NOTICIAS DE ESPORTES OLÍMPICOS E DAS CIDADE DE COTIA SÃO ROQUE VARGEM GRANDE PAULISTA
sábado, 5 de novembro de 2011
Olimpíadas Universitárias Torneios de xadrez abrem as Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 em Campinas 03.11.2011 :: 19h45
Os torneios masculino e feminino de xadrez abrem, na tarde desta sexta-feira, dia 4, às 16h, a programação esportiva das Olimpíadas Universitárias JUBs 2011, em Campinas (SP). A competição reunirá 74 enxadristas, sendo 42 homens e 32 mulheres, no Clube Semanal de Cultura Artística. Serão sete rodadas no sistema suíço e cada jogador tem a sua disposição duas horas para movimentar as suas peças. Será campeão o enxadrista que somar o maior número de pontos ao final das sete rodadas.
Na disputa masculina três jogadores são Mestres Internacionais (MI). São eles: Ernani Choma, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com rating 2368 na Federação Internacional de Xadrez (FIDE); Alfeu Bueno, da Sociedade Lageana de Educação (SLE-SC), com rating 2310; e Vinícius Tiné, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), rating 2308. Outros 20 enxadristas são ranqueados na FIDE.
No feminino, destaques para Ana Vitória Rothebarth, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com rating FIDE 2035; Vivian Heinrichs, da Universidade Paulista (UNIP), com rating 1969; e Cintia Leão, da UNIPAR, de Umuarama (PR), com rating 1930. Ana Vitória e Vivian disputaram a última Universíade, em Shenzhen, na China. Ana, inclusive, é a atual campeã das Olimpíadas Universitárias.
Até o ano passado, a competição era disputada por jogadores com até 28 anos e apesar da redução da idade limite para 24 anos, o nível do torneio é muito bom, segundo o coordenador da modalidade, Renato Gino Genovese.
"Esse ano a competição será oficializada na Federação Internacional de Xadrez (FIDE) pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) através de uma parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro, Confederação Brasileira de Desporto Universitário e CBX", lembrou Gino, que trabalha na função desde 2005.
As outras três modalidades individuais que fazem parte do programa das Olimpíadas Universitárias terão início neste sábado. As eliminatórias da natação começam às 9h30, na piscina olímpica do Centro Esportivo de Alto Rendimento (CEAR). Serão 14 provas neste primeiro dia de competições. Às 16 horas, os oito melhores atletas em cada prova disputam as finais.
Os judocas das categorias pesado e meio-pesado serão os primeiros a pisar no tatame montado no ginásio municipal Rogê Ferreira. A primeira luta está marcada para as 10h. A partir das 15h30, acontecem as competições nas categorias médio e meio-médio. Já as provas de atletismo têm início às 14h, com as eliminatórias dos 100m rasos feminino e as finais do salto com vara masculino e arremesso de peso feminino, na pista de atletismo do CEAR. A entrada é franca.
As Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 são uma realização do COB em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o Ministério do Esporte, tendo apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário