GILBERTOESPORTE

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Futsal Feminino - Arbitral 2012 define futsal feminino paulista; Principal e Sub 20 voltaram a ter apenas Estadual





Arbitral 2012 define futsal feminino paulista; Principal e Sub 20 voltaram a ter apenas Estadual
Por: Ricardo Silva

De volta ao que deu certo. O futsal feminino paulista terá campeonato único em 2012, nas categorias Principal e Sub 20. Nesta sexta (27), ocorreu o Conselho Arbitral da modalidade, na sede da Federação Paulista, no centro de São Paulo.

A competição se chamará Campeonato Estadual da A1 (ou Série Única). Já no Sub 17 e Sub 15, haverá dois campeonatos - Metropolitano A2 e Estadual A2 - porém, sem jogo-extra para definir quem vai para a Taça Brasil 2013, condição reservada apenas para o campeão do Estado.

A fórmula da competição durando toda a temporada retoma às edições de 2009 e 2010, quando o Estadual tomou o ano completamente. Isso deixou a disputa mais organizada e cheia de emoções na reta final. Em 2011, a formula histórica de duas competições (Metropolitano ou Paulista do Interior no primeiro semestre, Estadual no segundo), que perdurou de 1985 a 2008, foi utilizada. Porém, isto deixou o ano do feminino bagunçado, com o Estadual se encerrando em setembro, o Metropolitano sendo feito à toque de caixa e, para completar, a marcação de jogos-extra para se decidir quem ia à Taça Brasil. Tudo isso fez com que a temporada se encerrasse apenas no dia 23 de dezembro.

E, ao que parece, haverá maior organização no transcorrer do campeonato, com as regras das disposições gerais sendo respeitadas. Assim garantiu o vice-presidente técnico José Carlos dos Santos. Tanto que só puderam se inscrever as equipes que protocolaram sua participação neste mês de janeiro, previamente à reunião. E, para completar, o diretor da modalidade, João Augusto, deixou claro que não haverá acréscimo de equipes, como tradicionalmente ocorre - no máximo, fará-se um campeonato da A2.

A Kurdana/Cotia, representada pelo seu diretor de futsal Daniel Souza, estará na categoria Principal, buscando o título. Havia a intenção de entrar no Sub 17, mas optou-se por deixar para o segundo semestre, se assim for possível.

Desde que a Kurdana passou a usar a sua denominação oficial em 2007, sempre esteve entre as quatro melhores nas competições femininas oficiais - somando oito disputas em cinco temporadas. Em 2010, a Kurdana sagrou-se campeã estadual e, em 2007, ficou com o vice no Paulista do Interior, sendo reconhecidamente uma das forças do Estado de São Paulo.

Todas as competições estão previstas para começar em março, sendo que as adultas (Principal e Sub 20) já terão o apito inicial na primeira semana daquele mês e encerramento somente no final do ano. As menores (Sub 17 e Sub 15) ficam para iniciar no dia 17 do mesmo mês, com final prevista para 07 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário