GILBERTOESPORTE

terça-feira, 12 de abril de 2011

Informativo - Seleção Brasileira de Futsal

Brasil e Uruguai abrem Desafio Internacional neste sábado


São Carlos (SP) - Brasil e Uruguai abrem neste sábado (9/4), às 15 horas, o Desafio Internacional de Futsal. O confronto ocorre no ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos (SP), marcando a estréia da equipe verde-amarela em solo brasileiro, nesta temporada. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV.

Após cinco partidas, em 2011, sendo duas na Rússia e três no Irã, os hexacampeões mundiais se apresentarão pela primeira vez no ano diante do seu torcedor. Apesar do retrospecto, de 24 vitórias em 24 jogos, a expectativa é de partidas equilibradas contra o adversário que foi finalista dos Jogos Sul-Americanos, no ano passado, em Medellín, Colômbia. Na ocasião, os brasileiros venceram por 6 a 0 e levaram a medalha de ouro.

O treinador do Brasil, Marcos Sorato comentou sobre a expectativa para a estréia do Brasil jogando em casa em 2011. “Será nosso primeiro jogo no ano no Brasil, então temos a responsabilidade de fazer um bom jogo”, falou. “Os jogadores sabem que estão disputando vagas”, complementou o comandante técnico brasileiro.

Sorato acredita que os rivais deste final de semana podem apresentar uma grande resistência para os hexacampeões mundiais. “O Uruguai tem, por tradição, equipes aguerridas, mas com jogadores tecnicamente cada vez melhores. A dificuldade será máxima e que pode ficar menos difícil dependendo da nossa atuação”.

Para o técnico uruguaio, Gustavo Sanchez, os jogos contra o Brasil servirão para testar a qualidade de seu elenco. “Esperamos consolidar o trabalho, inclusive referendado pela medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos do ano passado. Nosso objetivo final é obter a classificação para a Copa do Mundo de Futsal de 2012”, disse fazendo referência ao mundial do próximo ano, que será realizado na Tailândia.

“Temos uma equipe jovem e rápida. Estamos sem cinco jogadores, já que três atuam na Itália, um na Espanha e outro na Argentina, e não puderam vir, mas de toda forma, temos aqui a base da seleção principal, complementada com atletas que vieram da equipe sub-20. Ou seja, temos um time jovem, com uma média de idade que não ultrapassa os 25 anos”, finalizou Sanchez.

Além da partida deste sábado, os dois países voltarão a se enfrentar no domingo (10/4), novamente no ginásio Milton Olaio Filho, no interior paulista. O segundo e último jogo da série do Desafio Internacional de Futsal ocorre às 10 horas, com transmissão ao vivo da Rede Globo.

Falcão pode atingir nova marca histórica no fim de semana


São Carlos (SP) - Maior artilheiro da história da Seleção Brasileira de Futsal, o ala Falcão está em busca de outra marca histórica vestindo a camisa ?amarelinha?. Os jogos contra o Uruguai, que compõem o Desafio Internacional de Futsal entre os dois países, marcam a possibilidade de o atleta completar 300 gols pela seleção.

?Estou muito feliz. Tenho tido vários momentos especiais na minha carreira e este é mais um. Fazer 300 gols não é fácil, realmente é uma marca complicada de ser alcançada e espero passar e marcar o máximo de gols possível, em prol da Seleção Brasileira, e que isto nos leve no ano que vem ao título mundial?, destacou o jogador do Santos/Cortiana.

Com 299 gols marcados em 13 anos servindo o Brasil, Falcão ultrapassou outro ídolo do salonismo mundial: Manoel Tobias tem 278 tentos anotados pela Seleção Brasileira. Os Jogos Sul-Americanos, realizados em março do ano passado, em Medellín, na Colômbia, marcaram a passagem de Falcão como maior artilheiro da história do time hexacampeão mundial.

A marca foi atingida na goleada sobre o Equador por 8 a 0, no dia 22 de março, em jogo válido pela fase de classificação dos Jogos Sul-Americanos, que mais tarde seria conquistado pelo Brasil, ao vencer a decisão da medalha de ouro por 6 a 0, frente ao Uruguai, adversário deste final de semana. ?Isto valoriza ainda mais a marca, mostra a evolução uruguaia. Quando eles se preocupam apenas em jogar, eles dificultam bastante as coisas. Esperamos dois grandes jogos, com uma rivalidade sadia?, comentou o ala.

Sobre os novos objetivos com a camisa do Brasil, Falcão já projeta algo. ?Sempre esperamos novas marcas. Na Seleção Brasileira de Beach Soccer o Neném tem 336 gols e estou perto de alcançá-lo. Quem sabe eu não possa passar a ser o maior artilheiro vestindo a camisa de uma seleção. Está é mais uma meta, a minha próxima?, revelou.

Brasil treina para tentar evitar possível retranca uruguaia


São Carlos (SP) - A quarta sessão de treinos da Seleção Brasileira de Futsal foi realizada na manhã desta sexta-feira (8/4). O elenco verde-amarelo esteve no ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos (SP), onde trabalhou por cerca de uma hora, aprimorando a preparação para os jogos do Desafio Internacional de Futsal ? Brasil x Uruguai.

A comissão técnica optou por trabalhar novamente aspectos técnicos e táticos, para os confrontos do final de semana. ?Temos a filosofia de trabalhar o nosso jogo. Claro que nos preocupamos com o adversário, mas buscamos aprimorar nossa forma de atuar, que é nos impondo e tomando conta da partida desde o início. Treinamos com base nisso?, comentou o fixo Leco.

Sobre o rival, Leco alertou sobre as características da equipe sul-americana. ?Pelo histórico, o Uruguai apresenta uma equipe mais pesada, isso complica mais o jogo. Esperamos, por conta da qualidade técnica e tática da nossa equipe, superar a possível marcação pesada deles?, destacou.

O fixo da Krona/Joinville/DalPonte deu a receita para evitar problemas diante dos uruguaios. ?Temos que começar impondo um ritmo forte desde os primeiros movimentos da partida. O gol muda a história da partida. Se marcamos um gol, o ímpeto adversário, de marcar bem, de atacar bem acaba ficando um pouco atenuado?.

O Brasil finalizará sua preparação para os dois jogos diante do Uruguai no inicio da noite desta sexta-feira (8/4). As partidas ocorrerão no sábado (9/4), às 15 horas, e no domingo (10/4), às 10 horas, ambas no ginásio Milton Olaio Filho.


Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431


© CBFS - 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário