GILBERTOESPORTE

sábado, 30 de julho de 2011

19 de julho de 2011 Assessor da ONU visita projetos em andamento na cidade para os Jogos Olímpicos

Convite foi feito pelo presidente do Rio 2016

Nos dias 15 e 16 de julho, o assessor especial da Organização das Nações Unidas (ONU) de Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, Wilfried Lemke, foi apresentado aos projetos em andamento na cidade para melhorar as condições de vida da população, impulsionados pela realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

A visita de Lemke aos projetos ocorreu a convite do presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, durante o Fórum Esporte, Paz e Desenvolvimento, realizado em maio último, em Genebra, Suíça, em parceria da ONU com o Comitê Olímpico Internacional.

Na manhã de sexta-feira, na sede do Comitê Organizador Rio 2016, Wilfried Lemke assistiu a uma apresentação sobre o projeto dos Jogos, as transformações já realizadas na cidade, que estão sendo impulsionadas pelo evento, e seus legados esportivo, social e econômico.

À tarde, Lemke foi convidado por Nuzman para conhecer o Centro de Operações Rio, onde foi recebido pelo prefeito Eduardo Paes. Na ocasião, Lemke recebeu informações sobre dois importantes programas habitacionais em andamento na cidade: o projeto Morar Carioca, que vai urbanizar todas as favelas do Rio até 2020, com investimentos de R$ 8 bilhões e impacto em 260.000 domicílios; e o programa Minha Casa, Minha Vida, com previsão de construir 56.000 unidades até o fim do ano.

Na manhã de sábado, acompanhado pelo diretor de Esportes do Rio 2016, Agberto Guimarães, Wilfried Lemke visitou o Centro de Referência da Juventude da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. No local, ele foi recebido pelo secretário de Segurança Pública do Estado do Rio, José Mariano Beltrame. O Centro de Referência da Juventude foi instalado na Cidade de Deus em parceria com a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e oferece à população local acesso a rotinas educacionais e práticas esportivas. Uma iniciativa modelo que já está sendo instalada em outras UPPs da cidade.

À tarde, Lemke conheceu dois projetos do Minha Casa, Minha Vida, em companhia do diretor executivo da Empresa Olímpica Municipal, Bernardo Carvalho. Eles estiveram no local das obras do Bairro Carioca, empreendimento que vai beneficiar cerca de 10.000 pessoas em um antigo terreno da Light comprado pelo município. Foram também a um conjunto habitacional construído na Mangueira, onde Lemke conversou com moradores.

“Fico muito satisfeito de ver que o Rio está usando o esporte como uma ferramenta para o desenvolvimento da cidade e, também acrescentaria, para a paz. Sugeri aos organizadores dos Jogos e aos governos que jovens líderes identificados nesses projetos sejam indicados para integrar um programa da ONU de fomento a formação de lideranças e exemplos positivos em comunidades menos favorecidas”, disse Lemke.

“Foi com muito orgulho que recebi o reconhecimento de Lemke aos programas sociais, estimulados pelos Jogos Rio 2016, que estão transformando positivamente a cidade. Um de nossos principais objetivos é construir um legado social e esportivo pra os nossos jovens e vamos continuar trabalhando para isso, em conjunto com parceiros como a ONU," completou Nuzman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário