Final do Mundial feminino foi evento mais comentado de sempre no Twitter
A Final do Mundial feminino de futebol, disputada entre EUA e Japão, foi o evento mais comentado de sempre na história do Twitter e bateu recordes de audiências da televisão norte-americana.
Japão bateu os EUA nos penáltis - Michael Sohn/AP
Nem o casamento entre o príncipe William e Kate Middleton ou a morte de Osama Bin Laden tiveram mais tweets do que a final do Mundial feminino de futebol, disputada entre EUA e Japão, na Alemanha, e conquistada pelas nipónicas.
Homare Sawa, capitã japonesa, levantou o troféu - Frank Augstein/AP
O dramatismo da vitória, que só surgiu nos penáltis, após empate no prolongamento (2-2), terá contribuído para que a final se tenha tornado o evento mais comentado de sempre nos cinco anos de história do Twitter.
Foi o próprio Twitter que confirmou o recorde, obtido com 7196 tweets por segundo. Umas horas mais tarde, o jogo de futebol masculino entre o Brasil e o Paraguai, da Copa América, atingiu os 7166 tweets por segundo, também um número extremamente elevado.
O tsunami que atingiu o Japão em março tinha registado 5530 tweets por segundo, enquanto que o casamento entre o príncipe William e Kate Middleton se tinha ficado pelos 3966 tweets por segundo.
Transmissão com mais audiência da "ESPN"
A final do mundial entre o Japão e os Estados Unidos foi também o evento mais visto na história das transmissões de futebol realizadas pela ESPN.
O jogo de domingo gerou um rating nacional de 7,4 pontos nos Estados Unidos.
O nível mais alto até agora apurado foi de quatro pontos registados em 2010 no encontro entre os Estados Unidos e a Argélia no mundial da África do Sul.
Com uma audiência média de quase 13,5 milhões de telespetadores, o jogo foi a sexta partida de futebol mais vista na história de qualquer canal nos Estados Unidos, num recorde que se mantém na final do mundial feminino de 1999 com um rating de 11,4 por cento.
Milhares receberam seleção japonesa no aeroporto
Milhares de fãs receberam no aeroporto de Tóquio a seleção japonesa de futebol feminino, que se sagrou campeã mundial após a vitória sobre os Estados Unidos.
A nação, que recupera da tragédia do terramoto e tsunami de março, uniu-se numa alegre receção de boas-vindas, depois da equipa apelidada de "Nadeshiko" - flor da montanha-de-rosa - se ter tornado a primeira formação asiática a conquistar o maior troféu do futebol feminino.
A guarda-redes Ayumi Kaihori, uma das estrelas da equipa, foi a primeira a passar no terminal de Narita.
O resto da equipa surgiu de seguida exibindo as medalhas enquanto os fãs gritavam "parabéns" em japonês ("Omedeto Gozaimasu").
"Aos nossos amigos em todo o mundo, muito obrigado pelo vosso apoio"
As jogadoras do Japão procuraram motivação para o torneio mundial no visionamento de algumas imagens de devastação das suas cidades antes dos jogos e antes da final, toda a equipa enviou uma mensagem de agradecimento pelo apoio mundial ao Japão.
"Aos nossos amigos em todo o mundo, muito obrigado pelo vosso apoio", disseram as jogadoras.
O Japão foi a primeira nação asiática a conquistar a Taça do Mundo de Futebol Feminino, ao bater a formação americana através de pontapés na marca de grande penalidades.
Todo o Japão, desde o primeiro-ministro Naoto Kan aos evacuados das áreas atingidas pela tragédia, incentivaram a equipa a inspirar o Japão nas atuais dificuldades.
Fonte: Lusa - 9:40 Terça feira, 19 de julho de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário