Obra que era esperada há anos pelos cariocas, Túnel da Grota Funda se torna realidade com a conclusão das detonações sob o maciço da Pedra Branca
Oito meses e 380 toneladas de dinamite depois, o bairro carioca do Recreio agora está mais próximo da região de Guaratiba, também na Zona Oeste da cidade, com o fim das escavações do Túnel da Grota Funda. Concluídas as explosões, já é possível percorrer os 1.100 metros das duas galerias sob o Maciço da Pedra Branca.
– Essa cidade tem quase 450 anos, com aproximadamente um terço da população morando na Zona Oeste. A cidade tem 13 túneis, e esse Maciço da Pedra Branca nunca mereceu um túnel. Era uma parte da cidade que vivia com uma barreira. É muito bom a gente trazer uma ligação direta atingindo Guaratiba, Sepetiba e Santa Cruz – afirmou o prefeito Eduardo Paes, após a última explosão.
A próxima fase será a de instalação dos sistemas de segurança, ventilação e iluminação das galerias. Também serão realizados os serviços de drenagem para prevenir infiltrações. Em uma tecnologia inédita no Rio, o túnel será revestido com placas de concreto. A pintura usará um material especial, que facilitará a limpeza. Já a pavimentação das pistas terá uma superfície antiderrapante, como a utilizada no programa Asfalto Liso.
Alças de acessos também estão sendo construídas tanto no lado do Recreio quanto no de Guaratiba, o que provocará um reordenamento em parte do trânsito do local. Após a conclusão do túnel, a população ganhará aproximadamente 40 minutos – tempo médio do percurso por cima da Serra da Grota Funda congestionado.
A obra completa do túnel, que faz parte do segundo trecho da construção da Transoeste – corredor com faixas exclusivas dos ônibus BRT (Bus Rapid Transit) – custará à Prefeitura do Rio R$ 550 milhões de um total de R$ 800 milhões previstos para todo o corredor, que não terá pedágio.
O corredor da Transoeste terá 56 km e contará com linhas expressas e paradoras de BRT, ligando o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, aos bairros de Santa Cruz e Campo Grande. A previsão da Prefeitura é que cerca de 220 mil pessoas sejam beneficiadas por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário