NOTICIAS DE ESPORTES OLÍMPICOS E DAS CIDADE DE COTIA SÃO ROQUE VARGEM GRANDE PAULISTA
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Pantera Negra, 15 anos de glórias e conquistas
No mês de Agosto de 1996, no ginásio do Mandelli, Bairro Sorgatto, por uma simples brincadeira de futsal com as meninas do mesmo bairro, nunca ninguém chegou a imaginar que isto viria mais tarde a causar tanto impacto na cidade e região. Uma revolução no futsal feminino de Caçador estava sendo modelada sem perceber o que estava por vir. Carlos Corrêa neste ano se tornaria o pioneiro do futsal feminino. De Agosto a Dezembro sempre as mesmas meninas competiam com os meninos da Pantera Negra, pois não havia outra equipe de futsal feminino até então, em 20 de Janeiro de 1997, a equipe foi oficializada e no mesmo mês promoveu o primeiro torneio de futsal com algumas empresas convidadas. Na época suas cores eram preto, amarelo, branco e vermelho, mais tarde o amarelo foi substituído pelo prata.
Desde este ano até hoje, a Sociedade Esportiva Pantera Negra venceu quase todas as competições que participou. Foi a primeira equipe a disputar o estadual no ano de 2003, com o apoio de Jussim de Souza e na categoria adulto participou com sua equipe sub-15, conseguindo um brilhante 6º lugar dentre as 10 equipes participantes, dai em diante surgiu a antiga Sul Brasil, hoje Kindermann.
A equipe da Pantera Negra também foi a primeira campeã estadual na categoria sub-17 em 2004, representando na época a Kindermann, pois as meninas eram as mesmas de 2003. A equipe revelou atletas durante mais de 14 anos, atletas como Juliana Fragoso que jogou na Kindermann, Sabesp, Corinthians e também jogou em Portugal, Itália e Espanha e hoje defende novamente as cores da Pantera.
Kelli que veio de Criciúma para a Pantera Negra, joga em Portugal desde 2008, Carla, eleita a melhor fixa do estadual de 2003, com apenas 14 anos, Thaise que se criou na equipe, jogou durante cinco anos pelo Kindermann, Amandinha e Thaisinha depois de 2 anos na equipe, saíram a pouco tempo para a categoria sub-15 da Kindermann.
Esta equipe da Pantera Negra também venceu em 2004 a Olesc regional, Joguinhos regional e Jogos abertos regionais, todos no mesmo ano, foi tri campeã da Copa Nova Era com 18 equipes participantes e de modo invicta nas três edições, campeã da taça cidade de Caçador, com 20 equipes participantes, a competição mais longa que se registrou em Caçador, quase 6 meses, todas as equipes se enfrentando contra todas, Pantera Negra foi a campeã invicta e como campeã jogou contra o sub 17 do Kindermann na entrega de faixas e venceu a mesma por 2 a 0.
Foi campeã catarinense em 2009 representando o Moveis Rotta, no mesmo ano, campeã sul brasileiro e em 2010 campeã do Brasil em Bento Gonçalves (RS).
Pela Copa Colombo, recebeu muitos elogios nos jogos disputados na fase estadual, e pelo jornal Diário Catarinense, o título de a equipe mais organizada da competição, premiou a equipe e encerrou a competição com chave de ouro.
Foram muitos títulos durante esses 15 anos, trabalhos sociais com crianças de 5 a 10 anos, uniformizando, ensinando e aprendendo com elas, escolinhas juvenis, e as equipes Panterinhas ( sub – 15 ) e Pantera Negra (adulto).
A equipe abriu as portas para tantas outras na cidade e região, criou a AAFFC, (Associação dos Amigos do Futsal Feminino de Caçador), que conta hoje com 20 equipes de futsal feminino associadas, possui hoje mais de 200 troféus, em sua maioria de campeã, já foi homenageada por diversas vezes na câmera de vereadores, foi matéria no jornal da Argentina, foi convidada para fazer as preliminares do Vasco da Gama de Manoel Tobias em Caçador e Chapecó, vice campeã do Catarininha transmitida pela TV Bandeirantes, melhor apresentação no desfile de 7 de Setembro de 2007 quando completou 10 anos de vida, fez jogo com a seleção brasileira em 2008 no ginásio Flávio Cruz.
Neste ano de 2012 será filiada a Federação Catarinense de Futsal, com muitos planos para o ano, atualmente trabalha em escolinhas com iniciação para meninas de 05 a 10 anos, escolinhas para meninas acima de 10 anos, escolinhas para goleiras, todo esse trabalho é voluntário e social, a diretoria através do Presidente Paulo Rodrigues, do Vice Idelcio Machado, Diretor Carlos Corrêa, Secretarias Adriana Santos e Janaína Silva e a Tesoureira Ana Paula Pereira é que faz com que esta "carruagem ande", Nova Era é a mais antiga parceira com 14 anos de trabalhos em conjunto com a equipe, para este ano a Pantera trouxe Lisa de São Francisco do Sul, Grazi ex Kindermann, Ju Fragoso ex Kindermann e Corinthians de São Paulo, Gabi Mineira de Sete Lagoas ( MG ), Renata e Quelin (RS) e aguarda Sarah de Caracas ( Venezuela ).
Pretendemos fazer uma das equipes mais competitivas da cidade e região afirma Paulo Rodrigues o atual Presidente da entidade, afinal depois da Kindermann é a Pantera que representa a cidade no futsal feminino conclui, Carlos Corrêa encerra com as seguintes palavras: lembro quando a gente comemorou o primeiro ano de vida da Pantera Negra, no meu discurso falei direcionado as atletas que um dia nós iríamos comemorar 5 anos, lembro que uma das atletas falou, porque não 10 ? ?
....jamais me passou pela cabeça que hoje chegaríamos a 15 anos, a equipe mais antiga da cidade e talvez da região, a Pantera esta debutando, são 15 anos de glórias e conquistas, porque como sempre digo fazer uma equipe é fácil, manter é outra coisa, posso dizer que sem a ajuda de muitas pessoas, imprensa, Prefeitura, FMEC, SRD, CREF / SC, comércios etc, jamais estaríamos onde chegamos, neste dia 20 de Janeiro vamos festejar toda nossa trajetória até aqui e vamos festejar ao mesmo tempo uma nova etapa que está por vir, um novo desafio que vamos encarar com mais seriedade, pois temos muitos obstáculos pela frente, não podemos esquecer que se não fosse por nós, não existiria Kindermann e nem esta febre do futsal feminino que tomou conta da cidade e nem a AAFFC ( Associação dos Amigos do Futsal Feminino de Caçador ) que foi fundada pela própria Pantera Negra,
Hoje dia 20 de Janeiro só posso dizer uma coisa: PARABÉNS PANTERA NEGRA, fundou o primeiro tijolo e abriu as portas e como diz parte do seu hino, somos companheiros da mesma dor, somos Pantera por amor, negra como a noite sem luar, orgulho de Caçador.
Fonte: panteranegra@conection.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário