GILBERTOESPORTE

sábado, 13 de agosto de 2011

Futsal Feminino - Futsal e vôlei feminino se unem por melhorias em Cotia

Futsal e vôlei feminino se unem por melhorias em Cotia
Por: Ricardo Silva










Elogiando quando tem que elogiar e criticando quando tem que criticar. Duas modalidades de Cotia (futsal e vôlei feminino) se juntaram na tarde da última segunda-feira (08) para reivindicar melhorias. O estopim para tal foi o problema com o transporte ocorrido no sábado anterior. Por causa deste, a equipe de futsal da Kurdana quase não foi à Pindamonhangaba para jogar a ida das quartas de final do Estadual Principal. O vôlei teve menos sorte, perdendo por WO para Itapeva, em partida pela Liga de Sorocaba.

Atletas e comissões das duas modalidades se reuniram no Ginásio Municipal de Esportes e foram até a Prefeitura. Lá, foram recebidas pelo vice-prefeito Moisés Cabrera, o Moisezinho, que, junto com outros representantes do governo cotiano, se desculparam pelo acontecido assim como argumentaram sobre os problemas.

Por outro lado, a técnica do vôlei Noeli Almeida entregou uma carta-desabafo e fez diversas queixas. A atleta do futsal Fabiana Ribeiro, a Banana, também falou; ela é uma das estagiárias que dá aulas para as categorias menores. Não foi falado apenas de transporte, mas também de outros problemas operacionais e estruturais, como horários de treinos e jogos sendo tomados por eventos outros e até ratos nos banheiros.

As modalidades saíram aguardando avanços na solução das questões. Caso não haja, as técnicas Noeli e Andressa de Azevedo (futsal) combinaram de ir novamente à Prefeitura na próxima segunda, junto com atletas e familiares.

* Como começou a situação de transporte

Na quinta da semana anterior, houve uma reunião no Ginásio Municipal sobre a questão do transporte. Nesta, a Secretaria de Esportes informou que as conduções já estavam marcadas para os compromissos de sábado. Na oportunidade, o responsável pela pasta Serafim Monteiro estava presente e garantiu o deslocamento. Eis que, no dia, as equipes foram surpreendidas pela ausência de ônibus ou vans.

Primeiro foi o vôlei feminino infantil, que faria uma viagem de cinco horas até Itapeva. Seria um compromisso fácil contra o lanterna da Liga de Sorocaba. Passada uma hora do combinado de saída, chegou a informação que não havia qualquer agendamento de condução - nem na Prefeitura, nem na empresa de ônibus Valli, que cederia o transporte. Não haveria tempo hábil para arrumar outra, de modo que Noeli dispensou as atletas. A derrota por WO teve o preço de 500 reais, além de ameaçar a classificação da equipe - que precisa vencer os dois próximos jogos fora de casa (contra Buri e Lençóis Paulista).

Ainda era de manhã, e a técnica do futsal Andressa foi avisada do ocorrido. Poucas horas separavam a informação do início da viagem, programada para 11 horas. Desesperada, Andressa chegou até a agendar um transporte particular. A Kurdana está nas quartas de final, de modo que uma derrota por WO deixaria o time desmoralizado para a partida de volta, ainda mais contra um adversário forte como Pinda - uma das oito melhores equipes do Brasil.

Felizmente, uma van da Prefeitura foi arrumada em tempo. A equipe saiu com uma hora de atraso, mas a viagem era mais curta, conseguindo chegar ao compromisso. Mesmo assim foi uma viagem arriscada, visto que há uma nova regulamentação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que proíbe o transporte de passageiros em tal tipo de veículo com placa vermelha e sem o pagamento de várias taxas. Com placa branca, o que a torna veículo oficial, é permitido. Em resumo, a Kurdana viajou em transporte irregular até o Vale do Paraíba.

A justificativa dada no dia foi que não houve liberação da verba municipal, chamada de Empenho, para pagamento da empresa Valli, visando as viagens de diversas modalidades no mês de agosto. A pasta de Esportes fez o pedido de tal verba, estipulada em R$ 8 mil, só que não foi dado o aval da Secretaria de Fazenda. Esse entrave burocrático não foi alertado às equipes, literalmente as últimas a saberem.

* Os dois lados falam - promessas, reclamações e expectativas

As duas equipes chegaram à Prefeitura com o objetivo de ter uma audiência com o prefeito Carlão Camargo. Como ele não se encontrava, Moisezinho as recebeu após pouco tempo de espera, ainda mais que estavam em grande quantidade de atletas.

Na reunião, Moisezinho pediu desculpas às jogadoras: "Não há muito o que ser feito agora, exceto pedir desculpas. O pedido do Empenho chegou apenas na sexta, e não havia como a pasta da Fazenda liberá-lo para duas viagens que já seriam no dia seguinte". A responsabilidade de repassar tal pedido ao setor de compras era da Secretaria de Esportes. Depois disto, seria repassado à Fazenda.

Moisezinho garantiu que isso não irá acontecer mais: "Com o cronograma de jogos de vocês, esse imprevisto não irá se repetir. Ainda mais que o esporte de Cotia sai praticamente todo dia na mídia da nossa região". Ao tocar neste assunto, Noeli lembrou que os atletas não foram parabenizados por ninguém do Governo Municipal pelo excelente desempenhos nos Jogos Regionais de Santo André, com 12 troféus e 64 medalhas.

Outras reclamações foram ouvidas. O fato da Secretaria de Esportes não ter transporte próprio foi questionado. A mudança de coordenação do Ginásio de Esportes também, visto que retiraram Leandro Yoshizumi (de reconhecido trabalho pelo esporte cotiano) da função sem colocar outra pessoa no lugar. Há falta de bolas e de equipamentos adequados. Além disso, um funeral foi realizado no Ginásio horas antes de um jogo de vôlei feminino; a comissão técnica teve que desmontá-lo, para não sofrer outro WO. Por fim, até as condições de higiene no principal palco esportivo cotiano foi alvo de queixas, visto que há ratos nos banheiros.

Os representantes do Governo Municipal ouviram e dialogaram sobre as queixas. Reconheceram que há inúmeras falhas na Secretaria de Esportes. Novamente, prometeram correção das mesmas, salientando o grande número de atletas que o esporte cotiano envolve.

As equipes ainda solicitaram uma nova reunião, desta vez com o prefeito Carlão Camargo. O vice afirmou que a mesma será marcada, embora uma data não foi fornecida. Mas as equipes não estão dispostas a esperar. Há a possibilidade de atletas e comissões retornarem em breve ao local.

São reinvidicações justas de quem quer apenas trabalhar e ter seu reconhecimento. O esporte da cidade evolui aos olhos de todos. O futsal feminino é o atual campeão paulista e está nas competições nacionais. O vôlei feminino é tricampeão dos Regionais. O vôlei masculino já tem respeito até das equipes da Superliga. O handebol masculino está entre as quatro melhores de São Paulo. Fora a ginástica artística, taekwondo, karatê, judô e outras modalidades que colecionam excelentes resultados, mesmo com os problemas estruturais em Cotia. Dar-lhes melhores condições traz a certeza de conquistar mais medalhas, troféus e visibilidade para o município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário