GILBERTOESPORTE

sábado, 3 de setembro de 2011

É preciso olhar o futebol feminino com outros olhos! Artigo de Eduardo Tacto


Nossas jovens meninas e mulheres que amam e jogam o futebol sofrem a cada série de problemas para poder jogar aquele esporte que escolheram para praticar. Infelizmente, nossa cultura é de que futebol “é coisa de homem” e que mulher não pode jogar.

Diversos são os casos de discriminação enfrentados por nossas atletas dia após dia. Como não se lembrar de nossa doce e querida Cida, atleta do Boa Vista, que foi agredida verbalmente quando sai do treino do seu time. Um amor de pessoa, que teve coragem de denunciar e não abaixou a cabeça frente à situação. Sabemos que diversas meninas sofrem o mesmo tipo de preconceito, seja em casa, na escola ou da sociedade em geral.

Não existem politicas públicas ou escolares voltadas para o desenvolvimento do futebol feminino. Não existem patrocínios e qualquer tipo de apoio para nossas valorosas e guerreiras jogadoras que passando por tudo isso não desistem e seguem em frente com seu desejo de jogar futebol.

Felizmente, aos poucos, estamos conseguindo mudar essa realidade. Hoje temos uma associação para lutar, apoiar e representar nossos times e atletas. Estamos falando da ATAFF-RJ. Uma jovem entidade, que sequer completou dois anos, e já fez e continua fazendo tanta coisa pelo futebol feminino.

Um sonho que começou pequeno, lá no Aterro do Flamengo e hoje é uma das maiores potências do futebol feminino do Brasil. Uma entidade que vai muito além do simples papel de organizar torneios. Uma entidade que pensa não só no esporte, mas no lado social e educacional de todas e todos que fazem parte do futebol feminino.

Uma entidade que arrecadou uma tonelada de alimentos para as vitimas das chuvas em Teresópolis, que tem o maior e mais acessado site exclusivo para o feminino, que levou nossas atletas para jogaram na arena montada para os mundiais de futebol de areia e society em Copacabana, que divulga e apoia os times, que montou as seleções da ATAFF-RJ, que jogou inclusive com um time dos Estados Unidos e que a cada dia tem estado sempre presente para mudar a realidade do futebol feminino.

Agora estamos partindo para um desafio ainda maior que é a criação da Associação Nacional do Futebol Feminino, que seguindo o modelo de gestão da ATAFF-RJ, vai organizar em nível nacional o futebol feminino e nossa associação será protagonista nesse processo.

Hoje somos uma associação que tem ao seu lado, nada menos, que 53 times filiados e que estão junto com a gente nessa luta. Quero deixar um recado para todas nossas atletas e times, que é o seguinte: A ATAFF-RJ veio para ficar! Nossa luta pelo futebol feminino seguirá firme e a participação de cada uma de vocês será fundamental nesse processo. Não viramos a maior associação de futebol feminino do Estado do Rio de Janeiro e uma das maiores do Brasil à toa. Vamos juntos nessa luta!!!

Eduardo Tacto é presidente da ATAFF-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário