GILBERTOESPORTE

sábado, 26 de novembro de 2011

Faltando dois meses para o início dos 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, Mogi das Cruzes entra na reta final de preparação para receber a competição, que reunirá 15 mil atletas na cidade. Com as obras físicas e as definições dos alojamentos praticamente finalizadas, os representantes do Comitê Organizador estão em contato com os clubes e associações que receberão as competições para definir os detalhes do torneio. “Neste momento, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer está visitando cada um dos clubes e associações que receberão os Jogos Abertos para formalizar a cessão dos espaços no período de competições. Esta é a última fase do trabalho com os locais de competição, já que, anteriormente, fizemos um levantamento dos locais, vistorias técnicas e os responsáveis já haviam se comprometido a ceder os espaços para os Jogos”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães. Para os Jogos Abertos, serão utilizados 33 locais de competição, em diversas regiões da cidade. Apenas a modalidade atletismo não será disputada na cidade, já que há a exigência de ela ser disputada em uma pista sintética. Assim, o Complexo Poliesportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, já foi reservado para a competição. O secretário lembrou ainda que as obras de construção dos ginásios do da escola municipal “Dr. Álvaro de Campos Carneiro” e do Cempre Botujuru estão em fase final de execução. Os trabalhos deverão ser entregues até o final deste mês e em outubro, respectivamente. Além disso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está realizando uma recuperação no campo do Centro Esportivo de Braz Cubas, que ganhou gramado, e já finalizou a revitalização do Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”. Alojamentos A equipe da Smel também já finalizou as visitas das cidades para escolha dos alojamentos para os Jogos Abertos. Durante o mês de agosto, os municípios classificados estiveram em Mogi das Cruzes para vistoriar as escolas municipais e estaduais colocadas à disposição para as delegações. “Todos os municípios que nos visitaram ficaram bem impressionados com as estruturas das nossas escolas. Agora, a equipe da Smel está entrando em contato com as cidades que terão delegações menores e que ficarão hospedadas em alojamentos coletivos”, explicou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Fred Abib. Ele explica que, neste caso, as delegações não precisam necessariamente visitar a cidade para conhecer o local. “São cidades que muitas vezes vem para os Jogos Abertos com uma ou duas equipes. Assim, uma escola irá receber várias cidades”, disse. Os Jogos Abertos do Interior acontecerão em Mogi das Cruzes entre os dias 7 e 19 de novembro e irão reunir cerca de 15 mil atletas de 233 cidades paulistas. 30/08/2011


O mascote oficial dos 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” foi conhecido nesta segunda-feira (29/08), em uma cerimônia realizada pelo prefeito Marco Bertaiolli, com a participação do secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Benedito Fernandes. Em uma votação popular inédita que contou com a participação de quase de 16 mil pessoas, o personagem Caquito foi escolhido para ser o mascote oficial da competição, que será realizada em Mogi das Cruzes, entre os dias 7 e 19 de novembro.

Durante sua visita à cidade, o secretário estadual também vistoriou a reforma que foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos” e os trabalhos de construção do ginásio da escola municipal “Doutor Álvaro de Campos Carneiro”, em Jundiapeba, que será utilizado durante os Jogos Abertos.

“É um trabalho muito importante que o prefeito vem fazendo, investindo no esporte juntamente com a educação. Se olharmos para os países desenvolvidos, todos são fortes no esporte. Mogi das Cruzes é uma cidade desenvolvida e aqui temos estes investimentos para os Jogos Abertos, que deixarão um legado de utilização para a cidade”, afirmou Fernandes, que aprovou as obras realizadas.

“Temos obras de excelente qualidade. Com certeza, Mogi das Cruzes está fazendo mais que muitas cidades que já sediaram os Jogos Abertos”, completou o secretário, que almoçou ao lado do prefeito e do vice-prefeito, José Antonio Cuco Pereira, na escola municipal Benedito Laporte Vieira da Motta. “A comida é excelente, mais uma vez Mogi das Cruzes mostra sua preocupação com a educação e está de parabéns.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está investindo R$ 3 milhões para a construção de dois novos ginásios poliesportivos, em Jundiapeba e no Botujuru – este último na estrutura do Cempre que está sendo erguido no bairro. Além disso, a Administração Municipal investiu R$ 1 milhão na reforma do Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”, que ganhou um novo piso, plataformas para o acesso de cadeirantes às arquibancadas e novos assentos.

“Estamos construindo dois novos espaços esportivos e reformando nosso Ginásio Municipal. Queremos que os Jogos Abertos fiquem como exemplo para a nossa juventude e incentivo e motivação para os atletas. Que muitos sejam representantes e medalhistas nos nossos Jogos Olímpicos, que acontecerão no Rio de Janeiro, em2016”, disse o prefeito.
Mascote

Caquito é um simpático caqui, que representa um dos símbolos da economia de Mogi das Cruzes. A cidade é a principal produtora da fruta no Brasil, com mais de 40 mil toneladas por ano. O produto faz, inclusive, parte da merenda dos alunos da rede municipal de ensino, reconhecida como a melhor de todo o estado de São Paulo.

A eleição para a escolha do mascote dos Jogos Abertos aconteceu pela internet e qualquer pessoa pôde participar. Para democratizar ainda mais a participação popular, equipamentos foram disponibilizados pela Prefeitura em locais de grande movimento na cidade para que os mogianos pudessem votar. Os participantes podiam escolher entre o caqui e um menino. Para cada um dos personagens, existiam três nomes à disposição.

No final, o personagem Caquito recebeu 31% dos votos e foi o vencedor. O caqui com o nome Caco foi o segundo, com 16,8%, seguido pelo menino de nome Atletinha, com 16,7%. Mogianinho (menino), com 15,4%, Cacolino (caqui), com 12,8%, e Mogianito (menino), com 7,2% completaram a votação.

Além de Bertaiolli, Fernandes e Cuco, também participaram da cerimônia os vereadores Protássio Nogueira, Olimpio Tomiyama e Odete de Souza.

Saiba mais sobre o Caquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário