GILBERTOESPORTE

segunda-feira, 2 de abril de 2012

A postura durante a luta


Vou falar sobre a postura durante a hora da luta. Isso foi descrito no meu primeiro livro “Karate-Do O Caminho da Mão Vazia” em 1994. É muito importante a sua postura na hora da luta. Falando Alguns mestres observaram a luta e o comportamento dos animais selvagens e concluíram, por exemplo, que um gato quando enfrenta um adversário, curva a coluna, demonstrando sua aparência bem maior, para impressionar o oponente e proteger-se contra as agressões.

Segundo Miyamoto Mussashi, o homem é um ser superior e diz o seguinte: “Seu rosto deve manter-se firme, equilibrado, sem abaixar ou erguer, em torcer ou inclinar. Seu olhar é firme, cujo movimento deve ser calmo e estável. Não é recomendável contrair a testa exibindo rugas, admitindo-se estas entre as sobrancelhas e ao início da linha do nariz. As vistas devem piscar menos e diminuir o ângulo de abertura dos olhos. Sua fisionomia é tranqüila, a linha do nariz normal, contraindo levemente o pescoço para endireitar a posição da cabeça; do ombro até ao longo do corpo seu tônus ou tonificações musculares uniformes”.

“A coluna vertebral deve estar sempre na vertical, reta. Descontrair seus ombros, abaixando-os e evitando ao máximo que a coluna se curve. Não permitir que o quadril fique recuado, para isso, expor o abdômen para a frente, empurrando-o.O joelho até a ponta dos pés precisam estar bem fortalecidos para firmar sua base. Para um indivíduo que possui um alto nível sua postura é igual nas horas de luta como em horas normais”.

O importante é perceber que a postura de luta não deve indicar os movimentos a serem utilizados na aplicação dos golpes e principalmente que ela facilite a saída do estado de inércia, ou em balanço, para o movimento necessário. Na minha próxima coluna falarei sobre a forma de olhar durante a luta.

Prof. Paulo Bartolo
paulo.bartolo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário