GILBERTOESPORTE

sábado, 16 de abril de 2011

Copa da Itália de Pentatlo Moderno tem final feminina de alto nível

Brasil foi representado pela pernambucana Yane Marques, quinta no ranking mundial

A final feminina da segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno da Itália, realizada neste sábado, 16, mostrou que o Pentatlo Moderno vem se tornando cada vez mais um esporte olímpico de grande rigor técnico. A proximidade da pontuação das 36 finalistas durante a competição fez com que até a última prova, o evento combinado de tiro e corrida, qualquer especulação sobre a formação do pódio fosse apenas um chute no escuro. O Brasil esteve representado pelo seu principal nome no esporte: Yane Marques.

Mesmo em tratamento de uma lesão na panturrilha, a brasileira, que faz parte do Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife, o Salesiano/Powerade, e integra a Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ) como Terceiro Sargento, cumpriu todas as suas séries. Yane terminou a competição no 17º lugar, com 5140 pontos.

Seu melhor desempenho foi na Natação, modalidade onde sempre consegue sua maior marca. Na piscina da ilha de Sardenha, a pentatleta fez o terceiro melhor tempo, nadando os 200 metros livres em 2’9’’64 (1248 pontos).

No Hipismo, fez o percurso com o 17º melhor resultado, somando 1160 pontos. Na primeira prova do dia, a Esgrima, a brasileira venceu 15 combates, o que lhe garantiu 760 pontos.

A maior reviravolta foi mesmo no Combinado, última e decisiva modalidade do campeonato. Já na primeira série de tiros, a pernambucana, que largou na 12ª posição, ganhou seis delas. Na série seguinte, ultrapassou mais duas pentatletas, iniciando o segundo km na quarta posição. No entanto, após a terceira e última série de disparos, iniciou o terceiro finalíssimo km na 16ª. Completou a prova em 25º lugar, adicionando 1972 pontos na sua classificação final.

As grandes campeãs na Copa da Itália foram a russa Donata Rimsaite (5388 pontos), a bielorussa Anastasiya Prokopenko (5368) e a inglesa Freyja Prentice (5332).

Terminada a etapa italiana, Yane Marques segue direto para Budapeste (Hungria), onde já no próximo 5 de maio começa a disputa na terceira etapa do torneio. A Copa do Mundo vai passar ainda em Chengdu (China), onde acontece sua quarta etapa, de 26 a 29 de maio, para depois realizar a grande final na Inglaterra, em 9 e 10 de junho

Mais informações:


APAR COMUNICAÇÃO
Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM)
Ana Paula Domingues - (21) 9698-9708
Raimundo Aquino - (21) 9245-8696
aparcomunica@gmail.com
www.pentatlo.org.br
Twitter: @Pentatlo
Facebook: Pentatlo

Nenhum comentário:

Postar um comentário