GILBERTOESPORTE

sábado, 3 de setembro de 2011

Futsal Feminino - Estadual Paulista Principal: pela ida da semifinal, Kurdana/Cotia vence Grêmio Osasco em casa

Estadual Principal: pela ida da semifinal, Kurdana/Cotia vence Grêmio Osasco em casa
Por: Ricardo Silva














Uma excelente partida. Talvez a melhor do futsal feminino paulista neste ano. Alto nível técnico, com equipes velozes, obedientes taticamente e habilidosas. Assim foi o jogo de ida da semifinal entre ACE Kurdana e Grêmio Esportivo Osasco, no Estadual Principal. Disputada na tarde desta quarta-feira (31), no Ginásio Municipal de Cotia, terminou com vitória da Kurdana por 2 a 1.

As atuais campeãs paulistas quebraram a invencibilidade osasquense. Juntando Estadual, Jogos Regionais e Liga Brasileira do Desporto Universitário (fase regional sul), as adversárias não sabiam o que era derrota no futsal em 2011 - primeiro ano do GEO na modalidade. A volta será já nesta sexta (02), no Ginásio Geodésico, às 20 horas.

Para ir à final, Cotia necessita de um simples empate. O retrospecto é favorável fora de casa: a equipe não perdeu em suas seis partidas como visitante na competição. Se perder, independente do placar, haverá prorrogação. Aí a vantagem da igualdade muda de mãos, pois Osasco tem melhor índice técnico.

* Bom público, velocidade alucinante e 2 a 0 para Cotia

Teoricamente, um jogo de futsal feminino numa tarde fria não atrai público. Pois que se comece a repensar este conceito. O número de espectadores foi excelente, com direito à batuques e gritos de incentivo durante toda a peleja. A Kurdana teve sua torcida formada por atletas da cidade, familiares e até pelos trabalhadores da Manutenção Ambiental do município - que estavam por perto e foram prestigiar a equipe. O GEO contou com sua torcida organizada, trazendo faixas e apoio.

Qual o presente que ambos times deram? Um futsal de primeira. Moderno, bem jogado e em extrema velocidade. Para se ter uma ideia, o primeiro lance de perigo ocorreu aos 16 segundos. Lorraine, contratação goiana de 2011, saiu como titular e quase fez para Cotia, aproveitando erro defensivo visitante.

Empolgadas, as mandantes continuaram com postura ofensiva, incomodando muito com Aline Lum e Susana. Mas Osasco não tinha a invencibilidade à toa, e mostrou suas armas. Pâmela apresentava bons bates de fora da área, obrigando Márcia a operar suas primeiras intervenções.

Conforme as trocas eram feitas, o ritmo não diminuía, ajudado também pelas poucas faltas - a primeira, feita pelo GEO, aconteceu somente aos sete minutos de jogo. Depois, a Kurdana teve três boas chances, com Déby e Lum recebendo no centro da área e Susana batendo de primeira, na esquerda. Em todas, a goleira Regiane evitou a abertura de placar. A resposta veio em finalizações de Vanessa e Bianca. Esta, deixou a partida contundida.

Até que, aos 17 minutos, uma rápida transição de ataque caiu nos pés de Lum, pelo lado esquerdo. Ela deu belo passe em paralela para Lorraine bater forte e fazer 1 a 0 para Cotia.

Quando o relógio apontava um minuto para o descanso, Silvana cometeu falta no lado osasquense, recebendo amarelo. Foi pedida uma jogada ensaiada - porém saiu uma variação que deu certo. Lum passou por cima da bola; Karina mandou uma bomba; a bola explodiu na trave e, no rebote, lá estava Lum para estufar as redes, fazendo o ginásio explodir numa ensudercedora alegria. 2 a 0.

* Osasco desconta e valente Kurdana se defende

Jogo bom tem que ter duas equipes boas. As visitantes não queriam sair com uma derrota, e partiram para cima. A Kurdana usou uma tática mais defensiva, sem deixar de ser perigosa nos contra-ataques.

Enquanto que Lorraine, Susana e Lum fustigavam a meta de Regiane, Silvana, Pâmela e Vanessa faziam Márcia trabalhar. Aos 11, Silvana recebeu na ala esquerda, batendo rápido e rasteiro para vencer a marcação e descontar.

Nada estava definido. Márcia fez duas defesas em sequencia, evitando o empate. Tadeo Anéas pôs Luize de goleira-linha. Uma tática diferente, pois a capitã osasquense ficava no centro da formação, deixando duas atrás e duas na frente.

Pois entre técnicos de qualidade, o jogo vira xadrez. A cotiana Andressa de Azevedo tratou de deixar sua marcação forte, contando com Arine atrás e Lum tentando roubar bolas na frente. E deu certo, pois a Kurdana teve grande chance com Susana, salva pelo adversário com os pés.

Jogo bom tem polêmica também. Aos 17, na ala esquerda, Pâmela fez boa jogada. Ficou a dúvida se a bola tinha saído; a arbitragem marcou lateral, porém Pâmela bateu a gol. Cotia parou, pois ouviu o apito. A bola entrou e a discussão ficou formada. Tadeo Anéas foi expulso por reclamação.

Nos minutos finais, uma valente Kurdana segurou as investidas do GEO. Fim de jogo, 2 a 1 no placar e muita festa de atletas e torcida. Um importante resultado contra um adversário invicto no seu ano de estreia. Até o treinador Tadeo teve um tabu pessoal quebrado: técnico também do Sub 17 masculino de Osasco, não havia sofrido derrotas comandando homens ou mulheres.

Só que a Kurdana/Cotia, calejada pela sua história, sabe que isso não significa nada agora. Está tudo em aberto. Para que este placar tão fundamental permaneça importante, precisa fazer sua parte no território alheio. O palpite é que teremos outra grande partida na sexta. E que os fãs da modalidade sintam-se convidados a assistir.

Contato:
(11) 8375 0391
www.acekurdana.com.br
Twitter: @kurdanacotia

Nenhum comentário:

Postar um comentário