GILBERTOESPORTE

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Futsal e Futebol Feminino - Encontrando qualidade, Kurdana/Cotia realizou suas Peneiras 2012 no domingo

Encontrando qualidade, Kurdana/Cotia realizou suas Peneiras 2012 no domingo


Por: Ricardo Silva


Manhã de domingo (29) iluminada pelo sol e por talentos. Para as meninas do futsal, não é dia de descanso, mas sim de trabalho. Ainda mais para aquelas que buscam seus sonhos. Na quadra externa do Ginásio Municipal, a Kurdana/Cotia realizou suas Peneiras 2012, nas categorias Sub 17, 20 e Principal.

Sob os olhares atentos das treinadoras Andressa de Azevedo (Principal e Sub 20), Daniela Xininha (Sub 17) e Aliny Neguinha (equipe de formação), bem como do atual elenco cotiano, cerca de 40 atletas compareceram para as seletivas. Destas, oito foram pré-aprovadas para a equipe de competição da Kurdana, no Sub 17 e Sub 20. Além disso, mais seis atletas foram chamadas para a equipe de formação, voltada para o ensino e aprimoramento.

Chamou a atenção a qualidade das candidatas, deixando Andressa empolgada com o que observou. Melhor do que ninguém a treinadora, carinhosamente chamada de Sessa, sabe que trabalhar com as jovens rende frutos no futuro. Vale lembrar que boa parte da equipe campeã estadual de 2010 veio em idade bem tenra para a Kurdana.

A força de vontade de cada concorrente também merece destaque. Afinal, não vieram meninas somente de Cotia, mas de cidades vizinhas, de várias partes do Estado de São Paulo e até de Minas Gerais e Goiás.

E a presença de pais é outro fato a ser apontado, apoiando as filhas na prática do futsal em alto nível. Isso mostra o quanto o preconceito com o futsal e futebol feminino está diminuindo, tornando possível um futuro melhor para as praticantes da modalidade.

* Aprovadas na primeira etapa: agora, vem a pré-temporada

Eis as oito pré-aprovadas: Gabrielly Aldete (nascidas em 1997), Letícia Cupertino, Letícia D'Ávila, Beatriz Meneguin (nascidas em 1996), Luísa dos Santos, Camila Andressa, Lara Rosa (nascidas em 1995) e Aline Melo (nascida em 1994). Todas elas treinarão na pré-temporada da Kurdana. Na verdade, trata-se de uma segunda fase da avaliação, verificando se as mesmas estão aptas a seguir o ritmo do clube, bem como se encaixam no perfil da equipe de competição. Após isso, será decidido se haverá a permanência definitiva para a temporada 2012 ou não.

A Kurdana/Cotia terá um ano cheio de competições. No futsal, já estão confirmadas as participações no Estadual Principal, Troféu Piratininga Principal e Sub 17, Jogos Abertos da Juventude, Jogos Regionais/Abertos do Interior e Liga Futsal Feminina. Há a possibilidade de disputar uma competição na Liga Paulista e de entrar nos Estaduais Sub 15 e 17 - todos estes, no segundo semestre.

Já no futebol de campo, o calendário também inclui Jogos da Juventude e Regionais/Abertos. A disputa do Paulistão da Federação está na mira do clube, voltando a atuar após quatro anos. Falta ainda confirmar a participação na Copa Futebol Mulher e já há o convite para a disputa da Copa Dani Alves Sub 18 - em que a Kurdana foi vice em 2010.

Por isso, quem passar pelos obstáculos da pré-temporada terá um ano de muito trabalho pela frente na equipe de competição. Isso não será problema, ainda mais para essas jovens que estão realizando o sonho de suas vidas: jogar futsal e futebol em alto nível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário