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sábado, 30 de julho de 2011

25 de julho de 2011 As últimas da Cidade Olímpica: confira como estão os preparativos no Rio de Janeiro


Obras de infraestrutura seguem a todo vapor na sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016

A transformação da cidade do Rio de Janeiro está mais visível a cada dia. Confira em que estágio se encontram as principais iniciativas e intervenções do poder público, cujo legado para a população carioca e para o esporte brasileiro vai muito além da utilização durante os Jogos.

INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE

BRT (Ônibus de Trânsito Rápido)

O sistema de BRT foi implementado pela primeira vez em Curitiba e atualmente já se expandiu para mais de 30 países dos cinco continentes. A estrutura de funcionamento assemelha-se muito com a dos trens: corredores exclusivos ou preferenciais para a circulação dos veículos de transporte coletivo; sistema de pré-pagamento de tarifas; transferência entre rotas sem incidência de custo; embarques e desembarques rápidos, com plataformas na mesma altura do ônibus.

Com todas essas características, a implementação do sistema de BRT no Rio de Janeiro diminuirá significantemente o tempo do percurso e contribuirá para o reordenamento do sistema de transporte da cidade. Para a população, mais comodidade, rapidez, conforto, melhor qualidade de serviço e uma cidade menos poluída, já que a emissão de gás dos ônibus articulados será reduzida em 50%, com a vigência do novo padrão Euro V em 2012.

Transcarioca, transoeste e transolímpica são os projetos de BRT em e que foram catalisados pela realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos na cidade do Rio de Janeiro.

Confira mais detalhes abaixo.



Transcarioca

A Transcarioca é um corredor expresso exclusivo para ônibus articulados que ligará a Barra da Tijuca, o coração dos Jogos, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim na Ilha do Governador, passando por bairros como Madureira e Penha, na zona norte do Rio de Janeiro.

• 39 km de extensão, com integração para o metrô, trens e ciclovias;
• cerca de 400 mil passageiros por dia serão atendidos;
• 45 estações, 4 terminais de embarque e desembarque;
• 4 mergulhões, 10 viadutos e 9 pontes.

O taxista William Cadete instalou uma câmera em seu carro para registrar seu percurso diário. Ele conta que espera com otimismo pelas obras da Transcarioca, que vai desafogar o trânsito entre o Aeroporto do Galeão e a Barra, via Zona Norte.

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