NOTICIAS DE ESPORTES OLÍMPICOS E DAS CIDADE DE COTIA SÃO ROQUE VARGEM GRANDE PAULISTA
sábado, 5 de novembro de 2011
Olimpíadas Universitárias Emoção marca a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 04.11.2011 :: 21h48
Com a participação do bicampeão olímpico de voleibol Maurício Lima e apresentações de ginastas e acrobatas, foi realizada na noite desta sexta-feira, dia 4, a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Universitárias JUBs 2011, no ginásio do Colégio Liceu Salesiano, em Campinas (SP). Atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal participaram da festa.
O superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, destaca a realização da competição. "Junto às Olimpíadas Escolares, as Olimpíadas Universitárias resgatam a importância das competições estudantis no Brasil, promovendo a inclusão social de jovens a partir de uma prática positiva e saudável. Da mesma forma, a prática esportiva na Universidade contribui em muito na transição de carreiras do atleta. Enquanto competidor, o atleta já vai se preparando para adquirir uma segunda profissão. Essa prática é cada vez estimulada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, que se preocupa com o pós carreira do atleta brasileiro".
Entre as autoridades e convidados presentes, destacam-se o gerente geral de Iniciação, Fomento e Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro e Diretor Geral das Olimpíadas Universitárias JUBs 2011, Edgar Hubner, o presidente em exercício da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto, o secretário nacional de Esportes, Educação, Lazer e Inclusão Social, Wadson Nathaniel Ribeiro, representando o Ministro dos Esportes, e o prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra.
Diretor Geral das Olimpíadas Universitárias, Edgar Hubner deu as boas vindas a todos. "Em nome do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, saúdo todos os presidentes de federação, atletas, convidados e demais participantes das Olimpíadas Universitárias e agradeço o povo de Campinas pelo carinho e pela recepção", disse Edgar Hubner.
"Faremos a maior Olimpíada Universitária da história. Aguardamos também com muita expectativa que, em 2017, o Brasil receba a Universíade, em Brasília", afirmou Alim Maluf Neto. "O Brasil atravessa um momento esportivo importante. Hoje, em Brasília, tivemos a grata satisfação de receber os membros da FISU (Federação Internacional do Esporte Universitário) para o Brasil sediar o terceiro maior evento esportivo do mundo", disse Wadson Ribeiro, em nome do Ministro Aldo Rebelo.
A Cerimônia foi aberta com a apresentação de 60 ginastas do projeto social "Todas as formas de aprender", a maioria crianças e adolescentes, que realizaram uma bela apresentação. Depois, atletas de todos os estados brasileiros desfilaram com suas respectivas bandeiras. Na sequência, o ponto alto da festa.
Rodeado de seis pequenas ginastas e com a tocha olímpica nas mãos, o bicampeão Maurício Lima deu uma volta em torno do ginásio aplaudido pelos espectadores presentes, ele acendeu a pira olímpica. A festa contou ainda com uma apresentação do grupo Akróbatus, formado por dois profissionais - Andrei e Letícia - que realizaram um número de equilíbrio e força, na modalidade denominada equilíbrio mão a mão. A dupla foi ovacionada pelo público. Logo depois, o prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra, declarou a competição aberta.
As Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 são uma realização do COB em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o Ministério do Esporte, tendo apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário