Brasil inicia treinos em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu (PR) - A Seleção Brasileira de Futsal realizou no inicio da noite desta sexta-feira (8/7) seu primeiro treinamento em Foz do Iguaçu (PR). O time se apresentou nesta quinta-feira (7/7) no interior paranaense, ganhou o dia de descanso, mas trabalhou duro na sessão que abriu o s trabalhos para os dois amistosos diante do Paraguai, nos dias 15 e 17 deste mês.
A atividade ocorreu no ginásio Costa Cavalcanti, que abrigará o duelo do dia 17, às 10 horas – o confronto do dia 15 será na capital paraguaia. Durante cerca de 1h30 os jogadores realizaram um treino tático, com ênfase na parte defensiva.
Todos os 15 atletas convocados participaram da atividade. “Foi uma atividade com uma boa intensidade, mas sentimos os atletas ainda um pouco pesados, em decorrência da viagem que realizaram, mas isto é normal”, destacou o auxiliar técnico Vander Iacovino.
O Brasil volta a treinar neste sábado (9/7), em dois períodos no ginásio Costa Cavalcanti. Primeiro às 10 horas, depois às 17 horas.
Preparação física tem atenção especial em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu (PR) - Reunida em Foz do Iguaçu (PR), a Seleção Brasileira de Futsal iniciou nesta sexta-feira (8/7) uma série de treinamentos de cerca de sessões antes de enfrentar o Paraguai, em dois amistosos nos dias 15 e 17 deste mês, respectivamente em Assunção (Paraguai), e Foz do Iguaçu.
A programação foi alterada pela comissão técnica do Brasil, que pensou em otimizar o tempo que terá junto para entrosar a equipe que deve compor a base para a disputa do 7º Grand Prix de Futsal. “Decidimos por não fazer as avaliações físicas, já que perdemos duas sessões de treinos, em decorrência dos atrasos na chegada de alguns atletas aqui em Foz do Iguaçu”, comentou o preparador físico, João Carlos Romano.
“Nenhum treino será apenas físico. Todas serão combinadas, mesmo aquelas sessões de trabalho de força, que serão realizadas em uma academia e depois serão direcionadas para a quadra, onde serão complementadas com a parte tática compatível, com a carga ministrada anteriormente”, destacou Romano.
A comissão técnica priorizará os trabalhos técnicos e táticos, mas não deixará de lado a parte física dos atletas. “Os trabalhos físicos estarão restritos praticamente ao aquecimento, em que temos cerca de 25 minutos para trabalhar. Este tempo será primordial, uma vez que temos aqui jogadores que nunca estiveram juntos”, explicou Romano.
Incremento
A partir de agora, o preparador físico do Brasil conta com um auxiliar. Mário Raulino que é o preparador físico da Copagril/Faville/DalPonte e que trabalhou com Romano nesta mesma função na Malwee Futsal até a temporada passada passa a integrar a comissão técnica brasileira.
“Trouxemos o assistente para incrementarmos a área, assim como ocorre nos outros setores da Seleção Brasileira. Preenchemos esta lacuna e isto nos dará respaldo, quando tivermos, por exemplo, duas equipes em atividade ao mesmo tempo, como o sub-20 ou a seleção feminina”, disse Romano.
João comenta que nesta convocação há também a presença de mais um profissional para auxiliar. “Temos aqui também um fisiologista, o Francisco Morgado, que ajudará nos controles fisiológicos, bioquímicos e dos treinamentos propriamente ditos. Assim podemos repassar ao técnico Marcos Sorato que caminho podemos seguir nesses treinos que teremos pela frente”, disse.
Estreante, Guitta quer mostrar serviço no gol brasileiro
Foz do Iguaçu (PR) - Da lista de convocados pelo técnico Marcos Sorato para os dois Desafios Internacionais de Futsal, que serão realizados pela Seleção Brasileira de Futsal diante do Paraguai, a maioria dos atletas já é veterana em termos de disputas defendendo as cores brasileiras.
Mas dentre os chamados, há um que fará sua estreia com o uniforme brasileiro. Trata-se do goleiro Guitta, que vem sendo um dos destaques da equipe da Intelli/Orlândia na disputa da Liga Futsal 2011. Ágil debaixo das traves e certeiro em seus chutes, ele vem ajudando o time do interior paulista a se manter entre os primeiros lugares do torneio nacional.
Mas, se a chance de defender o selecionado nacional chegou em boa hora na carreira do goleiro, Guitta confessa que a notícia chegou em um momento inesperado. “Quando eu recebi a ligação dizendo que estava convocado para defender o Brasil, eu estava dormindo. A notícia chegou um pouco cedo, mas eu nem reclamei”, sorriu o atleta.
Defender o Brasil significa a realização de um sonho e o cumprimento de um objetivo para qualquer desportista. E com o goleiro da Intelli, não é diferente. “Todos os jogadores sonham em chegar a este objetivo. Comigo não é diferente. Sempre temos o sonho de defender o Brasil e para mim este momento chegou”, avaliou.
Se manter entre os convocados nas próximas disputas do Brasil é a próxima meta do arqueiro, que confessa estar se sentindo bem no novo ambiente. “Sei que agora terei de demonstrar o que apresento na Intelli também no Brasil. Quero manter a seriedade e me esforçar no trabalho, retribuindo a recepção que tive com o grupo de jogadores”, finaliza Guitta.
Seleção continua treinos neste sábado
Foz do Iguaçu (PR) - A Seleção Brasileira de Futsal, que realizou seu primeiro treinamento em terras paranaenses na noite desta sexta-feira (8/7), continua sua rotina de trabalhos em solo iguaçuense também neste sábado (9/7), com variadas formas de treinos em dois períodos.
No primeiro trabalho do dia a seleção se separa em duas. Os jogadores de linha, num total de doze atletas, seguem para a academia Fit Foz, para trabalho de musculação comandado pelo preparador físico João Carlos Romano.
O segundo grupo de atletas, composto pelos goleiros Djony, Guitta e Leo Oliveira, seguem com o preparador de goleiros do selecionado nacional Guaíba para trabalhos específicos no ginásio Costa Cavalcanti.
Estas duas atividades ocorrerão das 9h às 10h, quando se iniciará o treinamento técnico e tático, comandado por Marcos Sorato. O time volta a treinar com bola na tarde de sábado, a partir das 17h, também no ginásio Costa Cavalcanti, encerrando as atividades do dia.
Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431
Nenhum comentário:
Postar um comentário