GILBERTOESPORTE

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Futsal Feminino - Goleira Márcia, da Kurdana/Cotia, lança blog

Goleira Márcia, da Kurdana/Cotia, lança blog
Por: Ricardo Silva




Além de feras na quadra e no campo, as atletas do futsal e futebol feminino da Kurdana/Cotia possuem muitos outros talentos. É o caso, por exemplo, da goleira Márcia, que lançou um blog neste mês de janeiro. Denominada de MG01, a sua página pessoal tem como endereço http://marciagomes01.blogspot.com .

E, quem pensa tratar-se de mais um blog pessoal de atleta, engana-se. A goleira, vencedora do Troféu Tênis de Ouro em 2010 na sua posição, mostra que tem as mãos douradas - não só para defender, mas para escrever também. A página se dedica a falar principalmente do futebol e futsal feminino em geral, no Brasil e no mundo.

Quem acessa se surpreende positivamente com a riqueza de informações. Desde o último dia 11 (data em que o blog entrou no ar), Márcia, observadora como é, levantou dados de jogadoras brasileiras no exterior e de competições na Europa, como o campeonato alemão de futebol feminino e a versão a Liga dos Campeões para as mulheres. Nem mesmo a recente eleição da brasileira Vanessa, como melhor jogadora de futsal do mundo, e da japonesa Homare Sawa, como melhor jogadora de futebol pela FIFA, escaparam das mãos ágeis da arqueira.

E ela realmente quer divulgar o que tem pouco espaço na mídia. Nas palavras da própria Márcia: "O blog foi construído com a finalidade de mostrar mais do esporte e, principalmente, modalidades carentes de divulgação no nosso país. Meu objetivo é dedicar este projeto à divulgação de artigos, notícias, pesquisas, vídeos, motivação profissional, motivação em geral e trabalhos sociais".

Assim começa a temporada dessa atleta de história ímpar no futsal feminino. Após quatro anos parada, retornou às atividades em 2010, sagrando-se campeã paulista pela Kurdana e papando o Tênis de Ouro da Federação. E, agora, é uma das renovações da equipe para 2012.

* Conheçam mais da nossa "Mãos de Ouro"

Márcia Regina Pereira Gomes é paulista de Lorena, do dia 08/03/1984, Dia Internacional da Mulher. Começou sua carreira jogando futebol de campo na sua cidade-natal, em 1999. Em 2000, passou pelo Nacional da capital e, no ano seguinte, pelo Taubaté. Ainda na mesma temporada voltou para Lorena onde, em 2002, conseguiu seu primeiro título: os Jogos Regionais. Repetiu a dose em 2003, atuando por Guaratinguetá.

E foi justamente em 2003 que o futsal veio aparecer na vida da goleira, quando ela se transferiu no segundo semestre para o Buzzo Sports de São José dos Campos, tradicional equipe do salonismo paulista, forte na base. A transição não poderia ter sido melhor, indo para o Brasileiro de Seleções Adulto em 2004 - e sagrando-se campeã, naquele que era o segundo título de São Paulo na história. Em 2005, foi medalha de ouro nos Jogos Regionais, e sua carreira estava decolando.

Mas, justo no auge, algo que aflige à praticamente todas as atletas do futsal aconteceu para a excelente goleira: a transição de Sub 20 para o Principal. E tal passagem não foi das melhores. Com 21 anos, via a possibilidade de jogar novamente um Brasileiro de Seleções, contando à época com a categoria Sub 21 - que teria sua primeira edição. No primeiro semestre de 2005, a Confederação Brasileira de Futsal abaixou a idade para o padrão FIFA, passando a ser Sub 20. E a Federação Paulista seguiu a norma no segundo semestre. Conclusão: Márcia se via sem competições federadas para jogar no resto do ano.

Para ajudar, ela estaria acima do limite de idade na edição 2006 dos Jogos Regionais e Abertos do Interior, que prossegue como Sub 21 até hoje. E, como sabemos, pela importância que dão para esses campeonatos, as cidades somente tem interesse em investir se os clubes trabalharem com essa faixa etária, obrigando a deixar a categoria Principal de lado.

Desmotivada, vendo as portas se fechar mesmo diante de sua competência, optou por parar. Conseguiu um emprego em padaria, depois de secretária no Parque Tecnológico de São José. Batalhadora, estava subindo de posto com o passar dos anos, chegando a ser coordenadora do centro de treinamento administrativo.

Nada disso contentava a goleira, que tinha esporte no sangue. Em 2010, veio o convite da Kurdana. O clube cotiano nunca se preocupou com idades das atletas, mas sim com qualidade, continuidade e formação das pessoas em nível superior. Prontamente, Márcia veio. Resultado: quatro títulos no ano, somando Copa Futebol Mulher, Troféu Piratininga, Super Copa Paulista e Estadual (estes três, no futsal), o Tênis de Ouro e a consagração. Uma verdadeira volta por cima!

Em 2011, a garota das Mãos de Ouro esteve de volta às competições nacionais, jogando a Liga Futsal e a Taça Brasil Adulta. Continuou faturando títulos, conquistando o campo dos Jogos Regionais, a Copa Regional de futsal e mais um Troféu Piratininga. Por falar em campo, ela conseguiu o recorde de 476 minutos sem tomar gols entre os Regionais e Abertos do Interior - competição em que foi prata. Detalhe que ela nem tem predileção pelos gramados, mas sim pelo salão, sua verdadeira paixão.

O ano poderia ter terminado melhor, se Márcia não sentisse uma contusão no joelho direito no começo de dezembro, durante os treinos, tirando-a da reta final do Metropolitano e do Troféu Piratininga. Após exames, a arqueira foi diagnosticada com lesão tipo alça de balde no menisco lateral.

* Permanência confirmada

Enquanto aguarda a cirurgia e a posterior recuperação, Márcia não perde o ânimo. Além de manter o blog, a nossa Mãos de Ouro faz seu estágio de Educação Física, curso em que iniciará o quinto semestre. E, mostrando responsabilidade com as atletas, além de acreditar em cada uma, a Kurdana renovou com ela para 2012.

Ainda que não consiga participar das competições até abril ou maio, correndo o risco de ficar de fora da primeira fase da Liga Futsal, seu retorno é aguardado especialmente para o seguimento do Estadual e para os Jogos Regionais-campo, assim como para o Paulistão nos gramados, caso a Kurdana confirme sua entrada. De qualquer modo, já é hábito de Márcia superar dificuldades. Em cada uma, ela enxerga as possibilidades, ao invés das limitações.

Contato:
(11) 8375 0391
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia

Nenhum comentário:

Postar um comentário