GILBERTOESPORTE

sábado, 24 de setembro de 2011

Esportes Judô brasileiro conquista quatro medalhas na Copa do Mundo do Uzbequistão 18.09.2011 :: 10h25

A seleção brasileira de judô conquistou quatro medalhas, neste domingo, na Copa do Mundo do Uzbequistão, etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ) e evento que contou pontos para ranking mundial e olímpico da modalidade. O Brasil obteve um ouro com Rafael Silva (+100kg), uma prata com Maria Portela (70kg) e dois bronzes com Luciano Corrêa (100kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) na competição.

O ranqueamento mundial também faz parte do critério de classificação olímpico estabelecido pela FIJ para Londres 2012. Garantem vaga nos Jogos Olímpicos os 22 homens e as 14 mulheres mais bem colocadas no ranking. Apenas um atleta por país lutará em Londres 2012. A medalha de ouro em uma etapa de copa do mundo vale 100 pontos para o ranking da FIJ. A prata garante mais 60 pontos na lista, enquanto o bronze 40.

Para ficar com a medalha de ouro o brasileiro Rafael Silva (+100kg) venceu na decisão Adiljon Tulendribaev, do Uzbequistão, por wazari. Na fase classificatória Rafael venceu Mukhriddin Butaev (UZB) por ippon e Emil Tahirov (AZE) por yuko. Maria Portela acabou superada na decisão da categoria até 70kg pela suíça Juliene Robra, por ippon, e ficou com a medalha de prata. A brasileira derrotou no evento Dinara Kudarova e Marian Urdabayeva, do Azerbaijão, por ippon.

Maria Suellen Altheman bateu na decisão do terceiro lugar Maryna Slutskaya, da Bielorússia, por ippon. Antes, a atleta da categoria peso pesado passou por Zarina Abdrassulova, do Kazaquistão, por wazari, e foi derrotada na semifinal pela russa Nataly Sokolova, por ippon. Luciano Corrêa garantiu o bronze no meio-pesado ao vencer por ippon o húngaro Balint Frakas. Na primeira rodada Luciano passou por ippon pelo indiano Yaima Singh Khaidem. Na sequência, bateu o iraniano Javad Mahjoub, por wazari. Na semifinal, acabou superado por Utkur Kurbanov, do Uzbequistão, por yuko. Além das medalhas, Breno Alves (60kg) e Nacif Elias (81kg) terminaram na quinta colocação no evento, que teve a participação de 30 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário