GILBERTOESPORTE

segunda-feira, 9 de abril de 2012

16 de dezembro de 2011 Rio ganha Centro de Treinamento para atletas olímpicos

Sala tem equipamentos de última geração para condicionamento físico de integrantes do Time Rio, que vão lutar por medalhas nos Jogos de Londres em 2012
O Rio deu mais um passo importante rumo ao sucesso nas Olimpíadas de 2016. Uma parceria entre a Prefeitura e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) permitiu a criação de uma sala de treinamento para atletas de alto desempenho no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca. E já foi inaugurado o espaço, batizado de Sala de Força e Condicionamento do Centro de Treinamento Time Brasil.

– Essa sala é a sala mais moderna de equipamentos de treinamento físico que existe na América Latina. É um espaço de 500 m² de equipamentos e condições de trabalho e treinamento dos atletas. Além disso, aqui também é um local de recuperação de atletas lesionados, operados, porque existe um departamento de fisioterapia instalado aqui – detalha o projeto Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do Comitê Rio 2016.

Equipada com equipamentos de musculação de última geração, a sala servirá inicialmente para a preparação de atletas do Time Rio – projeto criado pela Prefeitura, com o apoio do comitê, para treinar atletas com chances de medalhas nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Após esse período, de acordo com Nuzman, o espaço será estendido a competidores do Time Brasil, visando aos Jogos de 2016, no Rio.

A parceria que permitiu a criação da nova sala demonstra que o esforço pelas Olimpíadas do Rio começa a ir além do trabalho das entidades envolvidas diretamente. O projeto do ambiente é da arquiteta e judoca olímpica Daniela Polzin. E a maior parte dos equipamentos foi conseguida por meio da doação de duas empresas fabricantes.

– Eu percebi que nós poderíamos ter uma grande oportunidade de desenvolver produto nacional para atletas brasileiros, porque aqui não existe equipamento especial para pessoas de alto nível. É um jogo de ganha-ganha: ganham os atletas e ganhamos nós, que aprendemos – explica Takashi Nishimura, presidente da Brudden, que forneceu os equipamentos de musculação.

Atletas do Time Rio estiveram na cerimônia de inauguração. Alguns deles, como Nivalter Santos, Rosângela Santos, Barbara Leôncio e Evelyn Santos, aproveitaram para testar parte dos equipamentos.

– Isso aqui é o que se encontra lá fora, e eu fico feliz que o Brasil esteja se movimentando nesse sentido. Faz diferença, e a prova disso é que vários atletas do Time Brasil têm migrado para cá e procurado esse espaço para fazerem seus treinos. Eu acho que isso aqui tem tudo para se tornar um dos centros de treinamento mais completos do mundo – ressalta Natália Falavigna, atleta do tae-kwon-do, já classificada para Londres.

Segundo Carlos Arthur Nuzman, depois de testado no Rio, o objetivo é tentar replicar o modelo no restante do país, para que outros atletas possam acompanhar o ritmo de treinamento e chegar com iguais condições às Olimpíadas do Rio.

– Eu acho que o Rio está se preparando para fazer bonito em 2016 e para realmente ter uma estrutura olímpica para os atletas que vierem após. E isso é que é importante, que em 2016 a gente faça uma grande festa, mas que depois as outras gerações consigam melhorar os nossos resultados – conclui Natália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário