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quinta-feira, 23 de junho de 2011

21 de junho de 2011 Comissão Julgadora termina avaliação das propostas criativas para a marca dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016


Marca escolhida será enviada para aprovação final do Comitê Paraolímpico Internacional
Comissão Julgadora se reúne para escolher a marca dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016 (©Sérgio Huoliver/Rio2016)

A Comissão Julgadora selecionada pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 para escolher a marca dos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro tomou sua decisão nesta terça-feira, dia 21 de junho. Por unanimidade, os 12 integrantes apontaram sua preferência dentre as propostas criativas apresentadas pela agência Tátil Design de Ideias.

À semelhança do que foi feito no processo de escolha da marca Olímpica Rio 2016, marca dos Jogos Paraolímpicos será enviada agora para aprovação do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e, posteriormente, para uma extensa busca mundial por outras marcas com as quais possa haver algum conflito. Uma segunda opção de marca, a ser aprovada pela Comissão Julgadora, também será enviada ao IPC e passará pela mesma busca.

A marca dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016 terá exposição nacional e internacional por cinco anos após seu lançamento, se traduzindo em linhas de produtos, representando visualmente o evento, e aparecendo nas imagens de televisão transmitidas para bilhões de telespectadores em todo o mundo durante e após os Jogos.

“Com o crescimento que o esporte paraolímpico vem tendo no Brasil, o IPC espera que os Jogos Rio 2016 deem uma contribuição significativa para o Movimento Paraolímpico. Acredito que, com a escolha que fizemos nesta terça-feira, demos um passo decisivo nessa direção,” disse Carolin Baird, gerente de Marcas & Serviços Criativos do IPC e representante do Comitê Paraolímpico Internacional na Comissão Julgadora.

Em reconhecimento à representatividade do processo que, entre 139 empresas brasileiras inscritas, selecionou a Tátil para criar a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o IPC decidiu encarregar a mesma agência da tarefa de desenvolver também a marca dos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro. A Tátil assinou um contrato de R$ 100 mil pela criação da marca, desenvolvimento dos manuais correlatos e o próprio evento de lançamento.

A Comissão Julgadora foi formada por 12 membros selecionados por seu conhecimento em criação e aprovação de programas de marcas ou pela experiência em Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. As propostas criativas foram avaliadas de acordo com os seguintes critérios: conceito, originalidade, criatividade e aplicabilidade.

“A equipe de criação e a Comissão Julgadora trabalharam movidas pela vontade de desenvolver uma marca que contribuísse para elevar a uma nova dimensão um movimento de importância fundamental para um mundo mais inclusivo e igualitário. Ficamos muito satisfeitos com o resultado e temos certeza que o público ficará também”, avaliou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016.

O processo de criação

O processo de desenvolvimento da marca Paraolímpica Rio 2016 começou antes da escolha da Tátil. Em Novembro de 2010, o IPC promoveu um workshop da marca para o Comitê Organizador, compartilhando suas expectativas e outras informações sobre o Movimento Paraolímpico. Com a definição da agência criadora no fim de abril deste ano, o Comitê Organizador iniciou um cuidadoso processo interno para criação da marca, incluindo uma série de reuniões e briefings que envolveram a Tátil, atletas paraolímpicos, os três níveis de governo, o IPC e o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).
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