GILBERTOESPORTE

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pentatlo Moderno estreia nos Jogos Mundiais Militares

Nesta quinta-feira, 21 de julho, acontece a tão aguardada estreia do Pentatlo Moderno na quinta edição dos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro. Até sábado, 60 pentatletas de 16 países (23 no feminino e 37 no masculino) vão se enfrentar nas disputas feminina, masculina e no revezamento misto no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), na Vila Militar, em Deodoro, Zona Oeste da cidade.

Com uma proximidade favorável entre as arenas das cinco provas (esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrrida), o CNPM foi inaugurado nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Na ocasião, o principal nome do Pentatlo Moderno brasileiro, a pernambucana Yane Marques, conquistou a medalha de ouro na competição.

Quatro anos depois, a Terceiro Sargento do Exército Brasileiro retorna ao lugar onde subiu no lugar mais alto do pódio das Américas para defender o Brasil novamente. Ao lado dela, as colegas de treinamento Priscila Oliveira (Terceiro Santo) e Larissa Lellys (Terceiro Sargento). Todas elas fazem parte do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), em Recife, o Salesiano-Powerade/PE, e integram a Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ).

Priscila foi bicampeã sul-americana no início de junho, no Rio de Janeiro. Título que garantiu seu passaporte carimbado para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Em outubro, no México, a atleta competirá ao lado de Yane Marques.

Também nos Jogos Mundiais Militares e garantido no Pan de Guadalajara está o Primeiro Tenente Luis Magno. O paulistano conquistou a vaga para o torneio do México ao se tornar campeão Sul-Americano neste ano e terá ao seu lado nas duas competições o Capitão Wagner Romão.

A equipe masculina nos Jogos da Paz se completa com outros nomes de peso do Pentatlo Moderno brasileiro: Daniel Santos (Capitão) e Mcdonnell Maieron (Primeiro Tenente), que, assim como Magno e Romão, integram a CDE-RJ.

Nos Jogos Rio 2011, o Pentatlo Moderno será homologado pela entidade máxima do esporte, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). Tudo foi verificado e acompanhado de perto para que as condições das instalações ficassem em nível de excelência. E foi o que aconteceu. Além disso, uma das novidades da modalidade vai estar presente no Rio: a pistola a laser.

Usada desde os Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura (2010), a tecnologia será empregada, na Cidade Maravilhosa, pela segunda vez em um evento multiesportivo. Em Londres 2012, o artefado estreia em uma Olimpíada.

Será uma bela comemoração para os 100 anos do Pentatlo Moderno em Jogos Olímpicos, já que a modalidade foi disputada pela primeira vez em Estocolmo 1912.



PENTATLO MODERNO EM RIO 2011

Quinta-feira (21 de julho) - 7h30 às 17h - Feminino
Sexta-feira (22 de julho) - 7h30 às 17h - Masculino
Sábado (23 de julho) - 8h às 17h - Revezamento misto

Local: Centro de Nacional de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques (Estrada São Pedro de Alcântara, 2020, Vila Militar, Deodoro, Rio de Janeiro, RJ)


* Enviamos em anexo materiais que podem auxiliar na cobertura do Pentatlo Moderno nos Jogos Mundiais Miliares.

** Temos perfis de cada um dos sete pentatletas brasileiros que estarão na competição. Caso seja de seu interesse recebê-los, responda esta mensagem, solicitando-os.



Mais informações:


APAR COMUNICAÇÃO
Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM)
Ana Paula Domingues - (21) 9698-9708
Raimundo Aquino - (21) 9245-8696
aparcomunica@gmail.com
www.pentatlo.org.br
Twitter: @Pentatlo
Facebook: Pentatlo

Nenhum comentário:

Postar um comentário