A Cerimônia de Abertura dos 75º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, realizada nesta sexta-feira (11/11), teve vários momentos marcantes que culminaram com uma queima de fogos e show de rock. O evento teve início com o tradicional desfile das delegações. Todas as 226 cidades do Estado foram representadas e apresentadas para o público. Placas e bandeiras iam a frente de cada delegação identificando seus participantes.
Após muita festa, foi a vez da apresentação e entrada do Pavilhão Nacional, com os atiradores do Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes conduzindo a bandeira nacional. Em seguida foram executados pela Banda de Mogi das Cruzes os hinos nacional e da cidade.
O juramento foi um dos momentos mais marcantes, com o discurso feito pelo paratleta Dirceu José Pinto, medalha de ouro na bocha adaptada na Paraolimpíada de Pequim, em 2008. Logo depois, teve início a condução da tocha olímpica até a pira, que contou com o secretário de Esporte e Lazer Nilo Martins Guimarães e atletas mogianos.
O acendimento da pira olímpica foi feito pela capitão do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes, Marcos Paulo, que conduziu a tocha até o topo da pira, instalada no Ginásio Municipal de Esportes. Assim que a pira foi acesa houve uma grande queima de fogos que reuniu o público ao redor do ginásio.
Para finalizar as festas a banda Hard Lemon, de Mogi das Cruzes. Segundo estimativas da polícia militar, cerca de 20 mil pessoas compareceram ao evento.
Pira Monumental
A escultura é toda feita em aço inox pelo artista Bellini Romano e doada para o município pela empresa Gerdau. A obra está instalada no topo do Ginásio Municipal, possui 8 metros de altura, 3 de comprimento e pesa 1.500 quilos. A obra representa as curvas do Rio Tietê em perspectiva. A parte dos lados simboliza os prédios e as indústrias, que estão ligadas ao rio para mostrar que é de lá que retiram sua energia.
A pira terá fogo ecológico, que não utiliza combustível. O efeito é feito por luzes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário