Brasil realiza segundo treino deste sábado
Foz do Iguaçu (PR) - O Brasil realizou seu segundo treinamento deste sábado (9/7), na preparação para os dois Desafios Internacionais de Futsal, que ocorrerão diante do Paraguai na próxima sexta-feira (15/7), em Assunção, no Paraguai, e no domingo (17/7), em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Os trabalhos comandados pelo técnico Marcos Sorato foram realizados no Ginásio Costa Cavalcanti e duraram pouco mais de uma hora e meia. Este foi o segundo trabalho do dia, já que o time tinha treinado pela manhã, no mesmo local.
Um dos mais aplicados nos treinamentos brasileiros é o ala Valdin, da equipe do Santos. O atleta medalhista de ouro do Pan de 2007 com o selecionado nacional disse que o período de treinos é proveitoso para os atletas, que sentem falta desse tipo de atividade quando são convocados.
“São pequenas as chances de termos um tempo maior de treinos como vem ocorrendo aqui em Foz do Iguaçu, já que nos outros compromissos no Brasil temos apenas poucos dias para treinamentos antes dos jogos amistosos. Temos que aproveitar esse período ao máximo”, disse Valdin.
Para o jogador o ano é de decisão por parte do técnico Marcos Sorato, que avalia os jogadores que farão parte da lista final para a Copa do Mundo da Tailândia. “Todos aqui querem fazer parte da lista final e, claro, vão dar o máximo nos treinos e nos jogos em busca desse objetivo”, finaliza o atleta.
Goleiros do Brasil passam por treinos específicos
Foz do Iguaçu (PR) - Os goleiros da Seleção Brasileira de Futsal passarão por treinamentos específicos durante o período de concentração que o time brasileiro realiza na cidade de Foz do Iguaçu, no extremo oeste paranaense. Os trabalhos, divididos em quatro blocos, serão comandados em datas diferentes por Guaíba, preparador de goleiros da seleção.
Os dois primeiros trabalhos serão realizados neste sábado (9/7) e no domingo (10/7), ambos no ginásio Costa Cavalcanti. Guaíba realizará, nestes primeiros dois momentos, trabalhos específicos com os goleiros Djony, Guitta e Leo Oliveira, que são os convocados para os jogos diante do Paraguai.
No primeiro trabalho, marcado para este sábado, no período da tarde, os goleiros passarão por trabalhos de agilidade, seguidos de trabalhos técnicos. O segundo trabalho, no domingo, prevê treinamentos específicos de força e saída do gol, além de trabalhos técnicos.
“Este segundo trabalho visa melhorar a postura dos goleiros, além de um aprimoramento na saída de gol chamada ‘um contra um’, quando o goleiro sai para fechar o ângulo diante do atleta de linha”, explana Guaíba.
A idéia de Guaíba, com os trabalhos, é o de aprimoramento da técnica dos goleiros e também de avaliação dos mesmos durante o período em Foz do Iguaçu. “Temos o Leo Oliveira e o Djony que já conhecem bem o trabalho, além do Guitta que está em sua primeira convocação. Ou seja, são técnicas novas que serão aplicadas para o aperfeiçoamento dos três.”
Fernandinho antecipa fim das férias para defender o Brasil
Foz do Iguaçu (PR) - O ala/pivô Fernandinho interrompeu suas férias para se unir à Seleção Brasileira de Futsal. O jogador, que atua pelo Dínamo Moscou, da Rússia, se reapresentará ao seu clube no dia 19. O atleta destaca que a pausa no descanso para representar o time hexacampeão mundial é sempre bem aceita.
“É sempre bom poder estar na Seleção Brasileira, por isso não dou importância por interromper minhas férias para me apresentar aqui. Estou muito focado para defender o Brasil, pois quero estar no time que representará o País na Copa do Mundo de Futsal do ano que vem”, revelou o jogador, de 28 anos.
Fernandinho, que estava em férias há aproximadamente um mês no Brasil, revelou que disputar um mundial é mais que um desejo. “É um sonho que tenho. Quero estar em uma Copa do Mundo, por isso sempre que for convocado, a qualquer tempo, vou me apresentar”, disse.
Ele se apresentará no próximo dia 19 em seu clube, logo depois do período de treinos e dos dois jogos do Brasil diante do Paraguai, que ocorrem nos dias 15 e 17 deste mês. “A expectativa para iniciar uma nova temporada é muito boa, tanto no clube, quanto na seleção, onde espero me firmar cada vez mais e seguir em um bom ritmo”.
Brasil realiza segunda atividade no Costa Cavalcanti
Foz do Iguaçu (PR) - Após a atividade na academia, a Seleção Brasileira de Futsal esteve na quadra no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR). O time realizou seu segundo treino com bola na cidade paranaense, onde está concentrada para os dois amistosos diante do Paraguai, marcados para os dias 15 e 17 deste mês, respectivamente em Assunção (Paraguai) e Foz do Iguaçu (PR).
O time trabalhou por cerca de uma hora no local do segundo duelo diante dos paraguaios. O técnico Marcos Sorato e o auxiliar técnico Vander Iacovino dividiram o elenco e trabalharam, sobretudo, as jogadas iniciadas com a bola parada. “Fizemos um treino mais tático, que é muito importante no futsal atual, muitos jogos são decididos em jogadas como estas”, destacou o ala Murilo.
O jogador da Krona/Joinville/DalPonte falou sobre a rotina de atividades programadas para o final de semana. “Estamos acostumados a treinar neste ritmo mais intenso. Para nós que vamos atuar contra o Paraguai estas atividades são importantes, pois vamos enfrentar uma equipe que vem crescendo muito e incomoda bastante”, complementou.
Além da preocupação com os compromissos da equipe hexacampeão mundial, Murilo revelou que os treinos pela Seleção coloca os atletas com uma condição favorável para a sequência do trabalho em seus respectivos clubes. “Temos um ganho em relação aos demais atletas pela qualidade de treinos que temos aqui. Estamos defendendo a Seleção, mas pensamos também na segunda fase da Liga Futsal”, finalizou.
Brasil abre o sábado com treino físico em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu (PR) - O dia da Seleção Brasileira de Futsal começou com uma atividade física. A equipe esteve em uma academia na manhã deste sábado (9/7), em Foz do Iguaçu (PR), onde o elenco está reunido. Os jogadores estiveram sob o comando do preparador físico João Carlos Romano; do auxiliar de preparação física Mário Raulino; e do fisiologista Francisco M orgado.
“A primeira impressão é que o grupo está bem. Alguns estão voltando de férias, enquanto outros estão em plena atividade, algo que dá uma característica heterogênea no elenco, mas, em linhas gerais, dá para perceber que todos estão em um nível aceitável de preparação física”, destacou o fisiologista.
Com um elenco que conta com atletas em estágios diferentes durante a temporada, uma vez que o jogadores que jogam fora do País estavam de férias, o trabalho de preparação física ganha uma importância ainda maior. “As diferenças vão sendo tiradas conforme os treinos vão avançando. Estamos trabalhando com cargas de treinamentos individuais para que possamos diminuir esta discrepância”, explicou Morgado.
O desafio da comissão técnica do Brasil, além de ter de aliar os trabalhos físicos com os táticos e técnicos, é o de ter pouco tempo de preparação, com cerca de uma semana de preparação. “Em uma semana não dá para melhorar muita coisa, mas como o nível do grupo é muito bom, dá para tentar diminuir isto e colocá-los em ritmo competitivo em pouco tempo”, finalizou o fisiologista.
Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário