBÓDROMO

Brasil vence o clássico contra Espanha e se garante na semi

Brasil vence o clássico contra Espanha e se garante na semi


Fortaleza (CE) - O Brasil está classificado para a semifinal do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal. A vaga veio com a vitória sobre a rival Espanha, por 2 a 1, na noite desta terça-feira (6/12), no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). As brasileiras assumira m a liderança isolada do grupo A, com seis pontos, três a mais que as espanholas e venezuelanas.

Nesta quarta-feira (7/12), as sul-americanas enfrentam Angola, às 20 horas (horário local), dependendo de um empate para confirmar o primeiro lugar da chave. Já a Espanha encara a Venezuela, às 16 horas, em um confronto direto pela segunda vaga do grupo para a semifinal da competição.

Desde os primeiros movimentos as brasileiras pressionaram em busca do gol. Após algumas chances, Jessiquinha conseguiu furar o bloqueio defensivo rival, após o avanço pela ala esquerda ela chutou forte e rasteiro, vencendo a goleira Sonia Bernal, aos 8min33.

As espanholas, no entanto, responderam rápido. Após a cobrança de um escanteio, Sara Moreno chutou de fora da área e balançou as redes da meta defendida por Jozi, aos 9min28. Após o gol, as européias conseguiram encaixar a marcação e dificultaram as ações para as brasileiras.

As anfitriãs, porém, conseguiram voltar ao comando do placar aos 15min16, quando Vanessa acertou um belo chute de fora da área, fechando a contagem da primeira etapa: 2 a 1. Na metade final do confronto, a partida seguiu equilibrada. As ibéricas se lançaram mais ao ataque, enquanto o Brasil tentava ampliar o marcador para garantir de vez o triunfo.

À medida que o tempo avançava a tensão aumentava, inclusive com as duas equipes disputando os minutos finais com os respectivos limites de faltas no segundo tempo estourados.

Faltando26 segundos para o final da partida, a Espanha teve uma chance de empatar, em um tiro livre da marca dos dez metros, mas Sara Iturriaga mandou contra a trave esquerda da goleria Giga, confirmando o triunfo verde-amarelo.

"Trabalhamos para ganhar, mas a bola foi caprichosa e não quis entrar. Foi uma grande partida, as duas equipes marcaram muito bem e o segundo gol do Brasil é para se aplaudir. Fizemos um bom jogo na defesa e também no ataque, mas, como já disse a bola insistiu em não entrar", comentou o técnico espanhol, Arsênio Pascual.

A ala brasileira Vanessa, autora do tento que deu o triunfo às donas da casa, falou sobre as dificuldades para vencer as rivais. "Ficamos felizes pela vitória, mas não pelo segundo tempo. Nossa equipe se propôs a marcar, e nosso ataque não esteve muito qualificado. O que importa são os três pontos e, a partir de agora, não dá mais para errar".

Portugal bate Argentina e define classificados do grupo B


Fortaleza (CE) - A vitória de Portugal, por 5 a 2, sobre a Argentina, no inicio da noite desta terça-feira (6/12) definiu os classificados do grupo B para a semifinal do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal, que está sendo realizado no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), e se estenderá até o próximo sábado (10/12).

Portugal e Rússia estão iguais em número de pontos -- seis pontos cada -- ocupando a liderança da chave, e, faltando uma rodada para o final da fase de classificação, não podem ser alcançados por Argentina e Japão, que ainda não pontuaram.

Aliás, a rodada final desta primeira fase terá um confronto entre os líderes e outro envolvendo os lanternas do grupo, nesta quarta-feira (7/12). Às 14 horas (horário local), Portugal e Rússia duelarão pelo primeiro lugar da chave, enquanto às 18 horas, será a vez de japonesas e argentinas confrontarem pelos primeiros pontos no campeonato.

Logo nos primeiros movimentos as portuguesas conseguiram abrir o marcador. Ana Azevedo recebeu dentro da área e completou a triangulação de passes para as redes a 1min49 de partida. Aos 4min21, foi a vez de Daniela Ferreira mandar a bola para o fundo do gol, ampliando para as lusitanas.

Melissa Antunes marcou o terceiro gol português aos 15min52, enquanto Clarissa descontou para as sul-americanas faltando 23 segundos para o final do primeiro tempo.

Na etapa complementar, no entanto, Daniela Ferreira marcou mais um e tratou de esfriar a tentativa de reação das rivais, aos 27min40. Maria Martins ainda fez mais um, aos 34min39. Mas o placar foi fechado já nos últimos segundos com mais um tento argentino, anotado novamente por Cintia, aos 39min54.

"Conseguimos nosso objetivo, que era avançar para as semifinais. Quanto ao jogo, por alguns momentos poderíamos ter ido melhor, mas o importante foi a vitória. Agora temos o duelo contra a Rússia para tentarmos o primeiro lugar do grupo, que é muito importante", disse a ala portuguesa Daniela Ferreira, que marcou dois gols no confronto.

Pelos lados da Argentina, a ala Debora Molina ressaltou a qualidade das européias. "Portugal foi um grande rival. Tentamos fazer um jogo equilibrado, mas elas aproveitaram os nossos erros", destacou a camisa dez argentina. "Ainda chegamos a fazer dois gols e lutamos até os últimos segundos", concluiu.

Venezuela supera Angola e se reabilita no Mundial Feminino


Fortaleza (CE) - A Venezuela se reabilitou da goleada sofrida diante do Brasil, por 14 a 0, na primeira rodada do 2º Torneio Mundial Feminino. O time se recuperou ao bater Angola, por 4 a 0, nesta terça-feira (6/12), pela segunda rodada do grupo A da competição, que está sendo realizada em Fortaleza (CE), no ginásio Paulo Sarasate.

Ainda nesta terça-feira, brasileiras e espanholas se enfrentam, às 20 horas (horário local), na luta pela liderança isolada da chave – ambas acumulam três pontos, mesma pontuação atingida pelas venezuelanas. Angola está na lanterna do grupo, sem pontuar, em duas partidas realizadas.

Nesta quarta-feira (7/12), a Venezuela encara a Espanha, às 16 horas. Já as africanas terão o duelo diante do Brasil, no encerramento da fase de classificação do Torneio Mundial Feminino, às 20 horas.

Derrotadas na primeira rodada, tanto Angola, quanto Venezuela precisavam da vitória para seguir com chances de avançar. As sul-americanas, no entanto, conseguiram maior efetividade no ataque e construíram a vitória de forma paulatina. No primeiro tempo, Barbara, Heide e Yaremi marcaram e abriram uma confortável vantagem de 3 a 0.

No segundo tempo, o ritmo diminuiu e as venezuelanas fecharam a vitória com um tento de Helianny, aos 25min26: 4 a 0. "Conseguimos realizar uma boa partida, com uma boa margem de gols. Agora esperamos ganhar diante da Espanha para buscar a classificação", disse a autora do último tento do jogo, Helianny.

Já a capitã angolana, Ilda, lamentou o segundo revés no Torneio Mundial Feminino. "Tivemos algumas falhas que resultaram neste placar. Cometemos alguns erros individuais, inclusive eu, como goleira, falhei, e não conseguimos marcar bem", finalizou.

Com gol solitário, Rússia passa pelo Japão


Fortaleza (CE) - A abertura da segunda rodada da fase de classificação do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal, que ocorre no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), começou com a vitória apertada da Rússia, por 1 a 0, sobre o Japão, na tarde desta terça-feira (6/12), em confronto válido pelo grupo B.

Com o resultado, as russas assumiram a liderança isolada da chave, com seis pontos. O time, no entanto, pode ser alcançado ainda hoje pelas portuguesas, que enfrentarão a Argentina, a partir das 18 horas. Se isto ocorrer, Portugal e Rússia garantem antecipadamente as duas vagas do grupo para a semifinal da competição, que ocorre na sexta-feira (9/12).

Em um jogo equilibrado, as russas conseguiram abrir o marcador aos 4min33, com um tento de Semenova. O gol desencadeou uma mudança de postura das duas equipes. As japonesas passaram a imprimir um maior volume de jogo, enquanto as russas passaram a apostar nos contragolpes.

Na etapa final o panorama da partida permaneceu igual, mas as chances de gol foram raras, o que obrigou o treinador japonês, Massaki Arihara, a adotar a fixo Konatsu como goleira-linha. Porém, a tática não surtiu efeito e o placar terminou com a vantagem mínima em favor das européias.

"Não me considero a heroína desta vitória, o time todo foi importante e agora vamos em busca de confirmar a classificação e o primeiro lugar do grupo, que é fundamental para nossas pretensões", comentou a autora do único tento do confronto, Semenova.

Nesta quarta-feira (7/12), a Rússia encara as portuguesas, na abertura da programação de jogos do dia, às 14 horas (horário local). Já as nipônicas jogarão às 18 horas, diante da Argentina.



Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Br asileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Brasil goleia Angola no encerramento da 1ª fase

Brasil goleia Angola no encerramento da 1ª fase


Fortaleza (CE) - O Brasil encerrou com vitória sua participação no grupo A do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal. Nesta quarta-feira (7/12), a equipe bateu Angola por 12 a 0, no jogo que marcou o encerramento da fase de classificação da competição, que está sendo realizada no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE).

Com o triunfo as anfitriãs confirmaram a primeira posição do grupo, com nove pontos. As angolanas não pontuaram e terminaram na quarta colocação. A outra classificada da chave foi a Espanha, que terminou a fase com seis pontos, enquanto a Venezuela ficou com três pontos e ficou em terceiro lugar.

Na semifinal o Brasil jogará diante da Rússia, na sexta-feira (9/12), às 19 horas (horário local). O outro finalista sairá do confronto entre Portugal e Espanha, que ocorre como preliminar, às 17 horas. Coincidentemente, os confrontos semifinais são os mesmos da primeira edição do torneio, realizado no ano passado, na Espanha. Na ocasião, brasileiras e portuguesas levaram a melhor sobre seus rivais e decidiram o título.

No jogo desta noite, a vitória do Brasil foi construída de forma tranqüila. Logo no primeiro tempo as donas da casa abriram uma confortável vantagem por 7 a 0, com gols de Cely, Ariane, Juliana Delgado, Jéssika, Luciléia e Gaby, que marcou duas vezes.

Na etapa final, as brasileiras ampliaram. Jessiquinha, Marcela (2), Luciléia e Gaby balançaram as redes e fecharam a goleada em 12 a 0.

A goleada brasileira ficará marcada para a pivô Cely, que fez o gol que abriu o caminho da vitória nesta noite. Foi o primeiro gol dela com a camisa da Seleção Brasileira. "É diferente marcar pelo Brasil. Para mim será um jogo especial e espero que seja o primeiro de muitos que ainda vou marcar", disse.

Jessiquinha
A nota triste do confronto fica por conta da saída precoce da ala Jessiquinha, que sofreu uma entorse no joelho esquerdo e saiu da partida no segundo tempo. A jogadora será avaliada após o jogo para saber a gravidade da contusão.

Argentina e Japão empatam no encerramento do grupo B


Fortaleza (CE) - Japão e Argentina fizeram um confronto sem grandes pretensões no inicio da noite desta quarta-feira (7/12), em Fortaleza (CE). O jogo, no ginásio Paulo Sarasate, envolveu duas equipes sem chances de avançar às semifinais do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal, e terminou empatado em 1 a 1.

A partida definiu apenas a colocação de ambas no grupo B. Os dois países terminaram a fase de classificação com um ponto ganho, com as argentinas se beneficiando da igualdade, por terem um maior número de gols marcados (5 a 1).

A partir desta quinta-feira (8/12) os dois países estarão envolvidos na definição entre 5ª e 8ª colocações da competição, juntamente com Angola e Venezuela, que ficaram pelo caminho na chave A.

O único gol da primeira etapa foi marcado por Cintia Romano, aos 14min54. O empate das japonesas ocorreu aos 26min55, quando Kaede aproveitou uma bola cruzada para mandar para o fundo das redes. O final da partida foi de pressão japonesa, mas a goleira Guadalupe Calello evitou o revés das sul-americanas.

"Tivemos mais ocasiões de marcar, por isso não considero o resultado justo. Poderíamos ter vencido. Agora vamos buscar melhores resultados na sequência da competição", disse o treinador do Japão, Masaaki Arihara.

Espanha vence a Venezuela e garante última vaga na semi


Fortaleza (CE) - A Espanha garantiu a última vaga para as semifinais do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal, que está sendo realizado em Fortaleza (CE), no ginásio Paulo Sarasate. A vitória sobre a Venezuela, por 9 a 3, na tarde desta quarta-feira (7/12), confirmou as européias na próxima fase da competição, juntamente com Brasil, Portugal e Rússia.

As espanholas chegaram aos seis pontos e alcançaram as brasileiras, que ainda levam vantagem no saldo de gols. As anfitriãs jogam logo mais, às 20 horas (horário local), diante de Angola, e poderão até perder por uma diferença de três gols que ainda assim confirmarão o primeiro lugar da chave.

O líder do grupo A enfrentará na semifinal a Rússia, segunda colocada da chave B, que foi vencida por Portugal, que terá como rival na semifinal o vice-líder da outra chave. As semifinais do Torneio Mundial Feminino serão na sexta-feira (9/12), a partir das 17 horas.

O jogo
Decisiva, a partida entre espanholas e venezuelanas começou equilibrada. As ibéricas encontraram dificuldades nos primeiros minutos, diante de uma equipe que criou algumas chances de gol. Porém, aos 4min30, Natalia Flores abriu o placar.

Com seu limite de faltas estourado na etapa inicial, a Venezuela sofreu o segundo gol, após a cobrança de um tiro livre direto sem barreira. Natalia Flores cobrou no ângulo superior esquerdo da goleira Mayuri, aos 12min59. Logo em seguida, aos 16min05, Patricia Chamorro fez mais um para a Espanha. Ainda no primeiro tempo, aos 19min55, Yaremi descontou para as venezuelanas.

Porém, a reação das sul-americanas não foi consolidada e as espanholas confirmaram o triunfo e abriram uma boa vantagem com gols de Amparo Jimenez, aos 21min30; Marta Rodriguez, aos 23min50; Isabel Garcia, aos 29min26; Sara Moreno, aos 29min52; Sara Iturriaga, aos 32min12; e Patricia Gonzalez, aos 36min43. Mayuri e Rivas chegaram a marcar mais dois para as venezuelanas, fechando o placar em 9 a 3.

"Cumprimos nosso objetivo de classificação. Fizemos hoje um jogo forte, para superar a derrota diante do Brasil, e o que importa são os três pontos que nos coloca nas semifinais", comentou a artilheira da partida, Natalia Flores. "Agora começa outro campeonato, em que qualquer rival é muito complicado. Devemos jogar contra Portugal, e temos a chances de ter a revanche", concluiu.

Portugal confirma primeiro lugar do grupo ao bater Rússia


Fortaleza (CE) - No confronto que definiu a primeira colocação do grupo B do 2º Torneio Mundial Feminino, Portugal levou a melhor sobre a Rússia, por 4 a 0. Em partida que abriu a programação de jogos desta quarta-feira (7/12), no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE).

As portuguesas terminaram a fase de classificação com a primeira posição da chave, com nove pontos e 100% de aproveitamento. As russas, que também se garantiram na semifinal, ficaram em segundo lugar com seis pontos. A fase semifinal ocorre nesta sexta-feira (9/12), enquanto a final do Mundial Feminino será no sábado (10/12).

Ainda nesta quarta-feira, às 18 horas (horário local), Argentina e Japão, que ainda não pontuaram e estão eliminadas da disputa pelo título, duelam para fechar o grupo B.

As classificadas desta chave aguardam a definição de seus respectivos rivais na semifinal. O Brasil já está garantido, e precisa de, pelo menos, um empate diante de Angola, nesta quarta-feira, às 20 horas, para garantir o primeiro lugar do grupo A. Se isto ocorrer, uma das semifinais será entre Brasil e Rússia, repetindo o mesmo confronto da edição anterior.

O outro classificado da chave A sairá do duelo entre Espanha e Venezuela, que ocorre na sequência da programação de jogos. Quem vencer avançará, enquanto o empate favorece as européias.

O jogo
Com um maior volume de jogo, as portuguesas conseguiram abrir uma vantagem por 2 a 0 na etapa inicial. Melissa Antunes marcou os dois tentos da seleção lusa na primeira metade do confronto, primeiro aos 3min28, depois aos 9min33. Com os dois gols, Melissa assumiu a artilharia isolada da competição, com cinco tentos.

No segundo tempo, as russas tentaram impor uma pressão, mas as rivais se aproveitaram dos espaços para contra-atacar. Sofia Vieira ampliou o marcador, aos 27min23. A desvantagem fez com que o treinador russo, Evgeny Kuzmin, passasse a adotar a ala Filisova como goleira-linha, faltando pouco menos de cinco minutos para o final.

A tática não surtiu efeito. Portugal se aproveitou da ausência da arqueira na meta e fechou a contagem, com um gol por cobertura, anotado pela goleira Natalina Silva. "A Rússia permitiu que fizéssemos um jogo forte. Elas não ficaram atrás e isso nos deu mais espaços. Alcançamos todos os nossos objetivos na primeira fase. Agora vamos nos concentrar para as semifinais", comentou a pivô Sofia Vieira.



Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

“1º Fórum São Roque Contra As Drogas” traz o cantor e repórter Rafael Ilha e o Deputado Donizete Braga para discutir o assunto com a população Durante dois dias, o Plenário da Câmara recebeu um grande número de pessoas para prestigiar o 1º Fórum Contra as Drogas realizado em São Roque. Idealizada pelo vereador Tio Milton, a atividade foi instituída pelo Projeto de Resolução 12-L, e nessa edição já foi um sucesso absoluto. Na quinta-feira, dia 24, os palestrantes foram o Padre Haroldo (da Instituição Padre Haroldo de Combate às Drogas e ao Álcool de Campinas), Carlos Lothar (Fundador da Associação Brasileira de combate às Drogas) e Policiais Militares de São Roque responsáveis pelo PROERD. No dia 25, sexta-feira, o evento teve início pela manhã, recebendo o renomado palestrante Mauro Aranha (Presidente do CONED - Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas) e Marcelo A. Santos (Delegado de Polícia e Presidente do COMAD de São Roque). No período da tarde, continuou com a participação de Donisete Braga (Deputado Estadual) e Rafael Ilha (Cantor e repórter da Rede TV). Na qualidade de Presidente da Frente Parlamentar de enfrentamento ao Crack, durante sua palestra, o Deputado destacou a necessidade de implementar políticas públicas buscando dificultar o acesso às drogas. Rafael Ilha, que no passado teve uma carreira brilhante, sendo ex-integrante do Grupo Polegar, contou as dificuldades que enfrentou depois de entrar no caminho das drogas, o que o levou ao fundo do poço; porém, deu a volta por cima e hoje tem um importante trabalho com o objetivo de incentivar outras pessoas a dizer não a esse mal que atinge toda a sociedade. O último palestrante foi Tio Milton, que também possui vasto conhecimento no combate às drogas e trouxe à tona essa experiência, enriquecendo o Seminário. Em todas as etapas o público participou apresentando seus questionamentos e relatos de vida. No final, Rafael Ilha fez questão de manifestar o apôio à iniciativa de Tio Milton. “Conheci as drogas muito cedo e posso dizer que tive minha vida destruída. Hoje participar de eventos como esse me enche de orgulho, pois sei que essa pequena semente que lançamos aqui, vai contribuir no combate a esse mal, em São Roque”. O Deputado Donizete destacou que somente a conversa e a prevenção podem ajudar a amenizar a proliferação das drogas, e que seu mandato está de portas abertas para auxiliar o trabalho da Câmara de São Roque nessa luta. Para Tio Milton o evento alcançou o esperado. “Unir organizações, educadores, entidades e as pessoas comprometidas com o enfrentamento às drogas, bem como discutir abertamente o tema com a população, especialmente com os jovens. E fizemos de uma maneira muito tranqüila e agradável”, disse, lembrando que o Fórum deve ser realizado todos os anos.


Por Fabiana/Acek Kurdana

No último domingo(4), aconteceu na cidade de Votorantim, a festa de premiação da Liga de Voleibol de Sorocaba e Região.

Estiveram presentes representantes das equipes, infantil e adulto de Cotia. A equipe infantil, em seu primeiro ano de participação conquistou a terceira colocação no campeonato, enquanto que a equipe adulta, conquistou o bi campeonato, além de ter como destaque da categoria, o capitão da nossa equipe, Renato Barbieri Batista, eleito por todos os técnicos e arbitragem.

Foto: Renato (capitão) e Leandro (técnico)

08/12/2011 PRESIDENTE DA LIGA VGP VAI ATÉ ALUMINIO FECHA PARCERIA E INDICARÁ 4 EQUIPES DA CIDADE PARA PARTICIPAR EM JANEIRO DA COPA DOS CAMPEÕES 2012


A Liga de Vargem Grande atraves de seu presidente Tiago, conseguiu mais uma novidade para VArgem Grande Paulista, em uma visita a Aluminio para Presidente da Liga Aluminense Sr. Valdir , foi acertado uma parceria aonde nos meses de Janeiro e Fevereiro será realizado a COPA DOS CAMPEOES, onde as quatro Ligas regionais indicará as 4 melhores equipes da cidade no ano de 2011 para disputar uma Copa onde sairá o Campeão dos Campeões de 2011."Mais uma vitória inedita para Vargem Grande Paulista, pela 1º vez na história Vargem Grande valorizará nossos jogadores, dando oportunidade de representarem nossa cidade em um campeonato de grande porte e regional, sentarei com o Diretor de Esportes Paulo, para defenirmos quais as equipes que representaram nossa cidade, mas possivelmente será as quatro melhores equipes do Campeonato Municipal 2011, que são Dynamica, Sossego, São Marcos e Milênio. A ideia é entrarmos com o melhor que temos na cidade e concerteza tanto a LIGA como o DEPARTAMENTO DE ESPORTES - SECET, dará todo apoio para que isso se realize", finaliza o Presidente Tiago

02/12/2011 Jogos Escolares de 2011 terão cerimônia de encerramento nesta terça-feira

Aproximadamente 510 alunos da educação infantil ao 9º ano da rede municipal de ensino de São Roque participam nesta terça-feira, 6, da solenidade de encerramento da quarta edição dos Jogos Escolares, que acontece às 8h30 no Ginásio Municipal de Esportes “Luiz Antônio de Araújo”, no bairro Junqueira. O evento deve contar com a participação do prefeito Efaneu Noslaco Godinho, da diretora de Educação, Márcia Nunes, autoridades, professores e comunidade.
Na oportunidade todas as escolas participantes serão premiadas com troféus. Os jovens atletas que competiram já receberam medalhas, ao fim das disputas de cada modalidade. Segundo o coordenador do evento, Jailton Nunes de Almeida, a participação dos estudantes nesta edição dos jogos foi muito boa. “Mais uma vez a receptividade dos alunos superou as expectativas, com bons jogos e uma grande confraternização entre as escolas”, comentou.
Além das premiações, a cerimônia contará também com um festival de dança com o tema Dançando Música Popular Brasileira na qual terá uma coreografia envolvendo 140 alunos da educação infantil elaborada pelos professores do período integral, coordenado pela professora e coreografa Cilene Gisele Silva. Alem das apresentações das escolas Tetsu Chinone; Tagore; Joaquim; Tibério; Leônidas; Iracema Villaça; Antonio Cavaglieri; São João Novo I; e Maria Aparecida.
Jogos Escolares
Os Jogos Escolares são uma realização da Prefeitura da Estância Turística de São Roque por meio do Departamento de Educação e coordenação de Educação Física Escolar, com o apoio dos professores de educação física, da Divisão de Eventos Turísticos, Esportivos e de Lazer, da Divisão de Transporte e da Divisão de Merenda.
Os jogos de 2011 foram realizados de julho a dezembro nas categorias: infantil, mirim e pré-mirim para as modalidades basquetebol, handebol, futsal, voleibol, atletismo, jogos de salão com damas, tênis de mesa, xadrez e os pré-desportivos, a base quatro e queimadas.
“Esporte escolar: Movimentar-se para Ampliar” foi o tema abordado na edição deste ano. O coordenador pedagógico, Jailton Nunes de Almeida explica: “A educação física é um dos principais ambientes para a inclusão na escola, a ideia é continuar na linha da convivência com todos, respeitando a diversidade de cada um”, destaca.
Desde a retomada em 2007, os Jogos Escolares já envolveram neste período mais de 10 mil alunos da rede municipal.

IV Torneio de Xadrez faz homenagem e premia novos talentos

Cerca de 40 jovens participaram do IV Torneio Revelação de Xadrez, que aconteceu no São Roque Clube no último dia 27, com o apoio da Divisão de Eventos Turísticos, Esportivos e de Lazer da Prefeitura de São Roque.
O torneio tem como objetivo revelar novos talentos e homenagear enxadristas que fizeram parte da história da cidade.
Dividido em três categorias, a competição premiou atletas de São Roque, Carapicuíba, Itapevi, Mairinque, Alumínio e Itapetininga, nas classes livre, sub 16 absoluto e feminino. Quem recebeu o troféu revelação foi Júlio de Paula, 13 anos, da cidade de Alumínio.
O adolescente terminou o torneio com três vitórias e dois empates conquistando a terceira colocação na classificação geral.
O homenageado desse ano foi Irineu Silveira (Zeneu), atleta que conquistou evidência nos anos 80 sendo finalista do Campeonato de Xadrez do Interior do Estado de São Paulo

9/12/2011 - São Roque - SP Araçariguama - Formatura do Judô acontece dia 10

Como é tradição, todo final de ano várias formaturas marcam a passagem de uma nova fase na vida escolar, e com o Judô não é diferente. No próximo dia 10 de dezembro será realizada a entrega de faixas dos alunos da escolinha de Judô do projeto ‘Esporte para Todos’, da Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos. O evento acontecerá no Ginásio dos Campeões, a partir das 9h.

No Judô, cada faixa corresponde com a sua experiência e aprendizagem no esporte, quanto mais tempo e sabedoria você tem, melhor será sua faixa. A filosofia do Judô não implica somente na luta como meio de avaliação, pois um dos intuitos do esporte é a formação do atleta como cidadão de bom caráter.

Além da entrega de faixas, os judocas que se destacaram durante todo o ano serão presenteados com Troféus de ‘Judoca Revelação’, como meio de presentear os atletas que honraram o nome da cidade em importantes campeonatos da Federação Paulista de Judô.

Judocas de Araçariguama serão premiados pela FPJ

Pelos seus grandes resultados durante o ano pela Federação Paulista de Judô e pela conquista de medalha no Campeonato Paulista de Interdelegacias, os judocas Pedro Costa e Giovanna Lebre receberão da 7ª delegacia (sudoeste) da Federação Paulista de Judô troféus de destaque da delegacia na Federação. A entrega dos troféus acontecerá no Bonenkai (Festa de fim de ano) que será realizado pela FPJ, em data a ser definida pela federação.

8/12/2011 - São Roque - SP Jogos Escolares são finalizados em clima de festa e com muita dança

Aproximadamente 510 alunos da educação infantil ao 9º ano da rede municipal de ensino de São Roque participaram nesta terça-feira, 6, da solenidade de encerramento da quarta edição dos Jogos Escolares, que acontece no Ginásio Municipal de Esportes “Luiz Antônio de Araújo”, no bairro Junqueira. O evento contou com a participação da diretora de Educação, Márcia Nunes, autoridades, professores e comunidade.

Na oportunidade todas as escolas participantes foram premiadas com troféus. Os jovens atletas que competiram já receberam medalhas, ao fim das disputas de cada modalidade. Segundo o coordenador do evento, Jailton Nunes de Almeida, a participação dos estudantes nesta edição dos jogos foi muito boa. “Mais uma vez a receptividade dos alunos superou as expectativas, com bons jogos e uma grande confraternização entre as escolas”, comentou.

Além das premiações, a cerimônia contou com um festival de dança com o tema Dançando Música Popular Brasileira que teve uma coreografia envolvendo 140 alunos da educação infantil elaborada pelos professores do período integral, coordenado pela professora e coreografa Cilene Gisele Silva. Alem das apresentações das escolas Tetsu Chinone; Tagore; Joaquim; Tibério; Leônidas; Iracema Villaça; Antonio Cavaglieri; São João Novo I; e Maria Aparecida.


Jogos Escolares

Os Jogos Escolares são uma realização da Prefeitura da Estância Turística de São Roque por meio do Departamento de Educação e coordenação de Educação Física Escolar, com o apoio dos professores de educação física, da Divisão de Eventos Turísticos, Esportivos e de Lazer, da Divisão de Transporte e da Divisão de Merenda.

Os jogos de 2011 foram realizados de julho a dezembro nas categorias: infantil, mirim e pré-mirim para as modalidades basquetebol, handebol, futsal, voleibol, atletismo, jogos de salão com damas, tênis de mesa, xadrez e os pré-desportivos, a base quatro e queimadas.

“Esporte escolar: Movimentar-se para Ampliar” foi o tema abordado na edição deste ano. O coordenador pedagógico, Jailton Nunes de Almeida explica: “A educação física é um dos principais ambientes para a inclusão na escola, a ideia é continuar na linha da convivência com todos, respeitando a diversidade de cada um”, destaca.

Desde a retomada em 2007, os Jogos Escolares já envolveram neste período mais de 10 mil alunos da rede municipal.

Edital de Convocação ASFATO Segunda-feira, 5 de Dezembro de 2011

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINARIA DE
CONSTITUIÇÃO, FUNDAÇÃO, ELEIÇÃO E POSSE DE DIRETORIA DA
ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM DO ESTADO DO TOCANTINS – ASFATO


A Comissão para Constituição, Fundação, Eleição e Posse de Diretoria da Associação dos Oficiais de Arbitragem do Estado do Tocantins - ASFATO CONVOCA, todos os oficiais de arbitragem e demais pessoas interessadas, para a realização da Assembléia Geral Ordinária, no dia 14 de dezembro de 2011, às 19h em primeira convocação, e às 19h30min em segunda convocação com qualquer número de presentes. A Assembléia ocorrerá no auditório da Escola de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares , sito a Av. LO 08, quadra 301 norte, Palmas - TO, a fim de serem deliberados e discutidos a seguinte ordem do dia:

1 – Deliberação sobre a fundação da Associação dos Oficiais de Arbitragem do Estado do Tocantins - ASFATO;
2 – Aprovação do Estatuto Social da entidade;
3 – Eleição e posse da 1ª Diretoria;
4 - Assuntos de interesse geral.



Palmas- TO, 28 de novembro de 2011.


Comissão de Constituição, Fundação Eleição e Posse da Associação dos Oficiais de Arbitragem do Estado do Tocantins.

José Neto Florentino Costa
Presidente da Comissão

Escola Municipal Tom Jobim e Colégio Coc decidem a Liga Escolar 2011 Terça-feira, 6 de Dezembro de 2011

A Escola Municipal Tom Jobim e o Colégio Coc decidem a Liga Escolar 2011, a partida acontecerá no ginásio do Colégio São Francisco de Assis, ás 08h30min do dia 10/12. A escola Municipal Tom Jobim chega pela primeira vez em uma decisão da categoria, a equipe está invicta na Liga Escolar, já a equipe do Colégio Coc busca o titulo da Liga Escolar pela primeira vez, o time foi campeão do Metropolitano em 2010 na categoria sub-17.

A Liga Escolar Masculino Sub-17 contou com a participação de nove equipes:Colégio Militar/Falcão 12/Quartetto/Toddy, Escola Municipal Luiz Rodrigues, Colégio Crispim Alencar, Escola Municipal Jorge Amado, IFTO/Palmas, ETI- Padre Josimo/Falcão 12/Quartetto/Toddy, Escola Municipal Tom Jobim, Colégio Coc e Escola Municipal Luiz Gonzaga, foram realizados 14 partidas, as redes balançaram 102 vezes, média de 7,2 gols por partida.

Na semi-finais o time do Colégio Coc venceu a equipe da Escola Municipal Jorge Amado por 08 a 06 e a outra partida o time da Escola Municipal Tom Jobim bateu por 03 a 00 a Escola Municipal Luiz Rodrigues.

O time do professor Heleno Elias (E.M. Tom Jobim), jogou 04 vezes, o time venceu as quatro partidas e está invicta na Liga Escolar, a equipe marcou 13 gols e sofreu 05 gols, saldo de 08 gols, o artilheiro da equipe até o momento é o atleta Ingrisson Torres com 05 gols.

A equipe do professor Clay Regazonni (Colégio Coc), fez quatro jogos, sendo três vitórias e uma derrota, a ataque marcou 22 vezes e a defesa sofreu 11 gols, tendo um saldo de onze gols, os artilheiros da equipe até o momento são os atletas Rodrigo Gomes e Mateus Lins, ambos com 05 gols cada.

As duas equipes já se enfrentaram na primeira fase, o time da Escola Municipal Tom Jobim levou a melhor no primeiro confronto, vencendo a equipe do Colégio Coc pelo placar de 02 a 01.

A partida final está marcada para o dia 10 de dezembro, ás 08h30min no ginásio do Colégio São Francisco de Assis, a final está marcada na pré-liminar da grande final da Copa TV Anhanguera que está prevista para iniciar ás 10 horas da manhã. A entrada será a doação de 1 kg de alimento não perecível, que posteriormente será doado.

Árbitros Tocantinenses de Futsal atuam em Competições Nacionais da CBFS Terça-feira, 6 de Dezembro de 2011

O Departamento de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), escalou árbitros tocantinenses para Competições Nacionais, Olimpiadas Escolares e Taça Brasil de Clubes 2ª Divisão.

O árbitro Adriano de Carvalho, pertencente ao quadro de arbitragem da Federação Tocantinense de Futsal e da Confederação Brasileira de Futsal e vai atuar nas Olimpiadas escolares em Curitiba-PR, de 06 a 11 de dezembro de 2011.

O árbitro Neto Florentino, pertencente ao quadro de arbitragem da Federação Tocantinense de Futsal e da Confederação Brasileira de Futsal e vai atuar na Taça Brasil de Clubes Adulto - 2ª Divisão, na cidade de Brasilia - DF, de 07 a 11 de dezembro de 2011.

São Paulo - 03/12/2011 Sesi-SP é bicampeão Paulista de Vôlei

Time da indústria derrotou o Medley/Campinas por 3 sets a 0, encerrando a série melhor de três

Atletas e comissão técnica comemoram
a conquista do título estadual

Com uma vitória por 3 a 0 sobre o Medley/Campinas, o time de vôlei masculino do Sesi-SP conquistou, neste sábado (3), o bicampeonato Paulista de Vôlei. Com o apoio da torcida, que lotou as arquibancadas do ginásio do Sesi Vila Leopoldina, a equipe da indústria encerrou a série melhor-de-três com as parciais de 25 a 20, 25 a 22 e 25 a 22.

Em quadra, o time do técnico Giovane Gávio mostrou garra e determinação, superando a ausência de quatro jogadores: os meias Murilo e Sidão, o ponteiro Rodrigão e o líbero Serginho, que representam o Brasil na disputa da Copa do Mundo de Vôlei, no Japão.

“Esta conquista foi maravilhosa. O grupo se superou e fez o seu máximo. Foi isso que o Dr. Paulo [Skaf] nos pediu: uma equipe que tenha raça, jogue com o coração e valorize as marcas da indústria paulista”, avaliou Gávio.

Destaque da partida, o oposto do Sesi-SP, Wallace foi o maior pontuador do jogo, com 19 finalizações. O atleta parabenizou o empenho da equipe: “Ganhamos confiança ao longo do campeonato e fomos à luta, independente do time estar completo ou não, nós acreditamos e conquistamos este campeonato”.

Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Conselho do Sesi-SP, fez questão de assistir ao jogo e vibrou com cada lance: “Nosso time tem apenas três anos e neste curto espaço de tempo conquistamos três Copas São Paulo, dois títulos estaduais, a Superliga e, recentemente, o Campeonato Sul-americano”, lembrou Skaf.

O jogo

Durante todo o primeiro set, a equipe da indústria permaneceu à frente no placar. Com bolas rápidas de ataque, do ponteiro Diogo, e o saque forçado do oposto Wallace, o time da casa conseguiu abrir vantagem no placar e fechou a parcial em 25 a 20.

Destaque da partida, oposto Wallace fura
o bloqueio triplo do time de Campinas

Já na segunda etapa, o bloqueio do time do Sesi-SP, formado por: Aureliano, Wallace e Diogo, impediu as tentativas de ataque dos campineiros, Bob e Zanuto. Em contrapartida, o ponteiro da equipe da indústria, Léo Mineiro, conseguiu furar a desfesa adversária e marcou pontos importantes para o time.

No último set, o mais acirrado de toda a partida, a equipe de Campinas soube aproveitar algumas falhas cometidas pelo time do Sesi-SP e, pela primeira vez, conseguiu empatar a partida. Porém, as bolas rápidas de ataque do oposto Wallace e do central Aureliano foram decisivas para conquista do set e do jogo.

Torcedores

O tempo frio não foi um empecilho para os alunos do Sesi-SP que fizeram questão de prestigiar os jogadores da indústria. Com apenas sete anos, a jovem torcedora, Sofia Borem, assistiu atenta cada lance da partida. Acompanhada dos pais e do irmão mais velho, a estudante não escondeu a satisfação de ver o time da indústria campeão: “Gosto muito de vôlei e sempre venho aqui assistir os jogos. Acho muito legal. E estou feliz com a vitória”, garantiu Sofia.

Serviço
Campeonato Paulista de Vôlei Masculino
Sesi-SP 3 X 0 Medley/Campinas
Parciais: 25 a 20, 25 a 22 e 25 a 22.
Local: ginásio do Sesi Vila Leopoldina

Ficha técnica
Sesi-SP: Wallace, Sandro, Aureliano, Diogo, Thiago Barth , Léo Mineiro. Libero: Lucianinho
Entraram: Leozão, Jotinha, Everton e Japa
Técnico: Giovane Gávio

Medley/Campinas: Bob, Gustavo, Rodriguinho, Zanuto, Robinho, André Heller. Líbero: Lukinha
Entraram: Mão e Fidele
Técnico: Carlos Bizzochi


Flávia Dias, Agência Indusnet Fiesp

08 de novembro de 2011 Comitê Olímpico Internacional vê abertura de segunda estação do BRT Transoeste

Compromisso da candidatura Rio 2016™, linha ligará áreas de alta concentração de população à Barra, que reunirá boa parte das competições esportivas

(Foto: Sergio Huoliver/Rio 2016)

Uma delegação do Comitê Olímpico Internacional (COI) assistiu nesta terça-feira, dia 8 de novembro, à inauguração da segunda estação-modelo da linha de BRT (Bus Rapid Transit, ônibus de trânsito rápido) Transoeste, um dos compromissos da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

A estação foi inaugurada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, na presença da presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Rio 2016™, Nawal El Moutawakel; do diretor executivo de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli; e do diretor de Esportes da entidade, Christophe Dubi; além do presidente e do diretor geral do Comitê Organizador Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman e Leonardo Gryner.

A delegação do COI, que está no Rio de Janeiro para a quarta reunião de Revisão do Projeto Rio 2016™, teve a oportunidade de conhecer como funcionará uma estação de BRT ao visitar a unidade localizada no entroncamento da Estrada do Magarça com Avenida das Américas, em Guaratiba, com 75,40 metros de extensão e capacidade para atender até três mil passageiros por hora.

“Ficamos contentes de poder aproveitar a visita desta delegação do COI para, além de atualizá-los com apresentações sobre o andamento em dia da organização dos Jogos, dar a eles a chance de ver pessoalmente o progresso do cumprimento dos nossos compromissos de candidatura. É uma satisfação saber que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos estão servindo de catalisadores para uma obra tão importante para a população da cidade”, disse Nuzman.

BRTs são sistemas de transporte público de alta capacidade com ônibus articulados que circulam em vias segregadas e, por isso, operam em velocidade maior do que uma linha de ônibus comum. O embarque de passageiros se dá em estações com plataformas compatíveis com o piso dos veículos, reduzindo o tempo de embarque. Os bilhetes são vendidos antecipadamente.

A linha Transoeste ligará áreas de alta concentração de população como Campo Grande e Santa Cruz, à Barra, local que concentrará a maior parte das competições esportivas dos Jogos Rio 2016™. Na região, estarão localizados o Parque Olímpico, o Centro de Convenções Riocentro e o campo de golfe, além da Vila dos Atletas e os Centros de Imprensa e Transmissões.

A Transoeste terá 64 estações, que integram o corredor aos outros modais de transporte. Com um investimento de R$ 800 milhões da Prefeitura do Rio e previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2012, a Transoeste terá 56 quilômetros, vai diminuir em 50% tempo gasto no trajeto e beneficiará cerca de 220 mil pessoas por dia. A intervenção é parte das melhorias de transporte que ficarão como legado dos Jogos Rio 2016™, que incluem também as linhas de BRT Transcarioca (em construção), Transolímpica (em licitação) e Transbrasil – completando o sistema viário da cidade com um transporte mais rápido e totalmente segregado do tráfego de veículos.

O protótipo da estação da Estrada do Magarça ficará disponível para que a população conheça o sistema. Com 10 catracas normais e duas para cadeirantes, a estação foi projetada para favorecer a ventilação natural, com uma cobertura longa e captadores eólicos, que estarão sempre virados para o Sudoeste e farão uma ventilação forçada dentro da própria estação.

05 de novembro de 2011 Rio 2016™ escolhe produtora executiva de cerimônias e grandes eventos ao vivo

Consórcio é formado pela holding italiana de eventos, publicidade e TV Film Master Group e a empresa brasileira de grandes eventos SRCOM

(Foto: Washington Alves/Rio 2016)

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ escolheu o consórcio Cerimônias Cariocas 2016 como produtor executivo de cerimônias e grandes eventos ao vivo dos Jogos Rio 2016™. O consórcio é formado pela holding italiana de eventos, publicidade e TV Film Master Group e a empresa brasileira de grandes eventos SRCOM.

A decisão foi resultado de extenso processo seletivo internacional, de mais de cinco meses, realizado pelo Comitê Organizador. Os aspectos criativos dos grandes eventos e cerimônias serão objeto de futura fase de seleção de direção artística, que será restrita a talentos brasileiros.

Com centros operacionais em Milão, Roma, Madri e Dubai e parceiros internacionais cultivados em mais de 30 anos de experiência, a holding Film Master Group foi a responsável pelas Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno Turim 2006. Com sede no Rio, a SRCOM acumula mais de 20 anos de experiência. Destacou-se pela produção de eventos como o réveillon da Praia de Copacabana, no Rio, de 2008 a 2011; as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011; e o lançamento da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016™.

O presidente do Comitê Organizador Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, disse que “Esta escolha une o talento brasileiro na produção de eventos à experiência internacional na organização de cerimônias de Jogos Olímpicos. A sinergia demonstrada pelas duas empresas formadoras do consórcio garante um perfeito entendimento da essência dos Jogos Rio 2016™ e um legado para o mercado nacional, uma vez que essa parceria vai assegurar uma transferência de conhecimento para os profissionais nacionais envolvidos”.

Grandes apresentações já em 2012

O consórcio Cerimônias Cariocas 2016 foi o escolhido por apresentar a proposta com a melhor média final de acordo com a combinação de critérios do regulamento do processo, como experiência prévia, abordagem sugerida para as cerimônias e grandes eventos ao vivo dos Jogos Rio 2016™ e gestão executiva, metodologia de planejamento e controle, sinergia entre as empresas do consórcio, estrutura sugerida para a equipe, gerenciamento de risco e continuidade, e aspectos financeiros.

As primeiras grandes apresentações a serem realizadas pelo Comitê Organizador, em menos de um ano, serão shows na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Londres 2012 e na dos Jogos Paralímpicos Londres 2012, quando as Bandeiras Olímpica e Paralímpica serão entregues ao prefeito do Rio de Janeiro. Outro projeto de porte do qual a produtora executiva participará são as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™.

O consórcio Cerimônias Cariocas Rio 2016 também participará de um projeto de engajamento do público, a ser desenvolvido com as Federações Esportivas Internacionais nos quatro anos que antecedem os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, com o objetivo de incrementar o envolvimento dos espectadores.

O consórcio supervisionará outras produtoras a serem escolhidas, em um processo que multiplicará a experiência de organização de eventos de grande porte por todo o mercado brasileiro. Entre esses eventos, destacam-se os Live Sites no Brasil e em 15 localizações internacionais, em 2016; o Tour das Bandeiras Olímpica e Paralímpica; o Revezamento das Tochas Olímpica e Paralímpica; as Cerimônias de Entrega de Medalhas e de Recepção das Delegações na Vila Olímpica e Paralímpica; e as apresentações dos esportes durante os Jogos Rio 2016™.

21 de novembro de 2011 Saiba mais sobre a história, os símbolos e os valores do Movimento Paralímpico

Primeira ideia dos Jogos Paralímpicos nasceu de uma competição com veteranos da Segunda Guerra Mundial

Agitos e a bandeira do Movimento Paralímpico (©Getty Images/ Quinn Rooney)

A história dos Jogos Paralímpicos começa em 1948, quando veteranos da Segunda Guerra Mundial com lesões na medula espinhal reuniram-se em uma competição esportiva em Stoke Mandeville, Inglaterra – não por acaso, este é o nome do mascote de Londres 2012. Em 1960, Jogos no estilo olímpico para atletas com deficiência foram organizados em Roma. Esta pode ser considerada a primeira edição dos Jogos Paralímpicos.

Os Jogos Paralímpicos sempre foram disputados no mesmo ano dos Jogos Olímpicos. Foi apenas a partir de Seul 1988, entretanto, que a mesma cidade passou a sediar os dois eventos. A organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos passou a estar sob a responsabilidade de um mesmo Comitê a partir de Atenas 2004.

Valores dos Jogos Paralímpicos

Em 26 de novembro de 2011, a marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 será revelada para dez mil pessoas presentes às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. A marca expressará a essência do Rio 2016 – Paixão e Transformação – visto pela perspectiva do Movimento Paralímpico. Para ter o completo entendimento do seu significado, é necessária uma rápida apresentação dos valores paralímpicos.

Por que os Jogos são chamados Paralímpicos? O termo refere-se a uma competição disputada em paralelo a outra – os Jogos Olímpicos. O lema dos Movimento Paralímpico é “Espírito em Movimento”.

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) é a governança global do Movimento Paralímpico. O IPC organiza os Jogos Paralímpicos de verão e inverno, e funciona como Federação Internacional para nove esportes. Seu símbolo e bandeira são formados por três “Agitos” (“Eu me movo”, em latim) em três cores diferentes: vermelho, azul e verde. As cores são as mais comumente encontradas nas bandeiras das nações. Envolvendo o ponto central, os Agitos são um símbolo dos atletas em congregação, vindos de todos os pontos do planeta. O IPC também é responsável por promover os valores paralímpicos, que são coragem, determinação, inspiração e igualdade.

Agora, é só aguardar até o dia 26 de novembro para conhecer a marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Se estiver no Rio de Janeiro nesta ocasião, compareça ao lançamento ao vivo! Será no próximo sábado, às 20h, na Lagoa Rodrigo de Freitas!

São Paulo treinará em Cotia em janeiro 09 Dezembro 2011


Referendado com a prorrogação do seu contrato por um ano, o técnico Emerson Leão decidiu impor um pouco mais do seu estilo no São Paulo. Uma das mudanças será sentida logo na pré-temporada, pois o treinador agendou um período de reclusão no CT de Cotia em janeiro.

Lá os jogadores ficarão isolados. Amigos, parentes e até vendedores que costumam ir ao CT da Barra Funda pedir para serem recebidos pelos atletas não devem se deslocar até a cidade. O treinador pretende restringir o acesso de amigos dos jogadores.

Leão e a diretoria já reclamaram publicamente da badalação em volta dos atletas. Avaliam que ela prejudica o rendimento em campo.

Leão negou que o presidente Juvenal Juvêncio tenha influenciado na decisão de passar a pré-temporada para Cotia e deu a sua justificativa para a escolha. “Lá é magnífico, propriedade do São Paulo. Precisamos usar melhor”.

Ainda não foi divulgada oficialmente a data do início da pré-temporada em Cotia, nem o tempo que os atletas ficarão lá. Mas a expectativa que os trabalhos no CFA se iniciem na primeira semana de janeiro. O time tricolor fará a sua estreia no Paulistão no dia 22, contra o Botafogo-SP.





Do Uol

Convite - Final Campeonato Estadual Série Ouro 2011 Terça-feira, 6 de Dezembro de 2011

CONVITE

A FEDERAÇÃO TOCANTINENSE DE FUTEBOL DE SALÃO, TEM A HONRA DE CONVIDAR VOSSA SENHORIA PARA PRESTIGIAR A PARTIDA FINAL DO CAMPEONATO ESTADUAL SÉRIE OURO 2011, QUE ACONTECERÁ QUARTA-FEIRA(07-12), ÁS 20H30MIN NO GINÁSIO DE ESPORTES AYRTON SENNA EM TAQUARALTO, ONDE AS EQUIPES FALCÃO 12/QUARTETTO/TODDY E CRISTAL E.C/CRISTALÂNDIA DECIDEM O TITULO.


NEI DE OLIVEIRA
PRESIDENTE

Campeão da Série Ouro de 2011 será conhecido nesta quarta-feira - 07/12 Terça-feira, 6 de Dezembro de 2011

Falcão 12/Quartetto/Toddy e Cristal E.C. vão decidir o título da Série Ouro. O jogo acontece na capital, depois do primeiro confronto da final em Cristalândia, casa do Cristal E.C. O placar teminou em 01 a 01 num duelo equilibrado e que deixou tudo para o próximo confronto.

As duas equipes sabem que não será nada fácil levantar a taça de campeão. Se de um lado tem o Falcão 12/Quartetto/Toddy bi-campeão estadual, campeão da Liga Estadual 2011, com várias participações en Taças Brasil e Liga Norte eventos de âmbito nacional, do outro, o Cristal chega pela primeira vez para decidir o titulo da principal competição de futsal do estado, o time foi vice campeã da Série Prata de 2011.

O Campeonato Estadual Série Ouro de 2011, foram realizados 29 jogos, as redes balançaram 162 vezes, uma média de 5,5 gols por partida, foram aplicados 58 cartões amarelos e 6 cartões vermelhos, o artilheiro da competição é Wesley Pereira com 08 gols marcados da equipe (Taquaralto Futsal).

Final da Série Ouro
Jogo de ida da final - 03/12
Cristal E.C. / Cristalândia 01 x 01 Falcão 12/Quartetto/Toddy

Jogo de volta da final - 07/12 - 20h30
Falcão 12/Quartetto/Toddy x Cristal E.C./Cristalândia

A FTFS convida a todos para prestigiarem a grande final do Campeonato Estadual Série Ouro, nesta quarta-feira no ginásio Ayrton Senna em Taquaralto, ás 20h30min.

ARBITRAGEM DA FINAL

1º Arbitro: MARCELO ROSSETO - CBFS
2º Arbitro: HELENO ELIAS - FTFS
Anotadora: MARIA DE JESUS - CBFS
Cronometrista: GILVAN CAVALCANTE - FTFS
Representante: RICARDO ANTONIO - FTFS

Brasil vence o clássico contra Espanha e se garante na semi Quarta-feira, 7 de Dezembro de 2011

Brasil vence o clássico contra Espanha e se garante na semi


Fortaleza (CE) - O Brasil está classificado para a semifinal do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal. A vaga veio com a vitória sobre a rival Espanha, por 2 a 1, na noite desta terça-feira (6/12), no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). As brasileiras assumira m a liderança isolada do grupo A, com seis pontos, três a mais que as espanholas e venezuelanas.

Nesta quarta-feira (7/12), as sul-americanas enfrentam Angola, às 20 horas (horário local), dependendo de um empate para confirmar o primeiro lugar da chave. Já a Espanha encara a Venezuela, às 16 horas, em um confronto direto pela segunda vaga do grupo para a semifinal da competição.

Desde os primeiros movimentos as brasileiras pressionaram em busca do gol. Após algumas chances, Jessiquinha conseguiu furar o bloqueio defensivo rival, após o avanço pela ala esquerda ela chutou forte e rasteiro, vencendo a goleira Sonia Bernal, aos 8min33.

As espanholas, no entanto, responderam rápido. Após a cobrança de um escanteio, Sara Moreno chutou de fora da área e balançou as redes da meta defendida por Jozi, aos 9min28. Após o gol, as européias conseguiram encaixar a marcação e dificultaram as ações para as brasileiras.

As anfitriãs, porém, conseguiram voltar ao comando do placar aos 15min16, quando Vanessa acertou um belo chute de fora da área, fechando a contagem da primeira etapa: 2 a 1. Na metade final do confronto, a partida seguiu equilibrada. As ibéricas se lançaram mais ao ataque, enquanto o Brasil tentava ampliar o marcador para garantir de vez o triunfo.

À medida que o tempo avançava a tensão aumentava, inclusive com as duas equipes disputando os minutos finais com os respectivos limites de faltas no segundo tempo estourados.

Faltando26 segundos para o final da partida, a Espanha teve uma chance de empatar, em um tiro livre da marca dos dez metros, mas Sara Iturriaga mandou contra a trave esquerda da goleria Giga, confirmando o triunfo verde-amarelo.

"Trabalhamos para ganhar, mas a bola foi caprichosa e não quis entrar. Foi uma grande partida, as duas equipes marcaram muito bem e o segundo gol do Brasil é para se aplaudir. Fizemos um bom jogo na defesa e também no ataque, mas, como já disse a bola insistiu em não entrar", comentou o técnico espanhol, Arsênio Pascual.

A ala brasileira Vanessa, autora do tento que deu o triunfo às donas da casa, falou sobre as dificuldades para vencer as rivais. "Ficamos felizes pela vitória, mas não pelo segundo tempo. Nossa equipe se propôs a marcar, e nosso ataque não esteve muito qualificado. O que importa são os três pontos e, a partir de agora, não dá mais para errar".

Portugal bate Argentina e define classificados do grupo B


Fortaleza (CE) - A vitória de Portugal, por 5 a 2, sobre a Argentina, no inicio da noite desta terça-feira (6/12) definiu os classificados do grupo B para a semifinal do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal, que está sendo realizado no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), e se estenderá até o próximo sábado (10/12).

Portugal e Rússia estão iguais em número de pontos -- seis pontos cada -- ocupando a liderança da chave, e, faltando uma rodada para o final da fase de classificação, não podem ser alcançados por Argentina e Japão, que ainda não pontuaram.

Aliás, a rodada final desta primeira fase terá um confronto entre os líderes e outro envolvendo os lanternas do grupo, nesta quarta-feira (7/12). Às 14 horas (horário local), Portugal e Rússia duelarão pelo primeiro lugar da chave, enquanto às 18 horas, será a vez de japonesas e argentinas confrontarem pelos primeiros pontos no campeonato.

Logo nos primeiros movimentos as portuguesas conseguiram abrir o marcador. Ana Azevedo recebeu dentro da área e completou a triangulação de passes para as redes a 1min49 de partida. Aos 4min21, foi a vez de Daniela Ferreira mandar a bola para o fundo do gol, ampliando para as lusitanas.

Melissa Antunes marcou o terceiro gol português aos 15min52, enquanto Clarissa descontou para as sul-americanas faltando 23 segundos para o final do primeiro tempo.

Na etapa complementar, no entanto, Daniela Ferreira marcou mais um e tratou de esfriar a tentativa de reação das rivais, aos 27min40. Maria Martins ainda fez mais um, aos 34min39. Mas o placar foi fechado já nos últimos segundos com mais um tento argentino, anotado novamente por Cintia, aos 39min54.

"Conseguimos nosso objetivo, que era avançar para as semifinais. Quanto ao jogo, por alguns momentos poderíamos ter ido melhor, mas o importante foi a vitória. Agora temos o duelo contra a Rússia para tentarmos o primeiro lugar do grupo, que é muito importante", disse a ala portuguesa Daniela Ferreira, que marcou dois gols no confronto.

Pelos lados da Argentina, a ala Debora Molina ressaltou a qualidade das européias. "Portugal foi um grande rival. Tentamos fazer um jogo equilibrado, mas elas aproveitaram os nossos erros", destacou a camisa dez argentina. "Ainda chegamos a fazer dois gols e lutamos até os últimos segundos", concluiu.

Venezuela supera Angola e se reabilita no Mundial Feminino


Fortaleza (CE) - A Venezuela se reabilitou da goleada sofrida diante do Brasil, por 14 a 0, na primeira rodada do 2º Torneio Mundial Feminino. O time se recuperou ao bater Angola, por 4 a 0, nesta terça-feira (6/12), pela segunda rodada do grupo A da competição, que está sendo realizada em Fortaleza (CE), no ginásio Paulo Sarasate.

Ainda nesta terça-feira, brasileiras e espanholas se enfrentam, às 20 horas (horário local), na luta pela liderança isolada da chave – ambas acumulam três pontos, mesma pontuação atingida pelas venezuelanas. Angola está na lanterna do grupo, sem pontuar, em duas partidas realizadas.

Nesta quarta-feira (7/12), a Venezuela encara a Espanha, às 16 horas. Já as africanas terão o duelo diante do Brasil, no encerramento da fase de classificação do Torneio Mundial Feminino, às 20 horas.

Derrotadas na primeira rodada, tanto Angola, quanto Venezuela precisavam da vitória para seguir com chances de avançar. As sul-americanas, no entanto, conseguiram maior efetividade no ataque e construíram a vitória de forma paulatina. No primeiro tempo, Barbara, Heide e Yaremi marcaram e abriram uma confortável vantagem de 3 a 0.

No segundo tempo, o ritmo diminuiu e as venezuelanas fecharam a vitória com um tento de Helianny, aos 25min26: 4 a 0. "Conseguimos realizar uma boa partida, com uma boa margem de gols. Agora esperamos ganhar diante da Espanha para buscar a classificação", disse a autora do último tento do jogo, Helianny.

Já a capitã angolana, Ilda, lamentou o segundo revés no Torneio Mundial Feminino. "Tivemos algumas falhas que resultaram neste placar. Cometemos alguns erros individuais, inclusive eu, como goleira, falhei, e não conseguimos marcar bem", finalizou.

Com gol solitário, Rússia passa pelo Japão


Fortaleza (CE) - A abertura da segunda rodada da fase de classificação do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal, que ocorre no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), começou com a vitória apertada da Rússia, por 1 a 0, sobre o Japão, na tarde desta terça-feira (6/12), em confronto válido pelo grupo B.

Com o resultado, as russas assumiram a liderança isolada da chave, com seis pontos. O time, no entanto, pode ser alcançado ainda hoje pelas portuguesas, que enfrentarão a Argentina, a partir das 18 horas. Se isto ocorrer, Portugal e Rússia garantem antecipadamente as duas vagas do grupo para a semifinal da competição, que ocorre na sexta-feira (9/12).

Em um jogo equilibrado, as russas conseguiram abrir o marcador aos 4min33, com um tento de Semenova. O gol desencadeou uma mudança de postura das duas equipes. As japonesas passaram a imprimir um maior volume de jogo, enquanto as russas passaram a apostar nos contragolpes.

Na etapa final o panorama da partida permaneceu igual, mas as chances de gol foram raras, o que obrigou o treinador japonês, Massaki Arihara, a adotar a fixo Konatsu como goleira-linha. Porém, a tática não surtiu efeito e o placar terminou com a vantagem mínima em favor das européias.

"Não me considero a heroína desta vitória, o time todo foi importante e agora vamos em busca de confirmar a classificação e o primeiro lugar do grupo, que é fundamental para nossas pretensões", comentou a autora do único tento do confronto, Semenova.

Nesta quarta-feira (7/12), a Rússia encara as portuguesas, na abertura da programação de jogos do dia, às 14 horas (horário local). Já as nipônicas jogarão às 18 horas, diante da Argentina.



Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Br asileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Convite - Final da 1ª Copa TV Anhanguera de Futsal Quarta-feira, 7 de Dezembro de 2011

CONVITE

A Organização Jaime Câmara e a Federação Tocantinense de Futebol de Salão - FTFS têm a honra de convidar Vossa Senhoria para prestigiar a partida final da 1ª Copa TV Anhanguera de Futsal, Adulto Masculino, que será realizada no Ginásio do Colégio São Francisco de Assis em Palmas, neste sábado, dia 10 de dezembro de 2011, ás 10 horas da manhã, entre as equipes Falcão 12/Quartetto/Toddy e La Barca.

Nei de Oliveira
Presidente

Fórum CBDU 2011 será em Maceió (AL), dias 09 e 10/12. Confira PROGRAMAÇÃO e Participe. Quarta-feira, 7 de Dezembro de 2011

Programação do Fórum CBDU 2011, em Maceió (AL).

Dias 09 e 10/12 - Local: Hotel Ritz (Lagoa da Anta).

Dia 09/12 (sexta-feira):

09h - Palestra Inaugural
Tema – ‘Desporto Universitário Brasileiro: panorama atual’
Palestrante – Luciano Cabral, presidente da CBDU

09h40 – Mesa 01
Tema – ‘O Desporto Universitário e Perspectivas de Discussão: Desporto nas Instituições de Ensino Superior (IES) e Organização Sistema FUES/IES’
Participantes - Prof. André Reis (UNB), Profa. Suzet Cabral (UFRN) e Lucilio Costa, presidente da FEUP (PA)

11h – Mesa 02
Tema – ‘Participação Brasileira na Universíade 2011’
Participantes – Alessandro Gomes, gerente de evento da CBDU; Edinilton Vasconcelos, diretor técnico da CBDU; e Carlos Camargo, diretor de Natação da CBDU.

14h – Mesa 03
Tema – ‘Desporto Universitário: Visão, Perspectivas e Objetivos dos Alunos-Atletas’
Participantes – Marcelo Contini (atleta de judô), Fernanda Vaz (atleta de handebol), Daniele Silva (atleta de Futebol)

15h30 – Mesa 04
Tema – ‘O aluno-atleta no desporto universitário: realidade possível’
Participantes – Gustavo Barros (Fisioterapeuta) e Carlos Camargo (Técnico de Natação)

16h30 – Palestra 01
Tema – ‘Segurança em MegaEventos: Copa 2014 e Olimpíadas 2016’
Palestrante - Coronel Joselino Ramalho

Dia 10/12 (sábado):

09h – Palestra 02
Tema – Lei de Incentivo ao Esporte (LIE)
Palestrante – Ricardo Capelli, presidente da Comissão LIE do Ministério do Esporte

Falcão 12/Quartetto/Toddy conquista a Série Ouro 2011 Quinta-feira, 8 de Dezembro de 2011

Falcão 12/Quartetto/Toddy é a campeã do Campeonato Estadual Série Ouro 2011. O título foi conquistado nesta quarta-feira (07/12), depois de uma vitória por 05 a 03 sobre o Cristal E.C., no ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, na final da competição.

O título coroa a melhor equipe da competição. Em dez jogos, o time da capital venceu seis, empataram duas vez e perderam duas partidas, o ataque marcou 37 vezes e a sua defesa tomou 24 gols, saldo de 13 gols, os artilheiros da equipe são os atletas Tayrone Cirqueira e Pedro Roberto ambos com 05 gols cada. Além disso, o time garantiu a vaga na Taça Brasil de Clubes de 2012, 2ª Divisão.

O jogo
Houve equilíbrio na primeira etapa, mas o Falcão 12/Quartetto/Toddy teve mais posse de bola e foi mais perigosa que o Cristal E.C. O time da capital partiu para o ataque logo no inicio e aos 02min01, abriu o marcador com gol de Banda. A equipe cristalandense usavam a velocidade e chegavam bem ao ataque, mas a defesa do time do Falcão 12 conseguia repelir as ofensivas do adversário. Só que, aos 07min19, o time da capital não conseguiu parar Rodrigo Coelho, que completou para as redes, não deu tempo para comemorar e Banda chutou cruzado para Hismaik escorar para o gol aos 07min37.

O jogo continuava equilibrado e logo após o segundo gol do Falcão 12, o time do Cristal foi ao ataque e aos 08min44 Julio César empatou novamente a partida, mas o time da capital conseguiu a virada, com muita insistência de Neguinho, aproveitou a dividida e acreditou até o final da jogada, finalizando a primeira etapa de jogo em 03 a 02 para o Falcão 12/Quartetto/Toddy.

No segundo tempo, o Falcão 12/Quartetto/Toddy voltou da mesma forma e logo foi ao ataque, o time do Cristal tentava explorar os contra-ataques, o time da capital fez o quarto gol com Neguinho novamente aos 26min55, com o placar adverso o time de Cristalãndia foi em busca do empate, Jovanilson diminuiu aos 34min16 em chute forte no canto direirto de admael, sem chances de defesa, com o gol o time cristalandense foi para o ataque, tomando mais a iniciativa do jogo, mas sofreu um novo golpe desta vez Tayrone em uma bonita jogada da equipe da capital. Terminando o jogo em 05 a 03 para o time do Falcão 12/Quartetto/toddy.

Premiação

Campeão- FALCÃO 12/QUARTETTO/TODDY
Vice Campeão- CRISTAL E.C. / CRISTALÂNDIA
Artilheiro- WESLEY PEREIRA (Taquaralto Futsal), com 08 gols)
Melhor Goleiro - ADMAEL ALVES (Falcão 12/Quartetto/Toddy)

Ficha Técnica:

FALCÃO 12/QUARTETTO/TODDY - Tayrone Cirqueira, Epitacio Brandão, Cosmo Luiz, Guterberg da Silva, Welington Cardoso, Clay Regazzoni, Iramar Luiz, Admael Alves, Danilo Peres, Adalto Ribeiro e Hismaik Alves (Francisco Lindomar e Pedro Roberto)- Técnico: Daniel Tramontini, Preparador Fisico - Wilsomar Araújo - Presidente Richard Cleber.

CRISTAL E.C. / CRISTALÂNDIA - Josiel Alves, Helton Ribeiro, Alexandro Rodrigues, Rodrigo Coelho, Dyego Martins, Raimundo Nonato, Julio Cesar, Thalles Robson, Danilo Alves, Rivaldo da Silva, Marcos Vinicios e Jovanilson Pereira - Técnico - Jamilton Ribeiro.

Arbitragem

Árbitro Principal: Marcelo Rosseto (CBFS)
Árbitro Auxiliar: Heleno Elias (FTFS)
Anotadora: Maria de Jesus (CBFS)
Cronometrista: Gilvan Cavalcante (FTFS)
Representante : Ricardo Costa (FTFS)

visite nosso site: www.ftfs.com.br

DALPONTE - Patrocinador Oficial do Futsal Tocantinense

Atletas de 20 times concorrem ao Prêmio ATAFF-RJ 08/12/11

Contagem regressiva: Está chegando a hora de conhecermos as vencedoras do Prêmio ATAFF-RJ 2011. Atletas de 20 times concorrem.

No próximo sábado, dia 10 de dezembro de 2011 será realizado a primeira edição do Prêmio ATAFF-RJ 2011 – Melhores do ano no futebol feminino, evento esse que com certeza entrará para a história como a maior celebração dessa modalidade em nosso estado.

Depois de muita avaliação do desempenho das atletas finalmente foi divulgada a lista de todas concorrentes. Mais de cinquenta jogadoras foram indicadas nas diversas categorias que serão escolhidas na cerimônia de premiação.

Vinte clubes filiados na ATAFF-RJ têm jogadoras indicadas e concorrendo aos prêmios. A grande expectativa do dia ficará pela entrega dos maiores troféus: Bola de Ouro no society, Bola de Ouro no Futsal, Bola de Ouro no Beach Soccer, Bola de Ouro no campo e o grande prêmio que será a Bola de Ouro, Bola de Prata e Bola de Bronze, onde as três melhores jogadoras de 2011 serão condecoradas com tal título.

As dez candidatas ao Prêmio Bola de Ouro estão sendo destaques em uma série de reportagens promovidas pelo Jornal LANCE. O diário esportivo estará fazendo a cobertura do evento.

Outro momento marcante do evento será a premiação da Seleção da Copa EXTRA 2011, onde as sete melhores do torneio, que teve três times filiados na ATAFF-RJ nas primeiras colocações, receberão suas medalhas.

O Prêmio ATAFF-RJ está marcado para começar as 15h00min horas e será realizado na Universidade Estácio de Sá, que fica na Avenida Presidente Vargas, 642 – Nono andar (auditório). Próximo ao Metro da Uruguaiana, no Centro do RJ.

Maiores informações em: www.futebolfemininorj.com.br

Fonte: ATAFF-RJ 08/12/2011

Feminina escalada para pegar Itália 08/12/11

Técnico Jorge Barcellos definiu equipe que estreia contra a Itália, nesta quinta-feira, às 21h15, no Pacaembu

O técnico da Seleção Feminina, Jorge Barcellos, orienta as jogadoras no primeiro treino da Seleção em São Paulo - Foto: CBF

A Seleção Brasileira Feminina está escalada para estrear no Torneio Internacional Cidade São Paulo contra a Itália, nesta quinta-feira, dia 8 de dezembro, às 21h15, no no Pacaembu.

O técnico Jorge Barcellos definiu o time que entrará em campo contra a Itália. A equipe entrará em campo com Andreia Suntaque, Fabi, Aline Pellegrino (c), Bagé, Érika e Maicon; Fran, Ester e Formiga; Cristiane e Marta.
Fonte: CBF - 08/12/2011

Brasil goleia Angola no encerramento da 1ª fase 08/12/11


Fortaleza (CE) - O Brasil encerrou com vitória sua participação no grupo A do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal. Nesta quarta-feira (7/12), a equipe bateu Angola por 12 a 0, no jogo que marcou o encerramento da fase de classificação da competição, que está sendo realizada no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE).

Com o triunfo as anfitriãs confirmaram a primeira posição do grupo, com nove pontos. As angolanas não pontuaram e terminaram na quarta colocação. A outra classificada da chave foi a Espanha, que terminou a fase com seis pontos, enquanto a Venezuela ficou com três pontos e ficou em terceiro lugar.

Na semifinal o Brasil jogará diante da Rússia, na sexta-feira (9/12), às 19 horas (horário local). O outro finalista sairá do confronto entre Portugal e Espanha, que ocorre como preliminar, às 17 horas. Coincidentemente, os confrontos semifinais são os mesmos da primeira edição do torneio, realizado no ano passado, na Espanha. Na ocasião, brasileiras e portuguesas levaram a melhor sobre seus rivais e decidiram o título.

No jogo desta noite, a vitória do Brasil foi construída de forma tranqüila. Logo no primeiro tempo as donas da casa abriram uma confortável vantagem por 7 a 0, com gols de Cely, Ariane, Juliana Delgado, Jéssika, Luciléia e Gaby, que marcou duas vezes.

Na etapa final, as brasileiras ampliaram. Jessiquinha, Marcela (2), Luciléia e Gaby balançaram as redes e fecharam a goleada em 12 a 0.

A goleada brasileira ficará marcada para a pivô Cely, que fez o gol que abriu o caminho da vitória nesta noite. Foi o primeiro gol dela com a camisa da Seleção Brasileira. "É diferente marcar pelo Brasil. Para mim será um jogo especial e espero que seja o primeiro de muitos que ainda vou marcar", disse.

Jessiquinha
A nota triste do confronto fica por conta da saída precoce da ala Jessiquinha, que sofreu uma entorse no joelho esquerdo e saiu da partida no segundo tempo. A jogadora será avaliada após o jogo para saber a gravidade da contusão.

Foto: Zerosa Filho/CBFS - Legenda:Brasil confirmou o 100% de aproveitamento com mais uma goleada.

Fonte: Rafael Xavier
Assessoria de Imprensa da CBFS
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431