Brasil encerra Torneio da China com goleada sobre anfitriões
Hangzhou (China) - No jogo que marcou o encerramento do Torneio da China, o Brasil goleou os chineses, por 7 a 2, neste domingo (5/6), em Hangzhou. O confro nto realizado na Dragon Sports Arena, contou com um bom público que viu a equipe brasileira, que já havia garantido o bicampeonato com uma rodada de antecipação fechar a participação no campeonato com 100% de aproveitamento.
O Brasil terminou o torneio com doze pontos em quatro partidas, além de vencer os donos da casa, o time passou por Irã (3 a 1), Romênia (9 a 1) e Japão (3 a 0), em uma campanha impecável em solo chinês.
No jogo final, o time comandado pelo técnico Marcos Sorato não demorou a abrir o marcador. Logo a 1min14 Jackson acertou um belo chute de fora da área, surpreendendo o goleiro chinês, Jun Wang. Mesmo em desvantagem, os donos da casa seguiram mantendo uma postura que privilegiava a defesa.
Porém, com o passar do tempo o desgaste acabou pesando para a China, que viu o Brasil ampliar com Valdin, aos 12min26, e Pixote, aos 14min46, ambos finalizando de fora da área. Na sequência, Jé recebeu passe de Valdin e fez o quarto tento verde-amarelo, aos 15min46. Aos 17min36 foi a vez de Gadeia chutar forte, de longe, enquanto Leco fechou o marcador da primeira etapa, aos 19min51: 6 a 0.
Na metade final do confronto, o Brasil diminuiu o ritmo e os chineses apresentaram maior disposição para atacar e conseguiram marcar, com Wei Feng, aos 22min13, e He Huang, aos 30min59. Pixote voltou a balançar as redes aos 33min30, fechando a vitória dos hexacampeões mundiais em 7 a 2.
Ficha técnica
Torneio da China
Brasil 7x2 China
Local: Dragon Sports Arena – Hangzhou (China)
Data:5/6/11 (Domingo)
Horário: 19 horas - horário local (8 horas – horário de Brasília)
Árbitro principal: Tomohiro Kozaki (Japão)
Árbitro auxiliar: Gabriel Ghermam (Romênia)
Brasil: Djony, Neto, Pixote, Jackson e Valdin - Entraram: Léo Oliveira, Marinho, Murilo, Lukaian, Dyego, Gadeia, Jé e Leco - Técnico: Marcos Sorato
China: Jun Wang, Wei Wang, He Huang, Wei Feng e Xin Li - Entraram: Lin Cong, Xi Zhang, Liang Zhao, Tao Deng, Rongda Deng, Jie Hu, Zhichao Guan e Feng Guo - Técnico: Guilherme Silveira (Farinha)
Gols
Brasil: Jackson (1:14); Valdin (12:26); Pixote (2) (14:46 e 33:30); Jé (15:46); Gadeia (17:36); Leco (19:51)
China: Wei Feng (22:13) e He Huang (30:59)
Cartões
Brasil: Murilo e Neto (amarelos)
China: --
Único ‘estrangeiro’, Lukaian aprova desempenho do Brasil
Hangzhou (China) - A vitória do Brasil sobre a China por 7 a 2, neste domingo (5/6), confirmou o 100% de aproveitamento dos hexacampeões mundiais em sua participação no Torneio da China de Futsal, disputado na Dragon Sports Arena, em Hangzhou. O time conquistou o bicampeonato e o elenco apresentou atuações convincentes em território chinês.
Além dos donos da casa, o time bateu Irã (3 a 1), Romênia (9 a 1) e Japão (3 a 0). Para o pivô Lukaian, único do grupo de 13 jogadores convocados que atua fora do Brasil – ele joga no Gazprom/Ugra, da Rússia) –, a participação brasileira no Torneio da China, com um elenco renovado mostra a força do futsal praticado na Liga Futsal.
“Foi uma competição excelente. O elenco que está aqui vem em um ritmo diferente, em relação àqueles que atuam na Europa, que apresentam um estilo de jogo mais cadenciado. No Brasil, o jogo é mais dinâmico, com mais pegado, e eu, particularmente, gosto mais. O grupo todo esteve bem e apresentou um futsal de alto nível”, destacou o pivô.
Sobre sua participação pessoal na competição asiática, Lukaian aprova com ressalvas. “Gostei do meu desempenho, embora pudesse ter sido melhor. A adaptação ao restante dos jogadores foi rápida e espero sempre estar crescendo dentro da seleção e fazer bons jogos”, comentou o atleta, que marcou um gol no Torneio da China.
Retorno ao Brasil
Lukaian revelou que deve voltar a atuar no Brasil já nos próximos dias. O jogador deve deixar o futsal russo para disputar a Liga Futsal 2011. “Penso em voltar a atuar no Brasil e ficar por lá, pelo menos, até a disputa da Copa do Mundo de Futsal de 2012. Já conversei com a minha equipe na Rússia e eles aceitaram minha liberação. Estou negociando com algumas equipes brasileiras e creio que até a próxima semana já devo ter acertado com um clube do Brasil”.
Marcos Sorato avalia participação brasileira na China
Hangzhou (China) - O bicampeonato do Torneio da China entra no rol de conquistas do técnico Marcos Sorato à frente da Seleção Brasileira de Futsal. Desde junho de 2009 no comando do time hexacampeão mundial, o treinador acumula cinco títulos internacionais com a equipe.
Além dos dois troféus do Torneio da China, Marcos Sorato ganhou também um Grand Prix, em 2009, e as medalhas de ouro nos Jogos da Lusofonia, também em 2009, e dos Jogos Sul-Americanos, no ano passado. São 64 jogos, com 58 vitórias, dois empates e duas derrotas, do treinador dirigindo o Brasil.
Ao final do Torneio da China o técnico saiu satisfeito com o desempenho de seus convocados. “Saio com a impressão de que os jovens assumiram a responsabilidade e me colocaram dúvidas que eu não tinha até então. Isto é muito positivo para o futuro da equipe”, destacou o comandante técnico. “Os jovens tiveram muita vibração e demonstraram o que há muito não ocorria na Seleção Brasileira”, pontuou.
Marcos Sorato confirma que a aproximação da Copa do Mundo de Futsal vem acirrando a corrida por uma vaga no elenco que disputará o mundial de 2012, na Tailândia. “A disputa interna faz parte. No Grand Prix só poderei contar com atletas que atuam no Brasil e na Rússia, uma boa oportunidade para estes jovens se firmarem. Se o atleta está indo bem ele vai continuar a ser convocado, e faltando pouco mais de um ano para o mundial, todos sabem que a luta por uma vaga será intensa”.
Sobre os rivais, Sorato destacou o momento de cada um dos países que foram rivais nesta semana: “o Japão está cada vez mais organizado, enquanto o Irã está em um mau momento em relação à preparação física, mas a qualidade técnica da equipe é evidente, enquanto Romênia e China vêm crescendo no cenário mundial.
2º Torneio da China
Dragon Sports Arena – Hangzhou (China)
1º/6 (Quarta-feira)
China 2x3 Romênia
Irã 1x3 Brasil
Folga: Japão
2/6 (Quinta-feira)
Japão3x0 China
Romênia 3x3 Irã
Folga: Brasil
3/6 (Sexta-feira)
Irã 2x2 Japão
Brasil 9x1 Romênia
Folga: China
4/6 (Sábado)
Japão 0x3 Brasil
China 2x9 Irã
Folga: Romênia
5/6 (Domingo)
Romênia 2x3 Japão
Brasil 7x2 China
Folga: Irã
Classificação final
1º - Brasil - 12 pts
2º - Japão - 7 pts
2º - Irã - 5 pts
4º - Romênia - 4 pts
5º - China - 0 pt
Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431
Nenhum comentário:
Postar um comentário