GILBERTOESPORTE

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Judô Judocas olímpicos participam dos Jogos Abertos 10/11/2011

Judoca Ednanci Silva já disputou os Jogos Olímpicos

Bruno Mendonça, medalhista de ouro no último Pan-Americano, disputado no México





As competições de Judô são atrações à parte nestes Jogos Abertos. Judocas experientes, como Ednanci Silva, Carlos Honorato, que já participaram de Jogos Olímpicos, e Bruno Mendonça, medalha de ouro no último Pan-Americano esão participando das competições.

Nesta quinta-feira pela manhã (10/11), no Clube Náutico Mogiano foram realizadas as apresentações de "Nague no Katá", da 1ª e 2ª divisões do judô (masculino e feminino), pelos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”. Houve também pesagem livre da 1ª divisão (masculino e feminino) e sorteio das chaves. As competições da 1ª divisão começam às 14 horas para todas as categorias e a premiação está prevista para às 18 horas.
As lutas no segundo dia do Judô são individuais e cada atleta luta em sua categoria. Os judocas estão separados entre as categorias ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado, pesado e absoluto. Os confrontos duram 5 minutos cada, 3 árbitros definem a pontuação pela classificação de cada golpe aplicado (yuko, wazari e wazari).

Para Edinanci Silva, judoca de São Caetano do Sul, “os Jogos Abertos são muito importante, porque a maioria dos atletas que estão aqui hoje não tem patrocínio e não tem incentivo. As prefeituras acabam ocupando esse espaço, assumindo o papel do patrocinador e o atleta tem um suporte para se preparar para outras competições”, relata a atleta. “Eu subi de peso, estou na categoria mais de 78 kg, agora quem tem que se preocupar sou eu. Antigamente eram elas que tinham que se preocupar”, brinca a judoca.
“Os Jogos Abertos tem atletas de nível olímpico. O Carlos Honorato (atleta de Pindamonhangaba) e a Edinanci, já foram para as Olimpíadas, é um campeonato duro e é sempre bom estar disputando um torneio assim no Brasil, porque nos fortalece para competições no exterior”, comenta o judoca Bruno Mendonça, que faz parte da delegação de Santos, medalhista de ouro no Pan-Americano de Guadalajara de 2011.

Projeto

As crianças da Escola Municipal Hélio dos Santos Neves, localizada no Conjunto Residencial Novo Horizonte, estiveram presentes na quarta-feira (09/11) no Clube Náutico Mogiano, acompanhando as competições de Judô ao lado do judoca mogiano Eduardo Alfenas. O atleta participa do Projeto Integral com crianças ensinando-lhes Judô.


“Estamos há um ano com o projeto que visa ajudar as crianças carentes da região mais afastada de Mogi das Cruzes e até da região central. Uma modalidade como o judô pode estar ensinando o intuito do esporte, luta oriental e vivência da filosofia do judô”, explica Alfenas. Para o atleta o respeito é fundamental para o aprendizado das crianças. “Eu tento plantar uma semente que vai sair vários ramos com essas crianças e o futuro do Brasil está na mão delas, ensinando que o diferencial é o respeito com os pais, mestres e o próximo”, conclui o atleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário