GILBERTOESPORTE

sábado, 30 de abril de 2011

IDADE MININA PARA INICIAR O APRENDIZADO E O SOLAR PLANADORES

Artigo recebido pelo Piloto Jorge R. González (Gonza).

Como se auto denomina… um velho velejador… velho, mas que nunca perdeu o amor pelo voo a vela.

“…Fiz o curso em 1960 no Albatroz (Neivão, Grunau, Wolf….). Sou o criador e coordenador do Curso de Introdução ao Voo a Vela, uma parceria do Albatroz com a Prefeitura de Osório.

A coisa toda nasceu de uma conversa com o Prefeito, Romildo Bolzan Júnior, que está muito preocupado em proporcionar mais conhecimentos para as crianças do ensino fundamental e ainda mantê-las ocupadas para evitar os descaminhos tão comuns hoje em dia.

Desde o primeiro contato com as crianças pude aquilatar que o maior benefício que o Albatroz/Prefeitura darão a estas crianças é afastá-las das ruas. Para as “crianças” dos 16 anos em diante isto é ainda mais importante, independentemente de classe social.

Na aviação irão aprender disciplina, responsabilidade……..bom, isto, tu já sabes.

Assim, julgo que este seja mais um argumento a ser apresentado e que deve (ou o pelo menos deveria) sensibilizar as nossas autoridades.

Gonzalez

1º Open para estreitar laços de amizade entre jogadores do postal e ao vivo! 20/04/2011 - 04:36h

1º OPEN CXEB/CONVERGÊNCIA DE XADREZ
Objetivo: aproximar os jogadores de torneios ao vivo para torneios de longa duração jogados em plataforma/servidor web. Nestes torneios, os enxadristas poderão testar e aprimorar, por exemplo, seus repertórios de aberturas para as competições ao vivo.
Público-Alvo: qualquer enxadrista, independente de idade ou força técnica.
Insrições: R$30,00. Período de inscrições: podem ser feitas até 20 de maio de 2011. Inicio dos jogos: 6 de junho de 2011.
Fases: torneio poderá ter 3 fases (preliminar, seminal e final) dependendo do número de inscritos.
Cada fase durará, no máximo, 12 meses. Tempo de reflexão: 30 dias para 10 lances.
Premiação: R$2.000,00 (corrigido pelo INCC do IBGE) e troféus para os 3 primeiros colocados.
Veja o regulamento completo no link

Comunicados

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA CBX
24/03/2011 - 04:56h

versão para impressão
Nos termos dos artigos 22, I, 23, I e, 24, "caput" do Estatuto da CBX, fica convocada para o dia 23 de Abril de 2010, Sábado, às 16h00, em primeira convocação, e às 17h00, em segunda convocação, Assembléia Geral Ordinária para
exame das contas do ano de 2010, e de complementos, em Santa Maria de Jetibá, Estado do Espírito Santo, na Rua Alfredo Potratz, 196, Centro (Sede da CBX).

A pauta da Assembléia será:
1) Exame das contas de 2010 e complementos nos termos do Estatuto;
2) Comunicações e Assuntos Gerais.

Estão aptas a votar na AGO, conforme preconiza o Estatuto da CBX, condicionado à verificação da representação legal, as seguintes Federações: AM, PA, DF, PI, CE, RN, PB, SE, BA, ES, MG, GO, SP, PR, RJ e SC.

Santa Maria de Jetibá/ES, 24 de Março de 2011.

Pablyto Robert
Presidente da CBX

Comunicados

Comunicado CBX nº 04/2011 - II Etapa do Circuito Pré-Olímpico Feminino
28/04/2011 - 12:41h

versão para impressão
A CBX firmou parceria com a Convergência do Xadrez Fluminense para a realização da II Etapa do Circuito Pré-Olímpico Feminino de Xadrez 2011-2012. O evento será realizado nas dependências do Clube de Xadrez Guanabara, nos dias 27 e 28 de Maio (Sexta e Sábado), e na ALEX - Associação Leopoldinense de Xadrez, no dia 29 de Maio (Domingo). O Folder pode ser acessado diretamente AQUI ou na sessão de downloads do site da CBX. O torneio já consta do calendário CBX e da FIDE desde a data de ontem.

O boleto para inscrição pode ser emitido AQUI

Vitória/ES, 28 de Abril de 2011.

Pablyto Robert

Billabong Brasileiro de Surf 2011

Chico Padilha - CBSurf em Wed, Apr 20, 2011 - 19:07:11
Hospedagem em Salvador


Palanque em Fortaleza - crédito: Sergio Aguiar

Salvador, Bahia, de 06 a 08 de maio próximo, recebe à segunda das quatro etapas do Billabong Brasileiro de Surf 2011, disputas entre seleções e nas divisões Open, Júnior, Mirim e Iniciantes, da Confederação Brasileira de Surf (CBS), que na Open e na Júnior tem divisões femininas.

Além de São Paulo, seguido pela Paraíba, Santa Catarina e Ceará no “G-4”, outros líderes são o catarinense Jussemir Júnior e a potiguar Gilvanilta Ferreira, na Open Masculina e Feminina respectivamente e assim mais próximo da vaga que, após esta etapa na Bahia, os líderes nelas garantirão na seleção aos Jogos Mundiais de Surf da International Surfing Association (ISA) no Panamá, as “Olimpíadas do Surfe“, evento que acontece no Panamá entre de junho e julho e é também chamado de ISA Games.

No quarteto brazuca Open masculino também há vaga para o vice-líder, e quem hoje ocupa a colocação é Michael Rodrigues, jovem surfista cearense segundo colocado na abertura do Billabong Brasileiro de Surf em seu estado mas que, a exemplo do catarinense Jussemir, não tem nada garantido, o mesmo acontecendo na disputa dos título brasileiro da categoria, pois mesmo quem estrear no circuito nacional só a partir da Bahia pode vir a ser coroado melhor do Brasil pois, a exceção da disputa entre seleções, nas demais cada atleta pode descartar sua menor pontuação no ranking final.

Combinado - Um exemplo de quanto é importante ter bons resultados nas temporadas da CBS são dos paulistas atuais campeões Júnior e Mirim da CBS, respectivamente Filipe Toledo e Deivid Silva, que foram vice um do outro ano passado e esse importante resultado os garantiu, combinado aos pontos da abertura 2011, conquistarem vagas na seleção Sub-18 que vai ao Peru próximo mês para a nona edição do Mundial Júnior ISA.

Se na Júnior ao Mundial Sub-18 no Peru conquistou vaga o vice campeão e atual líder Deivid Silva e o catarinense Matheus Navarro, na Mirim já está confirmado, ao lado de Filipe Toledo, o atual primeiro Lucas Silveira, do Rio de Janeiro, além de serem nomes certos na Júnior Feminina a dupla Kaena Brandi, paulista que lidera, e Estefany Freitas, cearense, a eles somando-se seis convidados que representarão a outra metade de cada quarteto, muito deles nomes presentes à etapa baiana da CBS, que também terá disputa cujo atual líder é Davi Sobrinho,do Ceará, a Iniciantes, disputa abaixo de quatorze anos cujo título 2009 foi primeiro de Deivid Silva na CBS, ele que ano passado faturou a acima Mirim e este mês no Ceará já largou a frente na Júnior do Billabong Brasileiro de Surf CBS 2011.

Hotel escolhido - A CBS já informou que o Hotel Cocoon é um dos hotéis oficiais da etapa em Salvador, “Serão dois hotéis, um deles o Cocoon, que ofereceu quarenta por cento de desconto na sua tarifa normal, sendo hotel quatro estrelas, super bacana, contudo muito requisitado e disponibilizou metade dos seus vinte e sete apartamentos para o evento da CBS, com o prazo limite para reservas sendo dia 27 deste mês. Assim quem quiser aproveitar deve agilizar a reserva” , informou Tânia Esteves, secretária da Confederação, e que visitou o hotel e informou o site www.hotel-cocoon.com para maiores informações do mesmo.

Tânia também apontou opções para refeições, “O Cocoon tem cantina italiana com massas, saladas, pizzas e crepes, feitos por cozinheiro italiano”, ela citou também o Zurca Beach,“que tem almoço com comida caseira e pizzas”, antes de concluir: “são opções próximas ao evento e aos hotéis na Praia de Jaguaribe, ambos são bom rango por um preço ótimo“ .

Seleção canarinho convocada

Chico Padilha - imprensa CBSurf em Wed, Apr 27, 2011 - 10:08:36
Sai a equipe brasileira para o Mundial Junior da ISA



O clima não é de já ganhou, mas o alto nível dos doze integrantes da seleção brasileira ao Mundial Júnior no Peru, divulgada completa nesta terça-feira, bem que poderia suscitar nos amantes do surf, e no Brasil como um todo, essa expectativa.

São doze os atletas que, sem exceção, precisam confirmar presença oficialmente à Confederação Brasileira de Surf (CBS) até esta sexta-feira próxima, dia 29, também prazo limite para depositar os valores das únicas despesas que terão, as com inscrição e translados no Perú para o Mundial Júnior da International Surfing Association (ISA), entre 21 e 28 de Maio.

No quarteto Júnior (Sub-18), da dupla definida no Ceará aconteceu o remanejamento do paulista e atual líder Deivid Silva para competir na Mirim (Sub-16), sendo assim o capixaba Rafael Teixeira conquistou a vaga pelo critério de pontos combinado ( ranking anterior mais etapa de abertura) e estará, a exemplo do catarinense Matheus Navarro, indo ao Mundial disputar à Sub-18 em quarteto que se completa com a dupla paulista/catarinense, Jessé Mendes e Yan Daberkow.

Na Júnior Feminina, a cearense Estefany Freitas e a paulista líder Kaena Brandi estavam confirmadas, e as que também entraram no quarteto foram a capixaba e atual campeã Bárbara Segatto e Isabela Lima, carioca, segunda do ranking.

Na Sub-16, a Mirim brasileira, Lucas Silveira, do Rio de Janeiro, e o paulista campeão brasileiro Júnior Filipe Toledo, líder e vice líder, saíram definidos do Ceará, a eles se somando no quarteto Mirim do Brasil no Peru seu campeão 2010 Deivid Silva e o terceiro do ranking Elivelton Santos, da Paraíba, campeão brasileiro Iniciante (Sub-14) de 2010.

Bahia recebe Brasil definindo trio - A primeira seqüência, de 06 a 08 de Maio na Praia de Jaguaribe, Salvador, Bahia, da temporada Billabong Brasileiro de Surf, circuito da CBS em seis divisões, vem sendo bastante aguardada também pela expectativa de se definir pelo ranking os três atletas, dois na Open Masculina e uma na Feminina, que estarão ao lado de outros melhores do mundo buscando títulos individuais e ao de seleção absoluta, evento denominado “Jogos Mundiais de Surf“, ISA Surfing Games, cuja edição 2011 acontecerá na virada de junho para julho com um total de oito atletas representando seus países em Playa Venao, Panamá, sendo que o selecionado brasileiro também receberá passagem e hospedagem da CBS.

Atual presidente, primeiro ex-surfista profissional, da Confederação Brasileira de Surf (CBS), Adalvo Argolo mostra confiança que essas duas seleções estarão mostrando que o atual trabalho é o ideal para se alcançar o sucesso no circuito mundial, motivos para pensar assim não faltam, afinal quando, em meados de Maio, o Rio de Janeiro sediar ao Billabong Rio Pro, etapa de elite mundial, o Brasil terá no seu quinteto masculino representante, nomes como Raoni Monteiro, Adriano de Sousa e Jadson André, que possuem ao título Iniciante da CBS no vitorioso currículo.

O Billabong Brasileiro de Surf CBS, com nixon, vonzipper, xcel e dakine, em sua segunda etapa na Praia de Jaguaribe, Salvador, Bahia, é patrocínio da Superintendência dos Esportes do Estado da Bahia (SUDESB), Empresa Baiana de Águas e Saneamentos SA(EMBASA), Governo da Bahia, apoio Prefeitura de Salvador, realização Confederação Brasileira de Surf (CBS) cujo site oficial é
www.cbsurf.org.br, que transmitirá ao evento.

Curso Surf 4 na USP

Tici Deiab - Ibrasurf em Fri, Apr 29, 2011 - 9:07:05
Acompanhe online para todo o Brasil

Acompanhe online em todo o Brasil o curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios na USP

O Ibrasurf e a USP estão realizando a partir do dia 3 de maio a 4ª turma do Curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, uma excelente oportunidade para se capacitar e atualizar nos negócios e atividades ligadas ao esporte.

A novidade desse ano é a transmissão online ao vivo, que possibilita a participação de todos os interessados em qualquer lugar do Brasil e do mundo!

Serão 10 aulas, todas as terças feiras, das 19 as 21:30, a partir de 3 de maio até 5 de julho.

O programa reúne alguns dos maiores nomes do mercado atual, que irão compartilhar suas experiências e conhecimento na área. Vale lembrar que este é o principal curso em andamento no mundo e acontece dentro da maior Universidade da América Latina, a USP.

Nomes como Rico de Souza, Luis Henrique Pinga, Felipe Silveira, Luciano Leão, Rogério Boccuzzi, Erich Beting, Marcelo Dória, Rogério Lalau e William Woo estão confirmados.

As vagas são limitadas e os interessados devem entrar em contato com o Ibrasurf pelo telefone (11) 5052-5011 ou pelo email ibrasurf@ibrasurf.com.br para se inscrever. Profissionais que já trabalham no mercado têm desconto especial.

Rio Grande do Sul divulga seu calendário para 2011 – 2013

1 de fevereiro de 2011


Calendário de Eventos

Oficiais

2011; 2012 ; 2013




(Federação Squash Rio Grande do Sul)

*O cronograma foi estruturado com a(s) Academias que estão

filiadas atualmente na FSRS.

*Para requisitar eventos oficiais a FSRS Academia(s) e clubes

devem solicitar junto a FSRS formulário de registro e taxas para

realização de eventos.(efetuar a filiação)




Federação Squash Rio Grande do Sul




www.squashrs.com.br




squashrs@squashrs.com.br




2011




Campeonato Brasileiro Juvenil/Master

I Etapa Circuito Gaúcho




Academia Squash & Fitness

Porto Alegre

25, 26 e 27 de Março

Inscrições até 07 dias anterior ao evento.




Copa Federação Squash




Academia Squash & Fitness

Porto Alegre

6 e 7 de Maio




Circuito Brasileiro Profissional de Squash

II Etapa Circuito Gaúcho de Squash




Academia Squash & Fitness

Porto Alegre

1,2 e 3 de Julho




XXXI Campeonato Gaúcho de Squash

Circuito Profissional Brasileiro de Squash




Academia Squash & Fitness

Porto alegre




28, 29 e 30 de outubro

Federação Squash Rio Grande do Sul




www.squashrs.com.br




squashrs@squashrs.com.br




2012




Campeonato Brasileiro Juvenil/Master

I Etapa Circuito Gaúcho




Academia Squash & Fitness

Porto Alegre

16,17 e 18 de Março

Inscrições até 07 dias anterior ao evento.




Circuito Brasileiro Profissional de Squash

II Etapa Circuito Gaúcho de Squash




Academia Squash & Fitness

Porto Alegre

18,19 e 20 de Maio




Copa Federação Squash




Academia Squash & Fitness

Porto Alegre

6 e 7 de Julho




XXXII Campeonato Gaúcho de Squash

Circuito Profissional Brasileiro de Squash




Academia Squash & Fitness

Porto alegre




Federação Squash Rio Grande do Sul




www.squashrs.com.br




squashrs@squashrs.com.br




2013




Campeonato Brasileiro Juvenil/Master

I Etapa Circuito Gaúcho




Academia Squash & Fitness

Porto Alegre

15,16 e 17 de Março

Inscrições até dia




Circuito Brasileiro Profissional de Squash

II Etapa Circuito Gaúcho de Squash




Academia Squash & Fitness

Porto Alegre

17,18 e 19 de Maio




Copa Federação Squash




Academia Squash & Fitness

Porto Alegre

5 e 6 de Julho




XXXIII Campeonato Gaúcho de Squash

Candidato a Sediar XXXIV Campeonato Brasileiro de Squash




Academia Squash & Fitness

Porto Alegre

15,16 e 17 Novembro

BRASIL CAMPEÃO SUL-AMERICANO JUVENIL NO PARAGUAY

A Seleção Brasileira Juvenil de Squash sagrou-se Campeã Sul-Americana no torneio realizado em Assunção, capital do Paraguai, entre os dias 14 e 20 de fevereiro últimos. O evento foi disputado no Clube Internacional de Tênis e contou com a participação de mais de 100 atletas de 8 países (Argentina, Brasil, Chile, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru e Venezuela), divididos em 13 categorias.

O Brasil, que levou 25 jogadores para o evento (a maior delegação entre as presentes), foi campeão individual nas categorias Sub 11 fem, Sub 11 mas, Sub 13 fem, Sub 13 mas, Sub 15 fem, Sub 17 fem, Duplas Femininas e Duplas Mixtas. Além disso, trouxemos também 3 medalhas de prata e 7 de bronze.

Nossa equipe terminou a competição com 108 pontos no total, seguida das seguintes seleções:

2º lugar = Guatemala com 35 pontos;
3º lugar = Equador com 31 pontos;
4º lugar = Peru com 21 pontos;
5º lugar = Argentina com 21 pontos.

Vale ressaltar que está é a primeira vez que o Brasil é campeão deste torneio em suas 11 edições. Com certeza esta vitória é fruto de um trabalho que vem sendo realizado com nossos jogadores juvenis desde 2009, através do Circuito Juvenil Brasileiro, e que agora deverá se intensificar ainda mais, para que possamos garantir nosso bi-campeonato no Chile em 2012.

Outro ponto a ser destacado é que praticamente não devemos perder quase nenhum jogador para o próximo ano, pois nossa seleção tem muitos atletas novos e nossa média de idade é de aproximadamente 15 anos. Considerando que todos os juvenis jogam até completar 19 anos, nós ainda vamos ter muitas alegrias com nossos meninos e meninas.

Integraram a delegação do Brasil:

Jogadores

Caio Magnani (SP), Carolina Raucci (SP), Cassiano Silva (RJ), Diego Gobbi (SP), Fábio Palmer (MG), Fernando Ferreira (MG), Frederico de Oliveira (MG), Gabriel Brito (MG), Giovana Guarezi (SP), Giovanna Ambrozi (SP), Giovanna Veiga (MG), Giulia Baldissera (SC), Mairin Motta (SP), Marcelo Braga (MG), Omar Cherulli (DF), Pedro Gomes (MG), Pedro Palmer (MG), Pedro Veiga (MG), Pérsia Serafim (PB), Renata Furletti (MG), Victória Cansini (PR), Vinícius Berbel (SP), Vinícius Cansini (PR), Vitor Magnani (SP) e Wagner Braga (MG).

Treinadores

Raquel Del Corto (SP), Renato Gallego (SP), Rodrigo Gambini (SP) e Vinícius Rodrigues (MG).

Auxiliares

Cézar Cansini (PR) e Eduardo Penna (MG).

Delegado

Daniel Penna.

Estão todos de parabéns pelo trabalho e dedicação. Mas temos de parabenizar também os pais, torcedores e colaboradores, que tanto sacrifício têm de fazer para que nossos atletas possam treinar e viajar para os torneios.

Vamos continuar nessa luta para que o Brasil possa se consolidar cada vez mais como a maior potência do squash juvenil na América do Sul, lugar onde custamos a chegar e do qual não pretendemos sair.

Esse post foi publicado de segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011 às 19:46, e arquivado em Campeonatos. Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0. Você pode comentar ou mandar um trackback do seu site pra cá.

A luta pelo futuro da Pesca no Brasil

Depois da Pesca no Brasil evoluir tanto nas últimas 3 décadas não há como retroagir, lobbys de ONGs recém criadas, tendo por trás interesses voltados para a industria do turismo, ao ponto de criarem conflitos entre profissionais e amadores, tentam de todas as formas levar nosso esporte de volta a idade da pedra e implantar um cartel a serviço de empresas privadas. Acompanhe a luta que está sendo travada pelo nosso Presidente para tentar impedir que pessoas sem conhecimento de causa interfiram na Pesca, esporte de auto rendimento, onde nosso país é reconhecido mundialmente pelos seis títulos mundiais que ostenta.

O Presidente Eduardo Bracony em Palmas (TO), enfrentou com galhardia o lobby das ONGs e conseguiu que não fosse votado o projeto de Portaria atribuído ao GT da Pesca Amadora do qual fez parte por não ter o Relator apresentado da forma devida seus votos discordantes, tendo depois de seu discurso o apoio unânime dos quase 50 membros do CONAPE, que unidos pediram mais 15 dias para analisar o assunto – o resultado não sabemos qual será mas o fato é que não nos enfiaram goela abaixo o inadequado projeto.


Projeto de Portaria

Antes da Reunião de Palmas nosso presidente, face o projeto só dado a conhecer na véspera aos membros da Comissão, virou noite e publicou o trabalho abaixo, que também foi impresso e enteregue a todos os Conselheiros do CONAPE e demais autoridades presentes mostrando-lhes outra realidade.

Trabalho do Pte. Bracony defendendo nossa Pesca Esportiva

Prosseguindo em sua luta, novamente, o presidente Bracony e sua comitiva reuniram-se com a Ministra da Pesca no prédio da Superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) no Rio de Janeiro durante toda a manhã desta última segunda-feira (28/02).

Na comitiva estavam Marta Xavier, presidenta da FEPDSRJ e bicampeã Mundial de Pesca, o Dr. Jefferson, cadeirante, em representação a cinco importantes instituições de deficientes físicos do Est. do Rio, também se fez presente o Sr. Eduardo, presidente da Empresa ProAcqua e o Sr. Valério Pedra representando associações desportivas outras.

Presidente da CBPDS é o primeiro a ser ouvido

O Dr. Eduardo Bracony, reconhecido em sua importância, foi convidado a ser o primeiro orador no encontro com a Ministra e fez sua apresentação de forma brilhante sendo muito aplaudido por todo o auditório, lotado pelas lideranças da pesca deste Estado e também elogiado pelo Superintendente do MPA no Estado do Rio, pela objetividade e forma ética de apresentação das posições de nossa pesca esportiva e pelo representante da Academia, Prof. Sidney Lianza, coordenador do SOLTEC da UFRJ.

O Pres. Bracony entregou em mãos da Sra. Ministra um trabalho com as reinvidicações de nosso esporte, de modificações na Portaria proposta em Tocantins pelo Relator do Grupo de Trabalho da Pesca Amadora com o qual como membro que participou dos trabalhos não concordou.

Ofício de Encaminhamento

Obs: A CBPDS pede a Ministra o encaminhamento a Procuradoria Jurídica do MPA e depois aos Conselheiros do CONAPE.

Portaria substitutiva proposta pela CBPDS

Declaração da confederação mundial (Como se organiza oficialmente a Pesca Esportiva no mundo)

Sobre a proposta original nosso presidente reescreveu, corrigindo artigos com textos substitutivos salientados com fundo amarelo e eticamente disse que quando não se concorda fazendo uma critica, ela só é construtiva quando justificada e se apresenta algo melhor como fazia na oportunidade, a Sra. Ministra agradeceu e certamente irá dar a atenção devida.

Nosso Presidente em público reiterou seu pedido de apoio para as Seleções Brasileiras já feito anteriormente a Sra. Ministra.

Para a CBPDS está claro que a maioria dos conflitos entre amadores e profissionais é provocado por ações de favorecimento de empresas de turismo que chegam ao extremo de através de seus lobbys querer privar os pescadores profissionais de áreas marítimas, fluviais e lacustres do direito de pescar em certas áreas. O Brasil é de todos nós, sejamos amadores ou profissionais.

A CBPDS também é contra a “abertura” da pesca na época do defeso para amadores, mesmo para praticantes de Pesque-solte, pois isso afeta o ciclo reprodutivo e, é por estas nossas posições que existe a necessidade desses interesses darem origem a ONGs, cuja representatividade no segmento é apenas ilusória.

Seja qual for o resultado, a Diretoria da CBPDS confia, no discernimento da Ministra Ideli Salvatti e dos Conselheiros do CONAPE, na avaliação da situação apresentada que repercute diretamente no futuro da pesca esportiva brasileira.

Caso o projeto contestado por nosso presidente passe sem as emendas sugeridas no trabalho substitutivo, teremos catastróficos resultados e o ridículo nos cobrirá de vergonha perante a comunidade da pesca esportiva internacional, destruindo anos de trabalho que fizeram o Brasil ser reconhecido como um dos líderes mundiais do esporte. É hora também do CONAPE proteger-se acolhendo em seu seio a real liderança da pesca esportiva de nosso País que tem 33 anos de existência e certamente não é nenhuma ONG.

CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo

CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo

Querem PROIBIR que você leve o peixe para casa

Depois da proibição à boia luminosa no Rio, vem mais chumbo grosso aí na pesca. Dentre as mudanças que estão sendo analisadas por uma comissão especial do Ministério da Pesca, uma que mexe com as regras de cotas de captura a pescadores amadores já abre polêmica. Pela lei atual, cada pescador esportivo pode capturar até 10kg de peixe de água doce e mais um exemplar, e 15kg, de água salgada, e mais um exemplar. Um grupo defende a redução da cota para 5kg, com limite por espécies.

Por exemplo, até 15 carapicus, 10 papa-terras, etc, seriam permitidos. Outra proposta zera a cota. Ou seja, os peixes teriam que ser devolvidos à água ou comidos no local, pois o transporte seria proibido.



Contra
A Confederação Brasileira de Pesca (CBPDS) já se posicionou contrária à medida, já que inviabilizaria as provas.

“Seria um pesque-solte coercitivo. Isso também acabaria com as competições, pois o concorrente teria de jogar fora qualquer peixe que ultrapassasse a cota por espécie, um troca-troca impossível de atender”, afirma Eduardo Bracony, presidente da CBPDS.

Outras medidas em estudo
Pescador Esportivo

Só seriam reconhecidos como tal os que praticassem o pesque-solte.
Unificação de Licenças

Documento valeria para pesca embarcada e desembarcada, com taxa de R$40.
Petrechos

Por proposição da CBPDS, a tarrafa (foto) passaria a compor a tralha dos pescadores amadores, para coleta exclusiva de iscas.
Começa por Jaconé o Cariocão de Pesca
Com 195 atletas pescadores inscritos, o Campeonato Estadual de Pesca-RJ de 2011 começa com disputa equilibrada.

Na primeira prova, em Jaconé, Saquarema, dia 27, o Barracuda ficou em primeiro lugar nas categorias Masculino e Senior. Já o Tubarões assumiu a liderança no Feminino e Master e o Barra de São João, no Juvenil. Os outros clubes em disputa são: Pampo, Três Anzóis, Macaé e Veneno.

A Próxima prova do Estadual do Rio de Janeiro será em Macaé, dia 20.



Baixe aqui o PDF com a matéria

Matéria publicada no dia 11/03 (sexta-feira) pelo Jornal O Dia na coluna Iscas e Anzóis do Jornalista Roberto Pimentel

Bom senso na Pesca Esportiva

Quando se reúne um grupo de trabalho para discutir qualquer assunto, a atuação de seus membros não se resume nas poucas palavras registradas na “Ata”. Embora essa ocorreu, a redação é dada por um Secretário que não tem condição humana de reproduzir integralmente os assuntos, os debates a eles relativos, as intervenções particulares de cada um.

Um dos membros que foi mais atuante no Grupo de Trabalho da Pesca Amadora defendendo os legítimos interesses da categoria com base na experiência e Leis vigentes, certamente foi o Presidente da CBPDS. – Consultadas todas as atas das Reuniões havidas, mesmo redigidas da forma sintética com que foram, verifica-se que foi o membro que mais intervenções fez, de longe superou a todos na defesa do que é certo e espelhava o espírito do legislador em função das Leis vigentes nacionais e internacionais, da Constituição, do Esporte e da Pesca, das quais é internacionalmente reconhecido como profundo conhecedor.

Embora as atas não espelhem integralmente o que ocorreu, vale à pena tocar em alguns tópicos:

Cota Zero
Proposta de alguns dos pseudo-representantes da Pesca Amadora que não passou de tão absurda que era e principalmente graças à argumentação demonstrando isso por parte do Dr. Eduardo Paim Bracony.

Cumpre enfatizar os casos conhecidos de “Negócios de Pesca” que permitiam aos seus clientes pescar sem limites nas águas interiores e cujas dezenas de kilos de peixes apurados diariamente iam sendo estocados em câmaras frigoríficas. Uma semana depois, chegando a hora de ir embora a grande notícia – O Sr. Só pode levar embora o que a Portaria do IBAMA permite – Como o dono do Hotel/Pousada-pesqueiro (é claro), não tinha interesse em comprar as centenas de kilos excedentes da cota estocados em seu freezer, o pescador-turista acabava doando ao seu hospedeiro esse excesso – Din,Din,Din... – Cota Zero é uma facilitação, a perpetuação dessas coisas que acontecem em nossa terra, sob a máscara da falsa moral ecológica.

Como essa “Cota Zero” não emplacou para remendar, começaram a propor que nas competições onde já estamos sujeitos a pescar no máximo 15 kgs. Em água salgada e 10 Kgs. Em água doce e ainda tendo de observar a Tabela de Tamanhos mínimos do IBAMA (Que os pescadores de arrastão estão desobrigados de observar – por Instrução Normativa da Ex-Ministra do Meio Ambiente, Senadora Marina da Silva, propuseram que fosse criado um tamanho mínimo para todas as demais espécies não limitadas pelo IBAMA (Ex. 15 cm) e não satisfeitos ainda, sendo imposta uma limitação quantitativa por pescador na competição por espécie de peixe não protegido (Ex. 15 Carapicús, 10 Papaterras, etc).

O presidente da CBPDS bateu firme contra isso e não passou como norma geral federal, mas fizeram passar como norma mais restritiva que legalmente pode ser implantada dentro da legislação particular de cada Estado.

Cada Federação, cada Clube, cada verdadeiro Pescador desportivo deve cuidar dentro de seu Estado para os aproveitadores não aprovarem na calada da noite essas normas “mais restritivas”, pois isso é um absurdo total, restringir o desenvolvimento das competições obrigando o atleta-pescador a observar peso máximo, tamanho mínimo e quantidade máxima de espécimes não protegidos.

Pesque e Solte
Prática voluntária normal dentro da atividade da pesca; contudo, inaplicável em todos os momentos de pesca. Onde pode ser posta em prática (Ex: Águas interiores e marítimas razas) para somente determinados espécimes, que o seja, mas jamais de forma coercitiva ou em competições de mar.

Está provado que a maioria dos peixes de mar ferrados perde a condição de sobrevivência pelos seguintes fatores:

Lesão
Descompressão (01 atm a cada 10 m)
Stress (ácido láctico)
É por isso que a CBPDS nas provas de água salgada por regulamentação desportiva própria opta por doar o pescado apurado a comunidade carente.

Foi o trabalho do presidente da CBPDS que fez prevalecer essa posição contra a proposta de obrigar a todos os amadores ao “pesque-solte”, ficando essa prática como apenas mais uma forma de pesca entre todas as demais – todas consideradas esportivas - não exclusivamente o “pesque-solte”

Taxa da Licença da Pesca
Queriam aumentar a taxa existente para valores absurdos – Ex. R$100,00 anuais. Nosso presidente bateu forte apresentando as justificativas. Já pensaram uma família, pai, mãe, dois filhos que fossem pescar de lazer e tivessem de pagar para isso R$400,00?

Vendo que não era viável propuseram a modificação para uma taxa única (Embarcada/Terra-firme) que ficaria na ordem de R$40,00.

Taxa única? – interessante – mas nosso presidente foi contra porque isso pouco afetaria os turistas clientes da ONGs que em sua totalidade pescam embarcados em Rios (Goiás – Amazonas – Estados interioranos), mas continuaria sendo um achaque contra os milhares de praticantes amadores de terra-firme.

Confrontando-se com a situação atual, verificar-se-ia:

Poucos pescadores embarcados (de maior poder aquisitivo) – Pagariam MENOS R$20,00.
Milhares de pescadores de terra-firme (de menor poder aquisitivo) – Pagariam MAIS R$20,00 – Um aumento de 100%. A
Família de R$40,00 passaria a pagar R$160,00.

PORQUÊ?

Porquê revogaram o direito de isenção dos menores que existia desde 1967.

Vendo que o bom senso não iria prevalecer nosso presidente usando seu conhecimento fechou questão:
Senhores, O Decreto de Lei 221/67 não foi revogado em sua totalidade.A taxa da Licença de Pesca não pode ser mudada pois foi criada por Lei e está por preceito constitucional protegida e congelada.

Seu valor imutável é:

a) Embarcada – 10 OTN = R$20,00
b) Desembarcada – 30 OTN = R$30,00

Como terminou: Após a procura de todas as saídas possíveis, que não foram encontradas tiveram de acatar e a Portaria que vem por aí mantém intocadas as taxas de licença, porque acordaram para o fato de que “portaria” não pode contrariar nem revogar LEI.

Não aprovaram o benefício da isenção para os Deficientes Físicos, proposta pela CBPDS, mas passou a indicação para a Sra. Ministra que deve dar solução ao pleito.

Petrechos
Nosso presidente foi a favor da liberação da tarrafa exclusivamente para captura de iscas desde que ela seja de pequena dimensão e isso passou.

Foi muita coisa, pode-se dizer que a presença do presidente da CBPDS foi o que colocou limite e freio em muitos absurdos e que do Projeto de Portaria proposto em Tocantins perante o CONAPE, cerca de 80% podemos considerar como uma vitória da razão e do bom senso defendidos pela CBPDS.

Nosso presidente, ainda assim, insatisfeito com os 20% imposto na Portaria proposta pelo Relator do GT, posteriormente entregou a Sra. Ministra o pedido de apreciação feito sobre a referida Portaria com as correções que acertariam os 20% com os quais não estava de acordo e aí a CBPDS, Federações, Clubes, atletas, a Pesca Esportiva autêntica do Brasil teria ganho 100% e nossa Ministra teria o crédito.

Seja como for, passando a primeira, acertamos 80% e se a proposta da CBPDS não for apreciada como deve, nossa perda seria de apenas 20%.

No mais, a força de nossa união, no futuro consolidará a política da Pesca Esportiva no Brasil a partir de cada Estado, apesar dos revezes, seja como for nosso presidente entrevistado disse manter sua confiança e apoio a Ministra Ideli Salvatti.

Confederação Brasileira de Pára-quedismo

Jornal da Paraíba

Paraquedistas empenham apoio ao Aeroclube da PB

Por: da redação

Um protesto pacífico realizado por membros da Confederação Brasileira de Paraquedismo marcou a visita que membros da entidade fizeram, na tarde de ontem, à sede do Aeroclube da Paraíba, no bairro do Bessa, em João Pessoa. Na oportunidade, também ocorreu no local uma assembleia da organização, com a participação de representantes de 15 Estados para escolher a nova direção da Confederação Brasileira.
Segundo o presidente do Aeroclube, Rômulo Carvalho, a assembleia acontece de dois em dois anos, e foi decidida que ela seria realizada na Paraíba em novembro do ano passado. Ele afirmou que a ação foi uma forma que a Confederação encontrou de demonstrar apoio ao Aeroclube. “Na verdade consideramos que o que ocorreu foi um ato de solidariedade ao Aeroclube em função do que ocorreu. Este ato marcou, inclusive, na primeira vez em que a assembleia da Confederação é realizada fora de São Paulo” , disse.
O presidente da Confederação Brasileira de Paraquedismo, Jorge Derviche, também aproveitou o ato organizado por membros da entidade para apoiar a causa do Aeroclube. “Amanhã, nós estaríamos saltando de paraquedas neste que é um dos locais mais bonitos do país para a prática do esporte, o que não será posível devido a uma atitude arbitrária e inadmissível em um estado decmocrático como o Brasil”, afirmou.Durante a manifestação, o presidente da confederação inflou um paraquedas para protestar contra a destruição da pista.
A disputa pela posse do terreno do Aeroclube da Paraíba vem se estendendo desde dezembro do ano passado, quando por Decreto, o prefeito da capital, Luciano Agra, desapropriou a área para construir o Parque Linear Urbano Parahyba. A diretoria do Aeroclube entrou com uma ação na Justiça pedindo a anulação da desapropriação, mas a Prefeitura Municipal de João Pessoa ingressou com outra ação pedindo a posse imediata da área.
No último dia 22 de fevereiro, o juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública, João Batista de Vasconcelos concedeu uma liminar autorizando a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) a tomar posse da área. A prefeitura destruiu parcialmente parte da pista do aeródromo, mas sete hora depois, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Abraham Lincoln, cassou a liminar de desapropriação e determinou que a posse retornasse para a diretoria do Aeroclube.
Posteriormente, a juíza da 3ª Vara da Justiça Federal, Cristina Garcez, concedeu uma liminar favorável ao Aeroclube da Paraíba e anulou a desapropriação do imóvel pela Prefeitura de João Pessoa. No último dia 14, a PMJP entrou com um agravo de instrumento no TRF da 5ª Região, em Recife, para suspender a decisão da juíza. Mas o desembargador Vladimir Souza Carvalho indeferiu o recurso e a posse do terreno continua com a diretoria do Aeroclube.

21 de Março de 2011

Curitiba - PR

JOTA
presidencia@cbpq.org.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PÁRA-QUEDISMO

entidade filiada a FAI
Centro Nacional de Pára-quedismo - 18550-000 - Aeroporto Municipal de Boituva - Boituva - São Paulo
sede administrativa Praça Generoso Marques 226, centro - 80020-230 - Curitiba - Paraná
quinta-feira, 21 de abril de 2011 - Gestão Salta Brasil

INFORME ESPECIAL - RECORDE BRASILEIRO E LATINO AMERICANO DE MAIOR FORMAÇÃO EM QUEDA LIVRE

É com imensa satisfação que informamos a quebra do RECORDE BRASILEIRO E LATINO AMERICANO DE MAIOR FORMAÇÃO EM QUEDA LIVRE. Na cidade de Eloy, Arizona, EUA na tarde de quarta-feira, 20 de abril, as 14:30 horas no fuso horário oeste dos EUA, 18:30 horas no horário de Brasília, 102 paraquedistas filiados a CBPq e devidamente registrados na FAI pelas cores do Brasil, realizaram por mais de sete segundos uma formação compacta e estável em queda livre configurando o novo recorde.
O Brasil entra definitivamente no restrito clube dos países que possuem um recorde de três dígitos nesta modalidade. Trata-se de um sonho de muitos anos e muito trabalho que finalmente torna-se realidade!!! Parabéns recordistas e parabéns a todos organizadores. Em breve estaremos divulgando mais detalhes, agora é a hora de comemorar!!! BRASIL!!!!

Jorge Derviche Filho - JOTA
Presidente da CBPq
Vice Presidente da COLPAR
21 de Abril de 2011

Curitiba - PR

JOTA
presidencia@cbpq.org.br

Orientação é uma moderna modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo .

Orientação é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola .

Orientação é um desporto distinto dos demais, onde o praticante escolhe o caminho a ser seguido em meio à natureza, gerando deste modo, uma componente mental e lúdica capaz de atrair um grande número de praticantes de todas as idades e ter uma aceitação muito grande pelo público feminino.

A Orientação, como atividade, acompanha o homem desde sua origem. No entanto, como esporte, surgiu nos países nórdicos há mais de cem anos, com o propósito de realizar-se uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente do praticante ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental.

O mapa de orientação

O mapa de orientação é um mapa topográfico detalhado, onde é traçado o percurso que o atleta tem que percorrer e são locados precisamente todos os detalhes da vegetação, relevo, hidrografia, rochas e construções feitas pelo homem etc.

O percurso de Orientação

O percurso de orientação é constituído de triângulo de partida, pontos de controle e chegada. Entre estes pontos, que são locados precisamente no terreno e equivalentemente no mapa, estão as pernadas do percurso, nas quais o competidor deverá orientar-se.

Regras básicas

Passar por todos os pontos de controle;
Marcar corretamente o cartão de controle;
Preservar a natureza.
Característica do Esporte

A característica própria do desporto Orientação é escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido contra o relógio. Isto exige habilidades de orientação, tais como: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomar decisão rápida, correr em terreno natural, manter o controle da distância percorrida etc.

Modalidades

As regras do esporte orientação regulam as seguintes modalidades:

Orientação pedestre;
Orientação em bicicleta;
Orientação para atletas especiais;
Orientação eqüestre;
Outras.
Vertentes da modalidade

Face à abrangência do desporto, a Confederação Brasileira de Orientação, ao definir a política de desenvolvimento da modalidade, o dividiu em quatro vertentes: competitiva, ambiental, pedagógica e turística.

A vertente competitiva constitui-se num conjunto de ações destinadas a formação do atleta, à busca da vitória, e ao trabalho dos clubes, com o principal escopo de determinar o crescimento do desporto orientação;
A vertente ambiental diz respeito à produção das normas de proteção ambiental da competição, às regras e às ações educativas que envolvem organizadores e atletas, tendo como objetivo assegurar o mínimo de impacto ao meio. Nesta situação, onde o campo de atuação é o meio natural e o praticante é levado respeitar o habitate dos animais e as áreas sensíveis, cria-se uma relação intima do homem com a natureza;
A vertente pedagógica corresponde ao conjunto de ações que visam colocar o esporte Orientação a serviço do aluno. Nesse caso, procura-se a melhor qualidade do ensino e a motivação do aluno, não importando a performance; mas, sim, a participação, visando a formação do indivíduo para o exercício da cidadania e para a prática do lazer;
Como produto de turismo a Orientação é uma atividade que promove o deslocamento de pessoas para a prática do lazer e esporte de forma recreacional e competitiva, em ambientes naturais e espaços urbanos, envolvendo emoções e riscos controlados, exigindo o uso de técnicas e equipamentos específicos e a adoção de procedimentos para garantir a segurança pessoal e de terceiros e o respeito ao patrimônio ambiental e socio-cultural.
A instituição nacional de administração

A Confederação Brasileira de Orientação – CBO, com sede em Santa Maria – RS, é a instituição nacional de administração do esporte orientação. A CBO foi fundada em 11 de janeiro de 1999 em Guarapuava – PR, sendo a resultante de todos os fatos históricos que construíram este esporte e conta hoje com Federações Estaduais, Clubes e atletas de todos os cantos do Brasil.

2ª etapa do Brasileiro de Enduro FIM será em Jaraguá do Sul/SC

(CBM, 27/04) - O calendário do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2011 sofreu uma pequena alteração. A etapa gaúcha, que seria disputada em maio na cidade de Farroupilha/RS, foi transferida para os dias 27 e 28 de agosto, com mudança de local para o município de São Francisco de Paula/RS. Com isso, a 2ª etapa da temporada passa a ser a de Jaraguá do Sul/SC, já confirmada para os dias 11 e 12 de junho.

- Recebemos do diretor da etapa gaúcha uma solicitação de transferência, pois a data marcada anteriormente coincidia com a 33ª edição da Festa de Nossa Senhora de Caravagio. A procissão é um evento religioso bastante tradicional, que movimenta de forma demasiada o município de Farroupilha, impactando na rede hoteleira e no trabalho de órgãos como bombeiros, hospitais, imprensa e patrocinadores locais - declarou André Alcântara, diretor nacional de Enduro FIM da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

O diretor lembrou também o interesse da CBM em não prejudicar o calendário de outras competições nacionais, bem como dos Campeonatos Estaduais, já marcados anteriormente.

- Talvez o calendário não tenha ficado ideal, mas infelizmente esse ano tivemos de nos adequar a situações que agradam a uns e desagradam a outros. Aceitamos a solicitação por termos a certeza de que teremos uma grande etapa em São Francisco de Paula, com organização de Silvio Garske, Mauro Ovalhe e da Associação Gaúcha de Pilotos de Enduro (AGPE) - completou.

André Alcântara falou sobre a abertura da temporada e a expectativa para a etapa catarinense.

- Tecnicamente falando, acredito que conseguimos este ano juntar excelentes etapas. Abrimos o campeonato com 200 pilotos, juntamente com a Copa Pakato, e agora iremos para a 2ª etapa na cidade de Jaraguá do Sul. Não tenho dúvidas de que será uma das melhores do ano, com uma excelente infraestrutura e um com organização primorosa - encerrou o diretor.

Confira o calendário atualizado:

20/02 - 1ª etapa - ITUPEVA / SP
12/06 - 2ª etapa - JARAGUÁ DO SUL / SC
26/06 - 3ª etapa - NATAL / RN
09/07 - 4ª etapa - PAULO LOPES / SC
28/08 - 5ª etapa - SÃO FRANCISCO DE PAULA / RS
18/09 - 6ª etapa - MOGI DAS CRUZES / SP
16/10 - 7ª etapa - PATROCINIO / MG

* * * * * * * * * * * * * * * * * *

Adriano Winckler
IMPRENSA - CBM

Porto Seguro/BA recebe 2ª etapa do Brasileiro de Cross-Country 29/04/2011

(CBM, 29/04) - Nos dias 14 e 15 de maio, a bela cidade de Porto Seguro, na Bahia, será o palco da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Cross-Country. Como será a primeira vez que a competição aporta na cidade, os organizadores prometem um grande evento para receber os melhores pilotos do país. A prova será válida também pela 3ª etapa do Campeonato Baiano da modalidade.

- Porto Seguro é a terra mãe do Brasil, e um dos principais destinos turísticos do país. É a primeira vez que a Bahia sediará uma etapa do Brasileiro, e o Cross-country é uma das modalidades que mais crescem no estado. Queremos fazer uma prova de excelência, assim como vêm sendo as etapas do Campeonato Baiano de 2011 - diz Roberlan Checon, diretor da prova.



A pista, localizada a cerca de 5 km da praia, terá percurso de cerca de 3.500m, permitindo ao público presente uma visão de praticamente todos os pontos do traçado.

- O terreno será composto de terra, barro, com subidas e descidas, em meio à vegetação rasteira, passando também por uma pista de motocross. Não teremos nenhum trecho com grande dificuldade, portanto, creio que o preparo-fisíco dos pilotos deve prevalecer. A volta é relativamente curta e os trechos são muito rápidos - completou Checon.

A etapa de abertura do Brasileiro, disputada em Campina Grande do Sul/PR, teve vitórias de Paulo Stedlie (XC1), Romulo Bottrel (XC2), Luigi Colella (Over45), Francisco Marino (Open35) e Kurtt Rocha (Nacional A e Nacional B).

As inscrições antecipadas (com desconto) para a etapa podem ser feitas pelo site da FBM (http://www.fbm.esp.br/ProxEtapas.cfm) até o dia 12 de maio, com valor de R$ 80 por categoria. Após essa data e no local do evento, cada inscrição custará R$ 120. A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro e a 3ª etapa do Campeonato Baiano de Cross-Country têm supervisão da Federação Baiana de Motociclismo (FBM) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

* * * * * * * * * * * * * * * * * *

Adriano Winckler
IMPRENSA - CBM

Voltar

Abertas as inscrições para a 2ª etapa do Pro Tork Brasileiro MX

São Paulo (SP) – Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do Pro Tork Brasileiro de Motocross, que será realizada nos dias 7 e 8 de maio em Carlos Barbosa (RS). Até o dia 4 de maio, o valor para as categorias 65cc, 85cc e 230cc é de 100 reais, sendo que os pilotos das classes MX1, MX2, MX3 e MX4 pagam 180 reais. Clique aqui para efetuar a inscrição.

Depois deste prazo, a única maneira de garantir lugar na disputa será no local da prova, o motódromo Fabiano Audibert, do meio dia às 19h, apenas no dia 6 de maio. As confirmações no local terão 50% de acréscimo.

(CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO)

Vale lembrar que a Pro Tork, patrocinadora do evento, oferece inscrição subsidiada ao piloto que usa equipamento completo de proteção da marca (bota, calça, camisa e capacete). Desta forma, a isenção do valor da inscrição no campeonato torna-se uma forma de apoio aos competidores.

Na primeira etapa do Pro Tork Brasileiro de Motocross, os vencedores foram Antônio Jorge Balbi Júnior (MX1 e a MX2), Duda Parise (MX3), Milton Becker “Chumbinho” (MX4), Gustavo Henn (85cc), Enzo Lopes (65cc) e Richard Nunes “Piabinha” (230cc). Clique aqui para acessar os resultados completos.

O Pro Tork Brasileiro de Motocross inclui sete etapas no total, sendo que a grande decisão está marcada para o dia 29 de outubro na pista de Siqueira Campos (PR). Os ingressos para a etapa de Carlos Barbosa serão vendidos apenas nos dias de evento e custarão cinco reais para os treinos de sábado e 13 reais para as corridas de domingo.

Confira a programação (sujeita a alterações):

Programação – 2ª Etapa Pro Tork Brasileiro de Motocross
Local: Motódromo Fabiano Audibert, Carlos Barbosa (RS)

Dia 7 de maio, sábado
7h – Vistoria técnica
8h30 às 8h45 – Treino Livre 230cc
8h55 às 9h15 – Treino livre MX3
9h25 às 9h40 - Treino livre 65cc
9h50 às 10h10 – Treino livre MX2
10h20 às 10h40 – Treino livre MX4
10h50 às 11h05 – Treino livre 85cc
11h20 às 11h40 – Treino livre MX1
12h40 às 12h55 – Treino cronometrado 230cc
13h05 às 13h25 – Treino cronometrado MX3
13h35 às 13h50 - Treino cronometrado 65cc
14h às 14h20 – Treino cronometrado MX2
14h30 às 14h50 – Treino cronometrado MX4
15h às 15h15 – Treino cronometrado 85cc
15h25 às 15h45 – Treino cronometrado MX1

Dia 8 de maio, domingo
8h20 às 8h30 – Warm up MX3
8h40 às 8h50 – Warm up 230cc
9h às 9h10 - Warm up 65cc
9h20 às 9h30 – Warm up MX2
9h40 às 9h50 – Warm up MX4
10h às 10h10 – Warm up 85cc
10h20 às 10h30 – Warm up MX1
11h30 – Bateria MX3
12h20 – Bateria 230cc
13h10 – Bateria 65cc
14h – Bateria MX2
15h – Bateria MX4
15h50 – Bateria 85cc
16h50 – Bateria MX1

O Pro Tork Brasileiro de Motocross tem patrocínio de Pro Tork e Rinaldi. A segunda etapa conta com apoio da Prefeitura de Carlos Barbosa (RS) e Santa Clara, além da organização da Federação Gaúcha de Motociclismo e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.

Fonte: Mundo Press
Pro Tork Brasileiro de Motocross

Voltar

Campeonato Mundial Adulto 2010 - Sérvia

Os atletas abaixo relacionados foram convocados para representar o karate brasileiro e esta Confederação no CAMPEONATO MUNDIAL SENIOR 2010, a realizar-se na cidade de Belgrado /Sérvia no período de 25 a 31 de Outubro de 2010. Seleção Brasileira

Feminino: Camila Corte/DF, Valéria Kumizaki/SC, Beatriz Janini/SP, Lucélia Ribeiro/SC, Jeanis Colzani/SC e Patricia Carvalho Chiron/BA.

Masculino: Douglas Brose/SC, Williams Quirino/SP, Caio Duprat/RJ,Wellington Barbosa/DF, Luiz Carlos Santana Jr/DF, Rafael Martins/SP e Marco Aurelio de Sá/SP,

Treinadores: Luiz Otávio Lacombe – Rodrigo Terra

Árbitros: Celso Rodrigues – Wladimir Romic

Data da Viagem: Saída: 25 de outubro - Retorno: 01 de Novembro de 2010

Participação do Brasil: 20º Mundial Adulto, Belgrado/Sérvia

Freizer, uma vida dedicada ao Karate

Antonio Fernando Pinto (o Freizer), foi atleta das seleções mineira e brasileira de karate, bem como treinador de ambas; nessas seleções foi treinador dos filhos Antonio Carlos Pinto (o Pré) e Paulo Pinto. Agora, no Campeonato Brasileiro Senior 2010, realizado na cidade de Caruaru/PE, o Freizer aparece, novamente, como técnico da Seleção Mineira e tendo como pupilo o seu NETO, Paulo Roberto Pinto, medalha de bronze na categoria +84kg. Dessa forma, a família do Freizer completa três gerações de karatecas de alto nível. Parabens Freizer – uma vida dedicada ao karate.

SELETIVA NACIONAL 2011

Tendo em vista que estaremos sediando o Campeonato Pan-americano Cadetes, Junior e Sub-21, bem como a nossa participação nos Campeonatos Sul-americano e Mundial Junior no ano de 2011, esta Confederação resolve adotar o seguinte processo seletivo:
CAMPEONATO SULAMERICANO/2011
28 de junho a 3 de julho – Assunção/Paraguai

Para o Campeonato Sul-americano serão realizadas duas seletivas de âmbito nacional, onde serão classificados os campeões e vice-campeões de cada categoria para integrar a seleção brasileira e após os treinamentos serão definidos pela Comissão Técnica os atletas que participarão do Campeonato Sul-americano. (2 por categoria)

Poderão participar das seletivas os competidores de todo o Brasil, independente de sua região de origem, desde que inscritos pelas federações filiadas, em pleno gozo de seus direitos estatutários, e que atendam os dispositivos abaixo:

1. Só poderão inscrever atletas para a seletiva, as federações estaduais que estejam com anuidade 2011 devidamente quitada;

2. Poderão participar da seletiva, atletas com a graduação de 2º kyu e acima, devidamente registrados na CBK, sendo que, os Faixas Pretas deverão estar com a anuidade do corrente ano devidamente quitada;

3. Os participantes em kumite, menores de 18 anos, deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais, com firma reconhecida, sem a qual estarão impedidos de participação.

4. Na seletiva, o atleta deverá participar da categoria na qual terá (idade mínima e máxima) entre os dias 28 de junho a 3 de julho de 2011, data do Campeonato Sul-americano.

Primeira Seletiva: Será realizada na cidade de Fortaleza/CE nos dias 19 e 20 de Março de 2011.

Segunda Seletiva: Será realizada no estado de São Paulo nos dias 09 e 10 de Abril de 2011.
5. Das Modalidades e categorias em disputa

Kata Individual masculino e feminino: 12/13, 14/15, 16/17 e 18/20 anos.

Kumite Individual masculino e feminino: 12/13, 14/15, 16/17 e 18/20 anos.

ÚNICO: Cada Federação poderá inscrever número ilimitado de atletas por categoria e peso.

6. SELETIVA DE KATA POR EQUIPE – MASCULINO E FEMININO
Junior (14/17 anos) e Sênior (acima de 18 anos)

Será realizado juntamente com a segunda seletiva nos dias 09 e 10 de abril em São Paulo.

Cada federação poderá inscrever quantas equipes puderem formar no masculino e no feminino, sendo que um atleta somente poderá participar de uma das equipes.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

A taxa de inscrição será de R$ 150,00 por modalidade e atleta, e não serão aceitas inscrições ou pagamento no dia da seletiva.

O Sistema de avaliação da Seletiva será competição por eliminatória simples.

Os atletas que conquistarem a medalha de ouro no Campeonato Sul-americano serão convocados para o Campeonato Pan-americano, desde que não estejam fora da idade na época do mesmo (28 de agosto a 04 de setembro de 2011).

Os demais critérios a ser adotados para a formação das Seleções Brasileiras para os Campeonatos Pan-americano e Mundial Junior, dessas categorias, serão em outra etapa e divulgados oportunamente.

As inscrições que chegarem à secretaria desta Confederação, após a data limite a ser determinada, ou sem o recolhimento das taxas constantes na ficha de inscrição, serão indeferidas e devolvidas imediatamente.
A Diretoria Técnica

Edgar Ferraz, Membro Honorário da WKF

O Professor,Jornalista e Comendador Edgar Ferraz de Oliveira, Presidente da Confederação Brasileira de Karate, foi eleito Membro Honorário da Federação Mundial de Karate (FMK/WKF), juntamente com Giuseppe Pelliconi/Italia. Ambos foram eleitos por aclamação pelo Congresso da WKF, realizado no dia 26 de outubro de 2010, quando da realização do 20º Campeonato Mundial de Karate na cidade de Belgrado/Sérvia.

Conforme o artigo 18 do Estatuto da FMK/WKF, os Membros Honorários são eleitos sem limite de tempo e selecionados entre os membros que de forma generosa tenham contribuído significativamente para difusão do karate a nível mundial e adquirido méritos especiais dentro da WKF. Agora ambos comporão o Conselho de Honra da World Karate Federation.

BRASIL SERÁ SEDE DO CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA

DATA: DE 16 A 22 DE JULHO 2011 - LOCAL: SANTA CRUZ DO SUL - RS

RESERVAS DE HOTÉIS: SOLICITADAS ATRAVÉS DO E-MAIL fabipresentes@uol.com.br
ou reservas@cbhp.com.br

HOTÉIS CONVENIADOS COM PREÇOS ESPECIAIS PARA CBHP.
AQUÁRIOS HOTEL FLAT RESIDENCE - CHARRUA HOTEL SANTA CRUZ - CITHOS HOTEL -
SODER HOTEL.

TRANSLADOS DO AEROPORTO PARA GINÁSIO - CONTRATAR VIA E-MAIL

PROVA E CURSO PARA ÁRBITROS COM MR. JAMES POLLARD - PRESIDENTE DA CIPA

CONFIRMADO CAMPEONATO BRASILEIRO DE HÓQUEI TRADICIONAL

DATA: 09 A 14 DE MAIO/2011.
LOCAL: GINÁSIO DO CORREAS - PETRÓPOLIS/RJ

TABELA OFICIAL REGULAMENTO

CAMPEONATO BRASILEIRO DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA

DATA: 30 DE ABRIL A 7 DE MAIO 2011
LOCAL: AABB - SP - ESTRADA DA ITAPECERICA, 1935 - SÃO PAULO

CONFIRMADO: O MAIOR CAMPEONATO EM NÚMERO DE ATLETAS

PARTICIPARÃO 44 CLUBES DE CINCO ESTADOS E DISTRITO FEDERAL

351 ATLETAS MAIS DE 1.300 APRESENTAÇÕES

SELETIVA PARA CAMPEONATO SUL-AMERICANO - JOGOS PAN-AMERICANOS
E MUNDIAL NO BRASIL. CALENDÁRIO 2011.

TREINOS E COMPETIÇÕES NOS GINÁSIO "A" E "D"

QUADRO DE ARBITRAGEM COM 15 ÁRBITROS INTERNACIONAIS - CIPA

EXPOSITORES COM PRODUTOS EXCLUSIVO PARA PATINAÇÃO

PROGRAMA OFICIAL

ORDEM DE SAÍDA
TORNEIO NACIONAL
CAMPEONATO BRASILEIRO
INFORMAÇÕES ÚTEIS (TAXI-VANS-ÔNIBUS-ALIMENTAÇÃO)
CONTATOS PARA INFORMAÇÕES E APOIO.





A CBHP AGRADECE AOS PATROCINADORES E APOIADORES DO EVENTO
ESPECIAL AGRADECIMENTO A DIRETORIA DA AABB-SP

30-04-2011 .: Seleção Brasileira de Futsal

Comissão técnica da Seleção comanda clínica em SBC
Beto Costa/CBFS

Para Frede, trabalhar com crianças é sempre uma alegria
São Bernardo do Campo (SP) - Uma festa tomou conta do ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP), na manhã deste sábado (30/4). Cem crianças do projeto Segundo Tempo, uma parceria entre o governo federal e a prefeitura da cidade, aprenderam um pouco mais sobre o futsal com integrantes da comissão técnica da Seleção Brasileira de Futsal.

Comandaram a clínica o auxiliar técnico Vander Iacovino, o preparador físico João Carlos Romano, o preparador de goleiros Carlos Frederico, o Frede, e o médico Mauro Fuziki. Durante uma hora, as crianças e os adolescentes, com idades entre 8 e 16 anos, tiveram uma aula divertida sobre a modalidade e colocaram em prática o que aprenderam.

“Foi muito legal. Conheci o pessoal da Seleção e ainda joguei bola”, disse Adriano Batista, de nove anos. “É uma chance única para mim. Adoro futsal e queria ser um jogador profissional igual o Falcão”, confessou Lucas Borges, de 13.

A experiência não foi gratificante apenas para as crianças e adolescentes que participaram da clínica. Para Frede, trabalhar com crianças é sempre uma felicidade. “Eu sou suspeito para falar, pois eu adoro crianças. Elas são alegres e mostram uma felicidade muito grande por participar da clínica”, explicou.

Segundo o preparador de goleiros, a realização da clínica cumpre um papel social. “É sempre importante mostrar o esporte para as crianças. Esse contato dá a elas uma oportunidade de vivenciar esse ambiente de Seleção Brasileira que elas só conhecem pela TV”, resumiu.

30-04-2011 .: Seleção Brasileira de Futsal

Brasil e Ucrânia abrem Desafio Internacional neste domingo
Beto Costa/CBFS

Brasil testará jovens contra a Ucrânia
São Bernardo do Campo (SP) - Brasil e Ucrânia abrirão neste domingo (1º/5) a série de dois jogos que compõem o Desafio Internacional de Futsal. O primeiro confronto ocorre no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP), às 10 horas, e terá transmissão ao vivo da Rede Globo.

Este será o 13º confronto entre as duas equipes. O retrospecto aponta nove vitórias brasileiras, dois empates e um triunfo para os ucranianos, que o técnico Gennadii Lysenchuk espera repetir. “Vamos tentar ganhar pelo menos um jogo do Brasil”, revelou o treinador, que conta com seis jogadores que participaram da campanha na última Copa do Mundo de Futsal da Fifa, em 2008, quando o time ficou em oitavo lugar.

O técnico do Brasil, Marcos Sorato, inclusive fez questão de ressaltar a força do adversário. “Será um jogo diferente do que tivemos contra o Uruguai, por exemplo. Além da técnica teremos que correr muito, já que os ucranianos estão entre os dez melhores do mundo e trouxe muitos atletas que participaram do último mundial”, disse fazendo referência aos confrontos realizados no início de abril, em São Carlos (SP).

Dos 13 convocados apenas quatro: Falcão, Simi, Valdin e Neto acumulam mais de quinze partidas pela Seleção Brasileira. A média de idade do grupo é inferior a 27 anos. Sorato destacou que será uma oportunidade ímpar para observar. “Temos alguns atletas com pouca experiência internacional e este confronto será importante para estes jogadores. Estamos testando os jovens e analisando quem responde melhor. Para eles é algo novo e será bom vê-los atuando diante de um adversário deste porte”, disse.

Para a Ucrânia, a vitória da Rússia sobre o Brasil, conquistada em janeiro, em território russo, por 3 a 1, servirá como inspiração para que eles repitam o feito obtido em 15 de dezembro de 1998, quando obtiveram a primeira e única vitória sobre os brasileiros (1 a 0, em Vitória (ES). "Nos espelhamos no jogo da Rússia para tentar, pelo menos, uma vitória sobre os campeões mundiais", comentou Lysenchuk.

30-04-2011 .: Seleção Brasileira de Futsal

Experiente, quarteto é espelho para os mais novos
Beto Costa/CBFS

Simi (à esquerda) é um dos mais experientes do grupo
São Bernardo do Campo (SP) - A Seleção Brasileira de Futsal passa por uma renovação dentro de quadra. Dos 13 convocados, nove tem menos de 15 partidas com a camisa verde e amarela. Porém, no meio de tanta juventude, quatro jogadores destacam-se justamente pelo contrário: a experiência e a liderança que carregam.

O ala/pivô Simi, do São Caetano/Corinthians/Unip (SP), o fixo Neto e os alas Falcão e Valdin, do Santos/Cortiana (SP), são os mais experientes do elenco da Seleção Brasileira, que enfrenta a Ucrânia no Desafio Internacional de Futsal. O primeiro confronto é neste domingo (1/5), às 10 horas, no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP). Na terça-feira (3/5), os times encontram-se na Arena Tancredo Neves, em Uberlândia (MG), às 20h30.

“É legal, mas você acaba percebendo que está ficando velho”, brincou Simi, falando sobre o fato de ser um dos mais experientes do grupo. Brincadeiras à parte, ele se mostra contente por passar um pouco do que vivenciou aos atletas que estão chegando agora. “É bom ser um espelho para os mais novos, saber que eles te têm como referência”, afirmou.

Simi estreou na Seleção em 1998 e possui 87 jogos com 54 gols marcados. Valdin já atuou 92 duas vezes e anotou 88 tentos. Neto, por sua vez, já vestiu a camisa verde e amarela em 108 oportunidades, anotando 48 gols. Já Falcão, o mais experiente dos quatro, tem 237 partidas pelo Brasil com 302 tentos.

Sobre a mescla entre experiência e juventude, Simi aprova e acredita que é o caminho certo. “É um processo natural. Do mesmo jeito que eu já fui novo na Seleção e me ajudaram, hoje sou eu que estou há mais tempo e dou uma força para os meninos”, afirmou ele.

Xadrez e Tênis de Mesa estreiam na Liga 2011

Atualizada: Terça-feira, 19 de Abril de 2011

Goiânia (GO) recebe Liga do Desporto Universitário de Xadrez e Tênis de Mesa 2011, de 25 a 29/05. Inscrições começam nesta segunda, dia 25/04, e campeões garantem classificação para Universíade 2011.

Foto: Wander Roberto

A cidade de Goiânia (GO) recebe, entre os dias 25 e 29 de maio, a edição de estreia da Liga do Desporto Universitário de Tênis de Mesa e Xadrez que também garantem classificação para a Universíade 2011.

As inscrições para a Liga de Tênis de Mesa e Xadrez começam no dia 25/04, próxima segunda-feira, e estendem-se até dia 18/05 pelo sistema on-line de cadastro da CBDU (www.cbdu.org.br).

Clique Aqui e faça Download do Informe nº 01 da Liga de Xadrez e Tênis de Mesa 2011.

As Federações Universitárias Estaduais (FUE´s) podem inscrever número livre de participantes desde que respeitado o limite de no máximo três atletas por Instituição de Ensino Superior (IES) e naipe (fem/masc).

Enxadristas e mesatenistas com idade entre 18 e 28 anos (nascidos de 1983 a 1993) e regularmente matriculados em uma Instituição de Ensino Superior (IES) até dia 31/03 podem participar do torneio. Os campeões das chaves masculina e feminina das disputas de Xadrez e de Tênis de Mesa estarão classificados para representar o Brasil na 26ª Universíade de Verão, em Shenzhen (China), de 12 a 23/08.

O salão do Hotel Kananxué, na capital goiana, recebe o torneio de Xadrez a partir de 25/05 com a realização da primeira rodada às 19h30. As disputas continuam até sábado (28/05), data das rodadas finais que definem os vencedores da Liga 2011. Já as disputas de Tênis de Mesa começam na sexta-feira (27/05) e as finais estão previstas para domingo (29/05), a partir das 08h30. O ginásio do Clube de Engenharia de Goiânia será palco da Liga de Tênis de Mesa 2011.

“Conseguimos uma parceria com o hotel Kananxuê para pacotes com hospedagem e alimentação (almoço e jantar) a preço especial para os atletas inscritos na Liga. Também teremos transporte interno do hotel para o ginásio do Tênis de Mesa. Os interessados devem entrar em contato com a Federação Goiana até dia 18/05”, destaca Lusimar Santos, presidente da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU).

A Liga do Desporto Universitário 2011 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com apoio do Ministério do Esporte e patrocínio de Itaú, Volkswagen, Koch Tavares, Wilson, Banco ABC, Redecard, Nokia, Contax e Bauducco por meio da Lei de Incentivo do Governo Federal.

ANOTE:

- Liga do Desporto Universitário de Tênis de Mesa e Xadrez 2011

- Quando: de 25 a 29/05

- Onde: Goiânia (GO)

- Inscrições (devem ser realizadas pela FUE´s no site da CBDU):
Período de 25/04 a 18/05 (quantitativo livre por FUE´s até o limite de 3 atletas por IES e por naipe - masc/fem)

- Se liga na LIGA: a FGDU conseguiu pacote promocional com hospedagem e alimentaçõo no Hotel Kananxuê; os interessados devem entrar em contato com Lusimar Santos pelo e-mail fgdu@cbdu.org.br até o dia 18/05.

Fonte: Pollyanna Pádua

JUMs 2011 agita Páscoa no Mato Grosso

Atualizada: Quarta-feira, 20 de Abril de 2011

Jogos Universitários Matrogrossenses 2011 agitam 23 instituições de ensino superior de 17 municípios entre os dias 19 e 24/04. Competição vale vaga nas disputas nacionais.



Os Jogos Universitários Matrogrossenses - JUM's 2011 começaram nesta terça-feira (19/04) e continuam até domingo (24/04) com a realização dos torneios coletivos: futsal, vôlei, handebol e basquete. E para o dia 30/04 estão programadas as disputas individuais de judô, xadrez, karatê e taekwondo.

A expectativa da Federação Matogrossense de Esportes Universitários (FMEU), responsável pela organização dos JUM's, é de que mais de 650 atletas e dirigentes participem do torneio. São 23 Instituições de Ensino Superior (IES) inscritas, representando 17 municípios de Mato Grosso.

"Os JUM's valem vaga nas Olimpíadas Universitárias - JUBs e nos torneios nacionais da Liga do Desporto Universitário e esperamos mais uma competição de alto nível", destaca Alexandre Bregunci, presidente da FMEU.

As tabelas de jogos e mais informações sobre os JUM's 2011 estão disponíveis no site da FMEU: www.fmeu.com.br

Fonte: FMEU

FAEP encerra etapa estadual da Liga 2011

Atualizada: Sábado, 23 de Abril de 2011

Mais de 300 atletas disputaram a estapa estadual da Liga do Desporto Universitário 2011 no Piauí. FAEP comemora crescimento da participação e do nível técnico.



A Federação Acadêmica de Esportes Piauiense (FAEP) encerrou, na última terça-feira (19/04), a etapa estadual da Liga do Desporto Universitário nas modalidades basquete, handebol, futsal e vôlei. Participaram da competição mais de 300 atletas de onze instituições de ensino superior, de três cidades: Teresina, Picos e Piripiri. Ao todo foram realizadas 32 partidas em oito dias de competição.

É a terceira vez que a Faep realiza a Etapa Estadual da Liga. Em 2011, destaque para duas instituições: Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI). As duas instituições dominaram a Etapa Estadual e serão as representantes do Piauí na fase regional da competição, de 5 a12 de Junho, na cidade de Natal (RN).

"A cada ano temos procurado envolver mais instituições nas disputas da Liga. Levamos nossa equipe ao interior do estado para divulgar a competição e os resultados estão aparecendo. Equipes do interior e da capital tem feito grandes jogos e melhorado o nivel técnico da competição. Sabemos que a Liga contribui muito para o intercâmbio dos atletas, instituições e estados. Vamos continuar trabalhando para fazer da Liga a principal competição do calendário esportivo universitário do Piauí', destacou Jânio Silva, presidente da FAEP.

Classificação Final - Etapa Piauiense da Liga do Desporto Universitário 2011;

Universidade Federal do Piauí (UFPI): campeãs nas disputas de Handebol Masculino; Handebol Feminino e Voleibol Masculino

Instituto Federal do Piauí (IFPI): campeão nos torneios de Futsal Masculino, Futsal Feminino e Basquete Masculino

Fonte: FAEP

26/01/2007 O Sucesso com o Treinamento de Força – Parte II

O Sucesso com o Treinamento de Força – Parte II


Segue alguns exemplos de treinamento e perguntas freqüentes em relação ao treinamento de força.

Treinamento para o corpo inteiro, 1-2 x semana (aprox. 30-40 minutos).
Puxador vertical – 2 séries, Chest press – 2 séries, Leg press – 2 séries.
Elevação lateral – 1 série, Rosca direta – 1 série.
Tríceps polia – 1 série, Flexora – 1 série.
Extensora – 1 série.

Sessões superior/inferior
2-3 x semana (aprox. 25-40 minutos)
A. Superior
Remada sentada – 2 séries
Desenvolvimento – 2 séries
Puxador vertical – 1 série
Peitoral fly – 1 série
Elevação lateral – 1 série
Rosca direta – 1 série
Tríceps na polia – 1 série
B. Inferior
Flexora – 2 séries
Glúteo na máquina – 1 série
Leg press – 2 séries
Extensora – 1 série

Perguntas freqüentes:

Como faço para perder a gordura na parte posterior do meu braço ou meu “pneu”?
É fisicamente impossível perder gordura em apenas uma área. O que você pode fazer é diminuir a gordura corporal queimando mais calorias do que você consome. Aumente o tecido muscular com o treinamento de força e queime calorias ao longo dos dias, mesmo enquanto estiver dormindo.

Com que freqüência tenho que praticar o treinamento de força se a minha meta é queimar gorduras?
2-3 x por semana é o bastante! Você constrói tecido muscular, que queima calorias 24 horas por dia, e você diminuirá a chance do excesso de calorias serem armazenadas como gordura!

E se eu não quiser aumentar músculos? Apenas tonificá-los.
Se fosse fácil adquirir músculos quase todos os homens nas academias seriam enormes. As mulheres geralmente não têm potencial genético para conseguir grandes volumes musculares devido às diferenças hormonais. Porém, lembre-se que adicionar massa muscular no seu corpo é uma coisa boa! Ele torna tudo o que você faz mais fácil, reduz as chances de lesões, e aumentam seu metabolismo!

Quantas séries e repetições eu devo realizar?
Isto irá variar dependendo de sua meta. Se você está treinando para aumentar força, deve realizar poucas séries mais com intensidades mais altas (1-2 séries por exercício até a fatiga). Se você treina para adquirir hipertrofia muscular realize séries múltiplas (2-4 séries, apenas 1 até a fatiga). O número de repetições irá variar também dependendo da velocidade com que você movimenta o peso e suas metas. No geral, serão 8-12 repetições.

Quais os benefícios do treinamento de força?
O treinamento de força, se feito corretamente, pode realizar algumas mudanças para seu corpo e sua mente! Aqui estão algumas delas:
1. Aumento do metabolismo
2. Aumento da força e da flexibilidade
3. Aumento do tônus muscular
4. Redução dos níveis de estresse


Por Jesse Cannone
Fonte: www.achieve-fitness.com

Tradução: Prof: Bruno Coraucci Neto CREF: 14.668-G/SP


Fonte: Por Jesse Cannone Fonte: www.achieve-fitness.com

26/01/2007 O Sucesso com o Treinamento de Força – Parte I

O Sucesso com o Treinamento de Força – Parte I
O treinamento de força é o mais efetivo método de tornar seu corpo uma máquina de queimar gorduras e permanecer em grande forma! Ele é a mais produtiva forma de exercício que existe! A fim de ter sucesso com o treinamento de força há alguns princípios básicos que devem ser seguidos se você quer receber os vários benefícios que o método oferece! Os três fatores mais críticos são as sobrecargas progressivas, a intensidade e a recuperação.
Sobrecarga progressiva simplesmente significa que você deve forçar seus músculos a trabalharem mais pesado a cada treinamento. Isto significa que você não pode utilizar o mesmo peso a cada treinamento, independente de quantas séries e repetições você realiza. A melhor maneira de fazer isto é a tentativa de aumentar a resistência/peso utilizado e/ou aumentar o número de repetições desempenhadas em cada treinamento.
Intensidade é também muito importante. Você deve forçar seu corpo a aumentar sua força. Por exemplo, se você realiza 3 séries de 10 repetições no leg press com 115 libras (52 kg), e suas pernas são capazes de realizar 16 repetições, será que seu corpo está melhorando? Seu corpo apenas irá adicionar músculos se você forçá-lo a trabalhar em níveis mais altos do que ele está acostumado. A maneira mais efetiva para sobrecarregar seus músculos é realizar uma ou duas séries por exercício, e continuar cada série até a fadiga muscular. Isto significa realizar as séries até que nenhuma repetição a mais seja possível. Desafie-se!
Uma vez que você tenha sobrecarregado o grupo muscular alvo, você deve então permitir uma Recuperação Apropriada e uma Super-Compensação. Isto significa que você deve descansar o bastante para recuperar o grupo muscular fatigado, o sistema nervoso, e re-estocar o glicogênio (energia armazenada nos músculos), e também permitir tempo o bastante para os músculos realizarem melhoras ou aumentos. Este processo leva tempo. Geralmente, entre 2-7 dias para recuperar-se do treinamento de força! Quanto mais pesado você treina mais tempo leva para seu corpo fazer as reparações.
Diretrizes básicas para o sucesso no treinamento de força
§ Treinar força não mais do que três vezes por semana
§ Realizar 1-2 séries por exercício
§ Escolher 1-2 exercícios para grupos musculares pequenos e 2-3 para grupos musculares grandes (exemplo, 2-3 exercícios para pernas, costas, peito, e 1-2 para ombros, braços, etc.)
§ Escolher não mais que 8-10 exercícios e trabalhar neles. Sempre manter um registro de todos os treinos! Realizar todas as séries até a fadiga ou falha!
§ Realizar todos os exercícios lentamente! Forçar o músculo a fazer o trabalho – não o momento!
§ Assim que perceber uma lentidão no progresso é hora de realizar um desafio no seu programa!

Por Jesse Cannone
Fonte: www.achieve-fitness.com
Tradução: Prof: Bruno Coraucci Neto CREF: 14.668-G/SP
Fonte: Por Jesse Cannone Fonte: www.achieve-fitness.com

26/01/2007 Os benefícios do treinamento de flexibilidade Os benefícios do treinamento de flexibilidade

A flexibilidade é a habilidade de uma articulação mover-se através de uma amplitude completa de movimento. O treinamento da flexibilidade (alongamento) ajuda no equilíbrio dos grupos musculares que podem estar sobrecarregados devido ao exercício ou atividade física ou como resultado de uma má postura. É importante esclarecer os muitos benefícios que resultam de um bom programa de flexibilidade.

Melhoria do desempenho físico e menores riscos de lesão

Primeiramente, um seguro e efetivo programa de treinamento de flexibilidade aumenta o desempenho físico. Uma articulação flexível tem a habilidade de mover-se através de uma maior amplitude de movimento e requer menos energia para ser realizada, ao mesmo tempo em que diminui de maneira considerável seu risco de lesão. Muitos profissionais concordam que alongar diminuir a resistência nas estruturas dos tecidos; você estará, portanto, menos susceptível de tornar-se lesionado por exceder a extencibilidade (amplitude máxima dos tecidos) tecidual durante uma atividade.

Redução da dor muscular e melhoria da postura

Estudos recentes mostram que o alongamento lento e estático ajuda a reduzir a dor após exercício. O alongamento estático envolve um estiramento lento, gradual e controlado do músculo durante toda a amplitude de movimento e imóvel por 15-30 segundos na posição mais confortável (sem dor). O alongamento também melhora o equilíbrio muscular e a postura. Muitas estruturas de tecido mole dos indivíduos tem se adaptado mal aos efeitos da gravidade ou mau hábitos posturais. O alongamento pode ajudar a re-alinhar as estruturas de tecido mole, reduzindo assim o esforço que eles realizam para manter uma boa postura nas atividades diárias.

Redução para o risco de dores nas costas

Um benefício chave, e que indico para que as pessoas realizem, é que alongamento reduz o risco de dores nas costas. O alongamento promove o relaxamento muscular. Um músculo em constante contração requer mais energia para realizar atividades. A flexibilidade nos ísquiotibiais, flexores de quadril, quadríceps, e outros músculos que estão inseridos na pelve reduz o estresse para a coluna lombar. O alongamento causa um relaxamento muscular que incentiva uma nutrição saudável diretamente para os músculos; a resultante redução nas toxinas acumuladas reduz o potencial para o encurtamento e tensão muscular e assim reduz a fadiga.

Fluxo sangüíneo elevado e nutriente para os músculos

Um outro grande benefício é que o alongamento aumenta os suprimentos sangüíneos e nutrientes para as estruturas articulares. O alongamento aumenta a temperatura dos tecidos, que por sua vez aumenta a circulação e o transporte de nutrientes. Isto permite uma maior elasticidade dos tecidos e aumentam o desempenho. O alongamento também aumenta o liquido sinovial, que é um liquido lubrificante que promove o transporte de mais nutrientes para as cartilagens das articulações. Isto permite uma maior amplitude de movimento e reduz a degeneração das articulações.

Melhoria da coordenação muscular

Um outro beneficio pouco conhecido é o aumento da coordenação neuromuscular. Estudos mostram que a velocidade dos impulsos nervosos (tempo que um impulso leva para viajar até o cérebro e voltar) é melhorada com o alongamento. Isto colabora para o trabalho de grupos musculares opostos de um modo mais sinérgico e mais coordenados.

Melhoria da apreciação das atividades físicas

O treinamento de flexibilidade também significa apreciação elevada, e um programa de treinamento deve ser divertido se você quer mudar com ele. O alongamento não apenas reduz a dor muscular e aumenta o desempenho, como também ajuda a relaxar a mente e o corpo e traz uma sensibilidade mais elevada de bem-estar e gratificação pessoal durante o exercício.

Como pode ser visto, o treinamento de flexibilidade é um dos componentes chaves de um programa de condicionamento equilibrado e deve ser parte de sua rotina de exercícios. Sem o treinamento de flexibilidade, você pode estar perdendo uma importante parte da saúde geral. O treinamento da flexibilidade fornece muitos benefícios importantes que não podem ser realizados por qualquer outro exercício ou atividade. Boa sorte: espero que você adquira todos os benefícios de um programa de treinamento de flexibilidade efetivo.


Por Chad Tackett
Fonte: http://www.achieve-fitness.com


Tradução: Prof. Bruno Coraucci Neto CREF: 14-668-G/SP

Fonte: Por Chad Tackett http://www.achieve-fitness.com

30/04/2009 SUPLEMENTO CONTAMINADO SUSPENDE ATLETA DO CULTURISMO BRASILEIRO EM MUNDIAL DE 2008

Segundo o Departamento de controle de antidoping da CBC-M informou que o atleta foi pego com resultado positivo onde sua taxa de testosterona estava acima do permitido, ao investigar se está produção era endógena ou exógena, descobriu-se que ação foi exógena por ter utilizado um extrato de insumo de uma planta chamada MUCUNA PRURIENS, planta nativa da INDIA que é capaz de aumentar a produção dos nível de testosterona no organismo de forma natural ultrapassando a margem permitida.
Prof. Bruno diretor do depto de antidoping da CBC- M disse que ainda vai tentar outros recursos mas que as chances são mínimas uma vez que as regras da Agência Mundial de Antidoping são claras, mas sabemos por outro lado o atleta nunca teve problema com doping sempre foi atleta exemplar sete vezes campeão mundial mais de 28 controles em sua carreira todos negativo e que infelizmente se o atleta não perguntar ou se orientar com especialistas pode dar o que deu a final todos estão sujeito a esta situação diz Bruno.
Também vale ressaltar que é difícil realizar um monitoramento de 24 horas sobre a vida de uma atleta ou seja teríamos que pagar um especialista para acompanhar passo a passo dizendo o que pode o que não pode no meio de mais de 1000 tipos de medicamentos e suplementos contaminados que possa ser considerado doping.

Em conversa por telefone com Presidente da CBC-M Prof. Alexandre Pagnani que também é presidente nacional do antidoping disse que é lamentável a final José Carlos tem um historio excepcional na sua carreira mas as regras são claras o que não está claro é falta de informações mais precisas principalmente por um alimento de extração natural que não é mensurado no código, é por isso que estamos dialogando com Governo para propor uma regulamentação ideal na área de alimentos para atletas e praticantes de atividade física em todo pais.

Para o atleta ele diz estar tranqüilo e que infelizmente aconteceu a final está planta não está listada pela Agência Mundial de Antidoping é por isso que acho que tenho alguma chance em reverter a suspensão até mesmo pela minha índole e curriculum e vocês sabem estou aqui e podem fazer controle de antidoping em mim a qualquer hora estou a disposição de COB, CBC-M e WADA, enquanto isso vamos brigar nos tribunais.

[BOLICHE] Vitória supera expectativas e pode disputar o Sul-Americano de Clubes Postado por Lucas Serra - 25 de abril de 2011

Superando todas as expectativas, a equipe de boliche que representou o Vitória no 26ª Campeonato Brasileiro de Clubes, em Belo Horizonte, levou o clube ao 3º lugar geral na competição, somando 1.111 pontos nas quatro fases da disputa.

Marcio Martins, Carlos Salgado, Asdrúbal Neto, Flávio Alvarez, Titila Alvarez e Fernanda Nunes se destacaram, ficando à frente de equipes qualificadas e de maior tradição na competição, como os cariocas Vasco (quatro vezes campeão nacional) e América, o paulista Gladiators (vice nacional em 2009) e o mineiro Del Rey, dono da casa. O BH Bowling (MG) foi o campeão, seguido pelo Pinheiros (SP), que tentava o bicampeonato.

O Leão manteve a liderança até o fim do segundo dia de disputas, que envolviam as fases individual e de duplas. Após a terceira fase - a de tercetos mistos - o BH tomou a dianteira, confirmada no dia derradeiro, a fase de sextetos, única na qual o Vitória não obteve medalhas.

O sexto lugar na fase citada foi suficiente para que o rubro-negro se mantivesse entre os três primeiros no geral, já que fez bonito nas fases anteriores.

Além de o resultado ter sido o melhor já obtido por um clube baiano na competição, o feito poderá dar ao Leão uma vaga no Campeonato Sul-Americano de Clubes, que será realizado em junho, na cidade de Bogotá, na Colômbia.

Além de Pinheiros e Gladiators, garantidos pelo Brasileiro do ano passado, o BH tem o direito de participar da competição, mas não confirmou se enviará equipe. Em caso de desistência dos mineiros ou nova vaga, que está sendo negociada pela Confederação Brasileira de Boliche (CBBOL) com a Sul-Americana, o Vitória poderá estar presente em uma competição internacional já em seu primeiro ano de atividades.

Confira as premiações obtidas pelos rubro-negros em Belo Horizonte:

Fase Individual
Marcio Martins - Bronze

Fase de Duplas
Marcio Martins e Carlos Salgado - Prata

Fase de Tercetos Mistos
Marcio Martins, Carlos Salgado e Titila Alvarez - Prata

All-Events Individual (Individual Geral)
Marcio Martins - 4º lugar
Carlos Salgado - 5º lugar
Titila Alvarez - 4º lugar (Site ECV)

XXVI CAMPEONATO BRASILEIRO DE CLUBES XV TAÇA BRASIL DE CLUBES

21 a 24 de abril de 2011
Fotos do evento por Renan Zoghaib (clique aqui)


O BH Bowling é o Campeão Brasileiro de Clubes 2011


CLASSIFICAÇÃO FINAL

XXVI Campeonato Brasileiro de Clubes
1.ª Divisão
Campeão: BH Bowling/MG
Vice-Campeão: E. C. Pinheiros/SP
3.º lugar: E. C. Vitória/BA
4.º lugar: Vasco da Gama/RJ
5.º lugar: Del Rey Boliche/MG
6.º lugar: Gladiators/SP
7.º lugar: Pier Bowling/DF
8.º lugar: América/RJ

XXVI Campeonato Brasileiro de Clubes
2.ª Divisão:
Campeão: Barra Bowling/RJ
Vice-Campeão: Jaraguá Bowling/MG
3.º lugar: AABB/MT
4.º lugar: Dourados/MS

XV Taça Brasil de Clubes – Divisão Belo Horizonte
Campeão: UAI Team/MG
Vice-Campeão: BH Bowling/MG
3.º lugar: Del Rey Boliche/MG
4.º lugar: Morumbi/SP

XV Taça Brasil de Clubes – Tercetos - Divisão São Paulo
1.º - Ademir Medina - Licinio Coelho - Oswaldo Iervolino
2.º - Marcia Coelho - Carlos Carrasco - Leão Lourenço
3.º - Inês Yamaguti - Fabricio Kawakami - Marcelo Malheiro
4.º - Maria Santos - Wiliam Kanegae - Ricardo Filgueiras
5.º - Marina Suartz - Edson Suartz - Luis Coelho
6.º - Solange Canelas - Orlando D´Aurea - Flavio Alonso

RESULTADOS FINAIS COMPLETOS
(download de Planilha Excel)

Comunicado n.º 1 [ver] - Comunicado n.º 2 [ver]

Regulamento
NORMAS GERAIS
Art. 1.º – O XXVI Campeonato Brasileiro de Clubes e a Taça Brasil de Clubes serão realizados no período de 21 a 24 de abril de 2011, no Boliche Del Rey, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Serão aceitas as inscrições dos 10 (dez) primeiros Clubes para o Campeonato Brasileiro de Clubes e os 6 (seis) primeiros tercetos para a Taça Brasil de Clubes. Caso haja maior número de inscrições, será utilizado o PLANET BOWLING, em São Paulo, para a realização da TAÇA BRASIL DE CLUBES, sendo atribuídas duas premiações. Após o prazo estipulado no artigo 4.º, confirmadas as inscrições, na ocorrência do número de Clubes inscritos para o Campeonato Brasileiro de Clubes, inferior ao limite estipulado, as vagas remanescentes serão abertas para inscrição de Tercetos para a Taça Brasil de Clubes.
Parágrafo único: O calendário anual aprovado na AGE de 13 de novembro de 2010, prevê a realização desse evento nacional no estado de Minas Gerais. Havendo necessidade da utilização de outra Sede, em se tratando de calendário previamente aprovado em AGE, prescinde de apresentação de PROPOSTA DE INTENÇÕES pelas Federações filiadas. Como o previsto no artigo 4.º do ECBBOL e no capítulo 3, alínea “b”, da NORMABOL, é prerrogativa da entidade, adotar todas as medidas necessárias e providenciar com brevidade, adequação à realização do evento.
Comunicado N.º 1 (12.04.2011)

A Taça Brasil de Clubes será realizada em São Paulo nas dependências do Planet Bowling, à Praça Jácomo Zanella, n.º 187, Lapa, dias 21, 22, 23 e 24 de Abril de 2011.

Horário:

As rodadas terão inicio as 9h

Inscritos (SP):
> Carlos Marin, Edson Suartz e Luis Coelho
> Solange Canelas, Orlando D´Aurea e Flávio Alonso
> Ademir Medina, Licínio Coelho e Oswaldo Iervolino
> Maria Santos, Wiliam Kanegae e Feliciano Freire
> Inês Yamagut, Fabrício Kawakami e Marcelo Malheiro
> Márcia Coelho, Carlos Carrasco e Leão Lourenço

Inscrição:

Valor da inscrição R$ 240,00 + R$ 30,00 semestralidade CBBOL

As inscrições poderão ser encaminhadas a csebulka@hotmail.com ou jojota@hotmail.com ou presidente@cbbol.org.br

Telefones (11) 3422-0894 ou 9939-7032

a) Na Taça Brasil de Clubes as equipes serão compostas por 3 atletas, sendo 2 do sexo masculino e 1 do sexo feminino;

b) Na Taça Brasil de Clubes, as fases serão:
1.º dia: Individual Masculino e Feminino (6 linhas)
2.º dia: Individual Feminino (6 linhas) e Duplas masculinas(6 linhas)
3.º dia: Tercetos (6 linhas)
4.º dia: Tercetos (6 linhas)

Na Taça Brasil de Clubes, no caso de disponibilidade de pistas e ausência de novos clubes, será admitida a participação de mais de uma equipe do mesmo clube;

Na Taça Brasil de Clubes as equipes jogarão sempre juntas na mesma pista;

Na Taça Brasil de Clubes não haverá pontuação para o all-events de Clubes;

Uniformes

É obrigatório o uso de camisas iguais e alusivas ao esporte.

A - O uso de bermudas só será liberado pela CBBOL se for constatado um calor excessivo nas dependências do boliche. As mulheres podem optar por calça comprida, saia ou bermuda.

Bebida e Cigarro

A - Está proibido o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos atletas durante as partidas e seus intervalos.

B - Nenhum atleta poderá fumar em qualquer área do Boliche que não seja previamente determinada – inclusive banheiros.

C - O consumo de bebida alcoólica somente será permitido após a competição e fora da área de jogo, sendo que o atleta não esteja uniformizado.

D - Não será permitido o consumo de comidas e bebidas na área de jogo.

E - Haverá fiscalização por parte da CBBOL nestes itens, lembrando que os infratores serão advertidos pela CBBOL conforme rege a NORMABOL.

(lembramos que pela NORMABOL, e pela FIQ, o uso de bebidas alcoólicas e outras drogas nem precisavam vir nos regulamentos, é inerente a prática do esporte a não permissão):

Uso de Substancias em forma de Pós e Substâncias Indevidas

Será proibido o uso de Grip’s, Slide’s e/ou outras substâncias do tipo, junto ao retorno de bolas. Para que desta forma evite-se que outros atletas tenham seus arremessos e concentração prejudicados na área de jogo.

Os Grip’s colocados sobre os monitores de vídeo das pistas, poderão danificá-los, solicitamos, portanto, que sejam colocados nas mesas junto às cadeiras.

Ajustes na superfície das bolas feitos a mão com abralon, scotch brite, produtos de polimentos e limpeza constante da lista de produtos aprovados pela WTBA serão permitidos entre partidas desde que sejam feitos fora da área de jogo e que não atrase a próxima jogada do jogador.

O uso de lixas não é permitido bem como o uso de outros materias listados no site www.worldtenpinbowling.com, seção Products Containing Solids or Abrasives.

Jogo Lento

A - Durante um jogo, deverá ser respeitada apenas uma pista de cada lado do jogador. Caso dois jogadores estejam preparados para subir no "Approach" ao mesmo tempo, o da direita terá a preferência;

B - O atleta deve cuidar para manter o ritmo de jogo, não demorando demais na sua vez de jogar nem no “Approach", em sua preparação para o arremesso;

C - Conforme definido na AGE de janeiro de 2009, cada partida terá a duração máxima de 45 minutos, sendo descontados eventuais problemas mecânicos apresentados. Será permitido aos jogadores da pista encerrar o frame que estiverem jogando, desde que o 1° jogador tenha completado totalmente o frame ao término dos 45 minutos. A CBBOL colocará árbitros para marcação do tempo.

Pesagem de Bolas

Cada atleta poderá utilizar durante o Campeonato o máximo de 6 (seis) bolas. Todas as bolas deverão ser registradas (inclusive a bola de Spare = coco) em formulário próprio que a CBBOL fornecerá. Esse formulário deverá ser preenchido e devolvido à Comissão Organizadora antes do início da 1.ª partida do 1.º dia de competição.

Os árbitros poderão a qualquer momento e de forma aleatória fiscalizar qualquer atleta, fazendo a conferência das bolas em jogo para ver se foram inscritas (as bolas não inscritas previamente serão retiradas da área de jogo por toda a rodada). No final de cada rodada, serão sorteados atletas que terão suas bolas verificadas e, a critério dos árbitros, poderão também ser pesadas.

Se por acaso uma das bolas estiver fora das normas, este atleta perderá a série jogada e essa bola deverá ser colocada em condições para o uso.

Penalidades e Comissão Disciplinar

O não cumprimento, pelo atleta, de qualquer dos itens do presente Regulamento ou Código Brasileiro de Justiça Desportiva e regras FIQ, quando aplicável, implicará em perda de Frames, dos pontos da partida e, até mesmo, a sua exclusão da competição, a critério do Delegado da CBBOL ou da Comissão Disciplinar. A insistência na falta implicará no registro da mesma no seu currículo. Este registro servirá de base para futuras ações da CBBOL relativas a esse atleta, no que disser respeito a convocações, prêmios, viagens, regalias, cobranças, etc.

A Comissão Disciplinar será nomeada pela Diretoria da CBBOL, e seus membros anunciados em dia anterior ao inicio dos jogos.

Da Manutenção das Pistas de Jogo

No Planet Bowling será utilizado o mesmo programa 3, usado no Paulista de clubes.

Da Organização

A organização do evento ficará a cargo de Jotajota e equipe,realizando sorteio e posicionamento das equipes nas pistas.

Premiação

Não haverá premiação por fase devendo ser premiados respectivamente os 3 clubes melhores colocados ,e 1.º ao 5.º. No all events categoria masculina e feminina.

Disposições Finais

O presente regulamento seguirá as normas emanadas dos órgãos superiores brasileiros e FIQ (Federação Internacional de Boliche
Os casos omissos ao presente regulamento e ao evento serão resolvidos pela diretoria da CBBOL.

12 de abril de 2011

Geraldo Couto - Presidente CBBOL

Art. 2.º – A organização do evento ficará a cargo da diretoria da FMBol, com supervisão da CBBOL.

Parágrafo único: Havendo necessidade, o evento poderá ser realizado em dois turnos.
Art. 3.º – Os jogos terão inicio as 9:00 horas, com dez minutos de prática.
Art. 4.º – A data limite para os clubes confirmarem as inscrições, através de suas respectivas Federações, será o dia 1.º de abril de 2011, após essa data qualquer solicitação de inscrição estará sujeita a disponibilidade de vagas.
Art. 5.º – O prazo para pagamento da taxa de inscrição e semestralidade de atletas, confirmando a participação no evento, será a data de 10 de abril de 2011. Os clubes deverão efetuar os pagamentos até a data prevista, caso contrário terá suas inscrições desconsideradas. Após a data de 11 de abril de 2011, qualquer solicitação de inscrição estará sujeita a disponibilidade de vagas.
Parágrafo Único: Os depósitos para as reservas deverão ser realizados na conta corrente abaixo transcrita e os comprovantes de pagamento deverão ser enviados para o Sr. Geraldo Couto para o e-mail presidente@cbbol.org.br
Confederação Brasileira de Boliche
Banco de Brasília - 070
Agência: 0040
Conta: 010137-8
CNPJ: 86.961.356/0001-07
Art. 6.º – As inscrições deverão ser encaminhadas pelas Federações de cada Estado para o Sr. Geraldo Couto no e-mail: presidente@cbbol.org.br, com cópia para os e.mail’s: ranking@cbbol.org.br e administrativo@cbbol.org.br
Art. 7.º – O valor da inscrição por atleta da equipe ou terceto será de R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais). A semestralidade do atleta é de R$30,00 (trinta reais). Os atletas que não efetuaram o pagamento da 1ª semestralidade de 2011, deverão pagar o total de R$270,00 (duzentos e setenta reais).
Parágrafo único: Os clubes que inscreverem mais de uma equipe terão desconto de R$20,00 (vinte reais) no valor da inscrição para os demais times.
Art. 8.º – As opções de hospedagem para o XXVI Brasileiro de Clubes e a XVI Taça Brasil de Clubes serão divulgadas por meio de comunicado dirigido às Federações, oportunamente.
DO CAMPEONATO
Art. 9.º – Conforme Normabol e alterações aprovadas pelas Federações presentes nas AGE’s de novembro de 2007 e janeiro de 2009, os clubes serão representados no XXVI Campeonato Brasileiro de Clubes nas categorias adulto por equipes mistas, composta de 04 atletas masculinos e 02 atletas femininas.
a) As atletas femininas poderão jogar por qualquer clube, pois a CBBOL irá liberar a transferência provisória e a (o) atleta permanecerá na sua Federação de origem, porém quanto aos atletas masculinos, esses terão que pagar taxa de transferência;
b) Os tercetos da Taça Brasil de Clubes serão compostas por 03 atletas masculinos ou mistos;
c) Caso haja inscrições suficientes (pelo menos 04), será incluída na programação o Campeonato Brasileiro de Clubes Juvenil, com equipes formadas por 01 atleta feminina e 02 atletas masculinos;
d) A competição será disputada em duas ou mais divisões. A 1ª divisão será composta por no máximo 12 equipes e a 2ª divisão terá no máximo 08 equipes;
e) O XXVI Campeonato Brasileiro de Clubes adulto será realizado nas fases:
No 1.º dia: Fase Individual, categoria feminina e masculina: 06 linhas jogadas
No 2.º dia: Fase de duplas, categoria feminina e masculina: 06 linhas jogadas
No 3.º dia: Fase de tercetos mistos: 06 linhas jogadas
No 4.º dia: Fase de equipes (sextetos): 06 linhas jogadas.
f) A Taça Brasil de Clubes adulto será realizada nas fases:
No 1.º dia: Fase individual: 06 linhas jogadas
No 2.º dia: Fase de duplas serão considerados sempre as duas maiores pontuação de cada partida|:06 linhas jogadas
No 3.º dia: Fase de tercetos: 06 linhas jogadas
No 4.º dia: Fase de tercetos: 06 linhas jogadas
g) A classificação da divisão em que jogará um clube será através da soma da média dos pontos dos 4 melhores atletas da equipe (feminino ou masculino).
A pontuação do atleta só será considerada se o mesmo tiver pelo menos 02 eventos no Ranking da CBBOL atualizado em 01/02/2011. Depois de inscritos os atletas que compõem a equipe, um clube só poderá alterar os mesmos com autorização formal da CBBOL. Sem essas condições, o clube não participará da competição, mesmo que compareça ao local da mesma na data do evento;
h) Na 1ª divisão será obrigatória a participação de clubes que representem pelo menos 4 estados dentre os filiados a CBBOL. Caso isso não ocorra após a aplicação das regras acima, serão chamados pela ordem quantos clubes da 2ª divisão forem necessários, dentre os que representem estados diferentes dos clubes já participantes da categoria, saindo os últimos da 1ª divisão, até que se consiga a composição necessária;
i) Nas demais divisões e categorias e na Taça Brasil de Clubes, no caso de disponibilidade de pistas e ausência de novos clubes, será admitida a participação de mais de uma equipe do mesmo clube;
j) Um clube só pode participar da Taça Brasil de Clubes com mais de uma equipe simultaneamente, desde que esteja representado no Campeonato Brasileiro de Clubes, salvo se não houver mais vagas no evento;
k) Para o primeiro dia, a disposição dos clubes por turno e pista obedecerá a ordem do clube através de sorteio, que será realizado no Boliche Del Rey, as 16:00 horas do dia 20 de abril de 2011. Durante o Campeonato, a disposição dos clubes na pista obedecerá à classificação por pontos ganhos até a etapa anterior (desempate por pino derrubado);
l) Cada fase será disputada em seis partidas, com três atletas por pista. Na fase individual, deverão ser escalados pela organização até dois atletas de um mesmo Clube em um mesmo par de pistas. Na fase de duplas, um par de pistas deverá ter três duplas de Clubes diferentes, se possível. Na fase de tercetos mistos, dois tercetos de Clubes diferentes no par. Na fase de sextetos, cada Clube ocupará um par de pistas.
Na Taça Brasil de Clubes e Campeonato Brasileiro de Clubes juvenis, as equipes jogarão sempre juntas na mesma pista;
m) Na Taça Brasil de Clubes e Campeonato Brasileiro de Clubes juvenil, não haverá pontuação para o all-events de Clubes;
n) Desempates na pontuação final serão resolvidos pelas melhores colocações dos empatados sucessivamente no all-events de Clubes, fase de equipes, tercetos mistos, duplas e individual;
o) Serão premiados os vencedores de cada fase até o 3.º lugar. Os vencedores do all-events (feminino e masculino ) serão premiados até o 5.º lugar. Os atletas de cada competição que fizerem as melhores partidas e séries também receberão medalhas;
p) Nenhum atleta poderá jogar em duas divisões ou categorias distintas do evento ao mesmo tempo.
q) Será utilizada a tabela de pontuação exposta abaixo, para todas as fases do XXVI Campeonato Brasileiro de Clubes 2011:
FASE 1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º 7.º 8.º 9.º 10.º 11.º 12.º 13.º 14.º 15.º
Indiv. Masc. 120 90 72 60 48 36 24 18 12 8 6 4 3 2 1
Indiv. Femin. 60 45 36 30 24 18 12 9 6 4 3 2 1 0 0
Duplas Masc. 240 180 144 120 96 72 48 36 24 16 12 8 6 4 2
Duplas Fem. 120 90 72 60 48 36 24 18 12 8 6 4 3 2 1
Terc. Mistos 360 270 216 180 144 108 72 54 36 24 18 12 9 6 3
Times de Seis 600 450 360 300 240 180 120 90 60 40 30 20 15 10 5
All-Event Clubes 360 270 216 180 144 108 72 54 36 24 18 12 9 6 3
Maiores partidas: Individual masculina 10,Individual feminina 10
Dupla masculina 20, Dupla feminina 20
Terceto 30, Equipes de seis 60
UNIFORME
Art. 10.º – É obrigatório o uso de camisas (uniforme) iguais e alusivas ao esporte e representativas dos respectivos clubes.
Art. 11.º – O uso de bermudas só será liberado pela CBBOL. As mulheres podem optar por calça comprida, saia ou bermuda.
Art. 12.º – Conforme NORMABOL e FIQ, é terminantemente proibido o consumo Cigarro e Bebida alcoólicas pelos atletas durante as partidas e seus intervalos.
a) Nenhum atleta poderá fumar em qualquer área do Boliche que não seja previamente determinada – inclusive banheiros.
b) Não será permitido o consumo de comidas e bebidas na área de jogo.
c) Haverá fiscalização por parte da CBBOL nestes itens, lembrando que os infratores serão advertidos pela CBBOL conforme rege a NORMABOL.
USO DE SUBSTÂNCIAS EM FORMA DE PÓ E SUBSTÂNCIAS INDEVIDAS
Art. 13.º – Será proibido o uso de Grip’s, Slide’s e/ou outras substâncias do tipo, junto ao retorno de bolas. Para que desta forma evite-se que outros atletas tenham seus arremessos e concentração prejudicados na área de jogo. Os Grip’s colocados sobre os monitores de vídeo das pistas poderão danificá-los, solicitamos, portanto, que sejam colocados nas mesas junto às cadeiras.
Art. 14.º – Conforme regra atual da FIC os ajustes na superfície das bolas poderá ser feitos a mão com abralon, scotch brite, produtos de polimentos e limpeza constante da lista de produtos aprovados pela WTBA que serão permitidos somente entre os intervalos das partidas desde que sejam feitos fora da área de jogo e que não atrase a próxima jogada.
Parágrafo Único: O uso de lixas não será permitido bem como o uso de outros materiais listados no site www.worldtenpinbowling.com, seção Products Containing Solids or Abrasives.
DOS JOGOS
Art. 15.º – Durante um jogo, deverá ser respeitada apenas uma pista de cada lado do jogador. Caso dois jogadores estejam preparados para subir no "Approach" ao mesmo tempo, o da direita terá preferência;
Art. 16.º – O atleta deve cuidar para manter o ritmo de jogo, não demorando demais na sua vez de jogar nem no “Approach", em sua preparação para o arremesso;
Art. 17.º – Conforme definido na AGE de janeiro de 2009, cada partida terá a duração máxima de 45 minutos, sendo descontados eventuais problemas mecânicos apresentados. Será permitido aos jogadores da pista encerrar o frame que estiverem jogando, desde que o 1° jogador tenha completado totalmente o frame ao término dos 45 minutos. A CBBOL nomeará árbitros para marcação de tempo.
PESAGEM DE BOLAS
Art. 18.º – Cada atleta poderá utilizar durante o Campeonato o máximo de 06 (seis) bolas. Todas as bolas deverão ser registradas (inclusive a bola de Spare = coco) em formulário próprio que a CBBOL fornecerá. Esse formulário deverá ser preenchido e devolvido à Comissão Organizadora antes do início da 1ª partida do primeiro dia de competição. Os árbitros poderão a qualquer momento e de forma aleatória fiscalizar qualquer atleta, fazendo a conferência das bolas em jogo para ver se foram inscritas (as bolas não inscritas previamente serão retiradas da área de jogo por toda a rodada). No final de cada rodada, serão sorteados atletas que terão suas bolas verificadas e, a critério dos árbitros, poderão também ser pesadas.
Art. 19.º – Se por acaso uma das bolas estiver fora das normas, este atleta perderá a série jogada e essa bola deverá ser colocada em condições para o uso.
COMISSÃO DISCIPLINAR
Art. 20.º – O descumprimento, pelo atleta, de qualquer dos itens do presente Regulamento ou Código Brasileiro de Justiça Desportiva e regras FIQ, quando aplicável, implicará em perda de frames, dos pontos da partida e, até mesmo, a sua exclusão da competição, a critério do Delegado da CBBOL ou da Comissão Disciplinar. A insistência na falta implicará no registro da mesma no seu currículo. Este registro servirá de base para futuras ações da CBBOL relativas a esse atleta, no que disser respeito a convocações, prêmios, viagens, regalias, cobranças, etc.
Parágrafo Único: A Comissão Disciplinar será nomeada pela Diretoria da CBBOL, e seus membros anunciados em dia anterior ao inicio dos jogos.
MANUTENÇÃO DAS PISTAS
Art. 21.º – O condicionamento das pistas será informado oportunamente, por meio de Comunicado Oficial 02/2011. Será utilizado no PLANET BOWLING, o mesmo condicionamento que será aplicado no Boliche Del Rey.
Art. 22.º – O Congresso Técnico do evento, será aberto no dia 20 de abril de 2011 as 16:00 horas com encerramento no dia 24 de abril de 2011 as 14:30 horas, no boliche, estando aberto a todos os Presidentes de Federações e Clubes, ou seus representantes para discutirmos possíveis alterações na forma de disputa do evento para o ano de 2012.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 23.º – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo Árbitro Geral juntamente com a diretoria da CBBOL.

Ressalvado o caráter específico deste regulamento as demais regras obedecem as Normas dos órgãos superiores brasileiros e FIQ (Federação Internacional de Boliche).

São Paulo, 16 de março de 2011.

Geraldo Couto
Presidente da CBBOL
Confederação Brasileira de Boliche
Rua Tabapuã, 821 conj. 82 sala 2 – Itaim Bibi - São Paulo/SP
CEP 04533-013 – site: www.cbbol.org.br
Fone (011) 34220894