GILBERTOESPORTE

sexta-feira, 2 de março de 2012

FUTSAL PAULISTA: Conhecendo a chave 'A' das Menores A1

FUTSAL PAULISTA: Conhecendo a chave 'A' das Menores A1

FUTSAL PAULISTA: A. Mult-Força/Palmeiras apresenta Juliana Morita

FUTSAL PAULISTA: A. Mult-Força/Palmeiras apresenta Juliana Morita

FUTSAL PAULISTA: Pinhal Futsal vence amistoso

FUTSAL PAULISTA: Pinhal Futsal vence amistoso

Fotos de resumo da Kurdana/Cotia em 2011, parte 01 Por: Ricardo Silva Contato: (11) 8375 0391 www.acekurdana.com.br Twitter: @kurdanacotia

Fotos de resumo da Kurdana/Cotia em 2011, parte 02
Por: Ricardo Silva









Obs.: foto 12, créditos para Beto Costa/CBFS

Contato:
(11) 8375 0391
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia

Futsal e Futebol Feminino - fotos de resumo da Kurdana/Cotia em 2011, parte 01

Fotos de resumo da Kurdana/Cotia em 2011, parte 01
Por: Ricardo Silva









Contato:
(11) 8375 0391
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia

Futsal e Futebol Feminino - Em 2011 de crescimento nacional, Kurdana/Cotia bateu seu recorde de finais

Em 2011 de crescimento nacional, Kurdana/Cotia bateu seu recorde de finais
Por: Ricardo Silva

EM ANEXO: CAMPANHA COMPLETA DA KURDANA EM 2011

Antes da temporada de jogos oficiais começar, vamos fazer uma retrospectiva da Kurdana/Cotia em 2011. Foi um ano em que a equipe de futsal e futebol feminino paulista apareceu para o cenário nacional. Além disso, bateu seu recorde de finais, chegando à sete em 14 competições disputadas, superando as seis de 2010.

O clube cotiano mostrou organização e uma contínua evolução. Pode não ter obtido ou ultrapassado as glórias de 2010, porém pôde, no ano em que completou uma década de trabalho, desfrutar de seu crescimento no escopo do salonismo brasileiro, participando das duas principais competições do país (Taça Brasil Adulta e Liga Futsal). Em termos regionais, confirmou sua posição como uma das maiores do Estado de São Paulo. Paralelamente, o clube começou a ter visibilidade no exterior.

Ao todo, foram três títulos e quatro vices. Em 78 jogos foram 46 vitórias, 12 empates e 20 derrotas, marcando 64% de aproveitamento dos pontos. Foram marcados 321 gols e sofridos 167. A artilheira da temporada foi Susana, a Mulher-Gol, com 73 tentos, seguido da estrela maior de Cotia, Aline Lum, com 62.

Destaque para o desempenho no futebol de campo adulto. A Kurdana disputou três competições e chegou em todas as finais, faturando um título e dois vices. Mesmo sem treinar nos gramados em boa parte do ano, o clube conseguiu resultados excelentes, que o coloca em condições de medir forças com as principais equipes nos gramados paulistas.

Agora então, vamos lembrar os fatos, detalhando meses e competições.

* Alegria do título ainda contagiava

Após um merecido janeiro de descanso, saboreando a maior conquista esportiva da história de Cotia (o Estadual Paulista de futsal), as atletas começaram fevereiro trabalhando duro na sétima pré-temporada da Kurdana, em Bertioga (litoral norte de SP). Foi um mês de atividades, dividido em dois estágios: duas quinzenas recuperando as lesionadas e outras duas preparando o plantel inteiro.

Praticamente todo o elenco campeão estadual permaneceu. A primeira aquisição da temporada foi a jovem Lorraine, vinda de Goiás, com experiência no campo e experimentando o salão pela primeira vez. E ela veio não só para o Principal, mas para o Sub 21 também.

Finalizada a pré-temporada, as incansáveis guerreiras voltaram à Cotia. O mês de março foi tomado por notícias de bastidores. De cara, uma para abalar o mundo do futsal: o clube trouxe a japonesa Sonoka Goto, do Dolce da Donna de Saitama, para fazer estágio.

Fixa/ala no futsal e lateral direita no campo, Sonoka veio para aprender mais das modalidades e se beneficiar com a troca de culturas. Era a segunda vez que ela vinha ao Brasil, assim como era a segunda que Cotia recebia uma nipônica. A imprensa local, regional e estadual se interessou pelo fato. Sonoka rendeu matérias e mais matérias, potencializando a divulgação do clube. E, nos treinos, mostrava qualidade, inteligência e uma disposição quase sem fim.

No meio do mês, o clube realizou peneiras para as categorias Sub 17 e 21. Mostrando que vencedores atraem a atenção, a Kurdana recebeu cerca de 60 meninas em três dias de testes. Nunca o futsal cotiano teve tantas candidatas para entrar no seu plantel.

E tinha mais: o sonho de participar da principal competição nacional, a Liga Futsal Feminina, foi finalmente realizado. Desde 2005, o momento era esperado. Agora, com a compra de uma franquia, o objetivo se tornava concretizado. O Estadual deu vaga na Taça Brasil, mas a entrada na Liga permitia que a Kurdana ficasse permanentemente entre as principais equipes nacionais.

* Maré de azar

No final de março, começou a temporada de jogos, com o campo na Copa Futebol Mulher, da Liga Paulista de Futebol Feminino. Não foi uma boa estreia, perdendo do Centro Olímpico. Parecia que uma maré de azar viria depois do bom começo nos bastidores. Na estreia do futsal feminino, pelo Torneio Cruzeirão, em Sorocaba, uma triste briga após vencer, de virada, a Gaviões da Fiel/Araçoiaba da Serra.

De fato, apesar de faíscas de luz em abril, o mês foi mesmo para esquecer. Comecemos pelos fatos bons. Sonoka Goto concluiu seu estágio com chave de ouro, se despedindo do Brasil marcando gol no amistoso inaugural do Estádio do Atalaia, em Cotia. Na premiação de Melhores do Ano da Federação Paulista de Futsal, cinco troféus para o clube. Os destaques foram Márcia, ganhando o Tênis de Ouro de melhor goleira adulta, e Daniel Souza, que ficou como o melhor dirigente do Estado, ganhando o Troféu Futsal, nada menos que o Oscar estadual da modalidade. Na metade do mês, a Kurdana lançou novo uniforme numa bela festa, emocionando ao público local e convidados. E, no Estadual Principal de futsal, uma boa campanha nos jogos iniciais.

Nada disso impediu outros resultados ruins, dentro e fora de quadra ou campo. Fora de quadra, uma injusta eliminação no Torneio Cruzeirão. Após golear Sorocaba por 6 a 0 e se garantir na sua primeira final da competição, a organização resolveu punir a Kurdana por escalação irregular de atletas - que já tinham cumprido suspensão automática. Passada a confusa estreia, três jogadoras aguardavam julgamento, que não ocorreu. Mas a organização, em clara atitude antidesportiva, resolveu inverter a lógica e eliminar o time, sem que a causa inicial tenha ido ao tribunal antes.

Em quadra, a estreia na Liga Futsal, em Caçador (SC), jogando o Grupo A. Não foi das melhores porém, após quatro partidas, a Kurdana tinha chance de chegar aos mata-matas. Um gol nos minutos finais da AD Jaraguá (SC), empatando a partida em 3 a 3, acabou com o sonho. As cotianas terminaram em 9º lugar, com a sensação que poderiam ter ido mais longe.

Enquanto a Liga rolava, a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, no campo, também se desenrolava. E mais resultados da maré adversa: eliminação no grupo único, com apenas uma vitória em quatro jogos.

Estes fatos despertaram uma chuva de críticas. Mais injustas do que construtivas, serviram apenas para a Kurdana se fortalecer internamente, buscando superar os maus resultados.

* Retomando o caminho

Então que o trabalho prossiga. Kurdana é um clube sem medo, não se esqueçam. Querem resposta? Aqui vai! Em maio, na Copa Mulher, classificação para a final, superando equipes do Campeonato Paulista da Federação de campo. Na Fase de Classificação, vice-liderança, deixando Juventus, Taboão da Serra e outras para trás. Na semifinal, disputada no dia 29, vitória nos pênaltis sobre a Uni Sant'Anna por 5 a 3, depois de um 3 a 3 emocionante no tempo normal. A Kurdana perdia de 3 a 1, mas quem tem o trio formado por Susana, Priscila e Aline Lum, tem tudo.

No Estadual Principal, bons resultados e a briga pela liderança do Grupo A. E, nos Jogos da Juventude, chegou o momento do futsal na fase regional. Duas goleadas na Fase de Grupos, vitória nos pênaltis contra o rival local Taboão, tendo a goleira Tati como heroína, e um inesperado revés na semifinal, contra Embú. O terceiro lugar não foi o desejado, mas o clube viu que talentos estavam sendo formados. A pivô Déby foi outro destaque da equipe.

Junho começou com expectativas boas. Só que tudo tem momento certo. Era hora de plantar ainda. Algumas instabilidades no Estadual e, ao fim da primeira fase, um segundo lugar. Internamente, a baixa de Luana Faísca, boa ala e atacante. Em seu lugar, veio Ariádne, de Jacareí, para a mesma posição, sendo a segunda contratação de 2011.

E tivemos a final da Copa Futebol Mulher. Apesar de não vir a vitória diante do Centro Olímpico, o vice-campeonato dignificou Cotia, em sua segunda decisão seguida da competição. Com um detalhe: a Kurdana foi para a Copa sem ter treinado futebol de campo. Nessas condições, um excelente resultado.

Motivadas pelo desempenho, as guerreiras, comandadas por Andressa de Azevedo, conseguiram seu espaço para treinar nos gramados. O objetivo seria o ouro dos Jogos Regionais, na Segunda Divisão, classificando para os Abertos do Interior. Como dito, ainda era hora de plantar.

* Hora de colher: ouro, prata e alegria

Chegou julho. Mês de frio no Brasil, mas mês de colheita para a Kurdana. As cotianas foram para Santo André, disputar os Regionais e defender a cidade que amam. Na cesta, voltaram com um ouro e uma prata. Podem criticar o clube o quanto quiserem: elas continuaram jogando, lutando e vencendo.

No futsal, a prata confirmou que uma nova geração está chegando. Aline Lum, a estrela maior de Cotia, liderava o grupo, que tinha Tati, Fran Amorim, Déby e um batalhão de jovens ávidas por vencer. Três goleadas antes da final, incluindo um excelente 8 a 1 diante de Embú, na semi. A decisão foi perdida para Barueri, representado pelo Palmeiras. Verdade que haviam suspeitas de irregularidade do adversário, mas o julgamento o inocentou. Sem problemas, pois foi um vice honrado.

No campo, bem, só quem estava lá para ver. Um futebol muito bem jogado pelas guerreiras. Susana mostrava porquê é a Mulher-Gol. Priscila, no melhor estilo Maga, colocava a bola onde queria. Aline Lum apresentava sua qualidade de sempre e Wendy oferecia sua dura marcação no meio. E, claro, a goleira Márcia: ela passou os quatro jogos da competição sem tomar um gol sequer. Tênis de Ouro no futsal, fez merecer um apelido por causa de suas atuações também no campo: Mãos de Ouro.

Na final, troco dado sobre o Barueri/Palmeiras, marcando 2 a 0, com Mar Selly e Aline Lum, coroando uma campanha de 38 gols. Era uma manhã fria de 30 de julho, aquecida pelas cotianas de chuteiras. Nada menos do que bicampeãs do futebol dos Regionais, repetindo a conquista de 2009.

* Kurdana é Seleção! E segundo título em setembro

Com o primeiro título do ano, a Kurdana voltou motivada para agosto, tomado por partidas de futsal. No Estadual Principal, passou nas quartas de final diante de Pindamonhangaba, com Susana justificando novamente a alcunha de Mulher-Gol. Paralelamente, estreava no Troféu Piratininga de Seleções, em dose dupla - adulto e Sub 17. E iniciava a Copa Regional, da Liga Paulista de Futebol Feminino, buscando manter a hegemonia no salonismo da entidade. Mas, consciente que o futuro é tão importante quanto o presente, a técnica Andressa de Azevedo adotava uma estratégia justa: mesclou as jovens com as adultas na competição, e apostou na dupla dinâmica de treinadoras da base, Charly Wendy e Daniela Xininha, que também são atletas do Principal.

Os resultados eram bons, fechando um mês invicto. Mas o melhor de tudo foi receber a notícia da segunda convocação de uma atleta da Kurdana para uma Seleção Brasileira de campo. Wendy, que joga como volante e fixa, foi chamada para defender o país na Universíade, nada menos que a versão universitária dos Jogos Olímpicos, em Shenzhen (China). E, ao seu lado, muitas atletas que fizeram parte do Mundial da FIFA de 2011, na Alemanha.

Era a segunda vez que a raçuda e bela atleta recebia uma convocação universitária nacional - a primeira foi em 2007, para a Universíade de Bangkok, na qual o Brasil ficou com o bronze. Numa duríssima competição, nossa cotiana em terra mandarim fez sua parte. Participou dos três jogos na Fase de Grupos, entrando no segundo tempo.
Ao fim, o Brasil ficou com o segundo bronze da história, numa competição onde já tem dois títulos. Na semifinal, foi claramente prejudicado contra a mandante China, perdendo nos pênaltis. No jogo do terceiro lugar, goleou a França por 4 a 1, e comemorou a importante medalha. Para Wendy, alegria também, pois marcava a segunda medalha mundial de sua vida.

Na virada para setembro, tivemos a decisão da vaga para a final do Estadual, contra o Grêmio Osasco. Vitória em casa por 2 a 1, desbancando a invencibilidade do adversário. Fora, um belo jogo, com 4 a 3 para as osasquenses e empate em 0 a 0 na prorrogação. O lugar na decisão não veio apenas por causa da campanha. De qualquer modo, a equipe saiu de cabeça em pé, tendo a atuação elogiada por todos.

Sai pra lá, tristeza, pois eu quero títulos! E setembro marcou a segunda conquista da Kurdana, faturando o ouro da Copa Regional. As jovens e as técnicas em formação não desapontaram Andressa, vencendo a competição de forma invicta. Na final, no dia 25, 3 a 1 contra o CE Vila Guarani, com belas atuações de Lorraine e da jovem Amanda. Só para variar, Márcia ficou como a goleira menos vazada.

* Taça Brasil: mais um degrau no caminho ascendente

A ansiedade tomava conta do clube. Outubro chegou. Momento da tão esperada Taça Brasil Adulta, em Criciúma (SC). Hora de representar o Estado de São Paulo e de jogar a segunda competição nacional no ano.

Mas antes, mais um troféu de futsal para a extensa coleção da Kurdana, vindo no dia 05. E um troféu especial: tudo que vem das pequenas tem um toque de luz. No Piratininga Sub 17, o vice-campeonato. Na semifinal, eliminando ao Mult-Força/Guarulhos e, na final, perdendo para o bom time da Uni Sant'Anna/Suzano. Nem há o que chorar, pois era a primeira competição da Federação Paulista de muitas ali. Mais uma vez, a pequena Amanda chamou a atenção, junto com a forte Aninha.

Paralelamente, o Metropolitano Principal começava, classificando uma equipe para o Supercampeonato Paulista contra o vencedor do Estadual. E Cotia conseguia uma importante vitória nos bastidores: já podia mandar os seus jogos numa quadra de tamanho oficial (38m x 18m), graças à construção de duas quadras externas no Ginásio Municipal. Assim, a cidade começava sua adptação às exigências atuais do esporte.

Agora sim, podemos viajar. Lá no Sul, uma dura competição. Bastidores movimentados, treinos necessários durante o período de jogos e aquele clima que só sabe quem está num Nacional. No Grupo A da Taça Brasil, a Kurdana estreou no dia 26 goleando uma equipe de Liga, a Hidráulica Brasil (GO), por 6 a 2. Depois, um revés para a UCB (DF).

A terceira partida foi eletrizante, no dia 28, contra a Esmac (PA). Polêmica com pênalti não-marcado para o lado paulista e placar adverso a poucos instantes do fim. Com coragem e goleira-linha, a Kurdana virou de 1 a 2 para 4 a 2. Três gols de Lorraine, marcando um hat-trick histórico. Dois deles de cabeça, ganhando o apelido de Cabecinha Dourada.

No duelo final da chave, um dia depois, nada menos que a melhor equipe do mundo pela frente, a UnoChapecó/Female (SC). A Kurdana mostrou que gosta mesmo de desafiar os grandes e, já que precisava vencer, colocou goleira-linha desde o começo. Sofreu o gol, empatou com Arine, ficou em três de desvantagem e reduziu com Susana. Depois, nova vantagem em três e, faltando dois minutos, Arine marcou seu segundo gol. Nos segundos finais, veio o tento de 6 a 3.

Claro que não era o resultado sonhado, mas a equipe saiu com vários bons sabores. O primeiro, que terminava em quinto lugar na Taça Brasil Adulta - ou seja, fechou o ano de competições nacionais como a quinta melhor equipe do país. Para um clube que tinha dificuldades até de pagar a arbitragem nos primeiros anos de Estadual, que ficara em sexto na Taça Brasil Sub 20 de 2004 e amargou um nono lugar na sua primeira Liga, uma evolução importante. E outro, que foi a equipe a marcar mais gols no Chapecó; as catarinenses acabaram tricampeãs da Taça, e o máximo que sofreram dos outros times foi dois tentos.

* Novembro com Abertos para entrar na história

O Estadual Principal ainda rolava e, entre altos e baixos, a Kurdana se garantiu na semifinal - sua oitava seguida na história das competições federadas oficiais de futsal. Desde 2007, sempre marcando presença entre as quatro melhores. Fora de quadra, uma importante contratação: Dai Carioca, que estava em Goiás, veio para somar ao grupo, atuando na ala do futsal e sendo a terceira aquisição da temporada.

Só que novembro seria especial por causa do futebol de campo dos Jogos Abertos do Interior, na Segunda Divisão. E Cotia foi para Mogi das Cruzes sem nenhum favoritismo. Nem mesmo as duas finais no ano, calçando chuteiras, e os dois quartos lugares nas edições anteriores causavam respeito aos adversários. Melhor assim, pois o clube gosta mesmo é de surpreender.

Na Fase de Grupos, vitórias convincentes (8 a 0 em São Roque e 2 a 0 em Taubaté). Nas quartas de final, 1 a 0 no dérbi regional contra Taboão da Serra, com gol de cabeça de Karina, e o gosto de jamais ter perdido para o rival no campo adulto. À essa altura, chamavam a atenção o perigo que Susana sempre levava à meta adversária, o futebol incontestável de Aline Lum e as partidas perfeitas de Banana na lateral.

Semifinal duríssima contra Franca no dia 14 e, após 1 a 1 no tempo normal e extra, vitória nos pênaltis por 5 a 4. A última cobrança foi convertida por Arine. Ela, que sempre faz gols históricos da Kurdana, como na final do Estadual de 2010. Por isso, ganhou o apelido de Predestinada.

Na primeira final de Cotia na Olimpíada Caipira, no dia seguinte, Botucatu pela frente. Campo enlameado, arbitragem tendenciosa e 1 a 1 no placar. Nas penalidades, algo bizarro, que infelizmente ainda tem lugar para acontecer nos Abertos do Interior: três das doze cobranças pararam na poça d'água que escondia a marca do pênalti. Para piorar, o gol do título adversário, marcando 4 a 3, foi com a atleta botucatuense tirando a bola da poça para bater, algo que a arbitragem não permitiu à Cotia.

Mesmo com os absurdos, um vice com gosto de ouro. A Kurdana deixou os Abertos de forma invicta, perdendo apenas para os desmandos do apito. Fora isso, a goleira Márcia atingiu a marca de 486 minutos sem tomar gols nos gramados, entre a final da Copa Mulher (o último gol do Centro Olímpico foi a dez minutos do fim) e o gol sofrido diante de Franca (a quatro minutos de acabar o tempo normal).

* Dezembro com terceiro título - por sinal, um tri

Ainda faltavam duas competições de futsal para fechar o longo ano. E, numa delas, um título. Ou melhor, um tricampeonato. Sendo redundante, um tri no terceiro título da temporada. Ele veio no Troféu Piratininga, na categoria Principal.

Na final, em dois jogos, o XV de Piracicaba/Rezende pela frente. Na ida, no dia 11, um duro jogo que terminou com 4 a 2 para as cotianas no interior. Aline Lum fez dois, Banana fez outro e Ariádne marcou um golaço de letra, sacramentando a vitória.

A volta foi no Ginásio Municipal, no dia 14, com ótimo público. Contentando aos espectadores, a Kurdana atuou o tempo todo no ataque. Com um hat-trick de Aline Lum, dois gols de Susana e outro de Déby, um empate em 6 a 6 deu a conquista. Festa por manter a hegemonia nesta importante copa estadual, representando a Liga Cotiana de Futsal.

Como visto, Susana e Lum foram mais uma vez fundamentais, só que Lum foi o destaque. Afinal, ela, a camisa 11 cotiana, ficou como a artilheira da competição, com nove gols, garantindo a Bola de Prata - que receberá na premiação dos Melhores do Ano de 2012.

Restava o Metropolitano Principal. Na semifinal, dois fortes jogos novamente contra o Grêmio Osasco. A vitória não foi possível para Cotia, sendo que, posteriormente, Osasco ficou com o título de campeão e venceu o Supercampeonato Paulista. Mesmo extenuadas por um longo ano, as atletas da Kurdana lutaram qual leoas, honrando a esportividade.

E, no último gol de 2011, uma cena interessante. A partida já estava praticamente perdida, quando Aline Lum mandou seu pênalti para as redes. Pois ela pegou a bola no fundo do gol, colocou-a debaixo do braço e levou ao centro. Parecia ignorar qualquer dificuldade. Como se dissesse: "tentaremos até o fim".

Essa cena se tornou exemplo do que é o clube. Aquele que tenta, luta e nunca desiste. 2011 terminou com dignidade. Há anos de prêmios, outros de crescimento. E a Kurdana encerrou uma temporada de batalhas mostrando que veio para ficar.

* 2012 - desafiar o campo, fortalecer a base e vencer no futsal

A temporada de 2012 será mais trabalhosa ainda. A Kurdana/Cotia está com os seus objetivos bem claros: desafiar o campo, fortalecer a base e vencer no futsal.

No que diz respeito ao campo, os resultados de 2011 não negam a capacidade do time para os gramados. Por isso, o clube fará de tudo para entrar no Campeonato Paulista de Futebol, representando o Cotia FC. Na verdade, seria uma volta à competição, visto que a Kurdana jogou em 2008. Sendo assim, as atividades de campo ocorrerão com mais intensidade neste ano.

Na base, é a aposta histórica do clube. Desde 2001, a Kurdana pega jogadoras em tenra idade para ensinar o be-a-bá da bola. Tanto que oito das 13 integrantes do plantel campeão estadual de 2010 terminaram de ser formadas em Cotia. Portanto, as jovens do Sub 18 serão mais utilizadas durante a temporada, visando um futuro dourado para a asssociação.

Por fim, as vitórias no futsal. É nesta modalidade que a Kurdana fez seu nome e ultrapassou fronteiras, atraindo até atletas do outro lado do mundo. Buscar os títulos estaduais, seja na Federação ou nas competições da Secretaria do Estado, continuam na pauta cotiana. E, claro, evoluir na Liga Futsal, galgando posições em nível nacional.

Os trabalhos já começaram com mais uma pré-temporada em fevereiro, se antecipando em relação aos outros clubes. Neste mês de março, a preparação continua na cidade de Cotia, visando os campeonatos que logo começarão.

Contato:
(11) 8375 0391
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia

FUTSAL PAULISTA: Sub-20: Parceria entre São Paulo e Mogi das Cruzes

FUTSAL PAULISTA: Sub-20: Parceria entre São Paulo e Mogi das Cruzes

FUTSAL PAULISTA: Automóvel Clube empata com Sertãozinho em amistoso

FUTSAL PAULISTA: Automóvel Clube empata com Sertãozinho em amistoso

FUTSAL PAULISTA: Suzano vence Umuarama na Copa TV UP

FUTSAL PAULISTA: Suzano vence Umuarama na Copa TV UP

FUTSAL PAULISTA: Em casa, ADC Intelli vence partida amistosa

FUTSAL PAULISTA: Em casa, ADC Intelli vence partida amistosa

FUTSAL PAULISTA: FOTOS: Pré-temporada dos oficiais na FPFS

FUTSAL PAULISTA: FOTOS: Pré-temporada dos oficiais na FPFS

FUTSAL PAULISTA: 'Vamos dar a largada' - Diz Presidente

FUTSAL PAULISTA: 'Vamos dar a largada' - Diz Presidente

FUTSAL PAULISTA: Palavra do Presidente

FUTSAL PAULISTA: Palavra do Presidente

FUTSAL PAULISTA: Wizard/Pulo do Gato faz primeiro amistoso

FUTSAL PAULISTA: Wizard/Pulo do Gato faz primeiro amistoso

FUTSAL PAULISTA: ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DIA 05/03

FUTSAL PAULISTA: ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DIA 05/03

quinta-feira, 1 de março de 2012

FUTSAL PAULISTA: Sub-20: Parceria entre São Paulo e Mogi das Cruzes

FUTSAL PAULISTA: Sub-20: Parceria entre São Paulo e Mogi das Cruzes

FUTSAL PAULISTA: Automóvel Clube empata com Sertãozinho em amistoso

FUTSAL PAULISTA: Automóvel Clube empata com Sertãozinho em amistoso

SP – COMUNICADO DO GESTOR DA LNT

SP – COMUNICADO DO GESTOR DA LNT

SP – COMUNICADO DO GESTOR DA LNT

SP – COMUNICADO DO GESTOR DA LNT

RS – TKD É DESTAQUE NA TV

RS – TKD É DESTAQUE NA TV

FPF confirma Cotia FC e mais 34 times no Paulistão

FPF confirma Cotia FC e mais 34 times no Paulistão

PE – 17º CAMPEONATO PERNAMBUCANO

PE – 17º CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Futebol Amador de Cotia 2012

Futebol Amador de Cotia 2012

FUTSAL PAULISTA: ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DIA 05/03

FUTSAL PAULISTA: ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DIA 05/03

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

FUTSAL PAULISTA: Seletivas: Uniara/Fundesport Sub-20

FUTSAL PAULISTA: Seletivas: Uniara/Fundesport Sub-20

FUTSAL PAULISTA: FPFS divulga tabela da Liga Paulista de Futsal

FUTSAL PAULISTA: FPFS divulga tabela da Liga Paulista de Futsal

FUTSAL PAULISTA: Araçariguama começa com pé direito em 2012

FUTSAL PAULISTA: Araçariguama começa com pé direito em 2012

Rodada do Cruzeirão teve estreia de campeão, queda de cabeça-de-chave



O 53º Torneio Cruzeirão de Futsal viveu nesta terça-feira (28) sua rodada mais agitada até o momento, quando houve a estreia do atual campeã, goleada, queda do primeiro cabeça-de-chave e um dos favoritos ao título, além de um tumulto generalizado ao encerramento da jornada.

Uma das atrações da noite foi a estreia do atual campeão Guarany FS, que diferentemente dos anos anteriores, resolveu nesta temporada apostar nos garotos da base. Dentro de quadra, o time até que começou bem e com três gols de Léo Leandro, abriu 3 a 0 sobre o Sangue Azul / Primeira Impressão Cartuchos.

Só que nos minutos finais, o time de Votorantim reagiu e encostou no placar com Erivelson e Daniel. No último lance da partida, após soar a campainha determinando o encerramento do confronto, dois jogadores adversários se enroscaram na linha de fundo próximo a marca de escanteio, sendo que um deles chutou o outro que estava caído.

Foi o estopim para dar inicio a um tumulto generalizado. Jogadores, comissão técnica e até torcedores invadiram a quadra e protagonizaram um lamentável espetáculo de selvageria. Havia alguns guardas municipais no local, mas eles se encontram nas arquibancadas, e como a briga teve inicio do lado oposto a entrada da quadra, quando eles acessaram o local a confusão já estava armada.

Voltando a falar de futsal, na próxima fase o Bugre irá jogar contra o vencedor da partida envolvendo Memorial Park e Coxa Futsal, que acontece nesta quinta-feira (1º).

Outro cabeça-de-chave a estrear no Ginásio Municipal foi o Citroen Notre Dame / Santa Madre, que bateu por 3 a 1 a equipe do Paineiras Futsal / Skinão / PEF Dionisio Vieira. Na próxima fase, o time enfrenta o classificado do confronto desta noite entre São Guilherme Futsal e Refeições Ruth.

Em seguida, foi a vez do Dynamo Futsal de Indaiatuba golear a AE Ponte Preta / Padaria Medeiros / Estrela Dalva Construção por 5 a 1. Na sequência da competição, o Dynamo irá jogar contra Sol Sol , também de Indaiatuba, ou Visualize.

Caiu o primeiro cabeça-de-chave

O Ginásio da AA Santa Rita foi palco da precoce queda do primeiro cabeça-de-chave do Torneio Cruzeirão. Jogando contra a também boa equipe do Destaqui Painéis, o Silvano FS / Guimarães Contabilidade acabou derrotado pelo placar de 2 a 0.

Os gols que derrubaram um dos fortes candidatos ao título foram anotados por Daniel, aos oito minutos, e por Felipe Melo, aos 38. O Destaqui, que agora de fato ganhou destaque, irá jogar na próxima fase contra quem passar do jogo entre Anastácia Bar e Nova FC.

Ainda na Santa Rita, o Fênix – contando com uma grande atuação de seu goleiro – bateu o Bonde da Extrusão por 5 a 4 e agora fica no aguardo de Divino Imóveis ou FOP.

Já no duelo monárquico, o Supermercado Dias / Real Auto Peças também venceu apertado o Real Madrid / FAC Guaçu de São Roque por 6 a 5 tendo como novo oponente o Boca Júnior de Osasco.

A maior goleada da noite foi registrada na ADC ZF Clube, onde a Inovar / Super FM venceu o Jaketamovamo por 10 a 0 e agora irá jogar contra o ganhador da disputa envolvendo Amigos do Gê e Flash Engenharia.

Um pouco antes, o Cantinho da Marmitex venceu por 5 a 3 o time do Futerça e agora fica de olho no jogo envolvendo Costa do Marfim e Tigres Azuis.

No único jogo da noite decidido nos pênaltis, o Tecstamp - após empate em 2 a 2 -,passou pelo Ipanema Clube e avançou para a terceira fase, onde fica na espera de Clube Salto de Pirapora ou Orteca Contabilidade.

Vitória estreia no Pernambucano goleando fora de casa por 6x1

Ketlen e Lili marcaram duas vezes cada e puxaram a goleada na partida de estreia do Vitória no Estadual.

Na partida de abertura do Pernambucano FACOL 2012, o Vitória bicampeão estadual e representante pernambucano na Copa do Brasil goleou o Igarassu Real por 6x1, fora de casa, pela Chave A da competição. Os gols foram marcados por Ketlen (2), Lili (2), Dora Maria e Carol Baiana; Janaina descontou para o time da casa

Mesmo com o péssimo gramado do estádio municipal de Igarassu, o Vitória das estreantes Dora Maria, Sandrinha, Taliani e Caitlin, não decepcionou as dezenas de torcedores que viajaram para acompanhar a esteia do time e fechou o primeiro tempo goleando por 4x0. Com destaques para as atuações das atacantes Ketlen Wiggers e Lili Bala, que entrara ainda nos primeiro minutos de partida, substituindo a americana Caitlin.

O primeiro gol saiu aos 7 minutos com ketlen. Aos 18 minutos, Dora ampliou e aos 37 numa troca e passes dentro da área, Lili deixou de calcanhar para Carol Baiana fazer um golaço. No finalzinho do primeiro tempo, aos 41 Lili, numa atuação impecável, foi derrubada na área e Ketlen marcou o segundo dela na partida.

Na etapa complementar aos 12 minutos Lili voltou a marcar e fez o quinto do Vitória. Aos 29, ela outra vez, Lili Bala marcou num chute forte o sexto gol tricolor. Pó Igarassu descontou , de pênalti, aos 30 minutos com Janaina.

Desfalcados de quatro de suas principais jogadoras que estão servindo a Seleção Brasileira, além de não poder contar com alguns reforços contratados para a temporada, o técnico Edson Valente elogiou a esteia da equipe, mas destacou que o time deve evoluir bastante durante a competição. “Para uma esteia foi bom, porém, temos que melhorar em alguns aspectos, como posicionamento e finalizações”, afirmou Valente. “Mudamos a forma do time jogar, colocamos a equipe em um esquema diferente daquela do técnico Kleiton Lima e elas estão se adaptando a isso, o que é muito normal, mas mesmo assim o time mostrou um grande volume de jogo.”, concluiu.

O Tricolor das Tabocas volta a jogar pelo Pernambucano na próxima quarta-feira (7), às 19, em Aldeia contra o Ceare. Para esta partida Edson valente não poderá contar com Caitlin e com as meias islandesas Dora Maria e Thorunn que embarcaram após o jogo do Pernambucano para atuarem pela seleção islandesa na Algarve Cup. A equipe folga nesta segunda-feira e volta a se reapresentar na terça-feira.

Pela Chave B do Pernambucano FACOL 2012, o Sport também jogou fora de casa e venceu o Barreirense por 6x0.

Luciano S. Abreu - assessor de Imprensa:
Celulares(81) 8761.5903 (OI) - (81) 9799.6957 (TIM)
E-mail: lucianofalki@hotmail.com
MSN: lucianofalk@hotmail.com
Site: www.vitoriadastabocas.com.br

Proibição do véu islâmico pela Fifa abre debate sobre os direitos femininos

No dia 3 de março, a Fifa leva a votação – na 126ª Assembleia Geral, em Surrey (Inglaterra) – o debate sobre a utilização do véu islâmico (hijab) pelas atletas muçulmanas. Em 2007, o órgão proibiu qualquer manifestação de fé em campo, mas o tema voltou à baila por um pedido da Confederação Asiática de Futebol que espera que a Fifa reconsidere a posição. Estudiosos do mundo árabe e de esportes, três autores da Primavera Editorial – Luis Eduardo Matta, Gilberto Abrão e Márcio Kroehn – além do ex-jogador e comentarista esportivo Neto, opinam sobre o polêmico tema.

Ao contrário de modalidades olímpicas como rúgbi e taekwondo, o esporte mais popular do mundo não permite o uso do véu islâmico (hijab) pelas jogadoras muçulmanas. Em 2007, a Fifa proibiu qualquer manifestação de fé em campo, alegando motivos de segurança. Em 2011, as jogadoras da equipe de futebol feminino do Irã não jogaram contra a Jordânia, nas eliminatórias para as Olimpíadas de 2012, porque se recusaram a retirar os véus antes do chute inicial. O episódio encerrou o sonho da seleção de competir em Londres, mesmo depois de uma temporada vitoriosa, na qual o time não perdeu nenhum jogo.

Em uma mistura de política, religião e esporte, o debate abarca questões delicadas como violação dos direitos humanos e das normas internacionais olímpicas; direitos da mulher; e respeito à cultura e crenças religiosas. O tema volta à baila em 3 de março, quando a Fifa retomará o debate na 126ª Assembleia Geral, em Surrey (Inglaterra). Para contribuir com o amplo debate sobre o assunto, a Primavera Editorial ouviu a opinião dos escritores Luis Eduardo Matta e Gilberto Abrão – estudiosos do mundo árabe –; do jornalista Márcio Kroehn, coautor do livro Onde o esporte se reinventa: histórias e bastidores dos 40 anos da Placar; e do ex-jogador e comentarista esportivo Neto, homenageado na obra Eterno Xodó, dos jornalistas Renato Nalesso e Fabricio Bosio.

Futebol feminino: Boca Junior será representante de SE

No sábado, o Batistão foi palco do jogo que decidiu o representante do estado de Sergipe para a Copa do Brasil de futebol feminino. Por um placar elástico, o Boca Junior, de Estância, venceu a partida. Assista o vídeo

Fonte: www.atalaiaagora.com.br

Mundialito2012: Estados Unidos e Japão à conquista do Algarve

A 19ª edição do Mundialito de Futebol feminino/Algarve Cup arranca quarta-feira com Japão e Estados Unidos, campeão e finalista vencido do último Mundial, a apresentarem-se como os principais favoritos, enquanto Portugal procura ser o melhor da “II Divisão”.

A seleção lusa, que é agora liderada por António Violante, está inserida no Grupo C, juntamente com a Hungria, Irlanda e País de Gales, equipa que defronta no seu encontro de estreia, no Parchal.

Numa competição que tem um modelo original e que separa as equipas de topo mundial das que detém um “ranking” mais baixo, de modo a não existirem resultados demasiado desequilibrados, Portugal poderá apenas aspirar ao sétimo lugar e para isso terá que vencer o seu grupo e derrotar o melhor quarto classificado dos Grupos A e B.

Mesmo assim, a tarefa da seleção não deverá ser fácil, já que é a equipa com o “ranking” mais baixo (43º classificado) das participantes.

Na “poule” A estão os Estados Unidos, detentores do título e vencedores de sete das últimas nove edições, e que poderão no Algarve “vingar” a inesperada derrota sofrida na final do Mundial2011 frente ao Japão, nas grandes penalidades.

As norte-americanas defrontam as japonesas, que também estão no Grupo A, na última jornada (05 de março), no Estádio do Algarve, naquele que promete ser o jogo mais “quente” do Mundialito.

Do lado do Japão, que no ano passado foi terceiro classificado no Algarve, destaque para a presença de Homare Sawa, jogadora que no início do ano arrecadou a Bola de Ouro da FIFA.

No mesmo grupo estão ainda a Dinamarca e a Noruega, seleção que já liderou o ranking mundial mas que perdeu muito fulgor nos últimos anos.

No Grupo B, a Alemanha, segunda do “rankin”g, aparece como a grande favorita, mas terá a oposição da Islândia, equipa que tem surpreendido bastante nos últimos tempos e que no ano passado foi mesmo finalista da Algarve Cup. A Suécia também deverá ter uma palavra a dizer neste grupo, que inclui também a China.

Os vencedores dos agrupamentos A e B discutirão, entre si, a final do torneio, com os segundos classificados a lutarem pelo último lugar do pódio. Os terceiros classificados aspiram ao quinto posto.

No total, entre 29 de fevereiro e 7 de março, serão nove os estádios que irão acolher os jogos da Algarve Cup, espalhados pelos municípios de Albufeira, Faro, Lagos, Loulé, Olhão e Vila Real de Santo António.

Fonte: José Pestana c/Lusa, a 28-02-2012 09:33:11 http://www.futebol365.pt

Futsal Feminino e no Cometa Futsal

Desde o início de fevereiro os trabalhos no CEU da Vila Rubi, na Zona Sul, foram iniciados com a equipe de Futsal Feminino do Cometa e durante o ano de 2012 o planejamento é voltado para a formação de uma equipe competitiva e sólida para as disputas dos principais campeonatos extra-oficiais do Futsal Paulista.

Os treinamentos são aos sábados no ginásio do C.E.U. da Vila Rubi no horário das 18hs as 20hs.

Para o primeiro semestre a equipe ira disputar o 4° Copa Batalha de Futsal e a Copa ACM de Futsal.

Estamos selecionando atletas para as disputas dos Campeonatos em 2012.

Contato: cristigxavier@ig.com.br
http://cristianofutsal.blogspot.com/2012/02/futsal-feminino-e-no-cometa-futsal.html

Encontro de escolinhas de Futsal feminino marca as comemorações do Dia Internacional da Mulher


A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas promove encontro de escolinhas de Futsal feminino, para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Para isso, Sete Lagoas recebe o Primeiro Encontro de Escolinhas de Futsal Feminino, promovido pela Prefeitura Municipal/Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) e Escolinha de Futsal Passe Certo.

O evento será realizado no dia 11 de março, das 9h às 15h, na Escola Estadual Professor Rousset. O encontro contará com a participação de equipes de Sete Lagoas, Matozinhos e Cachoeira da Prata. A ideia é incentivar a prática esportiva e captar talentos através dos investimentos na área.

Fonte e foto: Informações da SECOM/Prefeitura de Sete Lagoas - http://www.setelagoas.com.br

FUTSAL PAULISTA: FPFS divulga tabela provisórias das competições

FUTSAL PAULISTA: FPFS divulga tabela provisórias das competições

FUTSAL PAULISTA: Congresso técnico define detalhes da VII Superliga

FUTSAL PAULISTA: Congresso técnico define detalhes da VII Superliga

FUTSAL PAULISTA: Promoção: Ganhe uma camisa do RPAC

FUTSAL PAULISTA: Promoção: Ganhe uma camisa do RPAC

FUTSAL PAULISTA: Vila Santista e Suzano‏ clássico no Alto Tietê

FUTSAL PAULISTA: Vila Santista e Suzano‏ clássico no Alto Tietê

FUTSAL PAULISTA: Suzano empata na estreia da Copa TV UP

FUTSAL PAULISTA: Suzano empata na estreia da Copa TV UP

FUTSAL PAULISTA: 13º Regional de Futsal começa neste domingo

FUTSAL PAULISTA: 13º Regional de Futsal começa neste domingo

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Futsal Masculino - Peneiras do futsal masculino da Kurdana/Cotia movimentaram cerca de 60 candidatos

Peneiras do futsal masculino da Kurdana/Cotia movimentaram cerca de 60 candidatos
Por: Ricardo Silva





Não houve melhor maneira de começar o trabalho na modalidade. A Kurdana/Cotia contou com cerca de 60 candidatos nas peneiras de futsal masculino para as categorias Sub 17 e 21. As seletivas, comandadas pelo professor Rogers Willian, oorreram na última sexta-feira (24), na quadra externa do Ginásio Municipal.

Rogers avaliou os concorrentes em partidas rápidas, ora mantendo as equipes vencedoras, ora mesclando jogadores que já mostravam melhor qualidade. Sob os olhares atentos da presidenta do clube, Andressa de Azevedo, a peneira transcorreu com boa exibição dos atletas.

* Talentos visando ano de competições

O objetivo das seletivas foi descobrir talentos para as competições da nova modalidade da Kurdana. As categorias Sub 17 e 21 terão para 2012 o Troféu Piratininga de Seleções, os Jogos da Juventude (Sub 18), e os Jogos Regionais - buscando vaga nos Abertos do Interior. A responsabilidade nos Regionais será grande, visto que o atual treinador já carrega o histórico de duas medalhas de bronze seguidas na competição.

Além disso, o Sub 17 poderá disputar o Estadual da Série Prata, no segundo semestre. Uma forte competição paulista, que será um verdadeiro 'teste de fogo' para os jovens. Outros campeonatos extra-oficiais estão na mira do técnico, podendo entrar no calendário de atividades.

Ao final da peneira de cada categoria, Rogers selecionou cerca de 12 atletas no Sub 17 e por volta de dez no Sub 21. Todos foram convidados a vir para a semana seguinte, participando dos três treinos semanais em conjunto das duas idades. Será quando o jovem treinador avaliará quem tem condições de prosseguir na equipe, fechando a lista do elenco neste primeiro semestre - que será divulgada no site oficial da Kurdana (www.acekurdana.com.br).

Para aqueles que já foram dispensados, Rogers avisa que poderá haver nova chance, em segunda peneira a ser realizada em agosto, após os Jogos Regionais.

* Só Sub 17 e Sub 21? Não. Kurdana é Sub 15 masculino também!

E uma excelente novidade foi confirmada na sexta. A equipe Sub 15 de Cotia também vestirá a camisa da Kurdana, disputando o Piratininga e, provavelmente, o Estadual da Série Prata. Rogers já havia assumido a categoria e feito as seletivas - as quais foram finalizadas com um treino antes do Sub 17 e 21.

Ainda não havia a certeza de que os mais novos vestiriam a camisa gloriosa, mas o 'sim' definitivo veio. Agora, assim como os mais velhos, é hora de trabalhar nos treinos, que também serão em três vezes semanais.

Com isso, a presidenta Andressa de Azevedo mostra empolgação para o novo projeto da Kurdana, além de mostrar total confiança no treinador - que foi seu estagiário.
Lembrando que, desde 2009, a categoria masculina de futsal já estava em fase experimental, sob o comando de Andressa e Arine, fixa da equipe adulta. No primeiro ano, a equipe disputou o Estadual Prata. No segundo, faturou o bronze dos Regionais, após desclassificação de Carapicuíba. E, em 2011, o repeteco do bronze, agora dentro de quadra.

A Kurdana contará, portanto, com as seguintes modalidades para 2012:

- futsal feminino (Sub 17, Sub 21 e Adulto);
- futebol feminino (Sub 18 e Sub 21);
- futsal masculino (Sub 15, Sub 17 e Sub 21);
- vôlei masculino (Adulto).

Contato:
(11) 8375 0391
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia

Futebol Amador de Cotia 2012

Futebol Amador de Cotia 2012

Sub-17 do Cotia será premiado pela APF

Sub-17 do Cotia será premiado pela APF

FUTSAL PAULISTA: Lausanne Paulista x Wimpro fazem amistosos

FUTSAL PAULISTA: Lausanne Paulista x Wimpro fazem amistosos

FUTSAL PAULISTA: Venha fazer parte do Ribeirão Pires/SEJEL

FUTSAL PAULISTA: Venha fazer parte do Ribeirão Pires/SEJEL

FUTSAL PAULISTA: São Paulo/Mogi treina forte para temporada 2012

FUTSAL PAULISTA: São Paulo/Mogi treina forte para temporada 2012

FUTSAL PAULISTA: S.E.R. de Caieiras‏ treina forte para 2012

FUTSAL PAULISTA: S.E.R. de Caieiras‏ treina forte para 2012

FUTSAL PAULISTA: Wimpro embarca confiante para jogo da SuperLiga

FUTSAL PAULISTA: Wimpro embarca confiante para jogo da SuperLiga

FUTSAL PAULISTA: Delegação do São Caetano segue para Joinville

FUTSAL PAULISTA: Delegação do São Caetano segue para Joinville

Pernambucano Feminino começa com dois jogos

Igarassu X Vitória e Sport X Barreirense abrem a rodada do Pernambucano feminino

Dois jogos abrem neste domingo o Campeonato Pernambucano de futebol feminino. O grande destaque da competição é o Vitória, atual vice-campeão da Copa do Brasil e que conta com jogadoras das seleções brasileira e islandesa. Com um investimento bastante superior ao dos outro oito times, o Tricolor das Tabocas é mais do que favorito a conquistar o tricampeonato Estadual. O Sport, que também já foi segundo colocado na competição nacional, corre por fora.

Vitória estreia fora de casa contra o Igarassu Real, às 15h. De cara, o Tricolor das Tabocas terá quatro desfalques, já que a goleira Letícia Izidoro, a volante Maria, a meia Bia e a atacante Thasinha estão no Rio de Janeiro, com a seleção brasileira, se preparando para os Jogos Olímpicos de Londres. Apesar das ausências, o técnico Edson Valente, que fará a estreia à frente do Tricolor das Tabocas, não terá dificuldades para escalar equipe.

O destaque é a atacante Ketlen, que foi artilheira da Copa Sul-Americana sub-20 pela seleção brasileira. Além dela, o Tricolor das Tabocas terá à disposição a goleira Thais Picarte, a zagueira Zizi (as duas estiveram na última Copa do Mundo), as meio-campistas Thorunn e Dora Maria, que defendem a seleção islandesa e a volante americana Caitlin Fisher.

Apesar de valorizar o Pernambucano, a principal meta do time de Vitória de Santo Antão é ser campeão da Copa do Brasil, que este ano será disputada em paralelo com o Pernambucano, pela primeira vez. A estreia será no próximo dia 10 de março contra o representante de Sergipe, que ainda será definido.

Já o Sport, que tinha a hegemonia do futebol feminino Estadual até 2009, apostará na força da camisa para tentar superar o Vitória. O Leão fará a estreia contra o Barreirense, em Camaragibe, às 15h. O time da técnica Gleice Falcão é praticamente o mesmo que disputou o Pernambucano do ano passado. O outro jogo do dia seria entre Guararapes x Internacional, mas foi adiado para 1º de abril. Além dessas equipes, disputam o competição o Central e o Ceare, que estreiam no próximo sábado.

As noves equipes estão divididas em dois grupos. As quatro melhores se classificam para o mata-mata em jogos de ida e volta. O campeão Pernambucano será o representante na Copa do Brasil 2013.

Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br
Publicado em 26/02/2012, às 07h20
Hildo Neto

Marta recebe camisa 100, chora e diz estar feliz por voltar à "segunda casa"Marta recebe camisa 100, chora e diz estar feliz por voltar à "segunda casa"

Craque assina por 2 anos com Tyresö, time que conta com a espanhola Verónica Boquete, e diz que abriu mão de dinheiro para voltar à Suécia

Desde o início de fevereiro a Suécia sabia que Marta estava retornando ao país que a projetou para o futebol. A dúvida era se ela jogaria no Tyresö FF, da capital Estocolmo, ou Goteborg FC, de Gotemburgo. A resposta apareceu na manhã desta quarta-feira, quando o Tyresö anunciou a apresentação de um reforço de peso. Mesmo sem dizer o nome da jogadora, todos sabiam de quem se tratava. Marta apareceu sorridente, falando sueco e mostrando-se surpresa com a quantidade de câmeras à sua espera. Chamou o país de "segunda casa", disse que abriu mão de dinheiro para estar ali e não conseguiu segurar as lágrimas.

- Eu disse a todos quando eu saí daqui para ir para os Estados Unidos que a Suécia é a minha segunda casa. Eu tenho muitos amigos aqui, ótimas lembranças do futebol e das pessoas que me receberam, que mostraram que gostam de mim pelo que eu faço nos campos e fora dele - disse a craque, passando a mão direita nos olhos para enxugar as lágrimas.

Marta assinou contrato de dois anos com o Tyresö onde irá jogar com a camisa 100 e terá como companheira da equipe a espanhola Verónica Boquete e a sueca Caroline Seger, ambas contratadas recentemente, além da amiga Elaine, companheira de seleção brasileira e com quem atuou no Umea.

Em entrevista coletiva, Marta garantiu que seu retorno ao país escandinavo não teve nada a ver com o fim da liga profissional americana, a WPS.

- Vocês talvez estejam se perguntando se eu estou aqui porque a WPS não existe mais, mas minha decisão foi bem clara desde o começo de que eu iria jogar na Suécia. Dinheiro não é tudo. Se fosse pelo dinheiro, eu não estaria de volta aqui - afirmou.

A jogadora disse estar muito feliz por voltar ao campeonato onde iniciou sua carreira profissional e que agora começa uma nova fase.

- Minha carreira começou na Suécia e agora eu quero escrever um novo capítulo. Estou feliz e orgulhosa por estar de volta aqui. Eu tenho muito a agradecer à Suécia.

Carinho pelo Umea


Marta atuou no Umea entre 2004 e 2008, conquistando quatro Campeonatos Suecos, uma Copa da Suécia e uma Liga dos Campeões. O clube do norte do país também fez proposta por ela, mas desistiu por considerar o preço muito alto.

- Claro que eu tenho um sentimento muito forte pelo Umea, mas, infelizmente, não chegamos a um acordo. Eles mostraram interesse, mas não recebemos nenhuma proposta.

Na apresentação de Marta, o Tyreso anunciou também uma parceria com as ONU-Mulheres, órgão das Nações Unidas para igualdade de gênero. O clube da brasileira, que desde 2010 é embaixadora da ONU contra a pobreza, irá apoiar campanhas contra a violência contra mulheres e um projeto da organização na República Democrática do Congo.
Fonte:

Por Rafael Maranhão Direto de Estocolmo, Suécia 22/02/2012 17h56 para Globoesporte.com

FUTSAL PAULISTA: Amistoso entre ADC-Mercedes-Benz e Juventus

FUTSAL PAULISTA: Amistoso entre ADC-Mercedes-Benz e Juventus

Dois dias após a chegada ao Tyresö, Marta estreia em amistoso sem gols

Craque disputa os 45 minutos finais no empate de 0 a 0 com o Brondby em Copenhague. Time sueco entra em campo novamente neste sábado

Dois dias depois de ser apresentada como jogadora do Tyresö, Marta já entrou em campo pela nova equipe. Foram somente 45 minutos, no empate em 0 a 0 da equipe sueca com o Brondby na noite desta sexta-feira, pela primeira rodada de um mini-torneio disputado em Copenhague, na Dinamarca.

Marta começou a partida no banco de reservas e participou apenas da etapa final. Ela deve entrar em campo novamente neste sábado, quando o Tyresö encerra sua participação no torneio amistoso enfrentando o Skovbakken, também da Dinamarca.

- O último jogo dela havia sido há três meses, então não podemos exigir muito - disse o treinador do Tyresö, Leif Edeborg.

O Brondy é o atual campeão dinamarquês e está nas quartas de final da Liga dos Campeões feminina. O Tyresö prepara-se para a disputa do Campeonato Sueco, que terá início em abril.

Fonte: Por Rafael Maranhão Direto de Estocolmo, Suécia para GloboEsporte.com em 24/02/2012 20h20

FUTSAL PAULISTA: Categoria de base do Palmeiras vence amistosos

FUTSAL PAULISTA: Categoria de base do Palmeiras vence amistosos

Campeonato Mato-grossense de Futebol Feminino pode ser anulado

O Campeonato de Futebol Feminino Amador de Mato Grosso, encerrado na semana passada com a vitória do Serra sobre o Operário, pode ser inteiro anulado por supostas irregularidades como a falta de súmula (espécie de ata de cada partida onde constam informações sobre os árbitros, juiz e jogadores que estiveram em campo durante cada partida), obrigatória pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para validade de eventos esportivos.

Depois de receber denúncias de graves irregularidades relacionadas à final do campeonato de futebol feminino amador de Mato Grosso, a presidência do Operário, time que perdeu a final por 3x1 do Serra, entrou com um recurso ordinário junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que a Federação Mato-grossense de Futebol apresentasse a súmula do jogo, porém, a Federação, respondeu ao STJD dizendo que a súmula não havia sido feita.

Diante disso, o Operário resolveu questionar junto ao STJD sobre o mesmo documento referente ao campeonato inteiro e caso a Federação não apresente, o time pode pedir a anulação dos jogos.

O Serra chegou ao título com uma equipe reforçada por várias jogadoras de São Paulo.

O Operário, formado basicamente por atletas do Rio de Janeiro, é vice-campeão estadual feminino pela terceira vez seguida.

Fonte: http://www.cenariomt.com.br - 26 de Fevereiro de 2012, às 14:11

Medicina/Unesp disputa futsal feminino da Liga Novo Desporto Universitário

A Medicina/Unesp está na Chave A da Série B do torneio, que também agrega USP (Universidade de São Paulo), Mackenzie e PUC (Pontifícia Universidade Católica). Pelo regulamento, as quatro melhores equipes de cada grupo avançam para as quartas-de-final.

A equipe de futsal feminino da Associação Atlética Acadêmica Carlos Henrique Sampaio de Almeida (AAACHSA), agremiação esportiva estudantil vinculada à Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) disputa, a partir de março, a Liga Novo Desporto Universitário (NDU) 2012, que irá reunir as principais universidades do país. O torneio, que tem a organização da Federação Universitária Paulista de Esportes e apoio da Confederação Brasileira de Desporto Universitário, contará com doze instituições de ensino superior do Estado.

A Medicina/Unesp está na Chave A da Série B do torneio, que também agrega USP (Universidade de São Paulo), Mackenzie e PUC (Pontifícia Universidade Católica). Pelo regulamento, as quatro melhores equipes de cada grupo avançam para as quartas-de-final. As disputas começam dia 3 de março e se estendem até junho, sendo que tanto a tabelas quanto locais dos jogos ainda não foram divulgados.

Vindo de resultados expressivos em competições locais e regionais, o time de futsal feminino já iniciou, em janeiro, a preparação para a Liga NDU 2012, com o técnico Paulo Barros. Além de preparação física, os treinos também consistem em formação tática. “Nessa primeira participação na Liga, temos adversários que já enfrentamos na Intermed, por exemplo. Queremos obter um resultado que possibilite nosso acesso à primeira divisão do torneio”, frisa Aline Aoki, da coordenação da equipe de futsal feminino.

Integram a equipe de futsal as alunas/atletas Aline Aoki Garbellini, Gabriela Machado Prado, Juliana Curtolo, Joyce Godoy Farat, Ivana Dalcol Rodrigues dos Santos, Daiany Santana, Rafaela Macedo, Paula Scherer, Lívia Vieira, Tamires Ferreira, Lygia Alves Neder e Mariana Borges.

Chave A:
Medicina/ UNESP Botucatu
Direito MACKENZIE
Direito USP
FFLCH USP
FEA PUC
FAU USP

Chave B
Medicina SANTA CASA
Medicina TAUBATÉ
Comunicação MACKENZIE
Odontologia USP
Comunicação METODISTA
Arquitetura MACKENZIE

Fonte: Flávio Fogueral - Jornal da FMB - http://www.fmb.unesp.br 22/02/2012

FUTSAL PAULISTA: A. Mult-Força apresenta seu primeiro reforço

FUTSAL PAULISTA: A. Mult-Força apresenta seu primeiro reforço

FUTSAL PAULISTA: Nova União estréia com vitória na Copa Aberta

FUTSAL PAULISTA: Nova União estréia com vitória na Copa Aberta

FUTSAL PAULISTA: Intelli fará amistoso na próxima quarta-feira

FUTSAL PAULISTA: Intelli fará amistoso na próxima quarta-feira

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

FUTSAL PAULISTA: Pré-temporada reuniu cerca de 900 oficiais na FPFS

FUTSAL PAULISTA: Pré-temporada reuniu cerca de 900 oficiais na FPFS

Liderando Jacareí, capitã Cilene conquista seu primeiro título de 2012


Por: Ricardo Silva
Fotos: VNews

Começar o ano com título é sempre bom. Bicampeã, melhor ainda. A capitã Cilene liderou sua equipe, o Jacareí Futsal, na conquista de sua segunda Taça Vanguarda feminina, disputada em São Sebastião, no Ginásio Gringão. O ouro veio no domingo (12), com vitória sobre o time da casa por 3 a 0.

Antes, no sábado, as jacareienses haviam vencido o Pinda Futsal por 4 a 0, pela semifinal. Com o feito, a atual equipe de Cilene igualou o número geral de conquistas com a vizinha São José dos Campos: duas de cada em quatro edições já realizadas. A Taça Vanguarda é realizada pela rede televisiva de mesmo nome, afiliada da Rede Globo, que cobre o Vale do Paraíba e litoral norte paulista.

Após um merecido descando, a Capitã voltará as atividades com a sua equipe no começo de março. O objetivo será a preparação para o Campeonato Estadual Principal, que contará com nove equipes e durará toda a temporada. A expectativa é de que seja o Estadual mais forte da história, com bastante equilíbrio.

Pré-temporada da Kurdana/Cotia


Por: Ricardo Silva

A atleta e professora Aliny Neguinha comanda exercícios de jump, visando fortalecimento, após o treino matinal. As atletas mais jovens, em transição da base para o adulto, são o alvo. Imagens registradas em 09/02.

A Kurdana/Cotia, equipe de futebol e futsal feminino, está em pré-temporada desde o dia 01, em Bertioga (litoral norte de SP). A previsão é de a mesma se encerre amanhã (16).

Contato:
(11) 8375 0391
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia

Priscila e Xininha fecham o bloco das renovações experientes da Kurdana/Cotia


Por: Ricardo Silva

Longevidade no esporte traz experiência e qualidade, desde que a juventude permaneça na alma. Duas atletas do futsal e futebol feminino da Kurdana/Cotia são exemplo disso: a ala/meia Priscila e a pivô/lateral Xininha. Estas, junto com Susana, Aliny Neguinha e Arine, fecham o bloco das cinco renovações com mais tempo de casa no clube cotiano.

Ao todo, 16 atletas tiveram suas permanências confirmadas de 2011 para 2012 no plantel adulto, junto com duas subidas da base, uma vinda de peneira e uma contratação. Pode ser que esse grupo de 20 aumente após o Carnaval. Por hora, elas estão finalizando, junto com o Sub 17, os trabalhos de pré-temporada em Bertioga (litoral norte de São Paulo) neste dia 16, com um coletivo matinal.

Saibam mais dessas duas batalhadoras com a bola nos pés

Sub-17 do Cotia será premiado pela APF

Sub-17 do Cotia será premiado pela APF

Neto de Pelé jogará pelo sub-15 do Cotia FC

Neto de Pelé jogará pelo sub-15 do Cotia FC

FUTSAL PAULISTA: Lausanne Paulista x Wimpro fazem amistosos

FUTSAL PAULISTA: Lausanne Paulista x Wimpro fazem amistosos

Domingo tem rodada do futebol amador de Cotia

Domingo tem rodada do futebol amador de Cotia

FUTSAL PAULISTA: Venha fazer parte do Ribeirão Pires/SEJEL

FUTSAL PAULISTA: Venha fazer parte do Ribeirão Pires/SEJEL

Nhô Quim anuncia contratação de “nova Marta” para a disputa do Paulista


Prometendo ser uma das forças do futebol feminino no País desde a extinção do Santos na modalidade, o Esporte Clube XV de Novembro da cidade de Piracicaba montou elenco de respeito para a disputa do Campeonato Paulista, que começa em meados de abril. Além das ex-Sereias da Vila, o Nhô Quim anunciou nesta quinta-feira, 23, a contratação da colombiana Yoreli Rincón.

Yoreli, 18 anos, chega ao Brasil para viver sua primeira experiência internacional, já que sempre defendeu clubes de seu país. Destaque do último Mundial Sub-20 da categoria realizado na Alemanha em 2011, a jovem colombiana teve seu gol contra a Suécia eleito pelos internautas no site da FIFA como o mais belo da competição.

Com grande potencial, Yoreli Rincón sonha em conquistar o título de melhor atleta da modalidade, e acredita que pode seguir os passos da brasileira Marta, eleita por 5 vezes. A jogadora colombiana desembarca no Brasil nesta quinta-feira, 23, para assinatura de seu contrato, porém, sua apresentação oficial ainda não foi marcada.

A equipe piracicabana também contratou a colombiana Andrea Peralta para a disputa da competição regional. Elas se juntam a ex-santistas Gabi Lira, Leticia e Mari. As Quinzetes terão no comando técnico o ex-treinador da Seleção de Guiné Equatorial e Palmeiras, Marcelo Frigério.

Crédito das fotos: Divulgação

Golden Gol Comunicação Esportiva é a Assessoria de Imprensa oficial do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba – Futebol Feminino
Antônio Boaventura
Jornalista: MTB 56442/SPTel.:(11)6640-5457 / (11)7821-9609 - ID: 30*36686
Golden Gol Comunicação Esportiva - www.goldengol.esp.br (em breve)

FUTSAL PAULISTA: Inscrições abertas para a Copa Galo de Prata

FUTSAL PAULISTA: Inscrições abertas para a Copa Galo de Prata

Ascoop vence Cresspom e fica com a vaga na Copa do Brasil

Aconteceu nesse domingo (19), no estádio Serejão, a segunda partida da decisão da Seletiva de Brasília de Futebol Feminino, entre Ascoop e Cresspom. Após empate por 2x2 no primeiro confronto, a Ascoop mostrou superioridade e venceu o rival por 2x0, neste domingo, com gols de Nathane e Grazy. Com o resultado, a equipe do Guará carimbou a vaga para representar Brasília na Copa do Brasil.

Com a vantagem de jogar pelo empate, a Ascoop entrou em campo com o regulamento debaixo do braço, mas não perdeu tempo e abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo, através da jogadora Nathane.

Precisando reverter o resultado, o time do Cresspom foi para cima e imprimiu um ritmo de jogo forte, mas a bola não entrou e o time foi para o vestiário em desvantagem.

Sem dar chance ao azar, a Ascoop aumentou a contagem logo no inicio da etapa complementar. Grazy fez grande jogada individual pela direita e estufou a rede da goleira Mariel, 2x0. Depois, restou a Ascoop administrar o resultado para comemorar o título da Seletiva e a vaga na Copa do Brasil.

“Nosso papel foi conseguido. Lutamos por essa vaga e agora é só pensar na Copa do Brasil”, disse a jogadora Tânia Maranhão, para depois continuar falando sobre a possibilidade de permanecer na equipe candanga. “Vou conversar com o presidente, mas a minha proposta é ficar aqui na Ascoop”, concluiu a atleta, em entrevista à Rádio Brasília.

Com o título, a Ascoop garantiu a única vaga para representar o Distrito Federal na Copa do Brasil, prevista para começar no próximo mês. O primeiro adversário do time candango será uma equipe do Rio de Janeiro.

Fonte: Jânio Gomes - Esporte Candango - 20/02/2012

FUTSAL PAULISTA: Pinhal Futsal feminino recebe uniforme de treinos

FUTSAL PAULISTA: Pinhal Futsal feminino recebe uniforme de treinos

FUTSAL PAULISTA: Suzano treina antes do jogo contra o São Caetano

FUTSAL PAULISTA: Suzano treina antes do jogo contra o São Caetano

Lembrete

Lembrete

FUTSAL PAULISTA: Primeiro de Maio realiza peneiras

FUTSAL PAULISTA: Primeiro de Maio realiza peneiras

FUTSAL PAULISTA: Equipes de futsal de Pompeia realiza peneiras

FUTSAL PAULISTA: Equipes de futsal de Pompeia realiza peneiras