GILBERTOESPORTE

sábado, 9 de abril de 2011

Fotos: Kurdana/Cotia inaugura Estádio do Atalaia com gol internacional

Por: Ricardo Silva
 
FORMAÇÃO COTIA FUTEBOL CLUBE FEMININO
CAPITÃ TIME CARAPICUIBA
ARBITRAGEM DA PARTIDA
SONOKA CAPITÃ TIME DE COTIA














Contato:
 

Kurdana/Cotia inaugura Estádio do Atalaia com gol internacional

Texto e fotos: Ricardo Silva
 
Dentro da comemoração de seus 155 anos, o município de Cotia inaugurou o Estádio do Atalaia, no bairro de mesmo nome. E, no primeiro jogo de futebol, a equipe feminina da Kurdana/Cotia não só fez bonito, mas também entrou para a história com um gol internacional. Jogando amistosamente na tarde de domingo (03), contra Carapicuíba, venceu por 3 a 0, contando com o tento de pênalti marcado pela japonesa Sonoka Goto.
 
Debaixo de muita chuva, o momento foi muito festejado pelos presentes. Curiosamente, o jogo acabou sendo o único do dia. Havia a programação de mais partidas festivas, inclusive entre o combinado de masters da Seleção Brasileira contra a seleção de masters de Cotia, além de shows musicais. O temporal impediu que a festa prosseguisse.
 
* Nem a chuva diminuiu o ânimo da Kurdana
 
Para o amistoso, a técnica Andressa Azevedo resolveu inovar. Colocou Sonoka, que termina seu estágio na equipe nesta quarta-feira (06) como capitã. Chamou também as jovens Isa e Amanda, do Sub 17, e usou Nayara França, aprovada recentemente na peneira do clube.
 
As equipes combinaram de jogar dois tempos de 30 minutos. Dominando as ações, a Kurdana criou duas boas chances dentro da área antes de marcar o primeiro. O tento que abriu o placar veio com Wendy, que bateu de longe, sem chances de defesa. Um golaço!
 
Pouco depois, o momento histórico. Lance pela esquerda da área e pênalti marcado para Cotia. A equipe toda solicitou que Sonoka, que jogava como lateral direita, batesse. Com segurança, ela pegou a bola e pôs na marca da cal. Bateu do lado esquerdo da goleira, que havia escolhido o outro lado e nem teve tempo para se mexer. Festa em campo, com direito a muitos abraços e dança na comemoração do gol japonês no Atalaia.
 
Seis substituições foram feitas pela Kurdana. Nisto, Sonoka passou da lateral para meia. No segundo tempo, a equipe manteve o ritmo. Primeiro, numa falta bem batida por Déby, salva pela defesa carapicuibana. Depois, no gol de Isa, chutando de fora da área. 3 a 0 confirmado no placar.
 
A partida não teve mais emoções depois disso. Chovia forte demais e, visando não comprometer as atletas, o jogo foi encerrado cinco minutos antes. Mesmo assim, a história foi registrada. Foi mais uma maneira da Kurdana presentear a cidade que defende e o munícipe que confia no time. No próximo domingo, a festa continuará com os jogos adiados, shows e a solenidade de inauguração.
 
* Maratona encerrada com duas vitórias e um empate
 
Foi o terceiro jogo da Kurdana no fim-de-semana. No sábado, havia jogado pelo Metropolitano de Futsal, empatando em 1 a 1 com o Rezende/XV de Piracicaba, fora de casa. No domingo de manhã, vencera o Juventus por 1 a 0. Para as três partidas, as cotianas tiveram o desfalque de Luana, que lesionou o ombro esquerdo nos treinos de sexta.
 
Eis a escalação de Cotia contra Carapicuíba: Márcia; Sonoka, Fran (Xininha), Déby e Banana (Tati); Wendy (Nayara), Karina, Isa e Susana (Neguinha); Mar Selly (Amanda) e Lum (Lorraine).
 
Contato:
 







Cotia/Sejel vence e se recupera na Copa Futebol Mulher

Texto e fotos: Ricardo Silva
 
FORMAÇÃO DO KURDANA/COTIA
O presente que elas não conseguiram dar no sábado veio no domingo. No dia 03, um após a cidade completar 155 anos de vida, a equipe de futebol feminino da Cotia/Sejel venceu ao Juventus pela Copa Futebol Mulher por 1 a 0. A partida foi disputada no Centro Olímpico, localizado no Ibirapuera (zona sul de São Paulo).
 
Com o resultado de domingo, as cotianas se recuperaram na competição, após a derrota na estreia para o Centro Olímpico. Agora, já estão na vice-liderança, com três pontos, ao lado do próprio Juventus, Palmeiras e Uni Sant'Anna. Na liderança, com seis pontos, estão Centro Olímpico e Taboão da Serra. A lanterna é dividida entre Embu das Artes e Paulista FC, sem pontuar.
 
O próximo jogo da Cotia/Sejel, que é representado pelas atletas da Kurdana, será no próximo domingo (10), às 17:30, contra a Uni Sant'Anna. São quatro as equipes que se qualificam às semifinais.
 
* Domínio total das cotianas e gol de Susana
 
Cotia foi para o jogo com concentração total, visando conseguir a primeira vitória na Copa, da qual é a atual campeã. Saiu ganhando as disputas no meio campo. Logo teve a primeira boa chance: Susana fez jogada pela esquerda e cruzou para Mar Selly; a atacante girou e bateu, mas a bola raspou na trave, indo para fora.
 
Ainda melhor na partida, Cotia teve um pênalti, cometido em cima de Lum. A própria Lum foi para a cobrança, mas teve seu chute defendido pela goleira. O Juventus tentava em investidas pelo meio e pela esquerda - estas, eram contidas pela marcação de Priscila e Sonoka. A japonesa, que faz estágio na Kurdana, entrou como titular na lateral direita A primeira etapa terminou sem gols, com um amarelo para Juventus, recebido por Bruna.
 
No segundo tempo, o Juventus procurou crescer. Tanto que obrigou Márcia a fazer duas boas defesas. Sem problemas pois, aos 19 minutos, Mar Selly sofreu falta perto da linha de fundo, no lado direito. Susana foi para a bola e, numa cobrança fechada e rasteira, balançou as redes.
 
Ainda com fome de gols, Cotia teve uma segunda chance, com Lum driblando a goleira e tocando para o gol; a bola foi tirada em cima da linha, com dúvidas se a zagueira juventina tinha salvo com o braço ou não.
 
A equipe da Mooca foi para o ataque, mas encontrou as cotianas sólidas na defesa, além de saberem prender a bola nos contra-ataques. Thamy tomou amarelo no lado grená. O tempo foi passando e logo veio o apito do árbitro, confirmando a reabilitação de Cotia na Copa.
 
A Cotia/Sejel foi para o jogo com Márcia; Sonoka, Fran, Arine e Banana; Wendy, Karina, Priscila e Susana (Neguinha); Lum e Mar Selly.
 
Contato:
 












Kurdana/Cotia empata na abertura do Metropolitano

Texto e fotos: Ricardo Silva
 
FORMAÇÃO DO KURDANA/COTIA
FORMAÇÃO DO XV DE PIRACICABA
Começou o Metropolitano Paulista de futsal feminino. Para a Kurdana/AlvoCom/Cotia, a estreia foi com um empate fora de casa. Jogando no Ginásio Jardim Prezoto, ficou no 1 a 1 ao enfrentar o Rezende/XV de Piracicaba na noite de sábado (02).
 
As cotianas, que são as atuais campeãs paulistas, estão no Grupo A da categoria Principal. A próxima partida será em casa, no Ginásio Municipal, contra Jacareí, na sexta-feira (08) às 17 horas. A equipe do Vale do Paraíba estreou com derrota para Bebedouro por 4 a 0, no interior.
 
* Tempos distintos, placar igual
 
No dia em que a cidade de Cotia celebrava 155 anos, as garotas da Kurdana entraram dominando as iniciativas nos primeiros minutos. Tanto que, logo aos três, uma trama da esquerda para a direita encontrou a matadora Susana dentro da área, pronta para arrematar com a esquerda, abrindo o placar.
 
Mas a dianteira não demorou minuto. Já no minuto seguinte, o XV de Piracicaba aproveitou uma saída de bola errada e empatou com Ellen Cris, batendo firme e cruzado. A partir daí, as mandantes dominaram as ações, aproveitando os erros nos passes cotianos. Entrou em ação a goleira Márcia, que fez três grandes defesas.
 
Na volta para a segunda etapa o jogo mudou. A Kurdana passou a mandar, fazendo o adversário jogar no contra-ataque. Lum e Neguinha tiveram duas chances cada, porém a goleira Jéssica Mariane estava em uma boa noite. Como tentativa final, Cotia pôs a capitã Priscila como goleira-linha no último minuto; sem sucesso, com o empate diante das campeãs paulistas sendo muito comemorado pelas interioranas. O único amarelo no jogo foi registrado para a própria Priscila.
 
A Kurdana foi para a quadra com Márcia (goleira), Arine (fixa), Neguinha, Lum (alas) e Susana (pivô). Entraram durante a partida Wendy, Karina, Banana, Déby, Fran e Prisicila.
 
* Cruzeirão: Cotia luta por vaga na semifinal nesta quarta
 
Na próxima quarta (06) a Kurdana/AlvoCom/Cotia terá jogo pelo Cruzeirão. Contra o Pesqueiro Gattaz/Sarapuí, disputará as quartas de final da competição. A peleja será no Ginásio Municipal de Sorocaba, às 19:30.
 
Se vencer, a Kurdana pegará Sorocaba na semifinal da competição, que venceu a Schaeffler do Brasil por 2 a 1. Um outro semifinalista já é conhecido: Taquarivaí fez o mesmo placar em Votorantim, e agora aguarda a Mancha Verde (representado pelo Palmeiras/Barueri) ou Brazuca/Dom Bosco.
 
Contato:
 












Kurdana/Cotia estreia no Cruzeirão vencendo de virada

Texto e fotos: Ricardo Silva
 
 
As cotianas buscam uma conquista inédita. Nas duas participações anteriores, ficaram em terceiro lugar. O confronto nas quartas de final será contra o Pesqueiro Gattaz, de Sarapuí, que venceu ao Roma/XV de Novembro/Itapetininga por WO. A data da partida deve ser anunciada nos próximos dias.
 
* Gaviões saiu na frente...
 
A peleja, realizada em dois tempos corridos de 15 minutos, começou com controvérsia. A Kurdana dominava as ações iniciais quando Lum recebeu sozinha na direita e, fora da área, a goleira Priscila se agarrou ao seu pé, cometendo falta. O banco cotiano reclamou, pedindo a expulsão da arqueira adversária - que não ocorreu.
 
O jogo seguiu, e as iniciativas passaram a ser equilibradas dos dois lados. Eis que, aos sete minutos, a Gaviões tem falta de longa distância; Milena bateu rasteiro e forte, surpreendendo a retaguarda cotiana, abrindo o placar. Faltando dois minutos para o fim do primeiro tempo, Carla fez jogada individual na direita e balançou as redes, levando o 2 a 0 para o intervalo.
 
* ... mas Kurdana virou a oito segundos do fim
 
Após as instruções da técnica Andressa Azevedo, Cotia voltou para o segundo tempo trabalhando a bola em busca das oportunidades para reverter a vantagem. Deu certo pois, aos quatro minutos, a capitã Priscila bateu de longe e fez um belo gol. A partir daí, a situação de jogo mudou, com a Kurdana atacando e Araçoiaba contra-atacando. Em lance no ataque, Déby recebeu amarelo no lado cotiano.
 
Apesar do maior volume de oportunidades, especialmente com Neguinha e Wendy, Cotia não conseguia marcar o gol de empate. Foi utilizado o expediente da goleiro-linha, com Priscila. O trabalho com a quinta jogadora, que rendeu fama em 2010, surtiu efeito em mais um chute de longe da capitã. Empate, quando faltava pouco mais de um minuto.
 
A partida parecia ir para a prorrogação, mas a Kurdana aproveitou o seu bom momento em quadra e impediu o prolongamento. Wendy fez lançamento longo que encontrou Lum na entrada da área, do lado direito; a cotiana desviou da goleira e fez o tento da vitória. Faltavam apenas oito segundos!
 
* Confusão iniciada pelo adversário estragou a festa
 
Fim de jogo e festa em quadra da Kurdana. Porém, o que era para ser só um momento de alegria, foi estragado por uma confusão. Na hora dos cumprimentos após a partida, algumas atletas da equipe adversária começaram uma briga generalizada, agredindo atletas cotianas, que passaram a se defender em resposta.
 
Houve uma intervenção da Guarda Municipal de Sorocaba, mas a mesma não foi efetiva. A confusão continuou, inclusive com torcedores da equipe derrotada, na arquibancada, incitando-a. Novamente a Guarda interveio e a briga foi finalizada. Mediante à isso, foram registradas três expulsões no lado da Kurdana (Susana, Neguinha e Wendy) e duas no lado da Gaviões/Ipanema (Talita e Fernanda).
 
Embora resolvida a situação, fica a tristeza em um momento que deveria ser apenas de fair play - especialmente pelo fato da equipe perdedora ter iniciado todo o imbróglio. Além disso, os critérios das expulsões após o jogo foram confusos.
 
* Curiosidades sobre o Torneio e a partida
 
O Torneio Cruzeirão ainda não está seguindo as novas regras do futsal, implantadas pela CBFS a partir de janeiro, seguindo orientação da FIFA. Isto porque a competição se iniciou antes da reciclagem dos árbitros que comandam os jogos em Sorocaba.
 
As alterações mais importantes na regra dizem respeito ao goleiro-linha (o goleiro só pode receber a bola uma vez em sua quadra de defesa, mesmo que ela passe o meio), ao arremesso de meta (enquanto a bola não tocar em um adversário, o goleiro não pode recebê-la novamente) e ao fim do jogo ou período (que só acaba com o apito do árbitro, esperando a conclusão de chute a gol se ocorrer quando o cronômetro zerar). Nenhuma delas estará em vigor no Torneio.
 
Outra curiosidade é que a Kurdana/Cotia levou para a quadra a japonesa Sonoka Goto, que está fazendo estágio de um mês no clube. Sonoka poderia ter estreado no jogo de campo pela Copa Futebol Mulher, no domingo passado, porém, dois dias antes, sentiu contusão na parte posterior de ambas as coxas. Recuperada, foi escalada pela técnica Andressa para a partida desta terça.
 
A Kurdana/Cotia começou a partida com Márcia (goleira); Arine (fixa), Neguinha, Lum (alas) e Susana (pivô). Entraram na partida Wendy, Karina, Banana, Luana, Priscila e Déby. Completaram o banco Tati (goleira), Xininha, Fran e Sonoka.
 
* Demais resultados
 
Além de Kurdana x Pesqueiro Gattaz, as demais quartas de finais estão definidas. No mesmo lado da chave, a equipe da Semes/Sorocaba venceu ao Bancários/Araçoiaba da Serra nos pênaltis, por 4 a 2, após empate em 1 a 1. As sorocabanas jogarão com a Schaefller do Brasil, que fez 2 a 1 na ACM Sorocaba.
 
No outro lado da chave, a Mancha Verde, atual pentacampeã, passou com vitória de 3 a 0 sobre Tatuí, que havia eliminado a Medicina Sorocaba por 1 a 0, na fase preliminar. O adversário manchista será o Brazuca/Oratório, que fez 2 a 0 no Sindicato dos Bancários. Por fim, Votorantim passou nos pênaltis, ao bater Itu por 4 a 2, após 3 a 3 no jogo, e agora pega Taquarivaí, que fez 9 a 2 no Paulistinha.
 
* Vejam como ficaram os confrontos:
 
Quartas de finalJogo 09: Mancha Verde x Brazuca/Oratório
Jogo 10: Itu x Taquarivaí
Jogo 11: Kurdana/Cotia x Pesqueiro Gattaz/Sarapuí
Jogo 12: Schaeffler do Brasil x Semes/Sorocaba
 
SemifinalJogo 13: Vencedor de 09 x Vencedor de 10
Jogo 14: Vencedor de 11 x Vencedor de 12
 
FinalJogo 15: Vencedores das semifinais
 
Contato: