Sete Lagoas poderá não ter atletas que representem o futsal feminino na competição feita pelo Programa Minas Olímpica/Jogos de Minas 2012, mais conhecido como JIMI, voltado para integração entre municípios do interior e da capital do Estado.
Equipe que representou a cidade no JIMI de 2011 - Imagem: SECOM/Prefeitura de Sete Lagoas
A informação foi confirmada pelo coordenador de Esportes de Sete Lagoas, Ademir Isabel Pereira. Até o momento, as atletas que atuam nos quatro times da cidade não apareceram nos treinos para montagem da equipe. “Os treinos acontecem sempre às quartas, das 18 às 20h, no Ginásio Vinícius Dias Avelar, mas até o momento ninguém apareceu para treinar”, conta.
Apesar do desfalque quanto à representação do futsal feminino na competição, a cidade deverá ser representada por outras modalidades, com destaque para o futsal masculino, que há cinco anos não entra na competição, mas que retornará neste ano ao JIMI.
Ademir conta que as dificuldades em se reunir um time que represente a cidade tem sido grandes, porque a maioria dos atletas já treinam nos times das escolas e não aceitam jogar com outros esportistas, nem ter contato com outros atletas. O fechamento, acaba fazendo com que a cidade perca representatividade, e que tenha somente equipe para disputar o JEMG, onde poderão participar os times de diferentes escolas mineiras. “Mesmo se a gente conseguisse montar uma equipe hoje seria complicado, porque essas atletas não estão treinando juntas”, reforça.
De acordo com Ademir, nem o fato de a campeã mundial de futsal, que hoje atua na Seleção Brasileira, Marcela Nascimento Leandro, ser de Sete Lagoas, tem sido incentivo para que outras atletas busquem o mesmo reconhecimento. De acordo com a Secretária de Esportes, Lídia Lane, atualmente um dos maiores problemas quanto a estruturação de um time que represente a cidade é a falta de união e principalmente a rivalidade quanto aos treinadores e aos atletas de uma mesma modalidade. “Eu já sentei com os técnicos e já falei para eles desse problema da rivalidade, mas de nada adiantou. O que eles têm que entender é que o esporte é muito maior que isso e quem perde é Sete Lagoas”, conta.
Neste momento, Ademir conta que está em busca da documentação para cadastro junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF), para a partir disso possa organizar as equipes que vão participar dos jogos. Logo em seguida, é a hora de providenciar a documentação dos atletas, exames médicos e pagamento de taxas. O prazo máximo para se inscrever no JIMI é até o dia 16 de abril.
A competição tem como foco promover o intercâmbio social e esportivo, além de difundir a prática das várias modalidades esportivas e dar oportunidades aos jovens.
Fonte: por Cíntia Rezende - http://www.setelagoas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário