GILBERTOESPORTE

sábado, 5 de novembro de 2011

Olimpíadas Universitárias Campeões pan-americanos, medalhista olímpico e jovens promessas do esporte abrilhantam as Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 02.11.2011 :: 16h39


Cerca de 3 mil atletas dos 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal iniciam nesta sexta-feira, dia 4, a disputa por medalhas em oito modalidades esportivas, nas Olimpíadas Universitárias JUBs 2011, em Campinas (SP). Os quatro esportes individuais - atletismo, judô, natação e xadrez - que fazem parte da programação são os primeiros a entrar em cena. A partir do dia 9 de novembro, começam os torneios de basquete, futsal, handebol e vôlei.

"As Olimpíadas Universitárias já têm o seu papel no desenvolvimento do esporte brasileiro. As estatísticas comprovam essa contribuição. Muitos atletas que estiveram nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 são oriundos das Olimpíadas Escolares e Universitárias, como as velocistas Ana Cláudia Lemos e Rosângela Santos", destacou o Diretor Geral das Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 e Gerente Geral de Iniciação, Fomento e Eventos do COB, Edgar Hubner.

Edgar lembrou ainda que a cidade de Campinas é a primeira do estado de São Paulo a receber a maior competição universitária brasileira. "Campinas tem ótimas instalações esportivas e com o investimento realizado aqui para essa competição, com reformas de ginásios e revitalização de áreas esportivas ficam como legado para a cidade. Cabe ressaltar ainda que um evento dessa magnitude só existe por causa da Lei Agnelo Piva", afirmou, antes de destacar o convênio entre COB, CBDU e o Ministério do Esporte.

Campeã pan-americana no México, dos 100m e do revezamento 4x100m, Rosângela Santos será uma das estrelas das Olimpíadas Universitárias JUBs 2011. Outros jovens atletas que também prometem brilhar na pista de atletismo do Centro Esportivo de Alto Rendimento (CEAR), em Campinas, são: Sabine Heitling, ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e bronze em Guadalajara 2011; Alessandra Picagevicz, primeira atleta a representar o país em Jogos Olímpicos na marcha atlética; Barbara Farias de Oliveira, prata no revezamento 4x400m em Guadalajara; dentre outros.

No judô destaque para Edinanci Silva, campeã pan-americana em Santo Domingo 2003 e no Rio 2007, e Raquel Silva, irmã de Rafaela Silva, que acumula diversas medalhas em etapas da Copa do Mundo. Na natação, destaque para Edvaldo Valério, o Bala, medalhista olímpico em Sydney 2000 no revezamento 4x100m livre, ao lado de Fernando Scherer, o Xuxa, Gustavo Borges e Carlos Jayme. Daiene Dias, bronze nos 200m borboleta no Rio 2007, e João Luís Gomes Jr, especialista no nado peito, também estão confirmados.

Atletas da nova geração e possíveis representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos Rio 2016 também estão presentes em Campinas. A nadadora Simone Kohler e as velocistas Gabriela Vita Souza e Lorena Lourenço estão entre as maiores promessas do esporte nacional.

Todas as competições terão entrada gratuita. De 4 a 7 de novembro acontecem as competições individuais no CEAR, que recebe as provas de atletismo e natação; no ginásio municipal Rogê Ferreira (judô); e no Clube Semanal de Cultura Artística (xadrez). De 9 a 13, quinze ginásios e quadras em Campinas e região recebem as partidas de futsal, handebol, vôlei e basquete. São eles: Hípica/Regatas, Sesc e AABB; no Rogê Ferreira, Liceu, Clube Municipal Anhumas, no Taquaral, Fonte São Paulo, Ponte Preta, Sesi Santos Dumont e Ginásio João Aranha em Paulínia; Clube de Campo do Cultura, FAC 4, Guarani e Ginásio Vitor Savala, em Hortolândia.

O Comitê Organizador das Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 está localizado no prédio histórico da Estação Cultura, antiga estação ferroviária da cidade construída em meados de 1860. A Estação recebe os departamentos técnicos, de hospedagem, transporte, imprensa e infraestrutura do evento, que abrange 194 Instituições de Ensino Superior públicas e privadas. Cerca de 700 profissionais de diversas áreas irão trabalhar na competição. Nesse número estão incluídos 200 voluntários, sendo cem militares, 80 estudantes de Campinas e 20 voluntários de outros oito estados brasileiros.

Congresso Técnico - Na noite desta terça-feira, dia 1º, foi realizado o Congresso Técnico Geral, com a presença dos 27 chefes de delegações, na Estação Cultural. Edgar Hubner abriu o Congresso e deu as boas vindas a todos os participantes. Na sequência, foram realizados os sorteios dos esportes coletivos.

As Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 são uma realização do COB em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o Ministério do Esporte, tendo apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário