Primeira ideia dos Jogos Paralímpicos nasceu de uma competição com veteranos da Segunda Guerra Mundial
Agitos e a bandeira do Movimento Paralímpico (©Getty Images/ Quinn Rooney)
A história dos Jogos Paralímpicos começa em 1948, quando veteranos da Segunda Guerra Mundial com lesões na medula espinhal reuniram-se em uma competição esportiva em Stoke Mandeville, Inglaterra – não por acaso, este é o nome do mascote de Londres 2012. Em 1960, Jogos no estilo olímpico para atletas com deficiência foram organizados em Roma. Esta pode ser considerada a primeira edição dos Jogos Paralímpicos.
Os Jogos Paralímpicos sempre foram disputados no mesmo ano dos Jogos Olímpicos. Foi apenas a partir de Seul 1988, entretanto, que a mesma cidade passou a sediar os dois eventos. A organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos passou a estar sob a responsabilidade de um mesmo Comitê a partir de Atenas 2004.
Valores dos Jogos Paralímpicos
Em 26 de novembro de 2011, a marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 será revelada para dez mil pessoas presentes às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. A marca expressará a essência do Rio 2016 – Paixão e Transformação – visto pela perspectiva do Movimento Paralímpico. Para ter o completo entendimento do seu significado, é necessária uma rápida apresentação dos valores paralímpicos.
Por que os Jogos são chamados Paralímpicos? O termo refere-se a uma competição disputada em paralelo a outra – os Jogos Olímpicos. O lema dos Movimento Paralímpico é “Espírito em Movimento”.
O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) é a governança global do Movimento Paralímpico. O IPC organiza os Jogos Paralímpicos de verão e inverno, e funciona como Federação Internacional para nove esportes. Seu símbolo e bandeira são formados por três “Agitos” (“Eu me movo”, em latim) em três cores diferentes: vermelho, azul e verde. As cores são as mais comumente encontradas nas bandeiras das nações. Envolvendo o ponto central, os Agitos são um símbolo dos atletas em congregação, vindos de todos os pontos do planeta. O IPC também é responsável por promover os valores paralímpicos, que são coragem, determinação, inspiração e igualdade.
Agora, é só aguardar até o dia 26 de novembro para conhecer a marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Se estiver no Rio de Janeiro nesta ocasião, compareça ao lançamento ao vivo! Será no próximo sábado, às 20h, na Lagoa Rodrigo de Freitas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário