GILBERTOESPORTE

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Sesi-SP ganha primeira piscina oficial de Polo Aquático da América Latina São Paulo - 28/10/2011

Equipamento deixará o Brasil em condições de igualdade com as principais potências da modalidade

Foi inaugurada nesta sexta-feira (28) pelo presidente do Sesi-SP, Paulo Skaf, a primeira piscina oficial de Polo Aquático da América Latina.

A piscina, que fica na unidade do Sesi-SP Vila Leopoldina, zona oeste da capital, foi projetada com o tamanho oficial de 33 por 25 metros e 2,2 metros de profundidade, é aquecida, iluminada, conta com aproximadamente 2 milhões de litros d’água e atende todas as solicitações da Federação Internacional de Natação (Fina).

Em toda a América Latina, pelo menos até o dia de hoje, todos os treinos e jogos oficiais da modalidade, inclusive nos Pan-Americanos, eram praticados em piscinas olímpicas ou semiolímpicas de natação, com tamanho delimitado por raias. “A inauguração desta piscina vai beneficiar o esporte aquático brasileiro", dise Skaf.

"Como primeira piscina latino-americana de Polo Aquático também facilitará os treinos de natação e maratonas aquáticas, modalidades nas quais o Sesi-SP investe em atletas do alto rendimento”, garantiu.

O equipamento será um centro de referência para receber atletas de todo o país em treinos e competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais. “Nós estamos trabalhando para que o Brasil deixe de ser somente o país do futebol e assuma a condição de grande potência desportiva”, afirmou. A nova piscina foi batizada com o nome de João Alexandre Meyer Pflug, ex-árbitro da Fina falecido em março deste ano.
Com real possibilidade de treinar adequadamente, a expectativa é que o Brasil desenvolva uma seleção capaz de fazer frente às grandes potências deste esporte nos jogos olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A última Olimpíada que o Brasil disputou foi a de Los Angeles, em 1984.

Mesmo assim, nossa seleção somente participou da competição em função do boicote comunista aos Jogos. Antes disso, o Brasil disputou os Jogos Olímpicos de 1968, na Cidade do México, e ficou com o 13º lugar. Na ocasião não existia a disputa do torneio Pré-Olímpico, criado em 1980.


Polo aquático no Sesi-SP

A modalidade foi implantada em 2008 na entidade e foi a primeira das nove praticadas em alto rendimento. Desde então, o Sesi-SP investiu mais de 7 milhões de reais no Polo Aquático. Destes, 5 milhões foram empregados na construção da primeira piscina de Polo Aquático da América Latina, que foi inaugurada hoje no balneário Sesi Vila Leopoldina.

Considerando somente a prática com fim desportivo, a piscina será utilizada por pelo menos mil pessoas, dentre atletas e alunos da rede Sesi-SP. O time de Polo Aquático do Sesi-SP é o atual campeão Brasileiro e Estadual na categoria Sub-21 e vice-campeão da Copa São Paulo na categoria adulto. Os atletas Gustavo Grummy Guimarães e Rudá Franco são destaques do time da indústria e da Seleção Brasileira.

Brasil no Pan-Americano

A Seleção Brasileira masculina de Polo Aquático disputará neste sábado (29), às 18h30 no horário de Brasília, a medalha de bronze do Pan-Americano de Guadalajara. A partida é contra Cuba.

Rodrigo Marinheiro, Agência Indusnet Fiesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário