Próximo adversário brasileiro comemora boa fase
< br>Coimbra (POR) - Portugal, próximo adversário da seleção brasileira de futsal (hexacampeã mundial), vive uma de suas melhores fases na história. Sexto colocado do Grand Prix do ano passado, realizado em Anápolis (GO), e nono lugar no Mundial 2008, disputado no Brasil (Brasília e Rio de Janeiro), o elenco luso enfrentará, em casa, os comandados do técnico Marcos Sorato nos dias 12 e 13 de abril (terça e quarta-feira)). Ambos os jogos serão transmitidos ao vivo pelo canal SPORTV, as 15h30 (horário de Brasília).
Dos quatorze atletas convocados pelo técnico canadense Jorge Braz, mais da metade estiveram na última Copa do Mundo, onde Portugal sofreu apenas uma derrota ? 3 a 1 para o selecionado italiano. Ricardinho, Leitão, Arnaldo, Gonçalo e Joel Queirós são alguns dos destaques do elenco que estará frente a frente com os brasileiros.
Atual vice-campeã européia, a seleção portuguesa já está classificada para a fase final da UEFA Futsal Euro 2012, que será disputada na Croácia em fevereiro do próximo ano. Depois de conquistar o primeiro lugar na fase classificatória (3 jogos/3 vitórias), Portugal sonha agora com o título. Porém, antes, a equipe tentará no final desta temporada conquistar a vaga no Mundial da Tailândia 2012.
Apesar da boa fase, o histórico de confrontos contra a seleção brasileira não é nada positivo para os europeus. Ao todo, desde o primeiro confronto em 1987, foram realizadas dezesseis partidas e Portugal nunca venceu o Brasil. São quatorze vitórias dos sul-americanos e dois empates. Aliás, a maior goleada sofrida pelos lusitanos em sua história foi para o escrete canarinho, no Mundial da Guatemala 2000, por 8 a 0. A última vez em que eles se enfrentaram foi em outubro de 2009, novamente em Portugal, vitória brasileira pelo placar de 3 a 1.
Assim como os brasileiros, os portugueses vêem de vitórias nos seus últimos testes. Enquanto os comandados de Marcos Sorato superaram os uruguaios em São Carlos (SP), 4 a 0 e 9 a 2, os portugueses passaram por cima dos japoneses no Distrito de Vila Real, em Portugal, por 6 a 1 e 3 a 2.
Antes do primeiro duelo contra a seleção brasileira (as duas partidas serão no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia - Coimbra), o técnico Jorge Braz comandará três treinos com bola. A apresentação oficial do plantel português está confirmada para este domingo (10), no Hotel Tryp Coimbra. Já o Brasil estará com todo seu grupo reunido somente na segunda-feira.
Convocação lusa para os amistosos contra o Brasil:
- Goleiros: André Sousa, Bebé e João Benedito;
- Fixos: Gonçalo e João Matos;
- Alas: Arnaldo, Bruno Coelho, Ricardo Fernandes, Cardinal, João Queirós, Marinho, Ricardinho e Pedro Cary;
- Pivô: Leitão.
Técnico: Jorge Braz
Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Co nfederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431
© CBFS - 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário