GILBERTOESPORTE

sábado, 30 de abril de 2011

Querem PROIBIR que você leve o peixe para casa

Depois da proibição à boia luminosa no Rio, vem mais chumbo grosso aí na pesca. Dentre as mudanças que estão sendo analisadas por uma comissão especial do Ministério da Pesca, uma que mexe com as regras de cotas de captura a pescadores amadores já abre polêmica. Pela lei atual, cada pescador esportivo pode capturar até 10kg de peixe de água doce e mais um exemplar, e 15kg, de água salgada, e mais um exemplar. Um grupo defende a redução da cota para 5kg, com limite por espécies.

Por exemplo, até 15 carapicus, 10 papa-terras, etc, seriam permitidos. Outra proposta zera a cota. Ou seja, os peixes teriam que ser devolvidos à água ou comidos no local, pois o transporte seria proibido.



Contra
A Confederação Brasileira de Pesca (CBPDS) já se posicionou contrária à medida, já que inviabilizaria as provas.

“Seria um pesque-solte coercitivo. Isso também acabaria com as competições, pois o concorrente teria de jogar fora qualquer peixe que ultrapassasse a cota por espécie, um troca-troca impossível de atender”, afirma Eduardo Bracony, presidente da CBPDS.

Outras medidas em estudo
Pescador Esportivo

Só seriam reconhecidos como tal os que praticassem o pesque-solte.
Unificação de Licenças

Documento valeria para pesca embarcada e desembarcada, com taxa de R$40.
Petrechos

Por proposição da CBPDS, a tarrafa (foto) passaria a compor a tralha dos pescadores amadores, para coleta exclusiva de iscas.
Começa por Jaconé o Cariocão de Pesca
Com 195 atletas pescadores inscritos, o Campeonato Estadual de Pesca-RJ de 2011 começa com disputa equilibrada.

Na primeira prova, em Jaconé, Saquarema, dia 27, o Barracuda ficou em primeiro lugar nas categorias Masculino e Senior. Já o Tubarões assumiu a liderança no Feminino e Master e o Barra de São João, no Juvenil. Os outros clubes em disputa são: Pampo, Três Anzóis, Macaé e Veneno.

A Próxima prova do Estadual do Rio de Janeiro será em Macaé, dia 20.



Baixe aqui o PDF com a matéria

Matéria publicada no dia 11/03 (sexta-feira) pelo Jornal O Dia na coluna Iscas e Anzóis do Jornalista Roberto Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário