GILBERTOESPORTE

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Futsal Feminino - Taça Brasil Adulta: Kurdana/Cotia conhece seu grupo e tabela

Taça Brasil Adulta: Kurdana/Cotia conhece seu grupo e tabela
Por: Ricardo Silva










Está chegando o momento tão ansiosamente aguardado pela cidade de Cotia. Sua equipe de futsal feminino, a Kurdana, disputará a Taça Brasil Adulta pela primeira vez na história. A competição será em Criciúma (SC), de 24 a 30 de outubro. E o clube paulista já conhece seu grupo e tabela.

O passaporte da Kurdana para a Taça foi o título de campeã estadual em 2010, vencendo ao Jaguaré/Palmeiras por 3 a 2 em uma final memorável. Agora será a hora de representar São Paulo na Divisão Especial da competição - nada menos que a elite.

As cotianas já disputaram duas competições nacionais em sua história. Em 2004, com o nome de FAAC, participaram da Taça Brasil Sub 20 em Caçador (também em SC), ficando em 6º. lugar. E, neste ano, fez sua estreia como franqueada da Liga Futsal Feminina, terminando em 9º lugar.

* Grupo de Cotia é equilibrado; a outra chave é a "da morte"

Os grupos da Taça são montados de acordo com o posicionamento de cada Estado no ano anterior. Para entender melhor: cada equipe representa sua Federação nas Divisões e a classificação final interfere tanto na montagem de chaves no ano posterior quanto no acesso e descenso. A Taça é fracionada em três divisões - Especial, Primeira e Segunda. Os dois piores representantes rebaixam seus Estados e os finalistas sobem.

Cada divisão tem nove Estados. Apenas os participantes de cada uma podem sediar, tendo direito a levar o campeão local e a equipe da cidade mandante, totalizando dez times. Na elite do futsal feminino nacional adulto estão Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Goiás, Bahia, Distrito Federal e Pará.

Os dez representantes são: UnoChapecó/Female (SC), ACE Kurdana/Cotia (SP), Chimarrão (RS), Sercomtel/Londrina (PR), Nacional Gás/Unifor (CE), Hidráulica (GO), Eunápolis (BA), UCB (DF), Esmac/Ananindeua (PA) e a sediante Unesc/Criciúma. Estes serão divididos em dois grupos de cinco, passando os dois melhores para as semifinais. Tanto nestas quanto na final, o empate provoca prorrogação e pênaltis. E, na Fase de Grupos, o primeio critério de desempate é o confronto direto.

Pelas posições do ano passado (São Paulo foi 4º com o São Caetano/Corinthians), a Kurdana não ficará no "grupo da morte". Embora tenha equipes respeitáveis, a maior concentração de forças ficou no lado oposto. Cotia está no Grupo A, junto com Chapecó, Esmac, Hidráulica e UCB.

As chapecoenses são nada menos que as atuais tricampeãs mundiais, tetra da Liga Futsal e bi da Taça - além da recente conquista na Taça Sub 20. Será, sem dúvida, o adversário mais difícil para as cotianas. As demais três são importantes. O Esmac á a equipe hegemônica do Pará, revelando várias atletas desde suas categorias de base e sempre representando seu Estado na Taça. A Hidráulica participou das semifinais da competição em 2009 e 10; é também franqueada da Liga Futsal, apesar de pedir licenciamento nesta temporada. E a UCB (Universidade Católica de Brasília) tem uma boa equipe jovem, que teve desempenho considerável na Taça Sub 20 (esteve à uma vitória da semi) e na fase nacional da Liga Universitária (4º lugar).

Mas o Grupo B terá todo um peso histórico. Encabeçado pela atual vice-campeã Nacional Gás, conta com Chimarrão, Londrina, Eunápolis e a sediante Unesc. Como se não bastasse o passado da Nacional (vice da Taça 2008 também e da Liga Futsal 2005), tem que ser contado o rol gaúcho de títulos: o Chimarrão foi tri da Taça e primeiro campeão da Liga. Londrina não fica atrás, faturando a Liga em 2006 e o vice da Taça 2009. Uma equipe ótima também para formar atletas. A Unesc tem títulos universitários e escolares em âmbito nacional, e sempre vem com força nas edições da Liga (semifinalista de 2008 a 2010), fora o fator casa e a recente conquista do Universitário Catarinense, vencendo nada menos que Chapecó. E, mesmo Eunápolis, que seria a "patinha feia", não pode ser desrespeitada, pois foi bronze na edição do ano passado.

* Competição forte exige preparação forte

Tudo isso garante que teremos uma competição de altíssimo nível técnico, interessante para assistir, torcer e aprender. A Kurdana vai para mostrar sua força, provando que veio para ficar no cenário nacional. Com a experiência de sua primeira Liga e consciente das dificuldades, o plantel de Andressa de Azevedo está treinando em dois períodos todos os dias da semana, além de um horário para propriocepção, prevenindo lesões.

Os treinos táticos e técnicos estão ocorrendo em duas quadras de tamanho oficial (40m x 20m). Estas, foram construídas recentemente no lado externo do Ginásio Municipal de Cotia. Trata-se de um modo do clube se atualizar com as exigências do futsal moderno - haja visto que as competições da Confederação Brasileira de Futebol de Salão só ocorrem em dimensões superiores à 36m x 18m.

Cotia conta com um forte jogo coletivo, mas tem seus destaques individuais. No gol tem Márcia, melhor goleira do futsal paulista no ano passado. Como fixa, Karina vem chamando a atenção, atuando com solidez na defesa e precisão no ataque. Susana, apelidada de Mulher-Gol, é sempre um perigo em suas finalizações.
O maior dos destaques é, sem dúvida, Aline Lum. Com seu futsal mágico, encanta aos torcedores cotianos e rende admiração dos adversários, criando, driblando e chutando no momento certo.

* E a Kurdana abrirá a Taça

Como se não bastasse a honra de representar a cidade que sempre defendeu, a Kurdana abrirá a Taça 2011 - que está em sua 20ª edição. Na segunda-feira (24), às 15 horas, dá o pontapé inicial na competição contra as goianas da Hidráulica.

Na terça, será o dia de folga. Quarta, no mesmo horário, o duelo será contra as candangas da UCB. Na quinta, o jogo será as 18 horas, enfrentando ao sempre perigoso Esmac. E, na sexta, a forte partida contra a UnoChapecó, no fim da tarde. As semifinais serão na noite de sábado e a grande final às 10 da manhã no domingo (30). Todos os jogos serão no Ginásio da Unesc, localizado no campus desta universidade.

A Kurdana vai consciente do papel que representará, pois defenderá o Estado com maior quantidade de títulos na competição - 10. São Paulo já foi pentacampeã com a Sabesp (maior vencedora da história), bicampeã com a Marvel de Santos e tem na conta os títulos de Bordon, Uni Sant'Anna, e Jaguaré/Palmeiras. Santa Catarina, apesar de ser a melhor no ranking, conta com quatro títulos (dois do Kindermann/Caçador e dois da UnoChapecó). Rio Grande do Sul vem em seguida, com os três títulos do Chimarrão. Fecham a lista a Bahia (Euroexport) e o Rio de Janeiro (Vasco da Gama).

* Grupos da Taça Brasil Adulta 2010

Grupo A
UnoChapecó/Female (SC)
Kurdana/Cotia (SP)
Hidráulica (GO)
Esmac/Ananindeua (PA)
UCB (DF)

Grupo B
Nacional Gás/Unifor (CE)
Eunápolis (BA)
Chimarrão (RS)
Sercomtel/Londrina (PR)
Unesc/Criciúma (SC)

* Jogos da Kurdana/Cotia
(todas as partidas serão no Ginásio da Unesc)

24/10 - 15:00 - Kurdana/Cotia (SP) x Hidráulica (GO)
26/10 - 15:00 - UCB (DF) x Kurdana/Cotia (SP)
27/10 - 18:00 - Kurdana/Cotia (SP) x Esmac/Ananindeua (PA)
28/10 - 18:00 - UnoChapecó/Female (SC) x Kurdana/Cotia (SP)
29/10 - 18:00 e 19:30 - semifinais
30/10 - 10:00 - FINAL

Acompanhem a competição no hotsite oficial:
http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/index.php?idCompeticao=177

Contato:
(11) 6656 5506
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia

Nenhum comentário:

Postar um comentário