GILBERTOESPORTE

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Futsal Feminino - Taça Brasil Adulta: após treinar na folga, Kurdana/Cotia busca manter-se na zona de classificação Quarta-feira, 26 de Outubro de 2011

Taça Brasil Adulta: após treinar na folga, Kurdana/Cotia busca manter-se na zona de classificação
Por: Ricardo Silva






A estreia foi boa mas o objetivo tem que ser mantido à vista. A Kurdana/Cotia (SP) aproveitou sua rodada de folga na 20ª Taça Brasil Adulta de futsal feminino, disputada em Criciúma (SC), para treinar. Na terça-feira (25), foi para o Ginásio da Unesc fazer acertos táticos no começo da tarde, bem como fazer propriocepção para previnir lesões.

As paulistas estão na zona de classificação do Grupo A da Divisão Especial. Com três pontos, dividem a vice-liderança da chave com a UCB (DF). Nesta quarta, às 15:30, jogarão contra as próprias brasilienses para se manter na parte boa da pontuação (duas equipes passam à semifinal).

Uma vitória deixa Cotia muito perto da classificação, além de depender das suas próprias forças. Após o jogo contra a UCB, a ACEK pega a Esmac (PA) na quinta e a UnoChapecó/Female (SC) na sexta, ambas partidas às 18:30. No primeiro jogo, a ACEK goleou a Hidráulica (GO) por 6 a 2.

* Trabalho intenso para as cotianas

Quem pensa que a Kurdana veio para o extremo sul catarinense a passeio se engana. O treino durante uma competição de alto nível mostra a seriedade com que o clube encara a tão sonhada Taça. No trabalho da terça, nenhuma das 16 atletas foram poupadas. Andressa de Azevedo buscou aprimorar alguns itens de sua proposta tática neste campeonato.

A atividade de propriocepção, na sequência, foi comandada pelo fisioterapeuta Leandro Yoshizumi numa pequena e adequada quadra de areia, ao lado do Ginásio. A Unesc possui um belo e organizado campus, o que facilita para o estudo e para a realização de eventos.

No Hotel Crisul, o trabalho prosseguiu. Atividade de recuperação na piscina à tarde e assistir o vídeo do jogo contra a Hidráulica. Por fim, as atletas aproveitaram a rodada de folga para assistir a rodada na Unesc, analisando os adversários.

Nesta quarta haveria treino às 08:30, mas a técnica Andressa resolveu trocá-lo pelo trabalho de propriocepção, evitando sobrecarga. Tudo para que, de tarde, as meninas possam atuar bem ante as candangas.

* Análise das duas primeiras rodadas

A edição 2011 da Taça está contando com goleadas. As equipes teoricamente mais fortes estão fazendo valer o prognóstico dentro de quadra. Até agora, apenas um resultado surpreendente, tendo em vista a tradição dos times. Apenas um mesmo, porque a goleada da Kurdana sobre a Hidráulica não pode ser considerada tão inesperada: Cotia representa São Paulo, um Estado que tem dez títulos de Taça e sempre merece respeito.

Vamos analisar os primeiros jogos. Após ACEK e Hidráulica abrirem a Taça na segunda, tivemos uma equilibrada partida pelo Grupo B, entre Chimarrão (RS) e Londrina (PR) - duas camisas de tradição no futsal feminino. O Chimarrão venceu por 2 a 1, liderado pela experiente Heli, autora de um dos gols; Delise fez o outro. O jovem time paranaense, contando com uma forte base Sub 20, descontou com Ellen e tentou a igualdade até o fim. Lembrando que a equipe gaúcha conta com duas ex-Kurdana: a goleira Katita e a pivô Tiko.

Em seguida, entrou em quadra a UnoChapecó, clube com recente coleção de títulos nacionais (é a atual bicampeã desta Taça) e atletas na Seleção Brasileira. Contra a UCB, confirmou o favoritismo e venceu por 7 a 0, com cinco gols de Vanessa. A ala foi escolhida como a melhor jogadora de futsal do mundo em 2010, ganhando o prêmio Umbro Awards do site FutsalPlanet.com . Jéssika e Luciléia completaram o placar. Por sinal, Luciléia é a artilheira do rival estadual chapecoense, Kindermann/Caçador, e foi emprestada para esta competição. A situação está gerando polêmica nos bastidores.

E, fechando o dia, a sediante Unesc não tomou conhecimento do Eunápolis (BA). Mesmo vindo da medalha de bronze na Taça 2010, as baianas não resistiram ao jogo de passes do adversário, levando 9 a 0. Ariane e Gaúcha marcaram dois gols cada, além de Gaby, Marcela, Taty, Greice e Bel.

Terça-feira começou com outro clássico. Por ter equipes de tradição, o Grupo B é considerado "da morte". O Chimarrão enfrentou a Nacional Gás/Unifor (CE). As gaúchas até que tiveram chances de gol, mas as cearenses aproveitaram bem quando dominaram a partida, fazendo 5 a 1. Para a Nacional, atual vice-campeã da Taça, tentos de Leuda, Jane, Simone, Kessany e Neguinha. Para o Chimarrão, gol de Heli.

Agora a surpresa. Verdade que a UCB merece consideração: esteve perto da semifinal na Taça Brasil Sub 20 e foi quarto lugar na Liga Universitária, com seu time jovem e veloz. Mas o placar sofrido no dia anterior colocava-o como zebra frente à Esmac, equipe que sempre está nas edições da Taça e já venceu a versão Sub 17 do nacional. Com atrevimento, as candangas abriram dois gols com Naty e Dany. Chegaram a ceder o empate com Flávia e Labokita - revelação da equipe paraense. Mas, perto do fim, Dany e Vivi deram a vitória por 4 a 2 para a UCB.

E a rodada prosseguiu. A Hidráulica entrou abatida em quadra após o revés da estreia e não ofereceu qualquer resistência à UnoChapecó. levando 11 a 0. Cely fez quatro gols. Vanessa fez dois é a artilheira da Taça, com sete tentos. Luciléia (2), Jéssika, Tampa e Daia fizeram os demais.

Fechamos a jornada com a Unesc pegando Londrina. Também com atletas da Seleção, as mandantes fizeram um gol loogo aos 18 segundos, com Taty. As paranaenses equilibraram o jogo, tendo até chances de empatar. Mas, no segundo tempo, Criciúma bombardeou o gol de Bianca - que evitou uma goleada maior. No fim, 5 a 0, com Mineira, Ariane, Gaúcha e outro de Taty.

Sendo assim, a Fase de Grupos conta com esta classificação. No Grupo A, UnoChapecó lidera com 6 pontos. Kurdana/Cotia e UCB estão com 3, sendo que as paulistas levam vantagem no gol average, além de ter uma partida a menos. Portanto, o vencedor do duelo de hoje entre essas equipes se manterá na região das vagas, deixando o perdedor provisoriamente fora. Esmac e Hidráulica dividem a lanterna com zero pontos, sendo que as goianas já tem dois jogos e gol average péssimo - risco de rebaixamento para o Estado na Taça.

E o Grupo B tem a Unesc na ponta com 6, seguida de Nacional Gás e Chimarrão, com 3. Além de ter um jogo a menos, a Nacional leva a vantagem no confronto direto. Sem pontuar e dividindo a posição final estão Londrina e Eunápolis. As paranaenses tem um jogo a mais, porém contam com melhor gol average.

Vejam as fotos da Kurdana/Cotia na Taça Brasil Adulta:

Viagem e reconhecimento de quadra: http://migre.me/5Z0Jm
Congresso Técnico: http://migre.me/600QO
Kurdana/Cotia 6-2 Hidráulica: http://migre.me/5ZlL1
2º treino: http://migre.me/5ZSjh

Contato:
(11) 6656 5506
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia

Nenhum comentário:

Postar um comentário