Kurdana/Cotia retomou treinos de futsal em casa
Por: Ricardo Silva
A pré-temporada foi puxada. A folga de Carnaval, merecida. Mas, quem quer vencer, precisa trabalhar sempre mais. Por isso, o futsal feminino da Kurdana/Cotia já retomou fortemente os trabalhos. Desde o último dia 24, a equipe faz três treinos adultos por semana e mais dois para a base na quadra externa do Ginásio Municipal.
As atividades misturam técnica, tática e físico. Para a categoria Principal, elas ocorrem nas manhãs de segunda, quarta e sexta-feira. Já para o Sub 17, reforçado pelo Sub 21 em função dos Jogos Regionais, os treinos são nas tardes de segunda e quinta.
* Volta antecipada, muita energia e pequeno acidente
A volta estava prevista apenas para o dia 27, uma segunda-feira após as festividades. Porém, a técnica Andressa de Azevedo quis antecipar o retorno, pois sabe que terá um ano muito duro pela frente. As atletas que já se encontravam em Cotia foram sem preguiça para o treino inicial em casa.
Três dias depois, chegaram algumas jogadoras que se encontravam em retorno de seus lares, de modo que o elenco estava completo. Com muita força de vontade, mostravam-se velozes e intensas. A pré-temporada deu condições para que as atletas apresentassem ritmo forte poucos dias antes dos primeiros jogos oficiais.
Porém, aconteceu um pequeno acidente de trabalho no treino do dia 27. Num lance de contra-ataque, Aline Melo, goiana aprovada na peneira do Sub 20, chocou sem intenção o seu joelho contra o supercílio direito da goleira Tati. Houve sangramento, e a arqueira tomou três pontos posteriormente. Nada grave, tanto que, com as devidas precauções, ela retomou as atividades específicas da posição na mesma semana.
* Grande família Kurdana!
39 atletas. O plantel cotiano já conta com esse grande número de jogadoras, somando Principal e Sub 17. Nas adultas, são 23 atletas, sendo 16 permanências, quatro vindas da base (Thays, Brenda, Lettycia Gomes e Aninha), uma aprovada em peneira e duas contratações.
A segunda aquisição chegou no dia 27. Trata-se de Elaine, alta goleira de 22 anos, que atuava no futsal de Goiás e no campo do Distrito Federal. Haja visto o acidente com Tati e a lesão de Márcia, que será operada em breve, tornou-se fundamental aumentar as reposições embaixo das traves.
Acrescente-se que o território goiano está ajudando muito neste novo momento cotiano de organização, que começou em 2010. De lá vieram inicialmente Banana e Mar Selly - que não são daquele Estado mas ali atuavam. Em 2011, vieram Lorraine e Dai Carioca. E, agora, Elaine e Aline Melo. Falando em Lorraine, a Cabecinha Dourada sofreu operação no joelho direito, devido à lesão de ligamento cruzado anterior, e sua recuperação está sendo um sucesso. Ela se encontra em tratamento fisioterápico na Kurdana, podendo retornar a atuar antes do esperado.
No Sub 17, a tendência também é um alto número de jogadoras. Não tem jeito: se um clube quer durar por longos anos, precisa ter uma base com muitas atletas em formação, tirando qualidade da quantidade e garantindo seu futuro. Contando entradas e saídas, são 16 meninas atualmente. Mais três aprovadas nas peneiras de janeiro confirmaram sua permanência. Fora isso, outras duas atletas jovens estão tratando com a técnica Andressa de Azevedo, ávidas por um lugar no forte e respeitável clube de Cotia.
* Competições de futsal
No Principal, a Kurdana se prepara para o Campeonato Estadual, que começará na metade deste mês de março, além de estar na expectativa pela Liga Futsal Feminina - na qual é detentora de franquia. Na base, o semestre contará com os Jogos Abertos da Juventude. Para as duas categorias, o Troféu Piratininga de Seleções, em sua fase regional, completará o calendário antes da metade do ano.
Se falamos em primeiro semestre, não nos esqueçamos dos Jogos Regionais, em julho. Estes ainda não possuem sede definida justamente na região que Cotia disputa, de número 1. A cidade está na Segunda Divisão, mas tanto o futsal quanto o futebol feminino da Kurdana estarão na Primeira.
Para o segundo semestre, haverá a continuação do Estadual. Conseguindo vaga através das respectivas competições regionais, a Kurdana terá a fase estadual do Piratininga e a disputa dos Jogos Abertos do Interior - estes em Bauru, no mês de novembro. A Copa Regional, competição de salão da Liga Paulista de Futebol Feminino, também surge como possibilidade. Outros campeonatos poderão aparecer no movimentado calendário das guerreiras de Cotia.
Contato:
(11) 8375 0391
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia
Nenhum comentário:
Postar um comentário