NOTICIAS DE ESPORTES OLÍMPICOS E DAS CIDADE DE COTIA SÃO ROQUE VARGEM GRANDE PAULISTA
domingo, 7 de agosto de 2011
Regionais 2011 - RESUMO DE COTIA: Cidade conquista 12 troféus e o 5º lugar na Segunda Divisão
Hora de contar os triunfos obtidos em Santo André. E a cidade de Cotia tem o que comemorar. Disputando os 55º Jogos Regionais da 1ª Região Esportiva, de 19 a 30 de julho, o município obteve 12 troféus, sendo sete de campeão e cinco de vice.
Em termos de classificação geral, ficou em quinto lugar na Segunda Divisão, somando 136 pontos. Esse resultado mostrou evolução de um lado e involução de outro, em relação aos Regionais de 2010: subiu uma posição, mas faturou menos pontos (marcou 149,5 no ano passado). Em relação aos municípios da Região Oeste da Grande São Paulo, ficou atrás apenas de Embú (terceiro, com 150). Os demais foram Barueri (7º, com 122), Taboão da Serra (8º, com 111), Carapicuíba (11º, com 77,5), Itapevi (12º com 62), Jandira (14º com 57) e Vargem Grande Paulista (20º e último, com um ponto).
Nas medalhas, o total foi de 64, distribuídas entre 37 de ouro, 16 de prata e 11 de bronze. Nisso, só há o que festejar. Além de ter obtido três metais a mais que a edição de Guarujá, apenas três modalidades não medalharam, mostrando um grande aproveitamento.
A competição andreense assistiu à uma emocionante disputa pelo título geral, decidido só no último dia. São Bernardo foi o campeão da Primeira Divisão (346 pontos), seguido de Santos (332) e São Caetano (277). Após uma década tomada pelo domínio caetanense, o primeiro lugar dos Jogos mudou de mãos. Osasco, o único município da Região Oeste na elite, ficou em quinto (218).
Segundo o regulamento do Jogos, a cidade de São Bernardo garantiu o direito de estar na Primeira Divisão dos 75º Jogos Abertos do Interior, a serem disputados entre 7 e 19 de novembro, em Mogi das Cruzes. Estes, terão o número inédito de 14 cidades na elite. São Caetano (atual campeão da Olimpíada Caipira), Santos (terceiro) e Santo André (que ficou com o acesso pelo vice na Segundona dos Abertos 2010) já estavam pré-classificados.
Pela primeira vez desde a criação de divisões, a elite da 1ª Região Esportiva contou com nove, ao invés de oito municípios. Isto porque Santo André deveria disputar a Segundona, mas o sediamento lhe deu o acesso. Sendo assim, o número de rebaixados aumentou de dois para três. Caíram Cubatão (148), Guarujá (141) e São Vicente (104). Estes, darão lugar à Ribeirão Pires (campeão do acesso com 214,5) e Mongaguá (vice com 185).
Ao todo, foram 30 municípios disputantes (nove na elite e 21 na Segundona), divididos em 24 esportes. O sediamento de 2012 permanece indefinido, pois nenhuma cidade se candidatou para receber os Jogos.
Os Regionais tiveram, ao todo, uma organização razoável. A cidade de Santo André recebeu o sediamento às pressas, devido à desistência de São Caetano - que sofrera corte no seu orçamento esportivo. Aproveitando a estrutura de 2009, quando recebeu a competição de forma boa, o município andreense desta vez pecou na questão de qualidade de materiais, divulgação e escolha de locais para as modalidade, dividindo com outras três cidades vizinhas (São Caetano, São Bernardo e Mauá).
Por outro lado, mostrou pontos positivos. O futebol em grama sintética de qualidade foi novidade nos Jogos, os ginásios da disputas de 2009 permaneceram em bom estado e os alojamentos mostraram-se adequados para as delegações.
Voltando à falar de Cotia, a cidade foi com 20 modalidades para o ABC, distribuídas entre 11 esportes. A delegação ficou hospedada na EE Cristina Fittipaldi, localizada no bairro Valparaíso, sob o comando de Leandro Marques Yoshizumi. Mais uma vez, Leandro mostrou ser um "multihomem" à serviço do esporte cotiano: atuou também como fisioterapeuta de várias modalidades e técnico do vôlei masculino.
Nove modalidades garantiram seus lugares nos Abertos do Interior. A capoeira feminina, o futebol feminino livre, a ginástica rítmica, o handebol masculino livre, o karatê masculino, o taekwondo feminino e masculino, o vôlei feminino Sub 21 e o vôlei masculino livre irão para Mogi.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário