Vários atletas mogianos de destaque em suas modalidades participaram da festa de abertura do 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” nesta sexta-feira, dia 11. Quatro deles carregaram a tocha olímpica e outro fez o juramento de abertura.
A judoca Aine Dalete Figueiredo, a mesatenista Karin Roberta Sako, o jogador de futebol Maikon Leite e a enxadrista Isabelle Tomarozzi conduziram a tocha, junto com o secretário de Esporte e Lazer Nilo Martins Guimarães. Já o campeão olímpico de bocha adaptada Dirceu José Pinto foi o responsável pelo juramento.
Medalha de ouro na Olimpíada de Pequim em 2008, Dirceu disse que a emoção de fazer o juramento nos Jogos Abertos em sua cidade era a mesma que sentiu ao receber a medalha olímpica. “É uma emoção muito parecida com aquela do ouro”, disse.
Treinando há dois meses para os Jogos Paraolímpicos de Londres, no próximo ano, Dirceu enfatiza a importância de uma competição como os Abertos para a cidade. “São mais de 15 mil atletas nos Jogos, é um número muito grande, isso ajuda muito na divulgação de várias modalidades, inclusive as adaptadas”.
Aposentada das competições nacionais e internacionais, a mesatenista Karin Sako ressalta o orgulho de ser convidada para conduzir a tocha. “Foi uma alegria muito grande, eu devo muito a Mogi, tudo o que consegui aqui não dá para esquecer”. Para ela, ver sua cidade sendo sede do evento é motivo de satisfação. “É muito importante não só para os atletas, que podem trocar experiências com outros de longe, mas para a cidade de uma maneira geral”, disse. Apesar da aposentadoria ele jogará por Mogi nesta edição do evento.
Em início de carreira, mas já com muitos títulos, a judoca Aine disse que foi pega de surpresa com o convite. “Fiquei muito contente por ser lembrada. Comecei minha carreira aqui, gosto da cidade. Aqui temos muito suporte para a prática de esporte”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário