GILBERTOESPORTE

domingo, 7 de agosto de 2011

Futebol de olho no pódio da Universiade

Atualizada: Quarta-feira, 27 de Julho de 2011

Seleção feminina quer o tricampeonato da Universiade em Shenzhen e equipe masculina espera comemorar primeiro título na competição. Seleções realizam treinamento em São Paulo e Recife antes da viagem para a China.



A seleção universitária feminina de futebol apresenta-se nesta quarta-feira (27/07), em Vinhedo (SP), para início da preparação rumo à Universiade 2011, em Shenzhen, China. Kleiton Lima, técnico da seleção principal, vai comandar o grupo em busca do tricampeonato da Universiade.

As meninas do Brasil foram ouro na China, em 2001, e na Turquia, em 2005. Em 2007, na Universiade de Bangkok, na Tailândia, ficaram com a medalha de bronze. “Sem dúvida o Brasil é uma das forças no futebol feminino da Universiade. Mas a modalidade está crescendo e melhorado o nível. Mas vamos em busca de mais uma medalha”, destaca Kleiton.

Do grupo de 20 atletas convocadas por Kleiton, cinco já disputaram edições da Universiade: a atacante Dayane Rocha, as meio-campistas Gabriela Demoner e Marcela Leandro, a lateral Luana Paixão e a goleira Viviane Domingues.

O técnico também reforça o time com o entrosamento e a experiência de sete jogadoras que disputaram a Copa do Mundo da Alemanha, em julho: a goleira Bárbara Barbosa, as zagueiras Renata Costa, Roseane Souza e Daiane Rodrigues e as atacantes Daniele de Paula, Thais Guedes e Érika dos Santos.

“A Universiade é um torneio importante e possibilita que estas jovens atletas possam amadurecer e adquirir experiência e ritmo de jogo em alto nível, o que falta muitas vezes ao futebol feminino brasileiro”, reforça Kleiton.

Masculino - Enquanto as meninas iniciam a preparação, a seleção universitária masculina, sob comando do técnico Sérgio Ricardo, já está concentrada desde o último sábado (dia 23/07), em Recife (PE). O time treina em dois períodos nos campos do Centro de Treinamento do Náutico.

Jogadores do Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo e Bahia compõem o grupo convocado por Sérgio que, em 2007, foi auxiliar da seleção na Universiade de Bangkok. “Sabemos que é uma competição difícil, por isso procuramos mesclar atletas que já estiveram em outras universidades com jogadores novos que estão disputando torneios profissionais para nivelar e dar equilíbrio ao grupo”, explica o técnico.

O meia João César, da Unifor (CE), jogou as duas últimas Universiades (Tailândia em 2007 e Sérvia em 2009) pela seleção brasileira. O zagueiro Fernando, da FTC (BA), o goleiro Carlos Rodolfo, da Upis (DF), e o atacante Jefferson, da UVV (ES), atual campeã brasileira, também já disputaram Universiade e somam experiência ao grupo.

As seleções brasileiras universitárias embarcam para Shenzhen no dia 05/08 e estreiam já no dia 11/08. A equipe feminina encara a França, pelo grupo C, e o time masculino enfrenta a Rússia, pela chave B.

Contagem Regressiva - Restam apenas 15 dias para a Cerimônia de Abertura da 26ª Universíade de Verão, que será disputada em Shenzhen, China, de 12 a 23/08. A delegação brasileira em Shenzhen será a maior do país em uma edição da Universíade. Serão mais de 300 pessoas, entre atletas, técnicos, árbitros e dirigentes.
Fonte: Pollyanna Pádua
505 visualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário