Brasil fecha ano com mais uma vitória sobre a Costa Rica
Cartago (Costa Rica) - O Brasil encerrou bem a temporada 2011. Jogando em Cartago, que fica na região metropolitana da capital costarriquenha, San José, os hexacampeões mundiais bateram os donos da casa por 7 a 2, nesta sexta-feira (16/12), no segundo e último amistoso que as duas equipes disputaram nesta semana.
Na última quarta-feira (14/12) os dois países se enfrentaram, também no ginásio Poliesportivo de Cartago, abrindo a série de partidas. Na ocasião, os sul-americanos já haviam vencido, por 5 a 0, com gols de Valdin (2), Wilde (2) e Gabriel.
Os brasileiros se impuseram desde os primeiros movimentos. Logo aos 2min08, Neto recebeu passe na ala direita e saiu frente a frente com o goleiro Alvaro Gonzalez. O fixo mandou por cobertura para fazer 1 a 0. Logo na sequência, Ari deu uma assistência para Wilde, que dentro da área apenas desviou para as redes, aos 6min12.
Os costarriquenhos chegaram a ter uma chance real de diminuir, aos 6min48, em um pênalti sofrido por Alejandro Salazar. Ele mesmo cobrou a infração, mas o goleiro Djony defendeu a cobrança. O placar da primeira etapa foi fechado por Gadeia, que se aproveitou de um erro na saída de bola rival e chutou forte, fazendo 3 a 0, aos 12min38.
Na etapa final os visitantes seguiram com maior volume de jogo e dobraram o marcador do primeiro tempo. Rafael fez boa jogada individual e finalizou já dentro da área para fazer 4 a 0, aos 31min56. Diego Cambronero desviou uma bola para suas próprias redes, aos 34min02, enquanto Gadeia acertou um belo chute, no ângulo de Justin Ballestero, aos 36min50.
Os centro-americanos chegaram a descontar. Primeiro com Wilde, contra, aos 37min22, e depois com Edwin Porras, cobrando um tiro livre da marca dos dez metros sem barreira, aos 38min05. Os gols não ameaçaram o triunfo do Brasil, que ainda fez mais um nos segundos finais, com Neto, aproveitando um rebote do goleiro rival, aos 39min57.
“Fomos muito bem no jogo, sobretudo na defesa. Apesar de ter sofrido dois gols hoje, fomos bem na marcação. No mais, fizemos dois bons jogos e tínhamos condições de ter saído sem sofrer gols. Saímos daqui com um dever cumprido”, disse o fixo Neto, que marcou os gols de abertura e fechamento do placar desta noite.
Ficha técnica
Costa Rica 2x7 Brasil
Local: Ginásio Poliesportivo de Cartago - Cartago (Costa Rica)
Data: 16/12/2011
Horário: 20 horas (horário local - 0h00 horário de Brasília)
Árbitro principal: Hector Sequeira (Costa Rica)
Árbitro auxiliar: Luis Gerardo Mora (Costa Rica)
Terceiro árbitro: Geovanny Lopez (Costa Rica)
Anotador: Kenneth Fonseca (Costa Rica)
Costa Rica: Álvaro González , Daniel Garcia, Jorge Carrillo, José Estrada e Aaron Solano -Entraram: Justin Ballestero, Edwin Porras, Erick Gomez, Alejandro Salazar, Diego Gonzalez, Diego Cambronero e Marco Guzmán - Técnico: Hugo Solano
Brasil: Djony, Neto, Gadeia, Vinícius e Valdin - Entraram: Ciço, Ari, Gabriel, Rafael, Rodrigo e Wilde - Técnico: Marcos Sorato
Gols
Costa Rica: Wilde (contra) (37:22) e Edwin Porras (38:05)
Brasil: Neto (2) (2:08 e 39:57); Wilde (6:12); Gadeia (2) (12:38 e 36:50); Rafael (31:56) e Diego Cambronero (contra) (34:02)
Cartões
Costa Rica: Alejandro Salazar e Aaron Solano (amarelos)
Brasil: Ari, Rodrigo e Neto (amarelos)
Marcos Sorato avalia temporada da Seleção Brasileira
Cartago (Costa Rica) - A temporada 2011 da Seleção Brasileira de Futsal foi encerrada nesta sexta-feira (16/12). A vitória sobre a Costa Rica, por 7 a 2, em Cartago (região metropolitana de San José, capital da Costa Rica), garantiu o 28º triunfo dos atuais campeões mundiais no ano.
Ao todo, foram 32 partidas, com três empates e apenas uma derrota, ocorrida justamente no jogo que abriu a temporada, em janeiro, na Rússia. Na ocasião os brasileiros foram superados pelos donos da casa por 3 a 1. Desde então, o time conquistou o bicampeonato do Torneio da China, a Copa América, além de ter recuperado a hegemonia do Grand Prix de Futsal, vencendo a sétima edição, realizada no mês de outubro, em Manaus (AM).
O treinador brasileiro, Marcos Sorato, gostou da evolução da equipe na excursão à Costa Rica, uma vez que o Brasil já havia vencido os anfitriões, por 5 a 0, na última quarta-feira (15/12). "Apesar de ter sofrido dois gols fomos bem melhor hoje, criamos muitas ocasiões e fizemos sete gols", avaliou.
"Estou satisfeito pelo comprometimentos assumido pelos atletas. É muito fácil trabalhar com eles dessa maneira. Fechamos o ano com um saldo positivo, com apenas uma derrota e com a conquista de títulos importantes. O ano foi positivo", destacou o treinador brasileiro.
Sorato já projeta o próximo ano da seleção hexacampeã mundial. "Temos que melhorar. Cada vez está mais difícil ganhar os jogos, independente do adversário. Teremos pela frente grandes adversários como Espanha, Rússia, Itália, Portugal e Irã. Vamos trabalhar mais para evoluir, pois se considerarmos que estamos no ápice nos tornaremos medíocres".
Os próximos jogos da equipe nacional será novamente na América Central. Em janeiro o time fará dois amistosos na Guatemala, nos dias 20 e 22, diante dos donos da casa. A convocação para estes confrontos deve ser divulgada nos próximos dias. A turnê em terras guatemaltecas será o primeiro compromisso no ano da Copa do Mundo de Futsal da Fifa 2012, que será realizada em novembro, na Tailândia.
Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431
Nenhum comentário:
Postar um comentário