GILBERTOESPORTE

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vai começar a Copa do Mundo de Rugby!


8/9/2011, 01:52h - Por Victor Ramalho
Saiba mais sobre a terceira maior competição esportiva do mundo

Sexta-feira é o dia que começa o evento mais esperado por todos os rugbiers do paneta:a Copa do Mundo de Rugby! Disputada acada quatro anos, a Copa do Mundo é o terceiro maior evento esportivo do mundo, ficando atrás somente da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos em termos de audiência. Em 2007, a Copa do Mundo de Rugby foi transmitida para mais de 200 países, com uma audiência de TV acumulada de 4.2 bilhões, e média de público nos estádios de 47,150 espectadores por jogo, com um total de 2,263,223 em 48 jogos.

A competição foi criada em 1985, após longas negociações entre os membros do IRB. Foi estabelecido que a primeira Copa do Mundo de Rugby seria disputada em 1987, no Hemisfério Sul (a ser dividida entre Nova Zelândia e Austrália), e a segunda em 1991, no Hemisfério Norte (dividida entre as Cinco Nações: Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda e França), ambas com caráter experimental. É bom lembrar que até 1995 o rugby union era um esporte amador, por conta da proibição oficial do profissionalismo, até então visto como uma ameaça ao espírito do rugby. Pelo medo que a criação de uma Copa do Mundo levasse à profissionalização do esporte, o IRB jamais havia tirado do papel a ideia de um Mundial de Rugby.

Em 1987, 16 seleções foram convidadas para participar da histórica primeira edição. As baixas foram a África do Sul, impedida de participar dos dois primeiros Mundiais por conta do boicote ao regime racista do apartheid, e a União Soviética, que se retirou das reuniões do IRB por discordar da participação da África do Sul nas reuniões. No dia 22 de maio, no estádio de Eden Park, em Auckland, Nova Zelândia (estádio que voltará a abrir e encerrar a Copa do Mundo em 2011), foi dado o pontapé inicial para a primeira Copa do Mundo de Rugby, com os All Blacks derrotando a Itália por 70 x 6. Os neozelandeses dominaram o primeiro Mundial, tornando-se o primeiro campeão da Taça Webb Ellis (Webb Ellis Cup), ao bater de forma contundente a França (29 x 9) na grande final no Eden Park.

O segundo torneio contou antes pela primeira vez com uma fase de eliminatórias, para definir os 16 times. No torneio de 1991, os favoritos All Blacks sucumbiram nas semifinais diante da Austrália. Na grande final, no estádio de Twickenham, em Londres, os Wallabies bateram a anfitriã Inglaterra e se sagraram campeões mundiais, com triunfo por 12 x 6.

Com o sucesso das duas primeiras edições, o IRB decidiu pelo prosseguimento da Copa do Mundo de Rugby. Em 1995, o Mundial voltou para o Sul, sendo sediado na África do Sul, de volta ao cenário esportivo internacional com o fim do regime de segregação racial. Enfim, os Springboks participaram da maior competição do rugby mundial, e se sagrararam campeões de forma surpreendente, batendo os favoritos All Blacks, de Jonah Lomu, na grande final. 15 x 12 na decisão em Joanesburgo.

A dimensão global da Copa do Mundo de Rugby levou ao aumento do número de seleções em 1999 para 20 equipes. E o rugby já não era mais amador. Um mês depois da final de 1995, no dia 26 de agosto, o IRB declarou o rugby union um esporte aberto, isto é, permitiu o profissionalismo. Novamente disputada nas Cinco Nações, a Copa do Mundo enfim teve um bicampeão. A Austrália bateu a França por 35 x 12 na grande final, tornando-se a maior campeã do certame. Os franceses perdaram uma final de Mundial pela segunda vez, após terem obtido uma das mais relembradas vitórias da história da competição, sobre os All Blacks. Dessa vez, a final foi disputada no País de Gales, no novo Millenium Stadium, em Cardiff.

Em 2003, a fórmula de disputa foi alterada, com a instituições dos atuais 4 grupos com 5 times. A sede do Mundial foi a campeã Austrália, que avançou até a grande final novamente, para ser derrotada pela Inglaterra, numa das finais mais emocionantes da história, com Jonny Wilkinson chutando o drop goal da vitória no minuto final do segundo tempo da prorrogação. 20 x 17. Após perder o título na final em casa para os Wallabies, os ingleses deram o troco e se tornaram o primeiro (e até agora único) time do Hemisfério Norte campeão mundial.

Por fim, em 2007, a Copa do Mundo foi disputada na França, mas não foi dessa vez que os Bleus conseguiram a tão sonhada taça do mundo. A grande campeã foi a África do Sul, que bateu a Inglaterra na final, 15 x 6, em Paris, igualando-se à Austrália como a maior vencedora da história. O Mundial francês marcou também a ascensão da Argentina, que alcançou sua maior posição no torneio: um terceiro lugar.

Em 2011, a Copa do Mundo de Rugby retorna à Nova Zelândia, fazendo de Auckland a primeira cidade a receber a final do Mundial pela segunda vez. E as próximas sedes já foram definidas pelo IRB: em 2015, a sede será a Inglaterra, ao passo que, em 2019, a Copa do Mundo irá para o Japão, primeiro país asiático a receber o maior torneio do rugby mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário