GILBERTOESPORTE

sábado, 30 de julho de 2011

Centro Nacional de Tiro Esportivo: o Brasil no topo do mundo

Campeões olímpicos, técnicos e especialistas analisam a estrutura para o esporte nos Jogos do Rio


Referência mundial em infraestrutura para a prática do Tiro, o Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense (CNTE), localizado na região de Deodoro, Rio de Janeiro, encanta quem visita, quem trabalha e quem compete.

Com 50 mil metros quadrados de área e estandes para todas as provas do esporte, é um dos legados mais importantes dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, um presente para os amantes de uma das modalidades mais tradicionais do programa olímpico, disputada desde a primeira edição, em Atenas 1896.

O nome é uma homenagem ao militar que conquistou a primeira medalha de ouro olímpica para o Brasil, feito alcançado justamente no Tiro (Pistola Rápida), em Antuérpia 1920.

Durante a disputa dos Jogos Mundiais Militares, que agitou a cidade na última semana, Rio 2016 convidou campeões olímpicos, técnicos e especialistas para analisar a estrutura que receberá o Tiro Esportivo em 2016. Confira!

Rajmond Debevec
Sete Jogos Olímpicos como atleta, ouro no Rifle 3 posições 50m em Sydney 2000

“Eu só tenho superlativos para dizer. É fantástico. Na verdade, é um tipo de cópia do estande olímpico de Sydney 2000 com algumas melhoras. Com base em um estande excelente, construíram um melhor ainda. Estou feliz por estar em um complexo tão bom para o nosso esporte. Os Jogos Olímpicos têm a tradição da busca por melhores condições a cada edição. É um complexo amigável para os atiradores e para os espectadores.”

Oleksandr Petriv
Campeão olímpico na Pistola de Tiro Rápido 25m em Pequim 2008

“É um lindo estande de Tiro, muito bom. Está em um nível muito alto. Não há do que reclamar. Quem tiver a oportunidade de estar aqui em 2016, além de poder conhecer o Brasil, a América do Sul, verá um local excelente para a prática do esporte.”

Hu An Ping
Técnico da seleção da China

“Este Centro de Tiro é de primeiro nível, de nível olímpico. É bom para o esporte que os Jogos sejam disputados em um novo continente, a América do Sul, e com uma instalação deste nível.”

Jens Peter Bindesboll
Técnico da seleção da Dinamarca

“É uma instalação nos padrões das melhores do mundo, não resta dúvida. Oferece aos atletas tudo que precisam. Neste nível, o Tiro torna-se um esporte onde o desempenho vem 10% a 20% do treino e 80% da cabeça, do controle emocional, da concentração. É importante que haja uma atmosfera favorável, e este estande favorece.”

Júlio Almeida
Atirador brasileiro presente em Pequim 2008

“O estande está pronto e estruturalmente está no topo do mundo. De todos os estandes que conheci até hoje, este só é comparável ao de Pequim, utilizado nos Jogos Olímpicos de 2008. Nós já temos condições de receber eventos de grande porte como este (Jogos Mundiais Militares) e até mesmo os Jogos Olímpicos. O que faltaria seriam detalhes mínimos, televisores, marcadores, que são coisas que falta somente instalar.”

Ana Luiza Ferrão
Atiradora brasileira com presença garantida em Londres 2012

“Um dos melhores estandes que já passei, não deixa nada a dever a nenhum. Se você perguntar para os estrangeiros que competem aqui, só se ouvem elogios. Os Jogos de 2016 estão longe ainda, mas espero que seja uma oportunidade de incentivo à pratica do esporte. O Brasil mostra liderança com este estande, que é um grande progresso para o Tiro no nosso país.”

Gustavo Nascimento
Gerente de Arquitetura de Instalações Esportivas do Comitê Organizador Rio 2016

“O Centro de Tiro é o melhor exemplo de excelência técnica dentro de uma instalação esportiva. Não é dito por mim, é dito pela Federação Internacional, que é a reguladora do esporte no mundo. Eles são apaixonados por aquela instalação. Muito pouco tem que ser feito lá. É uma instalação de referência.”

Agberto Guimarães
Diretor de Esporte do Comitê Organizador Rio 2016

“O CNTE ainda tem pequenos ajustes a fazer em função das demandas dos Jogos Olímpicos. Isso não quer dizer que a instalação como um todo não atenda aos anseios, não atenda às necessidades técnicas do esporte. Com relação a esse ponto, nenhum problema. Só o que precisamos fazer são algumas adaptações operacionais para que a instalação possa funcionar 100% dentro do que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos precisam. É um estande de tiro de primeiríssima linha, dito e percebido dessa forma pela Federação Internacional. Das instalações que já temos, esta é a instalação que está mais pronta para receber os Jogos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário