GILBERTOESPORTE

sábado, 5 de novembro de 2011

Olimpíadas Universitárias Veterana dos tatames, caloura Edinanci Silva conquista o ouro nas Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 05.11.2011 :: 16h56


Bicampeã dos Jogos Pan-Americanos e com participação em quatro edições dos Jogos Olímpicos, a judoca paraibana Edinanci Silva fez sua estreia nas Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 neste sábado, dia 5, em Campinas (SP). Acostumada a lutar na categoria meio-pesado (-78kg), a atleta conquistou a medalha de ouro na categoria pesado (+de 78kg), na competição disputada no Ginásio Municipal Rogê Ferreira.

Aos 35 anos, Edinanci venceu Mayara Kaori (PUC-PR) na estreia com um ippon, aos 30 segundos de luta. Na semifinal, derrotou a gaúcha Rafaela Nitz, da Universidade Celso Lisboa (RJ), ao aplicar novo ippon, desta vez com 2min11s de combate. Na disputa pela medalha de ouro, a judoca paraibana derrotou a catarinense Luciana Mazaretto, da UNOESC (SC), com três yukos contra um da sua adversária.

Atleta da Universidade Paulista (UNIP-SP), a judoca saiu satisfeita com seu desempenho. "O condicionamento físico não é o mesmo, mas disputar as Olimpíadas Universitárias é mais um sonho que estou realizando. Desde 2008 eu não lutava, não treinava como um atleta de alto rendimento. Senti muita dificuldade, principalmente na última luta, mas foi ótimo. Bem melhor do que eu esperava", disse a atleta, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo 2003 e Rio 2007, bronze em Winnipeg 1999 e com participação nos Jogos Olímpicos de 1996 a 2008.

Edinanci comemora a nova fase na carreira: a de estudante e atleta universitária. "Voltei aos estudos agora e realmente estou sentindo na pele a dificuldade que é estudar e ser atleta ao mesmo tempo. Apesar da concentração e do foco na luta e no tatame, o pessoal está preocupado também com as provas, com os trabalhos. A interação é outra, há uma troca de experiência. Estou adorando e espero que esta seja a primeira de muitas outras Olimpíadas Universitárias", destacou.

Caloura do curso de Educação Física, Edinanci quer aproveitar ao máximo a passagem pela universidade. "Meu projeto principal é terminar o curso. Quero aproveitar 100% esta oportunidade de cursar uma faculdade e me formar. Vou continuar treinando, representando a UNIP", explicou.

Uma das três atletas derrotadas pela experiente judoca, a gaúcha Rafaela Nitz, que caiu na semifinal, mas depois se recuperou e conquistou a medalha de bronze da competição, enfrentou sua ídolo pela primeira vez. Apesar do resultado, ela garante que nunca vai esquecer esse momento.

"Fiquei triste com a derrota porque treinei muito para essa competição e para lutar contra ela, mas acontece. A luta estava parelha, dava para vencer", lamentou a jovem promessa do judô nacional.

"Ela é um espelho de toda a nossa geração. Abriu muitas portas para o judô feminino. Em 2009, a Edinanci indicou em uma entrevista três atletas como sua substituta e, além da Mayra Aguiar, me incluiu entre esses três nomes. Eu nem sabia que ela me conhecia. Fiquei super honrada", disse a judoca gaúcha, que mora no Rio de Janeiro e foi contratada pela parceria Flamengo/Universidade Celso Lisboa. "O clube paga moradia e salário, enquanto a universidade me dá bolsa".

Na categoria meio-pesado, a judoca Luciana Mazetto (UNOESC-SC) venceu Beatriz de Nazareth (Universo-RJ) e conquistou o tricampeonato das Olimpíadas Universitárias. Na tarde deste sábado, a competição segue com as disputas nas categorias médio e meio-médio, tanto no masculino quanto no feminino. A entrada é franca.

As Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 são uma realização do COB em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o Ministério do Esporte, tendo apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário